Pneus on-of: preciso dicas!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Pneus on-of: preciso dicas!

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden:

Estou estudando qual o pneu que devo comprar para colocar na moto Scrambler que estou montando. Como não tenho nenhuma experiência com pneus on-of, preciso de informações sobre desempenho, durabilidade e grip.

As medidas que pretendo usar na motoka (com câmara) são:
pneu dianteiro: 90/90-21 ou 2.75-21
pneu traseiro: 120/90-18 ou 120/80-18 ou 4.1-18

Dentro dessas medidas eu encontrei os seguintes pneus:

Pirelli MT 60 - 90/90-21 e 120/80-18
Michelin SIRAC - 90/90-21 e 120/80-18
Mitas - 90/90-21 e 4.10-18

solicito a quem usa ou já usou esses modelos de pneus informar, se possível:
- durabilidade
- desempenho no asfalto (seco e chuva)
- desempenho em estradas de terra (seco e chuva)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Robson

Re: Pneus on-of: preciso dicas!

Mensagem por Robson »

Fica com o Michelin Sirac.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Meu voto é pelos Michelin Sirac.

Os Pirelli MT são execelentes tanto em pista seca, molhada, asfalto, terra, lama, etc, porém a durabilidade é menor que a dos Michelin, que não são tão bons na terra e na lama quanto os MT, mas são melhores no asfalto que os MT.

Os Mitas, pelo que já li sobre eles (opinião de outros motoqueiros), são muito bons ne terra e na lama, mas no asfalto deixam um pouco a desejar.
Editado pela última vez por Saurus em 14 Ago 2009, 15:02, em um total de 1 vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Robson escreveu:Fica com o Michelin Sirac.

X 2
Em asfalto é muito bom e bem razoável na terra, e dura muito mais que o Pirelli que é o inverso, ruim no asfalto e bom na terra...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Só complementando, na minha XT600 uso os Pirelli MT60, pois costumo pegar muitos trechos de terra e lama, onde o desempenho dos Michelin deixam a desejar. Não me importo com a durabilidade um pouco menor, conquanto que o desempenho seja bem melhor.

No seu caso Tio Russo, para uma scrambler, creio que o desempenho no asfalto seja mais importante que na terra e lama. Por isso votei no Michelin Sirac para sua motoca.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Saurus escreveu:Só complementando, na minha XT600 uso os Pirelli MT60, pois costumo pegar muitos trechos de terra e lama, onde o desempenho dos Michelin deixam a desejar. Não me importo com a durabilidade um pouco menor, conquanto que o desempenho seja bem melhor.

No seu caso Tio Russo, para uma scrambler, creio que o desempenho no asfalto seja mais importante que na terra e lama. Por isso votei no Michelin Sirac para sua motoca.

CONCORDO AMIGUINHO ;-) , a não ser que baixe o espirito maligno no russo e ele queira virar a scrambler em trilhas... :lol: :lol: :lol:
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

decoZ escreveu:
Saurus escreveu:Só complementando, na minha XT600 uso os Pirelli MT60, pois costumo pegar muitos trechos de terra e lama, onde o desempenho dos Michelin deixam a desejar. Não me importo com a durabilidade um pouco menor, conquanto que o desempenho seja bem melhor.

CONCORDO AMIGUINHO ;-) , a não ser que baixe o espirito maligno no russo e ele queira virar a scrambler em trilhas... :lol: :lol: :lol:
Eu já discordo totalmente! O Russo tem uma Harley e uma moto, a CBCR, ambas para andar no asfalto. Está criando uma scrambler que, em tese, deve ter uma vocação mais off-road mesmo. Ainda que ele não vá se aventurar em trilhas de verdade, poder andar em estradas de terra com total segurança, aproveitando bem o motorzão, depende de pneus mais apropriados para esse fim.

Então, eu escolheria algo mais off do que on. De preferência um Mitas E-09, mas não tem na medida traseira que o Russo quer.

