DOMINGO de TUBO (para Suzuki's 125)

Grupo de discussão geral sobre motos.
jduarte
Roda Presa

Re: DOMINGO de TUBO (para Suzuki's 125)

Mensagem por jduarte »

breve?...

nossa...! as coisas mudam os sentidos... ou os sentidos mudam as coisas...
rafaexpress escreveu:
jduarte escreveu:opa, gente...

mais um!... :D

para quem não teve coragem de sair nos últimos dois domingos que estavam com aquele clima supimpa, vai ter mais uma chance de não sair de novo... :lol:

Informo-lhes mais um DOMINGO DE TUBO, o próximo, dia 2 de agosto, lá mesmo no Auto Shopping Imigrantes, e como sempre, das 10 hs até umas 17:30...
Dessa vez eu VOU, ninguém vai me impedir... vou ver se consigo ir na parte da manhã !!

A minha eh uma YES 06 modelo 07, tranquilo né ?!

Abs e até domingo Duarte ;-)

Hoje foi um dia curioso... e foi extenso na sua brevidade... mais uma pessoa e "causo" marcante, para mim... os valores ditam isso.
Pela primeira vez uma pessoa veio fazer o acerto do tubo, mas acompanhado dos pais... Rafaexpress.

Família é algo único (inquestionável, não é mesmo?)... ví uma hoje que me deixou contente... o Rafa, pai e mãe... alegres, simpáticos, dispostos e bem humorados...

Anteriormente outra situação relativa a família havia deixado um ponto na memória, e igualmente satisfeito: uma pessoa (trinta e tantos anos de idade), que também já conhecí pessoalmente (e que também esteve lá mesmo, há uma semana, para um bate papo), pediu a ajuda do próprio pai para fazer ele mesmo o acerto do tubo...

São coisas simples... que não têm importância alguma, a não ser para nós, os envolvidos.
Sim, nós!!!... sem querer, tenho uma ligação impensável com o pai do Rildo... sem querer, tenho uma ligação imprevisível com os pais do Rafa... porque ele acreditou no que eu oferecí... , e foi lá, com a companhia deles!...

Esses laços valem mais do que podemos pensar... minhas memórias se manifestaram, trazendo-me coisas até da infância (que, sim, foi feliz...)

Depois de esvaziar umas tantas coisas, depois de deixar mais umas 4 ou 5 pessoas satisfeitas com a moto que tinham... hã, ... que deveriam ter desde zero km, ainda fomos, eu e mais dois amigos esvaziar outras coisas mais, num bar que costumo frequentar (também com minha família)... bom... rssss... esvaziamos umas garrafas e duas travessas médias...heheheheheh.,..

Domingos assim são meu fim... :D hehehehehehe

Estiveram lá o Marcus (orkut, Intruder), o Rodrigo (Yes, que eu abordei numa pizzaria na noite anterior, onde fomos comemorar o niver do meu filho), o Rafaexpress (Yes), o Judas e o Markus (ambos Yes, já conhecidos do próprio Auto Shopping e Ibira Motopoint), o Karl (orkut, Yes), e o Klebão (são nunca), que é quase aquele sogrão da propaganda do Mastercard :lol: , figuraça boa...

Depois de "encerrado o expediente", é que fomos ao bar... eu, Klebão e o Karl...
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Grande Duarte... mto obrigado pelo acerto na motokinha, ela ficou bem mais espertinha e gostosa de tocar !!!

Meus pais não estavam botando fé qdo eu disse que tinha um "cara" fazendo acertos em Suzukinhas 125 na faixa e chamei eles pra irem conferir pessoalmente.. não deu outra, adorarm o serviço e a atenção que vc nos deu !!!

Muito obrigado pelo serviço e pelas dicas passadas... um grande abraço !!! ;-)

ps: a idéia da mãe dos gelos na lata conservaram a cerveja até vc tomar ?! :lol:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Apesar do nome meio suspeito, Dia do Tubo, já percebemos que o evento é bem família. :-D

Mais uma vez vou cantar a pedra procês: depois do macete do tubo e regulagens afins, passem a usar gasolina de alta octanagem ou Podium. Depois venham me dizer se não vale a pena pagar um pouco mais.

Só não vale comprar gasolina em posto furibundeco. Tem que ser posto confiável e bem estabelecido. E não se iludam, não existe gasolina de alta octanagem muito abaixo de 3,00 o litro. Aqui no Sul a Podium já passou da faixa dos três reais.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
rafaexpress
Motoqueiro

piccoli escreveu:Mais uma vez vou cantar a pedra procês: depois do macete do tubo e regulagens afins, passem a usar gasolina de alta octanagem ou Podium. Depois venham me dizer se não vale a pena pagar um pouco mais.
isso que eu ia perguntar... Duarte, vc disse que só usa a V-POWER da SHELL né ?! Posso começar a usar PODIUM como o nosso amigo Piccoli citou aí ?! Não vai danificar a motokinha ?!

