DOMINGO de TUBO (para Suzuki's 125)

Grupo de discussão geral sobre motos.
rafaexpress
Motoqueiro

Re: DOMINGO de TUBO (para Suzuki's 125)

Mensagem por rafaexpress »

Fester escreveu:Quando abastecer, anote exatamente quantos litros entraram no tanque!

Ainda estou com 186km rodados e o marcador de gasolina nem chegou perto da metade ainda...

Vlw!
UAheUheUhe fudeu, abasteci hj de manhã e não vi ... kakaak vou ter que esperar acabar de novo :rof:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

rafaexpress escreveu:Aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh.. pediu reserva !!! :x

Com exatos 525 kilômetros rodados... se chegasse nos 550 eu ia pensar que ela roda com CO² tbm :rof: :rof:

Agora vou encher com Pódium pra ver se dá alguma diferença nisso ai !!! :box:
Putz, o máximo que já rodei com a minha burgman 125 foram 230 kms, o tanque dela tem capacidade para 7,8 litros de combustível. Quem me dera poder rodar 5oo kms sem abastecer... :D
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

rafaexpress escreveu:
Fester escreveu:Quando abastecer, anote exatamente quantos litros entraram no tanque!

Ainda estou com 186km rodados e o marcador de gasolina nem chegou perto da metade ainda...

Vlw!
UAheUheUhe fudeu, abasteci hj de manhã e não vi ... kakaak vou ter que esperar acabar de novo :rof:
ANIMAL..... :hate: :pow: :pdl:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

rafaexpress escreveu:

Vlw!
se lembrar o valor certinho de quanto pagou, faça as contas através do preço do litro no posto onde abasteçeu, e da quilometragem que conseguir lembrar... pelo menos você terá uma base bem aproximada...

Tô atrasado para sair... mas mais tarde volto com as novidades... :wink:
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Fester escreveu: JD,

Qual o melhor giclê para a Yes? 100, 105 ou 110?
Então o acerto ideal é tirar o calço plástico da agulha?
Qual posição deve ficar a regulagem da trava da agulha?
O que é e onde fica esse "restritor de ruídos"?
Ele também deve ser eliminado?
Existe filtro esportivo pra ela?
(...)
Fester, o giclê 100 está bem dimensionado para esse carburador. Só seria necessário alterá-lo se fosse feita preparação do motor, mantendo o mesmo carburador (comando de válvulas e retrabalho no cabeçote, ou aumento de cilindrada).
Quanto ao calço plástico da agulha do pistonete, ele não deve ser retirado, já foi calculado também para uma altura que permita serem usadas as 3 regulagens disponíveis para a agulha (são 3 ranhuras). No caso daquele outro carburador, estava faltando esse calço... então, mesmo com a agulha posicionada na mais rica das regulagens, ela ficava equivalente apenas à regulagem que seria a de fábrica quando incluído esse calço.
O restritor de ruído é a tampa do filtro de ar. Ele parece um funil, com um tubo que entra uns 10 cm para o fundo da caixa do filtro de ar. Ao ser cortado esse tubo (ou o restritor ser retirado), suaviza a interferência do tubo condutor de ar sobre o trabalho do carburador... e no caso de ser usado um filtro esportivo, ele eliminaria por completo o problema desse tubo condutor, desde que montado diretamente na boca do carburador (isso exigiria a retirada do tubo). A montagem ideal de um filtro esportivo é realmente na ponta de um tubo, afastado uns 5 a 6 cm da boca do carburador (no caso da Yes ou Intruder)... mas isso também exige a retirada da caixa do filtro original. Com um filtro esportivo, o motor consegue o melhor rendimento na sua configuração original, e normalmente afina-se a mistura da alta, através da agulha do pistonete.

carnachion escreveu:Dae JDuarte!

Bom quero te relatar sobre o sucesso do ajuste na minha intruder. Fiz 3 médias já com ela, uma na cidade de 34km/l uma na estrada de 35km/l (indo e voltando pra Peruibe) e agora a última na cidade de 36km/l. Realmente melhorou pois antes do ajuste cheguei a fazer 29km/l, agora estou economizando na gasosa da motoca e tá sobrando pra mais umas skol hehehe.
Creio que a economia se deva ao torque maior em baixas rotações mesmo, e o bom é que ter que trocar menos as marchas, que facilita a pilotagem.

O único ponto negativo é que ela pede muito afogador se dá uma esfriadinha como tem dado nesses últimos dias, tem que andar +- 1km de afogador puxado até ela ficar quente o suficiente.

Atualmente estou sem tempo, mas assim que pintar um tempo apareço num Ibira e tomamos mais umas skol!

Abraços!
eba!... mas, ó, lá no Ibira as Skol são da Itaipava, tudo bem? hehehehehe...