Então, minha sugestão é o Mitas E-07, por exemplo. É muito bom no asfalto e excelente na terra. Já usei e recomendo. Tenho um amigo que usa numa XT 660R e faz miséria com a moto.
Queiroz
Motoqueiro

Mensagem por Queiroz »

Tio Russo, pelas fotos da Metisse eu pensei que vc fosse um usar um pneu totalmente off-road pô, é o que mais chama a atenção no design dela (uma "street" com pneus cravudos) :ewj:
Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
aaxabreu
Novato
Contato:

Mensagem por aaxabreu »

Cara...
Um amigo meu usa o Metzeler Enduro 3 (aquele que sai na tornado/lander) e diz que é muito bom...
Fazer Vermelha!!!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Queiroz escreveu:Tio Russo, pelas fotos da Metisse eu pensei que vc fosse um usar um pneu totalmente off-road pô, é o que mais chama a atenção no design dela (uma "street" com pneus cravudos) :ewj:
Por isso falei dos Mitas E-09. Casariam perfeitamente com a moto... "cravudos", mas com os cravos mais baixos do que os de pneus de trilha mesmo.

E concordo que os pneus são uns 30% do visual da motoca que o Russo tá fazendo. Se tiver, já não vai ficar tão bacana! :cry:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden:

A minha intenção é que a Scrambler tenha uma funcionalidade similar à da Falcon, tanto no asfalto quanto na terra, ressalvada a questão da ciclistica, pois não tem como comparar. A idéia é pegar asfalto até chegar na terra, eheheh... estradinhas de chão batido, tipo a Estrada da Tapera ou um pouco pior.

Existem lugares muito bacanas prá se visitar, porém somente acessíveis por estradas de chão e "dá dó" de colocar a 883 ou mesmo a CB400CR em certas estradas, como já fiz diversas vezes.

Acho que foi o Biro-Biro que disse uma vez que o "pato" era um animal aquático mas também "gramático" eheheh... ou seja, cerveja, o "pato" anda, nada e até voa... anda mal, nada mal e voa mal, eheheh... mas faz tudo. Então, eu procuro um pneu que seja asfáltico e terrático. Não precisa ser nenhuma Brastemp no asfalto ou na terra. Digamos um pneu 50% on - 50% of.

Portanto, a questão do "visual" do pneu é secundária... mesmo porque o "visual" prega peças...

Teste rápido: sem pensar muito, qual delas você convidaria para sair?

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gelous escreveu:
decoZ escreveu:

Eu já discordo totalmente! O Russo tem uma Harley e uma moto, a CBCR, ambas para andar no asfalto. Está criando uma scrambler que, em tese, deve ter uma vocação mais off-road mesmo. Ainda que ele não vá se aventurar em trilhas de verdade, poder andar em estradas de terra com total segurança, aproveitando bem o motorzão, depende de pneus mais apropriados para esse fim.

Então, eu escolheria algo mais off do que on. De preferência um Mitas E-09, mas não tem na medida traseira que o Russo quer.

Então, minha sugestão é o Mitas E-07, por exemplo. É muito bom no asfalto e excelente na terra. Já usei e recomendo. Tenho um amigo que usa numa XT 660R e faz miséria com a moto.
A melhor opção é o Mitas, com certeza, lembrando que o Russo provavelmente terá que compensar sua menor experiência em estradas de terra e off-road com um pneu mais apropriado. O MT 60, Sirac, TrailWing, Scorpion e outros são pneus on-off com pouca aptidão para terra, exceto na mão de quem saiba melhor utilizá-los - leia-se trilheiros.
Na época em que tive a V-Strom tinha um sonho ( ou melhor, devaneios :-D ) e cheguei a imaginar uma versão mais off dela, mas não existia o Mitas; acabei procurando o Metzeler Karoo e o Continental TKC80 ( da BMW Adventure ), porém sem sucesso. :(

Só mais um detalhe, engana-se quem acha que o MT-60 não seja um pneu com ótima performance no asfalto (tem composto de borracha macia e de menor durabilidade). Quem é "rato de serra" sabe que isso não é verdade. Raspar pedaleira de XT600E, ou o descanso é possível em função do MT-60. O Speed Racer tb já experimentou isso.
Na terra ele é razoável como qualquer outro similar.
Marcão_03
Roda Presa

Mensagem por Marcão_03 »

Russo, dois questionamentos.

