Compra de capacete...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fernando Mello
Novato

Compra de capacete...

Mensagem por Fernando Mello »

Olá,

Talvez isso já tenha sido discutido antes, mas fiz uma breve busca e não encontrei a resposta, então me desculpa se estiver sendo repetitivo...
Semana que vem irei aos EUA. Meu casco está bem judiado e por isso pensei em trazer um de lá. As questões são:

1. Se trouxer uma capacete com valor menor que 500 dólares precisarei pagar algum imposto?
2. Se trouxer um capacete que tem na lista do Inmetro poderei rodar aqui no Brasil? Sem problema ou terei que colar o selo? Não gostaria de ter que colar o selo e já ouvi dizer que se andar com a lista dos capacetes aprovados não teria problema...

Abraços
Leandro
Dinossauro

Re: Compra de capacete...

Mensagem por Leandro »

1 - nao sei! :lol:

2 - o puliça não anda com a "lista" do immetro na mão pra ver se o teu capacete tem selo.

Aliás, alguém aí já foi multado por não ter o selo? Conhece algum caso?
Fernando Mello
Novato

Leandro escreveu:1 - nao sei! :lol:

2 - o puliça não anda com a "lista" do immetro na mão pra ver se o teu capacete tem selo.

Aliás, alguém aí já foi multado por não ter o selo? Conhece algum caso?

Essa é outra questão. Já fui parado algumas vezes (acho que tenho cara de bandido rsrs) e nunca nem sequer olharam o capacete. Eles querem saber somente dos meus documentos e da moto. Fazem uma breve revista e depois liberam. Agora meus capacetes sempre tiveram selo, não sei se eles já vêem isso de cara e por isso nem encanam, mas acho difícil...
Outra coisa que já ouvi falar mas acho difícil é a história de multar se o capacete não tiver na validade.
Já vi loja vender casco em promoção por estar encalhado e já vencido...
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

A PRE já verificou o selo do meu HJC trazido da Itália, felizmente eu tinha colocado um selo avulso conseguido numa loja de motopeças.

Fernando, como eu disse eu trouxe meu capacete da Itália, embaixo do braço, passei pelos homis sem problema na alfândega. Amigo meu trouxe dois capacetes e numa mala dois macacões, luvas e botas, tudo para ele e a mulher.

Dependendo do humor do homi você passa na boa, mas se estiverem de mau humor vai marchar com os impostos. Eu arriscaria, na pior das hipóteses você paga imposto e ainda assim economiza uma bela grana.
Fernando Mello
Novato

Evandro,
Mas se o capacete custar menos de 500 dólares não precisará pagar imposto, ou capacete é taxado diferentemente das outras coisas?
Realmente acho que a polícia rodoviária deva ver o selo. As vezes que fui parado foram sempre por PM e em São Paulo, e essas batidas tem outro objetivo...
E com relação a validade, rola multa por causa da validade do capacete???
Abs
motoka
Roda Presa
Contato:

Mensagem por motoka »

axo q produto pra uso próprio não paga imposto.
Não carecteriza importação...
eu axo neh ?
espera mais q daki a poku algum entendido aparece ae.
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Produto de uso próprio e/ou usado não paga...agora se trouxer capacete na caixinha com todas as etiquetas...vai ser difícil provar que está usando...vale pra roupas.. etc.... Já veio até notebook sem problemas, desde que contenham arquivos seus e não esteja na caixinha...hehehe máquina fotográfica no pescoço etc......
ericsn
Novato

Mensagem por ericsn »

Acho que não tem problema trazer nada não ...teve um amigo que trouxe freios etc ....
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Poder, pode. Até 500 doletas, tudo bem. Mas aqui no RJ, na vistoria anual, às vezes eles verificam o capacete também. Aconteceu comigo duas vezes. Ponha um selo Inmetro e seja feliz...
motoka
Roda Presa
Contato:

Mensagem por motoka »

m@gro escreveu:Produto de uso próprio e/ou usado não paga...agora se trouxer capacete na caixinha com todas as etiquetas...vai ser difícil provar que está usando...vale pra roupas.. etc.... Já veio até notebook sem problemas, desde que contenham arquivos seus e não esteja na caixinha...hehehe máquina fotográfica no pescoço etc......
então tah resolvido..
põe o capa na kbça...e vem bora no avião. q aí num paga.

kkkkkkkkkkkkk
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Agora, referente ao capacete: voce ja tem na mira o modelo que voce quer? Para ver se podemos ajudar na eleicao.