Quanto ao afogador, Carnachion, duas coisas que podem melhorar é abrir um pouco mais o parafuso de mistura (tem gente adotando 4 voltas, que para mim é exagero... havendo extrema necessidade disso, eu colocaria 3 a 3,1/4 no máximo), ou voltar a agulha do pistonete para a posição de fábrica... em ambos os casos, o consumo aumenta, e no caso da agulha, uma embolada que tradicionalmente acontece lá pelos 7~8 mil rpm volta a ser frequente.

piccoli escreveu:Desculpe Jotadê responder somente agora. O tópico foi ficando para trás na lista, e eu esqueci de acompanhar.
Posso experimentar sim. Tem alguma "receita de bolo" dessa configuração em algum site? Passe-me o link que eu examino.
Se não for coisa muito complicada... no momento não tenho serviço de mecânico, eu mesmo estou fazendo manutenção na minha Intruder, com exceção de troca de óleo que faço na concessionária, trocar óleo de motor em casa faz muita sujeira e depois tem que sair procurando posto onde entregar o óleo usado.
Piccoli, depois vou montar um tópico aqui...

Não basta observar bem as coisas... não basta entender bem as coisas... se não tivermos certas ajudas, a coisa não fica bem feita:

entreguei a Preta Garbo nas mãos de um exímio piloto de testes, profundo conhecedor das Intruder com carburador vacilão a vácuo, e ele conseguiu adiar esse tópico, fazendo a moto morrer num semáforo... putz... Elio Filho é fogo!... hahahahahaaha...

Já acostumado com as reações do carburador, eu não conseguia fazer a moto morrer há muito tempo. O carburador ainda apresentava um pequeno atraso na resposta imediata à primeira acionada do acelerador depois de parar em qualquer lugar que fosse, mas o motor não morria. Com apenas duas bombadinhas no acelerador (que eu ainda não conseguí reproduzir), o Elio fez com que o motor parasse.

Bom... aí eu fiquei encucado, tanto com "como é que ele fez isso", quanto em relação à causa. E, num dia posterior resolví tirar o carburador e examiná-lo novamente.
Depois de observar algumas coisas, fazer um teste com o carburador, funcionando o motor e segurando o pistonete levantado, e lembrando-me de coisas que aconteceram em outros carburadores (incluindo o carburador SU, também a vácuo, que equipava um Dodge Polara que tive), e as experiências que fui tendo com eles, encontrei a causa...

Tenho dito que o sistema da baixa desse carburador é muito sensível. A ponto de uma pequena deformação no diafragma interferir no ar que é puxado para fazer a mistura dele!

Não sei quando, mas pretendo fazer um vídeo desses acertos do BS26... além do tópico, claro.

:wink:
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Fester escreveu:Héééééé galera!

Peguei minha Yezinha hoje e com apenas 11 km rodados, fiz o esquema do tubo.

Deu uma melhora perceptível!!!!!!

Principalmente agora que ainda não posso passar de 5k rpm...

Kd a Skol litrão?

Vlw JD!
já sequei... :lol:

caraca, 11 km??? deve ter sido uma das mais novas a fazer o acerto... :-D

rafaexpress escreveu:Galera, aproveitando o tópico...

Pra quem for proprietário das Yeszinhas...

Dps do acerto do Tio Duarte eu estou medindo pela primeira vez a média da motokinha !

Eu enchi o tanque até a boca.. já rodei 470 kms :bnn: o ponteiro está na marquinha vermelha, posso ir rodando até ela começar a engasgar e pedir a reserva? Daí eu mudo a torneirinha pra reserva e vou abastecer? Sem problemas?

Abs :dce:
você perguntou sobre o afogador também... comentei sobre ele na resposta ao Carnachion, logo acima.

Quanto a medir o consumo, não precisa esperar pedir reserva... aliás, evite se acostumar com isso, visando não ficar perto de pane seca numa viagem, por exemplo. Depois de conhecer o consumo normal da moto, ao chegar na reserva de fato você terá a noção de quanto ainda pode rodar com a gasolina que resta no tanque.

Após rodar uns 400 km, já pode reabastecer. Claro que você tem que tomar o cuidado de anotar a quilometragem em que abasteceu (e outra coisa, acostume-se a anotar o odômetro total, não o parcial porque ele pode ser mexido - por uma criança, por exemplo -, perdendo a informação certa).
Aí é só fazer as contas dividindo a quilometragem que percorreu pelos litros que entraram.

Fester
Roda Presa

Mensagem por Fester »

JD, achei o duto e tirei ele hoje com 240km rodados. O ronco da moto ficou animal!
Ainda não andei com ela pra ver se mudou algo no desempenho.

