Falando um pouco sobre motos, eheheheh... longo, prá variar
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Re: Falando um pouco sobre motos, eheheheh... longo, prá variar
Concordo com vc. Mas oq vejo é.The Bat escreveu:Srs, não só as SS´s mais antigas podem estar encontadas, tb tem custom encostada em oficina, inclusive Harley´s, mas acho que isso talvez tenha um pouco haver com o perfil de quem compra as motos.
Apenas debatendo, sem preconceito, o comprador de HD geralmente pertence a uma faixa diferenciada, não é via de regra muito jovem e via de regra tem uma vida mais estável e geralmente condições de conservar a moto. Já as SS geralmente são objeto de desejo dos mais jovens, as motos mais velhas em geral tem condições de aquisição mais acessiveis mas em contra-partida tem custos manutenção elevada, dai o fato de muitas estarem em mau estado, é a história de comprar e não conseguir manter... mas não considero que as SS tem qualidade inferior ao das custos ou vice versa, são "praias" diferentes"
Dono de haley se achando o fodão pq tem filmes e a marca é um mito.
Dono de ss zero se achando o fodão pq tem uma moto cara e algumas as mais velozes do mundo.
Mas ai quando o harleiro vê um video de um cara viajando com sua motoca ele ve que é um bosta e não sabe oq o nome harley significa. Ai entra no mérito eu possuo o mito. Mas não o entendo. MUITO MENOS TENHO BUNDA PRA AGUENTAR UMA VIAGEM. TEMPO R$...
Donos de ss mesmo que harleyro. Tem o sonho de ser o valentino rossi da vida. Cai na real e vê que tb não passa de um bosta...
Ai junta tudo jaspion e harleiros e ficam na discurção idiota de que uma é melhor que a outra isso e aquilo.
PORÉM NA FUNDO DOS SEUS PENSAMENTOS; EU ´QUERIA MESMO É TER DISPOSIÇÃO DE UM MOTOBOY E FICAR O DIA TODO COM A BUNDA SENTADA NUMA MOTO. MAS NÃO POSSO. PORÉM ESTOU AINDA POR CIMA DA CARNE SECA!!!
E depoi disso pulam pra trails e bigtrails, viajam muito com muito conforto e desempenho mais do que suficiente!!! heaushuehu
Ae Kamerad "O Morcego"... nem eu disse que as esportivas são inferiores em qualidade às custom.The Bat escreveu:Srs, não só as SS´s mais antigas podem estar encontadas, tb tem custom encostada em oficina, inclusive Harley´s, mas acho que isso talvez tenha um pouco haver com o perfil de quem compra as motos.
Apenas debatendo, sem preconceito, o comprador de HD geralmente pertence a uma faixa diferenciada, não é via de regra muito jovem e via de regra tem uma vida mais estável e geralmente condições de conservar a moto. Já as SS geralmente são objeto de desejo dos mais jovens, as motos mais velhas em geral tem condições de aquisição mais acessiveis mas em contra-partida tem custos manutenção elevada, dai o fato de muitas estarem em mau estado, é a história de comprar e não conseguir manter... mas não considero que as SS tem qualidade inferior ao das custos ou vice versa, são "praias" diferentes"
Só digo e repito, são descartáveis. Tirando o fato, verdadeiro, que você citou de gente que compra moto e não tem condições de manter, quando eu digo que uma esportiva é descartável é porque, por melhor que seja a tecnologia utilizada nessas motos, é uma tecnologia descartável.
Todo ano essas esportivas tem modificações muito importantes nos motores ou no quadro. Um dia é o pistão e aumentou x mm, outro dia são as válvulas que foram modificadas, noutro dia a balança mudou, etc, etc, etc...
Porisso é já é dificil e vai ficar cada vez mais manter uma moto dessas ao longo do tempo. O felizardo que pode comprar uma zero, troca por outra depois de algum tempo e o pepino que fique com outro, pois a pequena escala de fabricação está tornando a reposição de peças proibitiva.
No caso das custom, ainda que a escala de produção não seja tão grande, as alterações mecânicas não são tão rápidas, o que traz um pouco mais estabilidade para o mercado de peças re reposição.
Quanto às motos custom encostadas, tenho visto muitas também. Na grande maioria, não por falta de peças mas por falta de dinheiro para comprar peças. A maior parte das que vejo encostadas são custom Japonesas de porte, como as Virago 750 e 110 e as Vulcan 750 e 1500. É raro ver uma Harley parada, a menos que ela seja muito antiga ou que o propri(o)tário esteja esperando a Rizzo trazer as peças.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Mas se você acha que a discussão é idiota, o que é que você tá fazendo aqui? não tem coisa melhor prá fazer?Carlos_GS500 escreveu:
Ai junta tudo jaspion e harleiros e ficam na discurção idiota de que uma é melhor que a outra isso e aquilo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Puma
errei o topico.