Scrambler não usaria aro 19 na dianteira?

Por outro lado, naqueles tempos, os pneu que essas usavam motos usavam eram parecidos com pneus de trial, com gomos baixinhos, eu acho.
Abraços.
-------------------------------------------------
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo escreveu:Então, eu procuro um pneu que seja asfáltico e terrático. Não precisa ser nenhuma Brastemp no asfalto ou na terra. Digamos um pneu 50% on - 50% of.
Nesse caso: Metzeler Enduro 3 e aguente os "quase tombos" até a Tapera }:) ou em outras escapulidas mais "radicais".

Uma vez na terra, não tem volta, vc vai querer seguir mais adiante aumentando o nível de dificuldade e diversão. :ft:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Porra russo, vai postar foto de traveco na PQP! :lol:
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marco AL escreveu:Russo, dois questionamentos.

Scrambler não usaria aro 19 na dianteira?

Por outro lado, naqueles tempos, os pneu que essas usavam motos usavam eram parecidos com pneus de trial, com gomos baixinhos, eu acho.
Depende do modelo. A Rickmann Mettisse Desert Race usa aro 21D e 18T. As antigas Harley Scrambler 750 também usavam essas medidas. As Japas costumavam a usar aro 19D, assim como as novas Triumphs Scrambler que usam aro 19D e 17T.
pretti escreveu:... lembrando que o Russo provavelmente terá que compensar sua menor experiência em estradas de terra e off-road com um pneu mais apropriado.
Taí um fator importante a considerar!
pretti escreveu:
Russo escreveu:Então, eu procuro um pneu que seja asfáltico e terrático. Não precisa ser nenhuma Brastemp no asfalto ou na terra. Digamos um pneu 50% on - 50% of.
Nesse caso: Metzeler Enduro 3 e aguente os "quase tombos" até a Tapera }:) ou em outras escapulidas mais "radicais".
Putz, eu sou fã dos Metzeler. Usava na Savage o Lasertec na dianteira e o ME880 na traseira. Atualmente estou com um par de Lasertec na CB400CR e com um par de ME880 na 883C.

Eu vi fotos desse Enduro 3 no catálogo, mas achei of demais. Você sabe me dizer qual a diferença dele para o Enduro 1?
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

PriesT escreveu:Porra russo, vai postar foto de traveco na PQP! :lol:
Ae Kamerad Padreko (rimou com traveko, eheheh)...

Apenas uma das fotos é de traveko... a outra é de mulher.
Mas você não respondeu: qual delas convidaria para sair?
Imagem
Ricardo
Roda Presa

Mensagem por Ricardo »

Russo,

Na Falcon estou usando Mitas E08.
A durabilidade é fantástica. Já rodei 16mkm com o pneu traseiro e o pneu está "meia-vida".
Como nunca tive moto Trail, só posso comparar com os Pirelli originais que já estavam gastos quando pegue a moto. Ou seja, pneu novo é sempre melhor.

Esse modelo que uso é mais On do que Off.

Minha sugestão é o E07.
Falcon 06
darko
Motoqueiro

Mensagem por darko »

Comparando os 2 com utilização na xt600.

Durabilidade:
Sirac 11.000kms
MT60: 9.000kms

Desempenho asfalto seco:
Sirac excelente
Pirelli Muito bom

Desempenho asfalto molhado:
Sirac excelente
Pirelli Muito bom

Desempenho terra seco:
Sirac Bom
MT60 ótimo

Desempenho Terra molhado:
Sirac mediano
MT60: bom

custo: eu encontrei o sirac por uns 10% mais barato.
PS. na xtz125 o mt60 durou 13.000kms
Puma

Mensagem por Puma »

Russo para ficar bem loca.

Michelin S-12 90/90-21

Imagem

fui.............
Responder