Track day em BH - maravilha!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pretti
Dinossauro

Track day em BH - maravilha!

Mensagem por Pretti »

Correu as mil maravilhas o evento promovido pela RS1 no autódromo do Megaspace. Tempo bom, temperatura amena com mais nuvens que o habitual possibilitaram aos jaspions passar o dia sem grandes sofrimentos.

Estava milagrosamente com o sábado livre e me aproveitei disso para ser uns dos primeiros a chegar. 8 e 20 h encostei meu carro (com minha bicicleta presa ao Transbike) nos boxes. Quinze minutos depois chegariam o Pablo e seu irmão mais novo, Diego. Aos poucos foram chegando levas de SSs :D , uns vieram montado nelas para o Curso, outros vieram para o track day e outros ainda despacharam suas motos num pequeno caminhão baú, caso de uma turma de Juiz de Fora de cerca de seis interessados que vieram para fazer o curso.

Dinheiro naquele ambiente não era problema a julgar pela profusão de novas SS, em grande parte, de anos recentes. Um dos nossos colegas "pobres" contava que acabara de regressar dos EUA onde havia assistido a etapa de Indianapolis de MotoGP e comprado alguns acessoriozinhos ( muito interessantes, por sinal ) para sua SRAD. Um que gostei ( e não fotografei :x ) foi um protetor da tampa inferior do motor que aparentava ser em fibra de carbono, e é de suma importância pra rodar em pista.

Bate e papo rolando solto até que são chamados para o curso em local fechado parte do grupo. Ficam na pista e boxes a maioria dos presentes, o pessoal de apoio da RS1 ( que montou um stand ) e o fotógrafos e o filmador ( não sei ao certo se contratado pelo Rubens ou pelo Proprietário do Megaspace, o ex- prefeito Calixto ).

No meio da manhã para minha surpresa, chega o Marcelo "Cowan", piloto um pouco mais velho do que eu e ex-piloto de motocross da minha época ( só velharia :-D , alguém se lembra aí do Nivanor Bernardi e Moronguinho em nível nacional e do Claudinho Assunção em Minas? ). Esse cara promete, pois reúne know-how de quem tem longa prática no off-road e muita sobra de tempo ($$) :-D . E já vem rapidamente mostrando resultados com sua modesta Ducati 1098 :roll: no Paulista de Motovelocidade.
Essa é dedicada ao OL. Vocês precisam ver ela rodando, que "suavidade" transmite ( falsa, é claro, pois é um monstro de força e de tempos baixos! Lembra o som do motor daquela Britten )
Imagem

Detalhes dos Termignoni recém colocados ( pobreza! :cry: )
Imagem

E Minas vem surpreendentemente escondendo leite, pois subitamente alguns resolveram dar as caras. Essa moto é do Helder, colega do Marcelo e proprietário de lojas da franquia Burguer King, e que gastou alguns milhares de dólares nessa belezura. Tem centralina fuçada, suspensões Ohlins e um punhado de gracinhas.
Imagem

Olha mais essa que feia, não!?
Imagem

Pela ordem, vamos descendo na escala social para a classe média mendiga representada pelo Pablo, Diego e eu. Ainda assim não fazemos feio às vezes; olha a H6 como estava bacana especialmente tendo como pano de fundo meu Sandero! 8-) Foi do Diego e acabou de ser vendida ao Glauco outro colega nosso. Foi essa moto que tomei de empréstimo pra fazer algumas voltas na pista e desenferrujar os braços.
Imagem

Olha que bela seção lateral-traseira com pedaleira Vortex e pneus Corsa III judiados da etapa de Brasília.
Rodei com ela em outras ocasiões, então já estava ambientado à motoca. Dessa vez achei-a desajustada para o traçado fechado do Megaspace, pois ainda estava com a relação de transmissão utilizada para o autódromo de Brasília. Resultado, ficou chocha em alguns lugares da pista. :( Afora isso continua sendo uma opção e tanto para quem queira se dedicar a ficar rodando nas pistas. Barata em leilões, peças de fácil ajuste, boa ciclística e por aí vai ( só não pode subir na Srad 1000 logo em seguida, que a brochada vem com força! :lol:
Imagem