Editado pela última vez por Puma em 03 Ago 2009, 15:35, em um total de 1 vez.
Prezado felino com nome de esportivo brasileiro: se a moto cabe no seu bolso, esta é antes de tudo, uma moto racional. 
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- Carlos_GS500
- Dinossauro
rUSSO VAMOS FAZER UM TESTE ENTÃO?
Faça um comparativo de custo de manutenção e em eventual queda de uma custom e de uma ss.
Lembrando: não se faça de bobo em comparar uma 883 com uma srad 1000.
Compare por exemplo o exemplar top suzuki SRAD 1000 E HAYA.
cOM UM EXEMPLAR TOP DE UMA CUSTOM HARLEY.
Se for muito pq vc não tem uma top hj. Compare uma 883 com uma 750f.
Mas nós estamos no brasil não se esqueça. Compare preços da suzuki JOÃO TOLEDO COM A HARLEY GRUPO IZZO!!!
NADA DE EBAY!!!
Me prove a por b que a custom tem um mercado de peça e revenda no brasil melhor que uma ss...
Ai sim eu darei a mão a palmatória a vc!!!
Faça um comparativo de custo de manutenção e em eventual queda de uma custom e de uma ss.
Mas nós estamos no brasil não se esqueça. Compare preços da suzuki JOÃO TOLEDO COM A HARLEY GRUPO IZZO!!!
NADA DE EBAY!!!
Me prove a por b que a custom tem um mercado de peça e revenda no brasil melhor que uma ss...
Ae Kamerad Carlos: seu post mostra que nem so-le-tran-do você é capaz de entender o que eu escrevi, eheheheh... eu não falei em custo de manutenção, pois no caso de motos importadas é tudo caro, não importa se é custom ou SS.Carlos_GS500 escreveu:rUSSO VAMOS FAZER UM TESTE ENTÃO?
NADA DE EBAY!!!
Então, vou desenhar, prá ver se você entende o que eu estou tentando dizer a muitas páginas:
O que é mais fácil de encontrar por ai:
As válvulas de uma Fat Boy 98 ou as válvulas de uma RF900 98?
O jogo de discos de embreagem de uma FX 92 ou o jogo de embreagem de uma ZX9 92?
O tanque de uma Heritage 93 ou o tanque de uma FZR1000 93?
A bóia do carburador de uma Sportster 94 ou as bóias dos carburadores de uma CB600R 94?
Entendeu agora? se não entendeu, dane-se, desisto, jogo a toalha... quem sabe até me aposente!

Russo, no brasil ou no ebay ?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Russo...
Sabado tem café da manhã na izzo na batel.
Vamos lá sabado e perguntar se tem essas peças lá a pronta entrega???
Oq quebra suas pernas no seu post é que eu frequento uma mecanica que o cara só mexe em ss...
Nunca vi uma moto ficar parada lá por mais q 1 mes e meio...
Eu arrisco a apostar com vc que na suzuki que tem duas concessionarias em ctba tenha mais peças com mais facilidades que essas que vc disse na izzo!!!
Oq vc não enteu que eu disse foi o seguinte.
Eu quero saber se vc chegar no balcão de uma loja izzo vá ter essas peças dessas motos. sEM TER QUE FICAR CORRENDO ATRÁS LIGANDO PRA SP OU MESMO POR EBAY...
LEMBRANDO QUE A IZZO DE CTBA É UMA DAS MAIORES DA AMÉRICA LATINA. E AS SUZIS DE CTBA É LOJINHA E A OUTRA UMA REVENDA DE UM GRUPO DE CARROS...
PQ SE FOR PRA CORRER ATRÁS DE PEÇA EU TE GARANTO QUE ACHO ESSAS PEÇAS AI QUE VC CITOU FACIL!!!
Sabado tem café da manhã na izzo na batel.
Vamos lá sabado e perguntar se tem essas peças lá a pronta entrega???
Oq quebra suas pernas no seu post é que eu frequento uma mecanica que o cara só mexe em ss...
Eu arrisco a apostar com vc que na suzuki que tem duas concessionarias em ctba tenha mais peças com mais facilidades que essas que vc disse na izzo!!!
Oq vc não enteu que eu disse foi o seguinte.