Compra depois algum capacete de motoboy de 30 pilas e tira o adesivo...ou acho que vendem avulso por ai. Eu acho super ridiculo essa historia do selo INMETRO, comos e os caras tivessem maior autoridade no assunto que os estandares DOT, SNELL, ECE22.05 e BSI...especialmente se Peels de 50 pilas "aprova" esses testes.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Fernando Mello
Novato

Optimus,

Estou com uma baita dúvida. Os tops da Shoei, Shark, etc... custam mais de 500 dólares e também não preciso de tudo isso... Tenho uma GS 500 e portanto não me importo que aça barulho após os 350 km/h rsrs. Tem que ser confortável, seguro, resistente e não fazer barulho até 170 km/h :wink:
Todas as marcas famosas tem capacetes intermediários custando entre 200 e 300 dólares pelo que vi.
Gostaria também de um capacete com sobreviseria como os Nolan... Não costumo andar com óculos escuros e quando tá sol acho que essas sobreviseiras devem ser um adianto...
Agora aguardo as sugestões.
Abs
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Vamos te ajudar, mais vamos por partes...

1) Voce tem no maximo 500$ para gastar, ou nao quer gastar mais de 500$ pelo medo de ser taxado?

2) Capacete que nao faca barulho nao existe...ademais, quanto mais fresco ser ele, mais barulho vai ter. O melhor e usar protetores nos ouvidos em viagems. Assim tem a cabeca fresca e os ouvidos protegidos.

3) La no USA tem muitas marcas disponiveis boas...algumas muito conhecidas, outras nao tanto la no Brasil, mais mesmo assim sao muito boas

4) Capacete como voce diz, com viseira fume embutida tem o Scorpion EXO-1000, um amigo (Que por sinal tambem anda de GS500) comprou ele, ele usa no dia a dia e gosta muito porque ele sai cedo na manha, e como as veces tem que ficar programando ate muito tarde na faculdade, ele volta de noite...e nao queria ficar carregando duas viseiras. O problema? E um capacete PESADO, e pelo que ele me comentou, nao e tao bom em altas velocidades nem para pilotagem esportiva. Esse capa anda pelos 300$ se nao me engano.

Eu prefiro carregar duas viseiras, ou como eu faco quando sei que vou chegar tarde e nao quero carregar as duas...vou de viseira clara e ja. Dane-se o sol, eu nao uso oculos enquanto piloto, nao gosto. Nao tenho tido maiores problemas. Claro, tem olhos mais sensiveis que outros.

Revise esta pagina e os capacetes, la tem uma boa variedade e os precos em algums (Especialmente os Scorpion) sao dos melhores que vai conseguir no US, e da para ter uma ideia melhor do que procurar.

http://stores.sportbiketrackgear.com/StoreFront.bok
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Fernando Mello escreveu: 1. Se trouxer uma capacete com valor menor que 500 dólares precisarei pagar algum imposto?
Provavelmente sim! 60% + icms (varia de estado para estado)
Fernando Mello escreveu: 2. Se trouxer um capacete que tem na lista do Inmetro poderei rodar aqui no Brasil?
Sim! mas como ja foi dito acima, "os homi" nao andam com a lista! }:)

Fernando Mello escreveu: Sem problema ou terei que colar o selo? Não gostaria de ter que colar o selo e já ouvi dizer que se andar com a lista dos capacetes aprovados não teria problema...
Abraços
Sem problemas, nao precisa de colar selo falso nao!
Bixo se voce pegar um "puliça" que quizer criar caso voce ta fudido, mas se for um que esta na lista voce pode dizer que foi comprado no brasil mas o selo deprendeu, derrepente cola!

Mes passado eu importei um S650, to esperando chegar!

Este mes comprei um shark RSI, tambem estou esperando!!!
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

não vou procurar a resolução... mas lembro do seguinte:

- capacetes fabricados até setembro/2006 não precisam do selo do inmetro!! só após esta data;

exemplo: tenho um shark RSF2i que trouxe de fora a uns 3 anos... foi fabricado em 2004, então está dentro da lei!!

- capacete é considerado durável, não tem "x" anos de validade;

- além do selo externo (adesivo), serve também aquela etiqueta costurada na forração citando a
norma nbr 7471 (acho que é esse número)

e claro que tudo isso vai por agua abaixo de o puliça estiver de mau humor :-D

ou se vc cair no "dia de multa", vc escapa duma, cai em outra...

e dependendo será multado por pilotar desatento :lol:

saudações
Responder