Curiosidade vento e moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
VAN
Roda Presa

Curiosidade vento e moto

Mensagem por VAN »

Olá pessoal...
Gostaria de saber se as motos grandes tem o mesmo problema que as pequenas com o vento?
Tenho uma fan já duas vezes que desço para praia e o vento é medonho, dá um medo miseravél e sinto que a qualquer momento posso voar... rsrs
Reduzo e vou mais devagar mas mesmo assim parece pessímo...
Com as motos grandes se corre o mesmo risco ou pelo peso é mais estavél?
Bjus
RAlves
Motoqueiro

Re: Curiosidade vento e moto

Mensagem por RAlves »

VAN escreveu:Olá pessoal...
Gostaria de saber se as motos grandes tem o mesmo problema que as pequenas com o vento?
Tenho uma fan já duas vezes que desço para praia e o vento é medonho, dá um medo miseravél e sinto que a qualquer momento posso voar... rsrs
Reduzo e vou mais devagar mas mesmo assim parece pessímo...
Com as motos grandes se corre o mesmo risco ou pelo peso é mais estavél?
Bjus
Algumas mais, outras menos, mas todas sofrem bastante interferência com o vento.

vixxxx até rimou.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
evandro_falk
Motociclista

Mensagem por evandro_falk »

top_dog escreveu:Algumas mais, outras menos, mas todas sofrem bastante interferência com o vento.

vixxxx até rimou.
É isso mesmo...

Sentiu que o vento está forte e que está mexendo com a moto, tente parar em algum local seguro e JAMAIS fique colado em alguma carreta ou qualquer outro veículo grande. ;-)

Já aconteceu comigo de ter que parar a moto em acostamento por causa de rajadas de vento acima dos 60km/h na região de Sorocaba (antes de cair temporal).
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12

"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
samurai
Motoqueiro

Mensagem por samurai »

Com certeza interfere! E acho que mais afeta é a área lateral, e não o peso propriamente dito, isto é uma moto trail vai sofrer mais ação do vento que uma naked ou esportiva.
Mas quanto a chegar parar em função do vento, acho que não rola, melhor é reduzir a velocidade e e ficar atento a veículos grandes, matas, barrancos, etc, que influem na intensidade do vento.

XT225 - 31249 km
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Qdo eu tinha a RF900 nao tinha probema com o vento q vinha de frente ou na hora de ultrapassar caminhoes/onibus, mas as vezes o sentia fortemente forcando a moto lateralmente, forcando q pilotar a moto quase inclinada...

Com a XT660 ja eh bem diferente, sente-se muito mais o vento, lateral ou frontal. Esses dias mesmo estava viajando com a patroa na garupa e uma carreta Scania me ultrapassou a + de 150Km/h (meu painel estava 145Km/h) e ele passou e ficou a uma distancia de uns 20m na minha frente... O VENTO ERA ABSURDO, O DESLOCAMENTO DE AR QUE A CARRETA ESTAVA FAZENDO ERA MUITO GRANDE, tive q desacelerar um pouco para aumentar a minha distancia entre o caminhao, pois estava impossivel de controlar a moto!
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair. :wink:

Imagem
Puma

Mensagem por Puma »

Nos viadutos da Rod. Imigrantes já peguei cada lateral cabuloso, moto trail sofre bastatante.

fui...........
Leo Couto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Leo Couto »

Assim que comprei minha moto uma falcon tinha esta dificuldade quando ventava parecia que ia derrubar a moto um vento lateral que dava a impreessão que a roda dianteira ia escapar. Mas com o passar do tempo acostumei-me a pilotar no vento e hoje nas mesmas condições acho fácil. No entanto se tens muita dificuldade é melhor diminuir a velocidade ou até mesmo parar. Vá de carro de ônibus deixa a moto em casa, se assim mesmo for de moto redobre a atenção e matenha as duas mãos no guidon.
Abraços.
Schiavetto
Motoqueiro

Mensagem por Schiavetto »

Perigo tem..
ainda mais se a moto tiver asa no tanque...pode decolaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar....
Twister -> Honda Shadow Vt 600 -> HD Sportster 883 Low -> Suzuki Gsx 750F -> Yamaha Xtz Lander 250 / Srad 750
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

tenho a indy - ventão é ruim mesmo, mas é mais facil do que com a twister.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
StvRacer
Roda Presa

Mensagem por StvRacer »

Na CB a 120 km/h já preciso ficar esperto com o vento. Nas ultrapassagens não senti tanto, é mais o vento quando bate de lado mesmo.
---

Imagem Imagem

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________

Imagem
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

Peguei ventão na cordilheira, coisa de andar bem inclinado e a 60 por hora, noutra oportunidade, indo pra Montevideu, peguei foi um tufão, tivemos que parar, deitar as motos e nos abrigar, depois vimos na tv que o vento foi de 120...

Eu tenho um pouco de medo de andar com vento lateral muito forte, toco um pouco e para assim que acho um local seguro.

Agora, vento de caminhões não me preocupam não.

Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Rodrigo Alves
Novato

Mensagem por Rodrigo Alves »

Sim, as motos em geral sofrem interferência do vento, sobretudo o lateral.

Na Castello Branco, após Sorocaba, há sinalização e alerta para o vento lateral, que pode causar alguns problemas ao motociclista e até mesmo aos caminhões. Já tive conhecimento de casos onde caminhões altos tombaram por causa do vento lateral forte (e nem era tornado).

Por falar em vento, houve uma grande ventania em Sorocaba e o jornal local até estampou uma foto na capa mostrando uma motociclista que acabara de cair da moto no meio da rua por causa do vento.
Moto Atual: Honda CG 150 Titan ESD
Veículo alternativo nos dias de chuva: Scania F113HL Busscar Urbanus
Sonho de consumo: Piaggio MP3
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Já peguei dia de ciclone extra tropical (agora é moda) na ponte em fpolis que cheguei do outro lado com PT na cueca. Isso de yesinha. Com a Fracon eu sinto menos, acho que o fato de ela ter mais motor pra manter o pique ajuda um pouco tb.
evandro_falk
Motociclista

Mensagem por evandro_falk »

Bem... nunca subestimem a força do vento:

[media][/media]

Se um tornado categoria F1, que é o mais fraco de todos (esse foi estimado em 100mph [161km/h]) fez isso com os vagões do trem em movimento, imagina um vendaval com força muito menor em uma moto... :roll:
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12

"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
LeandroMarques
Roda Presa

Mensagem por LeandroMarques »

Tio Frei escreveu:Já peguei dia de ciclone extra tropical (agora é moda) na ponte em fpolis que cheguei do outro lado com PT na cueca. Isso de yesinha. Com a Fracon eu sinto menos, acho que o fato de ela ter mais motor pra manter o pique ajuda um pouco tb.

Pegar Vento Sul na Ponte em Floripa é coisa de louco. Tem dias que você é jogado de uma faixa pra outra com a força do vento, e tem doido de CG que passa nas pistas do canto. Maluco. Passo na do meio e ainda com um cagaço do cacete desse vento sul
MT-03
Responder