Eu quero saber se vc chegar no balcão de uma loja izzo vá ter essas peças dessas motos. sEM TER QUE FICAR CORRENDO ATRÁS LIGANDO PRA SP OU MESMO POR EBAY...
LEMBRANDO QUE A IZZO DE CTBA É UMA DAS MAIORES DA AMÉRICA LATINA. E AS SUZIS DE CTBA É LOJINHA E A OUTRA UMA REVENDA DE UM GRUPO DE CARROS...
PQ SE FOR PRA CORRER ATRÁS DE PEÇA EU TE GARANTO QUE ACHO ESSAS PEÇAS AI QUE VC CITOU FACIL!!!
Ae Kamerad Carlos:
O problema é que você não entende o que eu estou falando e nem sabe do que está falando, eheheheh... eu não preciso ir na Izzo nem no Ebay para comprar peças prá Harley...
Em Curitiba tem três oficinas grandes que praticamente só lidam com HD e o que eles não tiverem em estoque, conseguem no máximo em 10 ou 15 dias. Só prá constar, uma delas é a do Celso (MotoBeco), a outra é a do Alexandre (Mascaro Motos) e a outra é a do Ricardo (Cabeça de Ferro). Isso fora outras três ou quatro oficinas menores...
Ainda assim, se por acaso não achar o que preciso em Curitiba, tem Sampa (Pimenta, Strocker, etc). O último lugar que eu vou procurar peça é na Izzo...
Ou seja, mais cerveja e calabreza por favor, eu estou falando de motos que estão rodando por aí a mais de 30 anos e de motos que vão rodar por mais outros 30 anos ainda... porque haverá peças para elas...
... arrisco dizer que para sempre, por toda a eternidade, ad seculum seculorem (por todos os séculos e séculos)... AMÉM!
Mas não se preocupe: o negócio de reciclagem de plástico e aluminio é promissor, eheheheheh...
O problema é que você não entende o que eu estou falando e nem sabe do que está falando, eheheheh... eu não preciso ir na Izzo nem no Ebay para comprar peças prá Harley...
Em Curitiba tem três oficinas grandes que praticamente só lidam com HD e o que eles não tiverem em estoque, conseguem no máximo em 10 ou 15 dias. Só prá constar, uma delas é a do Celso (MotoBeco), a outra é a do Alexandre (Mascaro Motos) e a outra é a do Ricardo (Cabeça de Ferro). Isso fora outras três ou quatro oficinas menores...
Ainda assim, se por acaso não achar o que preciso em Curitiba, tem Sampa (Pimenta, Strocker, etc). O último lugar que eu vou procurar peça é na Izzo...
Ou seja, mais cerveja e calabreza por favor, eu estou falando de motos que estão rodando por aí a mais de 30 anos e de motos que vão rodar por mais outros 30 anos ainda... porque haverá peças para elas...
... arrisco dizer que para sempre, por toda a eternidade, ad seculum seculorem (por todos os séculos e séculos)... AMÉM!
Mas não se preocupe: o negócio de reciclagem de plástico e aluminio é promissor, eheheheheh...

-
Jota
vc é o exemplo perfeito do pregador, russo.Russo escreveu:... arrisco dizer que para sempre, por toda a eternidade, ad seculum seculorem (por todos os séculos e séculos)... AMÉM!
do religioso pregador.
arrisco dizer que pra sempre tb encontraremos platinado pra fusca, o que o torna um carro muito mais interessante que qualquer fit, aquele carrinho japonês de plástico e alumínio.
- Saurus
- Mito
Putz!Carlos_GS500 escreveu:...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo, um amigo meu tem uma panhead 1946.
Tá encostada pq as velas tão queimando. o motor precisa de retífica e ele só acha quem faça em Sampa.
Ele pagou 20 mil na moto.
Cê acha q fez um bom negócio?
Sabe de alguém que pode ajudar ele a arrumar essa jaca?
Tá encostada pq as velas tão queimando. o motor precisa de retífica e ele só acha quem faça em Sampa.
Ele pagou 20 mil na moto.
Cê acha q fez um bom negócio?