Abs ;-)
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

opa, Rafa... danificar não danifica... mas também não tem benefício algum nas 125... para ser realmente aproveitada, o certo seria dar uma rebaixada no cabeçote, aumentando a taxa de compressão do motor.

A minha experiência pessoal com essa gasolina se limita às motos que estavam usando-a, nesses encontros (Ibira e Auto Shopping)... em todas elas eu me lembro de ter perguntado que gasolina estavam usando, porque tinham um comportamento meio estranho. A marcha-lenta delas era algo instável, enganava, fazendo crer que havia alguma sujeira no carburador.
Pessoalmente nunca tive nem coragem nem vontade sequer de fazer experiências com ela, porque considero desperdício de dinheiro.

A gasolina Podium é mais leve do que as demais... e é mais volátil também... os carburadores das Suzuki 125 (incluindo o BS26 da moto do Piccoli) não são calibrados para essa gasolina. Nem eles tiram proveito das características dela, além do próprio motor.
Na realidade, a melhor gasolina, em termos de custo/benefício é a comum, que não tem nada na composição que efetivamente não seja usada na combustão (os aditivos da gasolina aditivada não são melhoradores da queima. Mesmo em minúscula quantidade, não participam produtivamente na queima...). O problema é a adulteração frequente.

Das gasolinas aditivadas, eu uso quase todas, das marcas mais famosas. Mas evito realmente a BR Supra aqui em São Paulo, porque já tive uns 3 ou 4 tanques dela adulterada, e nenhum outro das outras marcas. Uso V-power com mais frequencia, seguida da Ipiranga, Esso e Texaco.

Aquela latinha ficou no ponto certinho de gelada, na hora em que a abrí!... hehehehe... fois uns 20 minutos depois... só não me toquei foi da pequena poça de água que parte do gelo já tinha formado, e eu tinha deixado a sacolinha em cima de algumas ferramentas... :D
;-)
rafaexpress
Motoqueiro

jduarte escreveu:Aquela latinha ficou no ponto certinho de gelada, na hora em que a abrí!... hehehehe... fois uns 20 minutos depois... só não me toquei foi da pequena poça de água que parte do gelo já tinha formado, e eu tinha deixado a sacolinha em cima de algumas ferramentas... :D
;-)
hahahahaahahah vc é um sarro !!! Que bem que não esquentou pelo menos né.. cerveja quente é uma MERDA :-D

É isso Tio Duarte, obrigado por tudo e que todos fiquem satisfeitos assim como eu por esse ótimo trabalho que vc vem fazendo :wink:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

jduarte escreveu:opa, Rafa... danificar não danifica... mas também não tem benefício algum nas 125... para ser realmente aproveitada, o certo seria dar uma rebaixada no cabeçote, aumentando a taxa de compressão do motor.
[...]A gasolina Podium é mais leve do que as demais... e é mais volátil também... os carburadores das Suzuki 125 (incluindo o BS26 da moto do Piccoli) não são calibrados para essa gasolina. Nem eles tiram proveito das características dela, além do próprio motor.
[...]
Honorável guru Jotadê, permita-me discordar, pelo menos em relação à minha Intruder 125.
Minha Pequena só ganha aditivada desde nova. Afinal, é a recomendação da J. Toledo/Suzuki.
Entretanto, sempre notei que ela batia muito pino abaixo de uns 4,5 mil RPM quando submetida a uma carga, por exemplo, uma subida forte.
A perda de rendimento nessa situação era notável. Se no verão de 30 graus aqui do Sul, pior ainda.
Na tentativa de melhorar a situação, passei a usar gasolina Podium. Valeria a pena tentar, afinal de contas, a motoca estava fazendo de 35 a 40 Km/l, bem econômica para uma 125 que só faz trajetos curtos e enfrenta muito arranca e pára no trânsito travado de Porto Alegre.
Pois bem, passado um ano e quase 5 mil Km rodados com Podium, a diferença é:
- rendimento pleno da moto em qualquer temperatura, o motor não bate pino sob carga nem a 3 mil RPM. A impressão que se tem é aproveitamento total do que o motorzinho proporciona. A meu ver nenhum milagre, é apenas a queima melhor da Podium
- praticamente zero de atrasos de resposta no início das acelerações, uma característica do BS 26, principalmente depois que o motor gira muito tempo em alta rotação
- regularidade de funcionamento do motor, da lenta ao limite de rotações que eu determinei de 8 mil RPM na cidade
- partidas absurdamente rápidas, a moto pode ficar uma semana parada no frio do Sul, ao primeiro "zóing" do arranque, o motor acorda. Com gasolina de octanagem normal a partida era mais preguiçosa. Detalhe: o uso do afogador no clima gaucho é fundamental. Nem pensar em dar partida de manhã sem acionar o afogador.
- vela limpa e de coloração castanho claro
- 40 Km/l cravados, sempre
Nenhuma regulagem no motor de um ano para cá, a não ser ajuste de corrente de comando. Até esqueci quando fiz o último ajuste da mistura, deve ter sido há dois anos pelo menos.
- pouco cheiro de escapamento na garagem e até nas roupas devido ao menor teor de enxofre da Podium

