[Manutencão] Dúvidas sobre a falcon.

Grupo de discussão geral sobre motos.
PanchoS3T
Roda Presa

[Manutencão] Dúvidas sobre a falcon.

Mensagem por PanchoS3T »

dae galera, eu ainda faço parte do MSM, mas por pouco tempo. Eu tava por pegar uma xt225 de um rapaz daqui do forum, mas realmente a moto ficou pequena, eu tenho 1.93 e 90kg. Conversei com o meu velho, e ele disse que dava pra puxar uma verbinha a mais e pegar algo "maior". Eu pessoalmente acho a tornado muito feia, gostei bastante da falcon.

Já que to por pegar uma falcon, queria saber como é a manutencao dela, que apesar de todo mundo falar que não dá manutencao, sempre tem que trocar o básico né. Filtros de ar / óleo / relacao / pneus entre outros.

Claro, idéia é pegar uma bem inteirinha pra nao ter dores de cabeça, mas eu queria ter uma idéia de quanto custa pra manter uma falconzita, assim por cima eu sei que ela é bem beberrona, faz a média de 20 por litro.

valeu ae :p
Gelous
Mito

Re: [Manutencão] Dúvidas sobre a falcon.

Mensagem por Gelous »

Vc já sabe tudo.

20-22 km/l, manutenção só a de rotina (óleo, filtro de óleo, filtro de ar, pneus, relação).

De problema crônico, o estator, mas é coisa simples e nem todas dão problema (eu já tive Falcon e não tive problema nenhum, nenhum mesmo).

É isso!

Procure uma boa, barata, e corre pro abraço.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Agora sim fez a pergunta no lugar certo... :P
NC750x

-- no donut for you! --
Sandiego
Novato
Contato:

Mensagem por Sandiego »

Pancho,

Não sou um expert mas vou tentar ajudar...

Realmente ela bebe um pouco, na cidade a minha está fazendo 22km/l, mas pra quem tinha um carro que fazia entre 10 e 12km/l tá bom demais ;-)

Peguei a minha usada e estou com ela a pouco mais de um ano, nesse tempo as despesas que eu tive com ela foram só essas mesmo que você falou.
Pneu Traseiro - 290,00 - Pirelli MT90
Óleo - Media de 29,00 (1,7L) - Troquei na concessionaria mesmo, se procurar fora acha mais barato
Filtro de Óleo - uns 30,00 - troquei na concessionária também, se procurar fora acha mais barato
Filtro de Ar - Custa uns 100 reais o original, tem uma gambiarra que fazem com o filtro do Celta que fica bom, esse custa uns 15 reais, juntando com a cola de silicone usada no processo de ficar tudo por uns 25, mas a quantidade de colca da pra usar umas 2 ou 3 vezes.

Tem também coisas que já estão na hora de trocar mas como ainda não troquei não sei dizer os custos.
Oléo das Bengalas (recomenda-se trocar a cada 2 anos)
Pastilhas e Fluido de Freio (O fluido também é recomendável trocar a cada 2 anos, as pastilhas troque quando tiverem acabando }:) )

Pastilhas você encontra de todo preço, de uns 15 a 20 reais até os absurdos quase 100 reais das originais
O resto eu realmente não procurei saber ainda.

Espero ter ajudado.
Murilo "Sandiego" Andrade
NX4 Falcon 2001 Verde - Fiona
Sandiego - O bom, o mau e o feio
Imagem
Ricardo
Roda Presa

Mensagem por Ricardo »

Consumo alto, com médias variando de 18 a 22 km/l.

Manutenção Barata...
Oleo na casa de 15 o litro (vão 1,7 sem filtro e 1,8 com filtro)
Filtro de oleo paralelo (6) ou original (23)
Filtro de ar troca pelo do celta (7,5)
Pneus variam de 150 a 250 o dianteiro.
O traseiro varia de 250 a 350.
Pastilhas entre 20 e 30.
Relação não troquei, mas não deve passar de 200tão com uma corrente com retentor.