Sabe de alguém que pode ajudar ele a arrumar essa jaca?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
e qual é o problema em ter um carro com platinado ? para alguns não é problema nenhum...Jota escreveu:vc é o exemplo perfeito do pregador, russo.Russo escreveu:... arrisco dizer que para sempre, por toda a eternidade, ad seculum seculorem (por todos os séculos e séculos)... AMÉM!
do religioso pregador.![]()
arrisco dizer que pra sempre tb encontraremos platinado pra fusca, o que o torna um carro muito mais interessante que qualquer fit, aquele carrinho japonês de plástico e alumínio.
o Russo, diferente de vc Jota, e de tantos outros aqui no fórum, gosta de mexer na moto, de fuçar, de aprender como a coisa funciona... de modificar e desenvolver componentes, de desmontar tudo pra lavar, de fuçar mesmo... isso, para ALGUNS, faz parte do prazer de ter um motocicleta... coisa que não dá pra explicar, talvez venha de berço, sei lá...
comprar uma Harley PANHEAD 1946, como o amigo do Priest citado, e correr atrás de peças e se virar pra fazer o negócio andar, às vezes vale a pena para alguns, que pensam que moto é mais do que um investimento, um amontoado de plastico, alumínio, fibra de carbono ou seja lá o que for, que não se traduz apenas em valor de tabela... claro, alguns descobrem que isso é chato, que o dinheiro é "jogado" fora... aí querem vender a bagaça por valor astronômico, depois ficam reclamando...
vc Jota sabe o que é um platinado, tavez saiba até trocar um... tem gente que nunca viu, sequer sabe que isso existiu um dia... eu penso que vc tem parâmetro para analisar e opinar sobre o funcionamento de uma ignição, pois já conhece um componente que pode servir de base de comparação... sabe que uma ignição eletrônica é mais confiável, melhor até... esse conhecimento só lhe foi possível porque vc conheceu o platinado...
com motos é semelhante... uma grande porcentagem de quem começou a andar em "bixeiras", gosta de se enveredar por aventuras como comprar uma bixeira depois de velho, já estabelecido... deixo isso para vc explicar à luz de Freud e Jung o por quê disso... talvez para relembrar de uma época que foi bem vivida...
mas quem tem 18 anos hoje, aprendeu a andar no quê ? numa CG provavelmente, que continua igual até hoje... o que mudou nela ? muito pouco...
motos japonesas ? boas claro... mas nem valor de regulagem de válvula tem mais nos manuais dessas motos... o peão não é estimulado a conhecer do funcionamento, mal sabe esticar a corrente... aqui no fórum tá cheio de exemplo assim, mas não é culpa do piloto, mas do sistema sócio-econômico-motociclistico atual....
aí o cara pode falar: "AH, mas pra quê preciso saber disso ? me basta andar..." e pronto... cada um com seus gostos...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Russo.
Vc anda no meio dos haleiros. É normal que vc tenha acessos mais rapidos a certas peças.
Vc saberia me dizer onde posso comprar peça kawa em ctba? Não né.
O alexandre da super bike tem tudo pra kawa peincipalmente as zx9.
Vc saberia dizer onde posso comprar peças pra 1100w e 750w? Não né.
Eu sei na m2 tem um monte de peças pra ela.
Entendeu agora? Vc anda no meio das custom é normal saber onde encontrar peças. Eu ando no meio dos jaspions e sei onde encontrar peças.
Não tire conclusões por vc não sabe onde encontrar certos tipos de coisas.
E pelo que sei até hj não vi uma unica harley nas ruas de ctba abaixo de 98... Pq lendo seus post´s paree que se ve harley 1979 a rodo por ai!!!
Agora me pergunto quais mecanicas que vc vai pra tirar conclusões que tem um monte de ss encostada por falta de peça? Pq nas que eu vo nunca vi.
No minimo vc esta postando algo do seu mundo de harleiro. E não postando algo que vc conhece DE FATO...
PS: JÁ ESTOU PENSANDO EM ABRIR UM TOPICO PQ NAS MECANICAS QUE VOU NÃO TEM UMA UNICA PEÇA DE HARLEY A VENDA. POR ISSO POSSO AFIRMAR QUE FALTA PEÇA DE HARLEY EM CTBA???
Vc poderia e deveria dizer que é mais facil ter cb450 rodando daqui a 20 anos que harley...
Vc anda no meio dos haleiros. É normal que vc tenha acessos mais rapidos a certas peças.
Vc saberia me dizer onde posso comprar peça kawa em ctba? Não né.
O alexandre da super bike tem tudo pra kawa peincipalmente as zx9.
Vc saberia dizer onde posso comprar peças pra 1100w e 750w? Não né.
Eu sei na m2 tem um monte de peças pra ela.
Entendeu agora? Vc anda no meio das custom é normal saber onde encontrar peças. Eu ando no meio dos jaspions e sei onde encontrar peças.
Não tire conclusões por vc não sabe onde encontrar certos tipos de coisas.
E pelo que sei até hj não vi uma unica harley nas ruas de ctba abaixo de 98... Pq lendo seus post´s paree que se ve harley 1979 a rodo por ai!!!
