Meu Diário: Manter moto dói no bolso....

Grupo de discussão geral sobre motos.
Allende
Mito

Re: Meu Diário: Manter moto dói no bolso....

Mensagem por Allende »

fernando_sp escreveu:Tem coisas que dói no bolso... e tem outras que dói na vista :rof: :rof: :rof: :rof:
#NETTO# escreveu: Peneu trazeiro =350,00
...
Moto Grande = Gasto Grande

Por isso que tenho uma Yes :lol: :lol: :lol:

Pneu trazeiro = 90 moluscos }:) }:) }:)

É, diminuiu o valor, mas continua doendo na vista... traseiro é com s......
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Rodrigo Paula
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo Paula »

Allende escreveu:
fernando_sp escreveu:Tem coisas que dói no bolso... e tem outras que dói na vista :rof: :rof: :rof: :rof:
...

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
Imagem
fernando_sp
Roda Presa

Mensagem por fernando_sp »

Rodrigo Paula escreveu:
Allende escreveu:
...

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :oops: :oops: :oops:
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Se as motos são tão caras para nos brasileiros a sua manutenção não poderia ser diferente.
:beer:
Yamaha MT 09
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Mas e uma moto que desse para utilizar no dia-a-dia e tbm nos fins de semana e poder viajar, o ideal seria uma 500cc??
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Baudo
Roda Presa

Mensagem por Baudo »

Chedid escreveu:Mas e uma moto que desse para utilizar no dia-a-dia e tbm nos fins de semana e poder viajar, o ideal seria uma 500cc??
Acredito que sim...
Pneu: praticamente os mesmos de uma 250 (diant: 110/80, tras: 130/80)
Jogo de pastilhas de freio ficam na base dos 100pilas (Cobreq Racing)...
Filtro de Óleo: 22pilas (Fram)
Já preço de revisão te cobram praticamente o mesmo das maiores nas concessionárias (Honda)...

O que me preocupa mais qdo eu fizer o UP é na questão dos pneus mesmo... :-D
Ricardo "Baudo" Imai Vilas Boas

CB 500 2001/2002 Preta

Dois Vizinhos/Curitiba - PR
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Olha.....ja tive a a experiencia e posso dizer..........p/ alguem que tenha as mesmas condicoes financeiras que minha (funcionario de area tecnica em industria metalurgica), é extremamente dificil manter uma moto 4 cilindros.........

Tudo bem que fazendo a manutecao periodica da motoka, se previne gastos maiores posteriormente.........mas...........mesmo assim, uma hora vai ter de trocar pneus, kit da relacao de transmssao, e jogo de velas, por exemplo..........só nessa brincadeira ja vai facim, facim, uns 2k reais.....

Pô, com o custo de um pneu traseiro na B12 eu coloco um jogo de pneus no meu corsinha 1.0......

Na estrada, o corsinha é mais economico.......

E na hora de comprar a motoka.........estou passando por essa fase atualmente..........as moto naked 4 cilindros (com 2 ou 3 anos de uso) estao na faixa de 25k..........sinceramente, por esse custo, eu vou acabar retirando um palio celebration zero km na concessionaria aqui perto....

Pois é..............corro o serio risco de nao ter mais motos.........a nao ser que eu consiga melhorar profissionalmente ($$$$$$), e sei que isso só depende de mim.........

buenas.........bom dia a todos...............

to indo trabalhar.

flws.
Yamaha FZ15
DiogoR
Roda Presa

Mensagem por DiogoR »

Estou há 5 meses com minha F. Já gastei nela R$2.000,00.

2 pneus, bateria, óleo + retentor de bengala, pastilhas de freio traseira, óleo e filtro (2x)......... e a corrente essa semana (R$600,00 com mão de obra + saboneteira da balança)

Final de semana de sol (onde????????) eu esqueço tudo......

Vale a pena.
Imagem
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

hj nao existe moto barata pra se manter usando em tudo q é lugar, acredito q fora dsa 125~150cc... é tudo mais caro..

as 250~500cc tem algo bem proximo pra se manter (leia-se, pneu, gasolina e coisas simples)

acima disso vale é o sonho, foda-se o dinheiro.. rs
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Vou acabar upando para uma 500cc e eras isso, mais q isso n vou ter condições por um bom tempo...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Baudo
Roda Presa

Mensagem por Baudo »

Chedid escreveu:Vou acabar upando para uma 500cc e eras isso, mais q isso n vou ter condições por um bom tempo...
Boa sorte!

As 500cc já são umas motocas bem bacanas, boas pra viajar, boas pra dar um "gás"...
Em 89% das situações vc estará com motor sobrando... }:)

CB 500 2001/2002 Preta

Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Baudo escreveu:
Chedid escreveu:Vou acabar upando para uma 500cc e eras isso, mais q isso n vou ter condições por um bom tempo...
Boa sorte!