Nunca tive problema de estator... Mas sugiro o Magnetron em casa de problemas...

No mais é isso!
Falcon 06
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Eu me decepcionei com a minha.

Vai usar pra viajar? OU só na cidade?

Se for cidade, a moto é excelente.

Pra viajar, não passa de 120, fazendo 18 km/l...
Márcio
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Márcio escreveu:Eu me decepcionei com a minha.

Porra, eu fico louco quando leio isso... a minha devia ter problema de fábrica então, porque passava de 120 tranquilinho. 120 era velocidade de cruzeiro, mole, mole.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Também acho estranho, a minha ia até 140 no painel digital aferido ao diâmetro da roda traseira (motard) e fazia entre 20 e 25 na estrada (20 andando de 120~130 no painel digital)
Na cidade era 19~20 sempre
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Robson

Mensagem por Robson »

Gelous escreveu:
Márcio escreveu:Eu me decepcionei com a minha.

Porra, eu fico louco quando leio isso... a minha devia ter problema de fábrica então, porque passava de 120 tranquilinho. 120 era velocidade de cruzeiro, mole, mole.
Qtas viagens vc fez com ela ??? :lol:

Andar em estrada aberta com vento contra, por exemplo, é um tormento, e realmente não passa de 120 km/h.

A minha dava 140 de painel, peidando, na reta e sem vento.

Abraços
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

A minha passada de 120 no painel digital (e no original antes de motardiar) em qualquer situação, mesmo com vento contra!

A 08 que acompanhou para brasília a GS com garupa bau e alforges também passava tranquilamente de 120, chegando a rodar a 140~150 (painel da GS) tranquilamente (claro, gastando bem mais que mantendo os 120)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
PanchoS3T
Roda Presa

Mensagem por PanchoS3T »

no meu caso se fosse só uso urbano, nao teria problema de eu pegar uma moto "menor". Eu moro em porto alegre, mas minha familia mora em bento gonçalves. Sao 130~140Km , eu preciso de uma moto com uma tocada boa e que seja mais confortável.

até o momento, muito obrigado pelas respostas, eram essas as minhas duvidas mesmo :p

vlw
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Viajar com a Falcon exige paciencia! Pergunte pro Stuka que me acompanhou de Brasilia a Campinas. :-D

Tambem fiz Campinas - Londrina, via Castello Branco - 1100 km ida e volta, duas vezes.

Acho que da pra ter uma noção de como a moto se comporta em VIAGENS.

Passava de 130? SIM. Com o contagiros beirando a faixa vermelha e o tanque fazendo redemoinho.

A minha falcon era 2006, tinha 12k km e tava 100% de mecanica, com relação original.

Sobre manutenção: Paguei R$ 220 na relação na corcopin em SP
Márcio
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Rapaz, a moto não é exemplo de tecnologia, mas é confortável e boa para viagens, não é da praia de nenhuma trail nacional andar acima dos 130km.

Eu de XT 660 mantinha esta velocidade e despachava muito entendido por ai, abraça porque pior que ficar no MSM não tem.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Consumo: Pior média 17km/l cidade acelerador no talo, melhor média 27,5km/l a 80km/h sozinho e sem carga nenhuma.

Desempenho: Mais do que suficiente pra cidade, na estrada acima de 120km/h deixa a desejar.

Suspensões: Perfeitas, macias e copiam muito bem as irregularidades do asfalto. O banco ótimo ajuda também.

Freios: Dianteiro suficiente, traseiro nem conta, a traseira levanta demais em frenagens fortes e nem dá pra usar, pois trava a roda. Já me acidentei por causa do freio dianteiro ser fraco se você anda forte...

Tanque de 16l autonomia em torno de 300km sempre.