Agora me pergunto quais mecanicas que vc vai pra tirar conclusões que tem um monte de ss encostada por falta de peça? Pq nas que eu vo nunca vi.
No minimo vc esta postando algo do seu mundo de harleiro. E não postando algo que vc conhece DE FATO...
PS: JÁ ESTOU PENSANDO EM ABRIR UM TOPICO PQ NAS MECANICAS QUE VOU NÃO TEM UMA UNICA PEÇA DE HARLEY A VENDA. POR ISSO POSSO AFIRMAR QUE FALTA PEÇA DE HARLEY EM CTBA???
Vc poderia e deveria dizer que é mais facil ter cb450 rodando daqui a 20 anos que harley...
Enquanto isso vou lendo...
papo bom esse hehehe!
Nao acho dificil encontrar peças pra SS, nao importa onde seja, ebay ou aqui mesmo no brasil.
Nao acho que elas duram menos, mas sim que a maioria de seus donos nao cuidam seja um "mano" ou não.
Agora, qual é melhor??????? ss ou custom??????????
ainda nao sei, mas as SS me dao muito mais prazer e prefiro elas!
papo bom esse hehehe!
Nao acho dificil encontrar peças pra SS, nao importa onde seja, ebay ou aqui mesmo no brasil.
Nao acho que elas duram menos, mas sim que a maioria de seus donos nao cuidam seja um "mano" ou não.
Agora, qual é melhor??????? ss ou custom??????????
ainda nao sei, mas as SS me dao muito mais prazer e prefiro elas!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Eu tenho 23 anos e sei o q é um platinado!vc Jota sabe o que é um platinado, tavez saiba até trocar um... tem gente que nunca viu, sequer sabe que isso existiu um dia... eu penso que vc tem parâmetro para analisar e opinar sobre o funcionamento de uma ignição, pois já conhece um componente que pode servir de base de comparação... sabe que uma ignição eletrônica é mais confiável, melhor até... esse conhecimento só lhe foi possível porque vc conheceu o platinado...
com motos é semelhante... uma grande porcentagem de quem começou a andar em "bixeiras", gosta de se enveredar por aventuras como comprar uma bixeira depois de velho, já estabelecido... deixo isso para vc explicar à luz de Freud e Jung o por quê disso... talvez para relembrar de uma época que foi bem vivida...
mas quem tem 18 anos hoje, aprendeu a andar no quê ? numa CG provavelmente, que continua igual até hoje... o que mudou nela ? muito pouco...
motos japonesas ? boas claro... mas nem valor de regulagem de válvula tem mais nos manuais dessas motos... o peão não é estimulado a conhecer do funcionamento, mal sabe esticar a corrente... aqui no fórum tá cheio de exemplo assim, mas não é culpa do piloto, mas do sistema sócio-econômico-motociclistico atual....
Mas isso pq meu pai era mecânico.
Tem neguinho aí q nunca viu nem um motor aberto.
E a Fazer 250 tem no manual todas as medidas de folgas de válvulas, cabos, corrente, etc. Achei ele inclusive bem completo.
esse meu broder eu acho q eh uma panhead. Talvez seja uma knucklehead. So q a moto ta bem acabada e nada original... Ele é meio "xiita" nessas coisas de motoclube e comprou uma bicheira de um cara desses aí.
Editado pela última vez por Bira R34 em 03 Ago 2009, 17:46, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Discutir de macanica com o andrei é foda.

-
Jota
Uai, Andrei, eu compreendo perfeitamente esse prazer, mas implicar com os outros aqui no fórum faz parte do MEU prazer motociclístico. Cada um a seu modo.Andrei escreveu:e qual é o problema em ter um carro com platinado ? para alguns não é problema nenhum...Jota escreveu:vc é o exemplo perfeito do pregador, russo.Russo escreveu:... arrisco dizer que para sempre, por toda a eternidade, ad seculum seculorem (por todos os séculos e séculos)... AMÉM!
do religioso pregador.![]()
o Russo, diferente de vc Jota, e de tantos outros aqui no fórum, gosta de mexer na moto, de fuçar, de aprender como a coisa funciona... de modificar e desenvolver componentes, de desmontar tudo pra lavar, de fuçar mesmo... isso, para ALGUNS, faz parte do prazer de ter um motocicleta... coisa que não dá pra explicar, talvez venha de berço, sei lá...
Grande abraço
P.S.: espetacular sua moto, vi no churrastiba quando vc nos passou na estrada de terra e o Deco gritou, de dentro da van: -olha, acabamos de ser ultrapassados por uma sahara.
parabéns pela vermelha e branca, muito bem cuidada e linda.