Essa aqui já é a Srad 1000 2008(!) do Pablo. Não se deixem enganar pela carenagem de terceira. Ele tinha uma carenagem Top que pertenceu ao Philippe Thiriet, da qual se desfez. Estava até lá noutra Srad 1000 do colega Luciano de Monlevade ( que aliás andou direitinho, embora sem ser excepcional ).
Imagem

Vista de outro ângulo, não menos mendigo mas com destaque para o conjunto de freios e os pneus já acariciados }:)
Imagem

Lá pelas tantas resolvi dar uma de cara-dura e pedir a moto do Glauco emprestada. A intenção era um uso conservador ( jurei de pés juntos para ele e para mim que não faria nada demais; só pra descontrair e fazer parte da festa ). Já havia me prevenido e levado o que sobrou do meu vestuário motociclístico, se é que isso pode ser chamado de coisa semelhante. Acho até que inovei e lancei moda nova, "jaspion despojado" ou "motoqueiro selvaagem" ou ainda "versão brasileira do Ghost Rider" :lol: . Atentem para a gola da jaqueta de couro argentino. Só indo numas dessas pra rir pra caraio! :rof:
Fico aguardando contribuições do cartoonista diniz para melhores definições da moda primavera-verão. :-D
Imagem

Mostrando um pouco da ação flagrei o Marcelo "Cowan" em sua modesta Ducati na tomada de curva do final da reta: gostei do estilo! ;-)
Imagem

Aqui um punhado motos presentes ao evento. Tinha uma ZX10 verde 2009 com cotoco que estava um negócio! Pena que o piloto não estava à altura... :| Não era essa aí da foto não.
Imagem

Essa aqui é bem meu tesão: ZX14 negra. Quem já acelerou uma dessas sabe porque...
Imagem
A CBR 1000, pra mim, passa despercebido. :lol:

Movimentação nos boxes. Ao fundo o tal caminhão baú que trouxe as motos de Juiz de Fora. A galera de lá disse que a Rio-Juiz de Fora tá um tapete! Já era, na minha opinião, a melhor pista do Brasil pra SS, imaginem como não está?! Só que o que eles disseram, e que me causou surpresa, é que a consciência do perigo está maior e daí, portanto, a idéia do curso. Aliás, escutei isso da boca de vários dos aprendizes que ali estavam, do interior ou de BH. Uma sucessão de acidentes e mortes contribuíram para isso. Especialmente meu acidente em 2005, a morte do Júlio, melhor amigo do Pablo, meses depois, e outros acidentes com os colegas mais chegados, parecem ter ajudado a mudar a concepção do mineiro sobre a condução das SS. E pensar que falar nisso em 2003 era fazer discurso ao vento, nem autódromo havia, quanto menos colegas jaspions. :(
Imagem

Essa eu não podia deixar de registrar: o irmão mais novo do Pablo ( são dois ) correu usando essa luva que pertenceu a mim até o fatídico acidente na BR040 indo para a Estrada Real. É impressionante a durabilidade dessa luva da Alpine, sabendo que ela deslizou com a palma da mão uns 30 mts, pelo menos, no asfalto ( antes de continuar ralando mo minério ). :shock:
Imagem

Pra fechar esse que vos fala, não na melhor forma física, já que dando pela ausência de cabelos frontais ( faltou um photoshop, afinal o dia estava claro demais... :-D ).
Esse sujeito ao lado, fazendo pose de galã de cinema em dia de autógrafos }:) , é o gente boníssima Diego, que aliás me prestou os primeiros socorros em meu acidente e talvez tenha salvo minha vida ( não mexeu em meu pescoço, nem em meu corpo, e impediu que o fizessem, graças a Deus! A coluna estava já fraturada! :-? ).
Imagem

