Qual gasolina você usa na sua moto?
Re: Qual gasolina você usa na sua moto?
Somente aditivada Texaco, na falta, Petrobrás.
Nunca comum ou podium. Nunca tive problemas com carburação e/ou "injessao" (By Netto)
Inté.
Nunca comum ou podium. Nunca tive problemas com carburação e/ou "injessao" (By Netto)
Inté.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
Uso aditivado po ta no manual da moto.
Fazer 250 - 5400 km rodados.
Ex-Daelin Altino
Ex-Daelin Altino
kkkkkkkkkSpidi RT escreveu:Somente aditivada Texaco, na falta, Petrobrás.
Inté.
Fazer 250 - 5400 km rodados.
Ex-Daelin Altino
Ex-Daelin Altino
Caracas sem noção, este seu mecânico manja pra barai... haehaehaehahahahahaha...
Pede para ele te explicar direitinho o que vem a ser exatamente uma gasolina "sêca"...
, e depois explica aqui pra nóis...
Nem votei, mas na moto atual uso aditivada, na Hornet usava Podium e fazia uma enorme diferença no desempenho mas não tinha esta de consumir mais, ao contrário era mais econômica.
A Podium é A GASOLINA, mas só é boa se a sua moto tiver uma taxa de compressão do motor, superior à 13:1, daí eu não usar na Kawa...
Então, vamos entender de uma vez por todas, o que vem a ser taxa de compressão.
É simplesmente a relação entre a quantidade de mistura (ar/combustível) que entra na câmara de combustão e quantas vezes esta mesma mistura é comprimida, pelo pistão, dentro da mesma. Exemplificando, uma taxa de compressão de 11:1 significa que o pistão do motor comprime a mistura e reduz em 11 vezes seu volume, dentro da câmara de combustão.
Entendeu?
Sim, e o que significa isto?
É simples, significa que quanto maior é esta taxa, maior é a compressão e maior é a explosão da mistura e melhor é o rendimento de um motor, tanto em desempenho quanto ao consumo, pois se voce lembrar dos tempos de escola, temperatura e pressão SÃO MUITO IMPORTANTES NAS RELAÇÕES DOS GASES, pois aumenta a energia cinética do sistema do motor a explosão, resumindo aumenta a velocidade aumentando assim a eficiência deste mesmo motor.
Em um motor com alta taxa de compressão se faz nescessário o uso de gasolinas Premium (com maior taxa de octanagem, que significa resistência à explosão) pois como a "pressão (compressão no caso) é maior", o uso de gasolina com menor octanagem pode causar "detonação", que é o fenômeno da explosão da mistura antes de o pistão ter completado a compressão, o que pode prejudicar o motor...
PS. Ainda estou curioso para saber o que vem a ser gasolina sêca...

Pede para ele te explicar direitinho o que vem a ser exatamente uma gasolina "sêca"...
Nem votei, mas na moto atual uso aditivada, na Hornet usava Podium e fazia uma enorme diferença no desempenho mas não tinha esta de consumir mais, ao contrário era mais econômica.
A Podium é A GASOLINA, mas só é boa se a sua moto tiver uma taxa de compressão do motor, superior à 13:1, daí eu não usar na Kawa...
Então, vamos entender de uma vez por todas, o que vem a ser taxa de compressão.
É simplesmente a relação entre a quantidade de mistura (ar/combustível) que entra na câmara de combustão e quantas vezes esta mesma mistura é comprimida, pelo pistão, dentro da mesma. Exemplificando, uma taxa de compressão de 11:1 significa que o pistão do motor comprime a mistura e reduz em 11 vezes seu volume, dentro da câmara de combustão.
Entendeu?
Sim, e o que significa isto?
É simples, significa que quanto maior é esta taxa, maior é a compressão e maior é a explosão da mistura e melhor é o rendimento de um motor, tanto em desempenho quanto ao consumo, pois se voce lembrar dos tempos de escola, temperatura e pressão SÃO MUITO IMPORTANTES NAS RELAÇÕES DOS GASES, pois aumenta a energia cinética do sistema do motor a explosão, resumindo aumenta a velocidade aumentando assim a eficiência deste mesmo motor.
Em um motor com alta taxa de compressão se faz nescessário o uso de gasolinas Premium (com maior taxa de octanagem, que significa resistência à explosão) pois como a "pressão (compressão no caso) é maior", o uso de gasolina com menor octanagem pode causar "detonação", que é o fenômeno da explosão da mistura antes de o pistão ter completado a compressão, o que pode prejudicar o motor...
PS. Ainda estou curioso para saber o que vem a ser gasolina sêca...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Qual gasolina você usa na sua moto?
Só uso gasolina comum , e a mais pura , rende mais km ...
Gasolina aditivada da diferença na minha moto de 40 km a menos por tanque ...
A moto fica fraca , a podium e cara demais , já coloquei algumas vezes mais nunca vi diferença usando ela , portanto só gasolina comum mesmo por que rende mais ...