Assim que terminar o amaciamento, vou colocar um escape Coyote off road da minha antiga XTZ 125. Vou mandar fazer uma curva e tal.
Como ficaria o ajuste do bura depois do Coyote?

Incrível seu conhecimento sobre carburadores.

Desculpe o abuso com tanta pergunta!

Abraço!
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
carnachion
Roda Presa

Mensagem por carnachion »

jduarte escreveu:
carnachion escreveu:Dae JDuarte!

Bom quero te relatar sobre o sucesso do ajuste na minha intruder. Fiz 3 médias já com ela, uma na cidade de 34km/l uma na estrada de 35km/l (indo e voltando pra Peruibe) e agora a última na cidade de 36km/l. Realmente melhorou pois antes do ajuste cheguei a fazer 29km/l, agora estou economizando na gasosa da motoca e tá sobrando pra mais umas skol hehehe.
Creio que a economia se deva ao torque maior em baixas rotações mesmo, e o bom é que ter que trocar menos as marchas, que facilita a pilotagem.

O único ponto negativo é que ela pede muito afogador se dá uma esfriadinha como tem dado nesses últimos dias, tem que andar +- 1km de afogador puxado até ela ficar quente o suficiente.

Atualmente estou sem tempo, mas assim que pintar um tempo apareço num Ibira e tomamos mais umas skol!

Abraços!
eba!... mas, ó, lá no Ibira as Skol são da Itaipava, tudo bem? hehehehehe...

Quanto ao afogador, Carnachion, duas coisas que podem melhorar é abrir um pouco mais o parafuso de mistura (tem gente adotando 4 voltas, que para mim é exagero... havendo extrema necessidade disso, eu colocaria 3 a 3,1/4 no máximo), ou voltar a agulha do pistonete para a posição de fábrica... em ambos os casos, o consumo aumenta, e no caso da agulha, uma embolada que tradicionalmente acontece lá pelos 7~8 mil rpm volta a ser frequente.
Opa Jduarte, vou deixar do jeito que está, já acostumei com o afogador, então está tudo tranquilo. Por sinal minha última média foi impressionantes 38km/l, e não andei na maciota nem nada, andei normal...
Estou muito satisfeito com o acerto, realmente vale a pena!

Assim que der dou um pulo no Ibira e tomamos umas Itaipava então hehe!

Abraços JDuarte!
Fan 125 (2005) - Intruder 125 (2009) - Transalp 700 ABS (2012) - MSM
Fester
Roda Presa

Mensagem por Fester »

Abastecí ontem também, 38,3km/l no primeiro tanque da motinha! Excelente! (podium)
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

nada mau, Fester... mas também podia ser melhor (quando amaciei a minha Yes, ela não passou dos 35 ou 36 também... sem o acerto, claro)

Bom, o tópico vai ficar tanto para os "dias de tubo", como também para "as noites!", legal, gente??... :D

O Ibira Motopoint está há mais de 1 mês sem ser realizado...

Cancelado em 3 datas devido às chuvas, e em outras duas por causa de shows do Ropeste Carlos, parece que amanhã teremos uma pausa nessas dificuldades, levando a crer que o encontro será realizado... e se for, eu estarei lá, tanto para os acertos e revisão de acertos já feitos, para quem precisar, como também para jogar conversa prá fora (na medida do possível), e esvaziar alguma outra coisa também... de leve hehehehe

:-D
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

bãão, ontem, para mim, o Ibira foi "de revisão"... foi bastante sossegado, porque não encheu (até papeei bem hehehehehehe)... acho que muita gente não foi com receio de chover, porque ficou encoberto o tempo todo. E frio.. brrrrrrrrrrrrrrrr...

Não mexí em muitas suzukinhas, ontem, e a maioria foi revisão do acerto. É uma coisa recorrente, fazer o acerto e depois, por motivos quaisquer, a moto ir parar em alguma concessionária, onde os mecânicos aplicam os sofríveis procedimentos padrão ensinados pelo treinamento oferecido pela J.Toledo, devolvendo a moto "estragada", segundo comentário de vários dos donos delas... isso no aspecto regulagens e rendimento do motorzinho. Nesse sentido, o famoso parafuso de mistura é sempre deixado com mais de 4,5 voltas quando acontece isso... foi o caso de duas das motos, ontem.
Do meu ponto de vista, essa situação também é bem legal, porque reforça a percepção e certeza da pessoa de que esses acertos são realmente bons, deixando a moto bem melhor para uso... ao fazer o acerto pela primeira vez, saem satisfeitos. Depois, ao voltar de alguma revisão de concessionária, chegam aborrecidos... aí é só refazer os acertos, que sairão de lá contentes novamente... :D
Não é que seja engraçado isso, mas eu sempre acho engraçada essa situação... agradável, sim.