Estive também com o "pequeno" Baeta que parece não ter encerrado a fase de crescimento da adolescência }:) . Deu as caras com a sua valente SM e empurrou um punhado de marmanjos nas curvas fechadas do Megaspace. Presente também o BHT que a princípio não reconheci pois me chamava de André o tempo todo. :-D

Ficou desse breve retorno à pista a sensação de que mudei e preciso de algo mais civlizado para o uso urbano, cotidiano. Talvez algo versátil como uma B12S ou uma Fazer 600 S pra fazer o dever de casa: trabalho, algumas viagens e uma voltinha na pista sem compromisso.
Se for reviver mais de perto a velocidade, precisaria, sem titubear, de alguma coisa com cavalaria da Srad 750 pra cima, algo que cause gosto renovado de pilotar, explosão, e não essas maquininhas de costura de no máximo 120 hp. }:) Mas e o tempo ($$$) e as outras coisas que gostamos de fazer com uma moto, às vezes na companhia da patroa ou de amigos? :yeahrite:
Vou pensando com calma...

Abrass!
10zin
Motociclista

Re: Track day em BH - maravilha!

Mensagem por 10zin »

beleza de fotos... clima de pista eh sempre bom... contagia!
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair. :wink:

Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

olha eu :-D :-D :-D :-D

Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

O movimento "trackday" em BH ta ficando cada vez maior!! Lembro no inicio nao chegava nem na metade disso. A coisa ja estava crescendo e com a chegada a rs1 a coisa parece q vai explodir.

Eu to sentindo q logo logo teremos um circuito digno pra o nosso delirio.

Baeta essa foto ficou show hein! Agora vc tem q tomar vergonha na cara e colocar um raspador nessa calça ai! Senao vai acabar perdendo ela por abrir um buraco. Isso aconteceu com o rogerio. Raspava tanto o joelho q o raspador acabou e foi comendo a calça. Se quiser podemos fazer uma gambitech-master-pro com cola quente, nylon, e um pedaço de pano de velcro. A pistola de cola quente eu tenho..... }:)

Pretti eu nao estou julgando a pessoa pois nunca conversei pessoalmente com ele. Mas VARIAS pessoas ja me disseram q essa cara da ducati é MUITO "tirado".

Proximo trackday falto dia de serviço mas nao perco.
Tornado 300
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

massa o relato.

Tio Pretti, o cara da moto do burguer king eu vi em brasilia, troquei um dedo de prosa no domingo em que não corri.

Baeta, a foto ficou show, digna de ampliar e colocar na sala pra visita. (igual a minha aqui. ====> heheh)

Semana que vem tem corrida aqui em brasilia e eu vou participar, se alguem quiser vir prestigiar, a casa tá as ordens, claro que trazendo na bagagem pinga e pao de queijo mineiro (pois ninguem é de ferro) :lol: :lol: :lol:
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

é só treinar, treinar, treinar treinar, treinar, treinar, treinar, treinar, treinar
e aprende que não é o joelho que tem que raspar
assim não posta foto todo desequilibrado achando o máximo :lol: :lol: :lol:
a moda agora é controlar com o cotovelo
perna ou joelho tem que estar grudado na moto ou pé aberto se o terreno de terra for
apesar de aquele que não pilota nada estar pondo o pé no chão
acho que é para a fotografia mesmo que leve um pouco de vantagem