As 500cc já são umas motocas bem bacanas, boas pra viajar, boas pra dar um "gás"...
O problema é que ou são velhas (cb) ou são feias (gs). Daí mata o peão. No classificados tem a tal da ER. Gostei demais da motoca, linda, preço bão, mas será que não é fria com peças? Alguem podia dar uma opinião sobre ela, inclusive o dono.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Baudo
Roda Presa

Mensagem por Baudo »

Allende escreveu:
Baudo escreveu:
Boa sorte!

O problema é que ou são velhas (cb) ou são feias (gs). Daí mata o peão. No classificados tem a tal da ER. Gostei demais da motoca, linda, preço bão, mas será que não é fria com peças? Alguem podia dar uma opinião sobre ela, inclusive o dono.
Pouts, velho eh relativo... :grr:

Vc acha CB até 2005... a minha é 2002 e está com 25mil KMs, está zerada... E as GS tem até 2008...
A ER foi vendida ateh 99 se não me engano aqui no BR... Acredito q deve ser bem dificil achar peças... como toda Kawasaki... :lol:

CB 500 2001/2002 Preta

Juliano Assimila
Motoqueiro

Mensagem por Juliano Assimila »

SPEED RACER escreveu:Se eu começar a fazer essas contas eu vendo a moto.
Vc segue a ideologia do corno manso: Prefere não saber, eheheh !

Falando sério, dá pra manter uma 4cc sim. O segredo é um: Inteligência e conhecimento. Tudo nela dá pra dar um jeitinho. Tem que ser zé bolha. Não pode ir na loja, comprar e pronto.

Vejam os custos de uma 4cc, considerando um cara que roda 1000km por mês.

Pneu traseiro, um mais durável como o Pilot Road 2: R$ 700, dura uns 10.000 km = Custo de 7 centavos por km rodado.
Dianteiro: Uns R$ 600, 20.000 km: 0.03 R$/km
óleo: no caso da Hornet, 3 L de Mobil (R$18) a cada 3000 km, mais um filtro de óleo (FRAM, original nem pensar) a cada 6000 km, R$ 27. Custo do óleo e filtro: 0.0225 R$/KM
pastilhas de freio D - vamos supor durabilidade 15000 e preço R$100 - 0.00666666 R$/KM
pastilhas de freio T - vamos supor idem - 0.00666666 R$/KM
transmissão: compra (pesquisando bem) um bom jogo de correntes Did, Daido, sei lá o quê (original NÃO pelo amor de deus). E se a sua moto for zero ou bem cuidada, e se vc não for um tremendo cupim de ferro, sua transmissão vai durar uns 80.000 km. Vamos supor que o kit tranmissão custa R$500 - 0.00625 R$/KM
filtro de ar: de novo, original não PELO AMOR DE DEUS. Compra um K&N depois de uns 10.000 km, depois não compra mais nada. Preço, uns R$ 200 - 0.02 R$/KM
Velas: velas originais (R$20) x4 velas, a cada 20.000 km. Não precisa de iridium e coisa e tal - isso é pra quem tem dinheiro sobrando. - 0.004 R$/KM
Impostos anuais: Se vc roda 1000 km por mês, pagará impostos a cada 12000 km. No paraná, IPVA 2.5% de uma moto de 30 mil, mais R$250 de seguro obrigatório, mais 80 de licenciamento. - 0.09 R$/KM.
Fluido de freio, fluido de radiador, fluio de bengala. Vamos supor uns R$100 anuais. Dá e sobra. - 0.0083333 R$/KM
Seguro - é simples: Se vc mora em SP/RJ, vc não tem 4cc logo não precisa de seguro. Se vc não mora em SP/RJ, vc não precisa de seguro: Custo zero. Ou vc está disposto a pagar todos os custos da moto mais R$5000 por ano em seguro? Eu, definitivamente não. (tem o esquema do BB, que inclusive eu comprei. Se isso for um troço permanente e não uma exceção, podemos incluir no cálculo).

Acho que foi tudo né. Então deu: R$ 0.26 por kilômetro rodado, ou R$ 264 reais por mês. Isso é o que custa uma Hornet ou Bandit. Isso supondo que vc comprou uma moto nova ou boa. Não um cacareco.

Eu comprovei na prática o cálculo acima. Afirmo que os gastos que vc terá ao comprar sua 4cc serão compatíveis com os acima, a não ser que vc seja imprudente nos gastos.

Bom, agora vc já sabem quando custa uma 4cc. E aí, vão vender as de vcs? :lol:

Na boa.
Isso é o que custa uma 4cc. É muito simples.
Vc gasta esse mês 1500 reais, mas nos próximos 3 meses vc não gastou nada. Se vc analisar, verá que gasta em média 300 reais por mês. Isso é o custo total de manutenção, mais o custo dos passeios, dos acessórios, da aquisição e depreciação da moto.