Fester
Roda Presa

Mensagem por Fester »

JD, preciso mesmo fazer o acerto da altura da bóis do carburador?
Não tenho noção de onde posso achar a mangueira transparente...

Outra:

Qdo tô andando em vel. constante e chamo o aceledador de vez, ou troco de marcha muito rápido e abro o acelerador muito rápido, ela dá uma falhada fenomenal antes de começar a encher o motor, uma falahada igual a como se o motor estivesse frio e eu acelerasse de vez. Tá com 650 km rodados, pode ser isso?

flw!
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

só é necessário mexer na bóia se o nível estiver muito fora dos 5 mm.

Faz tempo que eu não mexo nisso, não tem sido necessário, pelo menos nas motos que não foram fuçadas. Lá no Auto Shopping tive um caso em que mexí no nível, porque o dono comprou a moto usada e já havia sido bem mexida para tentarem resolver a "asma" dela...

Essa mangueira é relativamente fácil de ser encontrada. Nas lojas de moto peças há até mesmo daquelas coloridas. Só precisa ter o mesmo diâmetro da mangueira do "ladrão", aquela que sai por baixo do carburador.

Quanto à acelerada repentina, ao fazer isso você provoca um afogamento momentâneo. O aumento da admissão de ar muito rápido provoca excesso de gasolina sendo incorporada a esse ar. O ideal é desenvolver um "tempo" de girada da manopla: a girada inicial tem que ser meio de leve, para depois girar o restante necessário... :wink:
SilvoJunhu
Roda Presa

Mensagem por SilvoJunhu »

olha pessoal eu posso dizer o seguinte.

A minha Yes, antes do Jduarte mecher, pedia reserva com 250 Km rodados (sou mão pesada mesmo rsrsr), agora ela pede reserva com 330/360 Km rodados. O desempenho aumentou absurdo em média rotação. :cool:

PS: A minha estava com o bura desregulado, meu mexânico deixava a regulagem igual as das hondinhas, por isso que ela era beberrona e amarrada, e por isso tbm que eu senti tooooooda essa diferença de desempenho.

Again!!! VALEU J DUARTE!!!! ;-) ;-) ;-)
Fester
Roda Presa

Mensagem por Fester »

POrra, fiquei triste agora...

Minnha XTZ 125, eu virava o cabo na velocidade do som e ela prontamente urrava!!!!!!
:D

Não dá pra deixar a Yes assim não?

vlw
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
carnachion
Roda Presa

Mensagem por carnachion »

Dae JDuarte, tudo bem?

Bom estava falando com um amigo meu que está com problemas quanto ao consumo de combustivel e regulagem do carburador na Dafra Kansas 250 dele.
Fui ver qual carburador era e o carburador é um Mikuni BDS26/1 segundo isto: http://www.daframotos.com.br/site/conte ... zon250.pdf

Então esse carburador imagino que seja parecido com o das Suzuki pequenas, pois o modelo pelo menos é semelhante...

O que você acha JDuarte? Será que pode ter problemas com o tubo de admissão de ar da moto também ou o problema pode ser apenas a regulagem, que os mecânicos tomam um baile desses carburadores?

Abraços!
Fan 125 (2005) - Intruder 125 (2009) - Transalp 700 ABS (2012) - MSM
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

como vão todos?...

vim procurar a pergunta que o Carnachion havia feito sobre um carburador, devido à informação que circula por aí de que as Yes/Intruder passarão a usar carburador vácuo (outro modelo diferente do antigo BS26), e nem o Google e nem a busca interna no fórum conseguiram localizar este tópico. ELE FOI RETIRADO DA INDEXAÇÃO.

O mesmo ocorreu com aquele link que postei aqui, que está em página anterior, no site motonline. A informação está lá, mas a indexação do nominho da coisa ruim foi retirada.

Então, eu pergunto aos administradores / moderadores:

o fórum M@D está se prestando a proteger um doente, falso e tremendo mau-caráter? É mais um fórum estragado pelo mesmo?

Eu tenho a maior curiosidade de saber quais argumentos e mentiras o sergio usou para convencê-los a fazer isso... é triste, isso! ele é "amigo" de algum de vocês?? apenas lembrem-se e considerem, que a manutenção da maldade e ruindade, uma hora pode se voltar contra vocês mesmos.

Da minha parte, se não quiserem se dignificar a responder, e com a verdade, podem até me banir deste fórum, ok?... ;-)
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

jduarte, li o inicio do seu topico, achei legal a iniciativa que fez na epoca, e aproveito pra perguntar se na ybr125 teria alguma coisa do genero?
valeu
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Responder