Se vale a pena pagar a mais pela Podium? Para o meu bolso, vale. Até porque não rodo muito, e nos trajetos que faço, mesmo com Podium o custo de rodar na minha Intruder 125 é mais baixo que andar de ônibus.

Tá, mas e aí, virei acionista da Petrobrás? Jabazinho quem sabe? Não, apenas optei pela Podium porque tem posto BR muito confiável perto de casa e o preço é praticamente o mesmo das gasolinas de alta octanagem de outras distribuidoras. E como a Podium é uma gasolina mais ecológica, uno o útil ao agradável.
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

haendel escreveu: Fala, meu caro...

Pode me indicar mecãnico particular pra Suzukinha, no DF?

Fiz o macete. Afastei o tubo, mas não mexi no pistonete. Mesmo assim, ela passou de 30 para 32/33 km/l (mesmo com pneu maior na traseira, transmissão encurtada, bolha, alongadores e outros acr[escimos de peso )

Abraço,
Cara, não conheço nenhum mecânico particular aqui no DF, sempre levo a minha Burgman na Motoshow, concessionária Suzuki, até agora nunca tive problemas com eles. Pergunta lá no M@D - DF que o pessoal vai te orientar melhor ;-)
Imagem
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

piccoli escreveu:
Honorável guru Jotadê, (...)
como vai, Piccoli? que bom que respondeu...

Lamento que sua moto batia pino. Nas minhas duas Suzukinhas, nas quais experimentei os dois carburadores dessa linha, também invertendo-os entre elas (o VM22 original da Yes, e os BS26), nunca houve batida de pino. Talvez houvesse alguma coisa errada com o seu carburador nesse aspecto.
Mas se a Podium está satisfazendo-o, continue com ela... nada demais...

O carburador BS26 tem realmente um ponto crítico. Depois de acertado esse detalhe, as falhas de "alta" como você mencionou, somem. E sem uso de gasolina mais cara. Quanto à "baixa", o circuito é bastante sensível, e sofre efeitos do tubo enviezado antes dele. Coisa que o antigo "macete" melhorava, se não me engano experimentado por você mesmo, e com resultados favoráveis... até que, não sei o que houve com você, e isso mudou...

Eu continuei procurando melhorar essas coisas, não me satisfaço com uma solução como a sua. Essas motos não foram desenvolvidas para gasolinas de alta octanagem...

Estou atrasado em mostrar o progresso que já conseguí. Só hoje conseguí remontar o estator da Preta Garbo, após 2 semanas dela parada por causa do tempo... agora vai levar uns dias para a bateria se recuperar, e depois tentarei montar um tutorial, talvez incluindo vídeo... quem sabe você também possa se aproveitar dele.

:wink: ;-)
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu cheguei a alterar o posicionamento do coletor de ar mas não consegui tirar os parafusos do carburador para ajustar a altura da agulha. Acabei desistindo e voltei tudo ao original.
Mas o que gostaria de experimentar era algum filtro esportivo, só para ver no que dá.
;-) ;-)
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Piccoli, tem aquele tópico sobre a experiência que fiz com filtro esportivo na Preta Garbo... chegou a ver esse?... se não acompanhou, pesquise por "magnífica" lá no Motonline, tem algumas dicas a respeito. :wink:
Sabedoria
Roda Presa

Mensagem por Sabedoria »

piccoli escreveu: Mas o que gostaria de experimentar era algum filtro esportivo, só para ver no que dá.
;-) ;-)
Filtro esportivo nas Suzuki 125 só é vantajoso se vc utilizar um coletor (tubo) que mantenha o filtro no minimo a 50 mm da entrada do carburador, e fora da caixa do filtro de ar. Os filtros originais das Suzukis, de ótima qualidade e generoso tamanho, associados com uma caixa de ar de grandes proporções comparadas a capacidade volumetrica do motor já permitem uma otimização do fluxo de ar. Filtro esportivo dentro da caixa de ar não trazem ganho, pelo contrario, em relação ao filtro original. Provavelmente fui o primeiro daqui a usar filtro esportivo na Yes (Fiz esta experiencia em 2005).
Editado pela última vez por Sabedoria em 05 Ago 2009, 09:12, em um total de 1 vez.
Sabedoria
Roda Presa

Mensagem por Sabedoria »

jduarte escreveu: A gasolina Podium é mais leve do que as demais... e é mais volátil também... os carburadores das Suzuki 125 (incluindo o BS26 da moto do Piccoli) não são calibrados para essa gasolina. ;-)
bom dia

Vc poderia me indicar onde conseguiu estas informações? É no site da Petrobras? Não consegui encontrar, e preciso de dados deste tipo em relação aos diversos tipos de Diesel que existem no Brasil. Imagino que onde vc conseguiu esta informação tenha sobre Diesel também.