A moto fica fraca , a podium e cara demais , já coloquei algumas vezes mais nunca vi diferença usando ela , portanto só gasolina comum mesmo por que rende mais ...
Neto > GSX 650 F :)

No manual da Twister diz pra usar comum =)tefudo escreveu:Uso aditivado po ta no manual da moto.
Acho que é porque o motor dela é tão bom que dispensa aditivos =D
#NETTO# escreveu:Só uso gasolina comum , e a mais pura , rende mais km ...
Sim NETTO, em sua moto é a gasolina adequada mesmo, o motor não tem uma taxa de compressão muito alta.
Nas Hornets carburadas, o manual informava que a moto era para usar a gasolina comum, não lembro a taxa de compressão, já nas injetadas, não lembro de ter lido alguma coisa a respeito...
Eu acho que um motor com a taxa de 12,5:1 já é bom usar a Podium, só não faz bem para o bolso, contudo a diferença em dinheiro, em um tanque de moto, da gasolina comum para a Podium, não chega a preocupar não.
Vamos de novo fazer um exercício de suposição:
Em minha ex H6 eu rodei em 1 ano 35.000 Km.
Digamos que em média geral de consumo, a moto tenha feito 15 km/l, tá bem razoável esta MÉDIA.
Digamos ainda que neste tempo todo, eu tenha conseguido abastecer somente com Pódium, e a preço de hoje R$ 3,05.
Eu teria gasto cerca de R$ 7.115,65.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Refazendo o cálculo para gasolina aditivada ao preço médio de R$ 2,76, eu teria gasto cerca de R$ 6.439,08, uma diferença de R$ 676,57, que no final das contas significa a ENORME DIFERENÇA DE R$ 1,88 por dia para uma rodagem média de 96 km.
Me desculpem, mas o não uso da gasolina Podium em motores em que é a melhor opção, por causa do preço SIGNIFICA UMA ECONOMIA DE PALITO no universo da moto de um razoável valor.
Editado pela última vez por decoZ em 14 Ago 2009, 14:42, em um total de 1 vez.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Qual gasolina você usa na sua moto?
O Tio russo só usa V-Power-guido!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
-
Criamangostas
- Mito
X3Rodrigo Paula escreveu:Eu tbm fiquei curioso com essa " GASOLINA SECA"![]()
![]()
![]()

Uso a Texaco Plus, ou a outra deles e procuro sempre abastecer no mesmo posto. Parece que a texaco foi vendida pra ipiranga, algo assim.
Abraço!
Abraço!
"O homem evoluiu de quadrúpede para bípede. Quatro rodas é regressão!"
- Maggiolo
- Dinossauro
- Contato:
José Russomanno escreveu:E aí Sem Noção!
Sabe, eu postei um tópico igual ao seu, e não fiz estatística, só busquei informações a respeito. Boa idéia sua criar um gráfico do uso de combustivel.
Bem, eu vou dar minha experiência após o forum, sabendo que cada caso é um caso e cada moto é uma moto, diferente umas das outras.
No meu caso, trata-se de uma burgmam 400, com taxa de 10.5, deu-se que a podium não serve, amarra na saída e dá mais final e o consumo fica alto.
A gás comum dá mais saída e final pobre, e com um agravante, parece que o motor bate ferro com ferro, pois não possue aditivos que lubrifiquem as peças móveis da máquina, e com dificuldade de pegar pela manhã!![]()
Usei texaco aditivada, usei shell aditivada, e nada de novo, sempre prejudicada nas saídas e sem final satisfatória.
Por fim , estou usando a aditivada da petrobras, não a podium, a outra, onde encontrei um equilibrio mais satifatório para meu caso, dando saída legal, não como a comum, e mostrando que a final ficou mais próxima da realidade para o motor, dando vdo e cortando, aproximadamente aos 165 km por hora, e que no qual, o consumo mostrou-se entre a comum e a premium.![]()
Portanto eu vou usar a aditivada da Petro, e em segundo caso usarei a aditivada da texaco, e por terceiro usarei a shell.![]()
Braçossss!
Pois é...a nossa diferença não é só a altitude...a máquina é mais sensível mesmo. Me lembro que quando passei pra Podium senti que o motor desenvolveu bem mais...tanto no torque quanto de final. No final do ano passado tava faltando Podium no posto que parei pra abastecer - não era o posto de costume - tive que abastecer lá porque já tinha entrado a reserva há muito tempo e fiquei com medo de não dar pra chegar noutro posto. Joguei aditivada e o moto embolou todo. Quando esvaziou voltei a jogar a Podium e a máquina voltou ao normal. Acho que a questão do motor da minha moto ser fresco (carburador de boiola...super sensível...tanto que se a moto fica parada uma semana sem ligar já entope o giclê com a meleca da nossa gasolina...que vira geléia), exige uma gasolina mais eficiente. A Podium, além de ter todos os lubrificantes e produtos da aditivada (menos os corantes) que mantém o motor limpo, a octanagem ainda é mais alta...mais próxima da gasolina dos gringos...o que melhora o desempenho da VMax.José Russomanno escreveu:Em tempo Sem Noção!
Consideremos que vc está no nível do mar, e eu estou a 960 metros acima, e isso dá uma diferença brutal em qualquer motor.
Aí acelera mais e aqui fica menos ligeira. Aí grila mais por ficar mais adiantada com menos final, e aqui fica ponto zero dando mais final. E por aí a fora com mais e mais considerações devido a altitude!
Braçosssss
Quanto ao consumo não senti diferença...a impressão que me dá é que a VMax é mais econômica com Podium...mas bebe como uma jamanta de qualquer jeito.

LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
- Maggiolo
- Dinossauro
- Contato:
Pois é Deco...se você não entendeu, muito menos eu...eheheheheheh.decoZ escreveu:Caracas sem noção, este seu mecânico manja pra barai... haehaehaehahahahahaha...![]()
![]()
Pede para ele te explicar direitinho o que vem a ser exatamente uma gasolina "sêca"...![]()
![]()
![]()
![]()
, e depois explica aqui pra nóis...
![]()
![]()
![]()
PS. Ainda estou curioso para saber o que vem a ser gasolina sêca...![]()
![]()
Mas na verdade eu entendi sim.
É que eu levei a moto pra dar uma geral nos carburadores. Passei a tarde na oficina. O cara demontou tudo...limpou...lubrificou...jato de ar pra cá...lubrificante pra lá...e desmonta...e monta...fui sair da oficina na hora de fechar. Ele foi dar uma volta pra ver se tava tudo bom e quando chegou me disse isso...pra mudar de gasolina porque é muito "seca" a Podium. O cara disse que "a alavanca do afogador ficava travando porque ressecou tudo por causa da gasolina"...é mole?
Hoje eu fui pro Centro de moto e entendi tudo. A moto tava explodindo toda hora...cada explosão que parecia tiroteio...dentro do túnel então...parecia guerra...
Ora...o cara quando foi testar a moto viu as explosões...e a gasolina comum tem menos octanagem. Logo, considerando que as explosões é excesso de gasolina...a de menor octanagem vai explodir menos...ou com menos intensidade.
O cara foi malandro...
Cheguei no Centro puto da vida. Na volta, no Aterro, estiquei a moto na primeira e na segunda (as duas marchas, quando você enrola o cabo, apresenta um segundo estágio que a moto arranca no curso da marcha que se você não se segura cai pra trás e a moto vai sozinha...eheheheheh). Resultado...de lá pra cá a moto parou de dar as explosões...acho que ela se "auto-regulou"...eheheheheheheh.
Não faz sentido a Podium ser seca...se ela tem os mesmo lubrificantes da aditivada.

LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
Eu sempre uso aditivada.
Já me falaram que não faz diferença, que a comum é até melhor... mas eu prefiro acreditar que os aditivos ajudam a manter o carburador e o motor limpos...
Já me falaram que não faz diferença, que a comum é até melhor... mas eu prefiro acreditar que os aditivos ajudam a manter o carburador e o motor limpos...
aqui na minha cidade da uma diferença boa abastecer de podium e comum ...
um tanque da CB 17 litros de comum sai 40,00 reais ...
um tanque da CB 17 litros de podium sai 51,00 reais ...
uma diferença que nao vi na moto , nao sei se e pelo fato do motor como disseram tem menos compressao , o fato e que nao compensa de forma alguma ...

um tanque da CB 17 litros de comum sai 40,00 reais ...
um tanque da CB 17 litros de podium sai 51,00 reais ...
uma diferença que nao vi na moto , nao sei se e pelo fato do motor como disseram tem menos compressao , o fato e que nao compensa de forma alguma ...
Neto > GSX 650 F :)

- denismayer
- Roda Presa
Aditivada e algumas vezes pódium..... mas somente nos momentos kamikazes e na serra
Como voltei para a jurássica H6 laranja, a pódium se adapta muito bem, e também, acaba com o fedor de gasolina impregnado na roupa.

Como voltei para a jurássica H6 laranja, a pódium se adapta muito bem, e também, acaba com o fedor de gasolina impregnado na roupa.

Uso comum ou aditivada da Ipiranga.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
- rsolani
- Roda Presa
Estou quase acabando um tanque de V-Power Racing, a R$ 3,09 o litro.
Não senti diferenca nenhuma na moto....
Consumo igual, anda igual... Pra mim só custa mais cara... Bem mais cara... R$ 0,50 a mais por litro é bastante coisa sim.
Vou voltar pra minha aditivada de R$ 2,59.
Comum eu NUNCA coloquei...
abs
Não senti diferenca nenhuma na moto....
Consumo igual, anda igual... Pra mim só custa mais cara... Bem mais cara... R$ 0,50 a mais por litro é bastante coisa sim.
Vou voltar pra minha aditivada de R$ 2,59.
Comum eu NUNCA coloquei...
abs
New life in place of old life. Unscarred by trials !
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2009 - 2013 -> XTZ 250 X 2009
2013 - ~ -> M.S.M.
2020 - ~ -> HD Roadster 1200 2018 Amarela - Stage 1
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2009 - 2013 -> XTZ 250 X 2009
2013 - ~ -> M.S.M.
2020 - ~ -> HD Roadster 1200 2018 Amarela - Stage 1