Manutenções:
Pastilha de freio preco normal, +- uns R$20,00 cada jogo
disco de freio traseiro trincou, original R$270,00, comprei margarida paralelo por r$150,00.
Pneu faz tempo que não troco, então nem vou falar o preço pois está desatualizado.
Regulador/retificador: NÃO dá problema. O que dá problema é o CONECTOR que oxida, e se o propriotário não fazer a ligação 'direta' (remover o conector e soldar os fios) queima mesmo. O meu está com 36000km original.
Embreagem: Ponto fraco, todas que conheco já precisaram trocar. A minha original não conta pois torrei ela quando a alavanca do cambio quebrou e andei alguns quilômetros somente em 5°. isso com 21000km. Coloquei a paralela mais vagaba (tava sem grana) paguei 30R$ durou 10000km. Agora troquei de novo e coloquei fischer, dizem que é a melhor, está com 4000km só zerada. Troquei discos, separadores e molas, tudo deu cerca de 180R$, já com MO.
Corrente de comando: Meu tensionador foi pro saco, coloquei um plasmoto catracado, R$ 35.
Relação: a minha é original e está com 36000km, agora dilatou a corrente, mas o pinhão e coroa ainda estão boas. Na corcopin de boa qualidade R$220,00.
De resto somente manutenção comum.

Óleo yamalube R$16,00 o litro, R$32,00 + filtro de óleo mann (paralelo qualidade original) R$15,00, 47R$ a cada km3000
Filtro de ar: Original R$165,00 (não uso), Paralelo esportivo WP (boa qualidade, acabei de comprar o meu, mesmo material dos K&N) R$60,00 (lavável dura pra sempre), Adaptação de celta R$11,00 (R$9 do filtro + R$2 do silicone) uso esse a 10000km sem problemas.

Com 36000km começou a abrir o bico agora o escapamento e relação. O escape tá vibrando, mas ainda guenta muito tempo. A relação já durou mais que o normal

Vale a pena? Sinceramente, vale se a falcon que for comprar tiver muito zerada. Se não pega uma XT600 mais velha.
A falcon é uma moto ótima, eu viajo com ela sem problemas, mas gostaria de poder manter 120km/h com folga... e por isso iria de 600, na pior das hipóteses so fazer um banco melhor.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
PanchoS3T
Roda Presa

Mensagem por PanchoS3T »

eu tava lendo sobre esse filtro de ar "do celta" , achei interessante e bem enconomico, hehehe.

bom saber dos "defeitos" da falcon, nada que assuste, mas é bom saber onde estou pisando né.

essa falcon que eu to olhando, o cara disse que já trocou uma vez o ratificador. O meu mecanico disse que se queimar de novo, é pra colocar o da CB400\450 que esse não tem fim.

alguém já ouviu algo do genero ?
Robson

Mensagem por Robson »

Eu uso o retificador de CB400 na minha Intruder, pra vc ter uma idéia... esse retificador é pau pra toda obra... ;-)

Top_Dog, foi o depoimento de um dono de Falcon mais sincero q já li, parabéns !! :-D
PanchoS3T
Roda Presa

Mensagem por PanchoS3T »

ah, entao tem fundamento. bom saber.

eu tava pensando na trudinha, até ver a tua assinatura. hehehehe
Robson

Mensagem por Robson »

PanchoS3T escreveu:ah, entao tem fundamento. bom saber.

eu tava pensando na trudinha, até ver a tua assinatura. hehehehe
Não, é uma Intruder 800...rsrs

Nessa foto dá pra ver o retificador da CB400 instalado, entre o cardã e o escapamento.

Imagem
Ricardão
Motociclista

Mensagem por Ricardão »

A Sahara anda a 120 de boa como pode a falcon nao passaar de 120 tem que ter alguma coisa errada com essa moto
PanchoS3T
Roda Presa

Mensagem por PanchoS3T »

@ robson

show essa tua jaca ae. hehee :p eu acho mto bala essas custom.

@ ricardao

a falcon tem um defeito sim, uma marcha a menos que a sahara.
Responder