Abraço
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

puxa, Piccoli! desde que entrei no Orkut eu estava enganado!

a bostagem anterior serviu para eu procurar informações sobre a Pódium, porque desde que se iniciou este meu período de internet, eu nunca tinha lido sobre ela!... achava realmente que a Pódium era mais leve... e no fim, uma tabela indica que as "Premium" (onde se enquadra a Pódium, mas não fala específicamente dela) são na realidade mais densas que as comuns e comuns aditivadas...

Olha só, isso serviu para entender o porque dessa gasolina produzir os efeitos que você descreveu: mais economia, mais estabilidade no funcionamento... sendo mais densa, a bóia afunda menos do que com as outras gasolinas... afundando menos, o nível da gasolina na cuba fica levemente mais baixo, indo na mesma direção das coisas que eu faço, que é "DIMINUIR OS EXCESSOS"... muito legal!...

Desculpem o meu engano, pessoal... só agora lí sobre isso, porque realmente nunca me interessou, e eu tinha essa concepção errada...

Valeu.
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Piccoli, por falar em efeitos,

você estaria interessado em experimentar uma nova configuração no seu carburador?... claro, seu mecânico poderia fazer as alterações e você acompanharia...

Neste último teste que fiz com a Preta Garbo, 3 dias de ir para o trabalho com essa ventania "massa" que andamos tendo por aquí, mantendo um rítmo um pouco mais forte do que eu uso normalmente, exatamente para forçar o resultado, a moto chegou a um consumo de 38,24 km/l, e com desempenho muito diferente para melhor, em relação ao início dela comigo...

Gostaria de experimentar isso? o Alisson não pode continuar me ajudando no desenvolvimento... quem já está com a configuração atual (quase idêntica) é a moto que era do Elio Filho... :D
Sabedoria
Roda Presa

Mensagem por Sabedoria »

jduarte escreveu:puxa, Piccoli! desde que entrei no Orkut eu estava enganado!

Desculpem o meu engano, pessoal... só agora lí sobre isso, porque realmente nunca me interessou, e eu tinha essa concepção errada...

Valeu.

Disponha. Estou sempre disposto para alertar sobre concepções erradas.
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

rssssssssss... ridículo...

se estivesse sempre disposto a alertar alguma coisa, não teria feito a sua "bostagem" irônica e infeliz (prá não dizer doentia, perseguindo tudo o que faço desde o "ACERTO" do tubo)... medíocre.
Sabedoria
Roda Presa

Mensagem por Sabedoria »

Não é ironia não. Foi apenas um meio de vc descobrir por conta propria que estava errado. Se eu apenas tivesse escrito, vc ia desvirtuar tudo. Deste modo descobriu o erro por conta propria. Parabéns. Vc viu que o esforço necessário para separar o achismo do correto é pequeno e vale a pena.

Abraço
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Sabedoria escreveu:Não é ironia não. Foi apenas um meio de vc descobrir por conta propria que estava errado. Se eu apenas tivesse escrito, vc ia desvirtuar tudo. Deste modo descobriu o erro por conta propria. Parabéns. Vc viu que o esforço necessário para separar o achismo do correto é pequeno e vale a pena.

Abraço
nooosssaa!, e como ví!!!!...

é impossível fazer você reconhecer o correto:

http://www.motonline.com.br/?cod=6122&categoria=7 , última carta.

Um simples reposicionamento de tubo para resolver a dúvida de "potência" de um incompetente... e dois caminhos são colocados sem volta.
Sabedoria
Roda Presa

Mensagem por Sabedoria »

Exatamente Sr. João Duarte Pinto Ferrera, A minha duvida era completamente pertinente, e no inicio de 2005 eu ja via algo de falho na moto (antes mesmo de vc comprar a sua né?). Após o primeiro teste de dinamometro, que mostrou exatamente onde estava a rotação de torque maximo e a de potencia maxima, diferente das indicadas no manual, corrigi com simples regulagens no carbura.

Mas vc tem certeza de que quer continuar com isto? Não quero aqui o mesmo baixo nivel que vc fez dos outros foruns, então por favor. Basta!

Abraço
Responder