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

ltadeu escreveu:e aprende que não é o joelho que tem que raspar
isso é verdade. eu sempre fiquei neurado com isso. Tipo "meu joelho tem q raspar no chao". Sempre q participava dos trackdays eu ficava "P da vida"´por nao encostar o joelho no chao. Ai senao me engano no ultimo ou penultimo trackday q eu participei larguei dessa neura (pode se dizer q idiota) e procurei fazer um traçado mais perfeito possivel para os meus limites. Foi justamente nesse dia q encostei o joelho no chao sem querer. Nao vou mentir e ser hipocrita q nao estava nem ai. Pois fiquei FELIZAO! Mas o engraçado era q qnd eu estava tentando fazer isso de forma consciente nao rolava. Ai o dia q deixo de lado é q vai... :-D
Tornado 300
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

cheio de letras, klb
é bem, por aí
teoria tem que saber de cor
o outro passo é por em prática
até que se entenda que o que esta escrito é verdade
assim rasper bota mal posicionada na pedaleira
joelho, pedal e perder na curva, SÃO ATOS que não acrescetam nada
pilotar com segurança é essencial
seu limite é seu
como é sue não precisa mostrar para ninguem que é capaz de o passar
assim o que te digo é não tente procurar o seu limite
espere acontecer

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu ja passei pelas fases: raspar pedaleira - mal posicionamento do pe raspando a bota (os colegas viram e me avisaram) - raspar o joelho

Agora estou na fase: Procuro o meu limite

Mas qm sabe vc nao esteja certo. Devemos ir acumulando horas de estrada e pista pra deixar o nosso limite chegar ate a nos e nao o contrario (nos chegarmos no limite).

Vivendo e aprendendo...
Tornado 300
Gasper
Novato

Mensagem por Gasper »

E isso ai pretti, dispensa comentários... Nao consegui chegar lá pois havia mandando a moto p/ revisao e me entregaram ela no sabado já as 10:00. Agora alguns amigos aqui desceram e vc deve ter encontrado com eles por ai(Bruno Srad1000 09 preto e dourada, Talhes Srad750 09 Azul e Branco e Risadinha em uma Cbr600rr). O Luciano está voltando a andar agora ficou um bom tempo para e sem moto, a ZX10 é do André amigo de Luciano ambos de Joao Monlevade e tb está começando a andar agora. Depois de mta frustacao de nao ter ido fui encontrar com o pessoal na 381 na altura de Nova Uniao. Mas no proximo evento estarei lá com certeza. ;-)
Flavinho - GSX 750F
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gasper escreveu:E isso ai pretti, dispensa comentários... Nao consegui chegar lá pois havia mandando a moto p/ revisao e me entregaram ela no sabado já as 10:00. Agora alguns amigos aqui desceram e vc deve ter encontrado com eles por ai(Bruno Srad1000 09 preto e dourada, Talhes Srad750 09 Azul e Branco e Risadinha em uma Cbr600rr). O Luciano está voltando a andar agora ficou um bom tempo para e sem moto, a ZX10 é do André amigo de Luciano ambos de Joao Monlevade e tb está começando a andar agora. Depois de mta frustacao de nao ter ido fui encontrar com o pessoal na 381 na altura de Nova Uniao. Mas no proximo evento estarei lá com certeza. ;-)
Pois é, Gaspper ( Flávio seu nome, né? ), me lembrei de você quando vi o Luciano, mas não te localizei por lá.
Agora estou na dúvida: o Bruno da Srad preta e dourada 2009 é um médico de Cataguases? Se for ele, é gente muito boa! E a ZX 10 a que vc se refere é a tal invocada de um cara mais velho?
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

RMD escreveu:O movimento "trackday" em BH ta ficando cada vez maior!! Lembro no inicio nao chegava nem na metade disso. A coisa ja estava crescendo e com a chegada a rs1 a coisa parece q vai explodir.

Eu to sentindo q logo logo teremos um circuito digno pra o nosso delirio.