Inteligência e conhecimento. Isso é chave para manter uma moto.
Um dia postou aqui no fórum um cara dizendo que ia comprar uma Hornet pq o pneu da Hornet na autorizada era 1200 reais e o pneu da Fazer na autorizada era 1700 reais. A esse cara faltou conhecimento - para saber que não se compra pneu (nem se cota preço) na autorizada. Ele foi esclarecido, mas não mudou de idéia. Neste caso, faltou a ele também inteligência.
Comprar pneu, relação, filtro de óleo na autorizada - tudo isso é demonstração de falta ou de conhecimento, ou de inteligência - ou dinheiro sobrando, pode ser isso também. Não quero alfinetar ninguém, mas sabemos que um filtro de óleo original é caríssimo, e que qualquer um pode ir a qualquer motopeças e comprar um FRAM que serve perfeitamente, sem desvantagens. Não há discussão neste item. Logo, se mesmo assim vc compra o original .....

Quem cuida bem do seu dinheiro, aproveita. Quem cuida mal, quem não pesquisa preço, quem renova as coisas antes da hora ou sem necessidade, quem financia muito - esses aproveitarão menos.

Podemos alongar esse cálculo, somar a esses 264 de custo de manutenção o custo de passeios e viagens, e a depreciação da moto, afinal daqui a uns anos vc vai querer trocar em outra moto. Chegamos fácil a um valor entre 700 e 1300 reais anuais, que é o seu custo total de motociclismo.

Aí vem a pergunta de novo: Vc vai largar sua moto agora que vc sabe o quanto ela custa? Esses 700-1300 reais mensais valeram todos os lugares que vc foi, todas as pessoas que conheceu e toda a adrenalina/tranquilidade que sentiu com a moto? Vc toparia encerrar definitivamente todas essas atividades para ter uma renda extra mensal entre 700 e 1300 reais? Pra ficar no sofá vendo Faustão? Eu definitivamente não.

Conhecimento é chave. É essencial para boas tomadas de decisão e bons resultados, em qualquer coisa.
Juliano Assimila
Motoqueiro

Esqueci da revisão. Também, muito simples:

Revisão de garantia - grátis.
Revisão no meu mecânico de confiança: R$ 200.
Intervalo: 10.000 km.
tá bom, 5.000 km se vc é do tipo muito caprichoso. Ou antes de uma viagem muito longa.

Revisão na autorizada - não faço nem se fosse de grátis... ainda mais se cobrassem 400 reais ou mais.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Juliano, coisas erradas aí:

1° Pastilha de freio não dura tudo isso não... talvez a traseira, mas não a dianteira.
2° Moto que roda 80 000km com a relação? PQP... o máximo que vi foi 50 000km.

Bom,

Nas minhas simulações, minha falcon custava cerca de R$0,22/km, a XT SM R$0,22 e uma lander 0km R$0,18.

Se for só isso que custa uma 4cil... então tem gente muito bagunçada por ai.

A diferença tá muito pouca pra uma falcon que custa R$250,00 o pneu que dura 15000km etc.

EDIT: Esquece, voc~e não incluiu consumo de gasolina nos cálculos, nos meus eles estão incluídos.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Juliano Assimila
Motoqueiro

É isso aí Top dog.
Acho que já vi casos de relação durando mais de 50.000 km. Em motos grandes. Em moto popular não passa de 20 ou 30 mil KM mesmo.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Credo Juliano, não cosegui ler teu post lá de cima. :-?

Em suma, é caro mais é bão. :bnn:

Tem gente que vai pra boca, tem gente que aposta em cavalo, eu queimo com moto. :bnn:
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Juliano eu concordo com seus cálculos, procurando direitinho em moto peças se consegue preços muito bons em peças de boa qualidade, mesmo sendo peças nao originais. Quando voltei de uma grande viagem com minha XT, a pastilha de freio traseira acabou, na concessionária custava perto dos 200 reais, troquei com o meu mecanico, e uma Fischer saiu por 21 reais.

Outro ponto interessante, você colocou se a pessoa rodar 1.000 kms por mês, se tiver outra moto menor para rodar no dia a dia, esses gastos com a 4 cilindros serão iguais, mas vão demorar meses para acontecer. E os gastos com uma moto 125cc nao vou nem comentar, pois são baixissimos.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Juliano, legais as contas. Só discordo da questão do seguro. Uma quedinha boba nessas motos custa o olho da cara. Em caso de uma batida mais forte, sem seguro, pode jogar a moto no lixo porque vai custar quase o preço dela para arrumar.

Outra coisa é que, se a pessoa viaja e tem que passar em S. Paulo ou no Rio de Janeiro, ou faz seguro ou fica morrendo de preocupação. Sei que é questão de escolha, mas eu não tenho moto "grande" sem seguro. ;-)
Responder