Pretti eu nao estou julgando a pessoa pois nunca conversei pessoalmente com ele. Mas VARIAS pessoas ja me disseram q essa cara da ducati é MUITO "tirado".
É verdade, RMD, cresce há cada evento. Finamente Minas mostra ao Brasil que tem potencial. :D Só falta mesmo o autódromo completo de nível superior pra nos projetar em nível nacional.
Aliás, "nosso" colega Marcelo, muito influente nas altas rodas, já disse que obteve informações do Secretário de Esportes do Aécio Neves de nova pista de motocross em BH lá na Zona Sul e agora estão fazendo pressões "reais" pelo autódromo.
Gasper
Novato

Mensagem por Gasper »

pretti escreveu:
Gasper escreveu:E isso ai pretti, dispensa comentários... Nao consegui chegar lá pois havia mandando a moto p/ revisao e me entregaram ela no sabado já as 10:00. Agora alguns amigos aqui desceram e vc deve ter encontrado com eles por ai(Bruno Srad1000 09 preto e dourada, Talhes Srad750 09 Azul e Branco e Risadinha em uma Cbr600rr). O Luciano está voltando a andar agora ficou um bom tempo para e sem moto, a ZX10 é do André amigo de Luciano ambos de Joao Monlevade e tb está começando a andar agora. Depois de mta frustacao de nao ter ido fui encontrar com o pessoal na 381 na altura de Nova Uniao. Mas no proximo evento estarei lá com certeza. ;-)
Pois é, Gaspper ( Flávio seu nome, né? ), me lembrei de você quando vi o Luciano, mas não te localizei por lá.
Agora estou na dúvida: o Bruno da Srad preta e dourada 2009 é um médico de Cataguases? Se for ele, é gente muito boa! E a ZX 10 a que vc se refere é a tal invocada de um cara mais velho?
Pois é. Isso mesmo Flávio... A ZX10 é esta mesmo, André o nome do dono. Agora esta Srad que mencionou é do Gustavo, meu amigo tb e gente fina demais. Mas e que eu me referi é a do Bruno daqui de Ipatinga tb peça rara. MAs na proxima agente se esbarra ai. ;-)
Flavinho - GSX 750F
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Imagem

cara, essa ducati anda muito. Mérito ao cara q tá tocando ela. Tive o "prazer" de ver essa moto deitando na minha frente. PQP, coisa linda

O Bruno era o da SRAD preta e dourada sim. Conheco ele através da comu do hornet mania do orkut. Gente boa o cara.

Imagem

Foto do Marcelo Fontán. Ele estava lá com uma CBR 600 preta e vermelha
Gasper
Novato

Mensagem por Gasper »

Baeta escreveu:Imagem

cara, essa ducati anda muito. Mérito ao cara q tá tocando ela. Tive o "prazer" de ver essa moto deitando na minha frente. PQP, coisa linda

O Bruno era o da SRAD preta e dourada sim. Conheco ele através da comu do hornet mania do orkut. Gente boa o cara.

Imagem

Foto do Marcelo Fontán. Ele estava lá com uma CBR 600 preta e vermelha
Sim! Este ai da da Srad e o Bruno mesmo Baeta, inclusive encontrei com eles na volta ontem em Nova Uniao, estava na casa dele a pouco vendo os videos que fizeram lá, ele está começando a andar agora tb. Somos todos aqui de Ipatinga e temos uma turminha q andamos sempre juntos. Porem o outro ao qual o Pretti estava se referenciando é o Gustavo de Gataguases que tem uma Srad identica e q nao estava presente no evento. Mas foi mto bacana... O pessoal gostou mto.
Flavinho - GSX 750F
Franco Rithele
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Franco Rithele »

Show, andar na pista não tem nada igual!!!

Não vejo a hora de tirar o gesso, arrumar a motoca e rodar de novo rs.....
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Imagem
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

e eu nao vejo a hora de poder ter minha moto e comecar a treinar com os grandes ai, hehehe, galera tem muito o que ensinar pra mim viu!!!
(foda que to vendo que vou demorar um bom tempo pra conseguir chegar a um ponto bacana, boa parte pela atual restricao de grana, mas paciencia)

o pretti, que acidente foi este que voce referiu? hehe, sou novo no forum e nao sabia desta nao...
(acho bacana por parte deste forum de que a galera é unida na vida real tbem, nao um monte de nego que entra na net, mete o pau, e nunca ve a cara do outro ao vivo, ehehehe, isto da muita credibilidade)
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gasper escreveu: Porem o outro ao qual o Pretti estava se referenciando é o Gustavo de Gataguases que tem uma Srad identica e q nao estava presente no evento. Mas foi mto bacana... O pessoal gostou mto.
Que confusão, gente! O Gustavo estava lá presente ao evento e chegou cedo, junto comigo. Como "gosto de remedinhos" ( né, Jota?! }:) ) e conheço muitos psiquiatras ( ele também é ) avancei bem na conversa. De cara se percebe o tipo da pessoa. ;-) Mas não o vi rodando depois.
Não peguei o e-mail ou tel. dele; se tiver, manda aí!

Edu, meu acidente já está pra lá de destrinchado aqui no m@d, mas vamos lá, vou lhe dar uma idéia:
Foi em junho de 2005, na BR040, próximo ao Viaduto das Almas e da antiga curva do Sabão, lugar famoso por estísticas fúnebres. Seguíamos eu, Pablo e Diego para andar na Estrada Real depois de ter passado em Moeda. Eu "puxava" o grupo quando uma carreta transportando minério de ferro saiu da pista contrária e cruzou à minha frente para sair no meu acostamento! :shock: Tive que jogar bruscamente a moto para a esquerda, caí e fui deslizando vários metros até colidir contra um barranco fora da estrada. :|

Foi isso, em resumo, mas as dores, recuperação e outras consequências foram muitas. Não fosse por algumas sequelas pequenas de natureza física ( que superei muito bem em sua maior parte ), eu hoje veria esse acontecimento, essa fatalidade, como uma lição para minha vida, como pessoa e motociclista.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Parece muito com o movimento de pista daqui de Venezuela. No inicio eramos so eu e um amigo que comecamos a frequentar a pista, compartilhando ela com os profissionais do campeonato nacional que iam fazer testes. Isso foi uma iniciativa que tomamos quando trocamos das 4 as 2 rodas...ja que os trackdays era algo que tinhamos comecado a fazer faz algums anos atras, quando eramos carroceiros...ja cansados de tanto correr nas ruas e serrinhas, tratamos de criar conciencia no pessoal de correr na pista.

Depois de comecar a promocionar a pista entre o grupo de motociclistas locais, pouco a pouco, um montao de "boy de retas" comecaram a ficar mais interessado na pista. Ja tem quase um ano que o grupo cada dia crece mais, mesmo assim ainda sejamos muito poucos.

Tem algums que ate transformaram suas motos somente para pista, devido tanto a inseguranca e roubos na rua, assim como a falta de lugares para poder disfrutar plenamente de uma 1000 (Ja que depois de correr na pista, ir numa reta a 300 km/h perde parte da graca).

Essa 1098 Nero esta lindisima! O ronco dos Termi deve de ser maravilhoso...a do meu amigo colocou sistema MIVV. O ronco e lindo, mais nao e um Termi...Ducati tem que ser Termi ou Arrow, na minha opiniao.

Pretti, ve se da para voce pegar emprestada a 1098 por um par de voltinhas... :D
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Optimus Leo escreveu:Essa 1098 Nero esta lindisima! O ronco dos Termi deve de ser maravilhoso...a do meu amigo colocou sistema MIVV. O ronco e lindo, mais nao e um Termi...Ducati tem que ser Termi ou Arrow, na minha opiniao.

Pretti, ve se da para voce pegar emprestada a 1098 por um par de voltinhas... :D
Fica tranquilo que não sou um estranho ao Marcelo, pelo contrário, descobrimos muitos colegas em comum dos tempos de prática de motocross. Em breve terei uma oportunidade.
Também rodei partes da pista com ela à minha frente ( muito na mão na sequência de ferraduras e brava na pequena semi-reta! ;-) ).
Se deliciem com ela, mais um pouco.

Imagem
Responder