MT-03 - primeiras impressões

Grupo de discussão geral sobre motos.
nina

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por nina »

pronto.

vai por água abaixo minha pretensão.

:lol:
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Jota escreveu:
Gaúcho, vc consegue me explicar como tem gente que defende as 5 marchas. Ainda mais em motos MANQUÍSSIMAS, do tipo MT-03, DR650, XRE300, etc?
realmente inexplicável............lembro q existiram motos de competição OFF q chegaram a usar 4 marchas , SNME a WR ou YZ.

os caras falavam em tirar peso do motor......eixo menor, + fino e c menos 2 engrenagens.

mas p mim a 6ª faz muita falta a várias motos .......algumas deveriam ter 7 ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

Gaucho escreveu:
mas p mim a 6ª faz muita falta a várias motos .......algumas deveriam ter 7 ;-)
x2.

essas motoquinhas do tipo twister, fazer, xre300, cbr300 se beneficiariam muito das 7 marchas.

pra uma moto de 90kg e 50hp, que não precisa passar de 90km/h 4 marchas tá muito bom, mas pra essas carniças lentas que se propõem a ser usadas na cidade e na estrada uma sétima marcha seria um excelente benefício.
LeandroMarques
Roda Presa

Mensagem por LeandroMarques »

Jota, não acho a MT-03 "MANQUÍSSIMA", a 6ª marcha seria ideal apenas pra não deixar o giro dela tão alto quando se anda na casa dos 140km/h +/-...

A 6ª marcha seria pouco usada, mas deixaria a moto redondinha, só pra dar aquela folga em velocidades maiores e não ficar berrando. :wink:

Mamm, era você mesmo... Acho que estava vendo um protetor de coluna. Isso? :-D

Então, essa que passa na beiramar é bem provável que seja a minha. Passo sempre por volta das 8h...8h30 sentido norte da ilha - Centro e estaciono alí naquele estacionamento da Felipe Schmidt mesmo! :lol: :lol: Floripa é um ovo, não tem como se esconder...

Outro dia, saindo desse estacionamento, encontrei uma com placa de Fortaleza passando. Parei pra conversar com o dono e ele tinha acabado de comprar na BMW. Foi daí que me bateu a curiosidade de ajustar a mola, a dele tava no suave total, muito mais baixa que a minha, que andava com a mola no normal.

Você falou do óleo e filtro, com quantos km está a tua?

Sobre a bolha, lá na comunidade do orkut alguns colocaram, eu não sou muito fã, a única que gostei é uma BEM pequena, que cobre um pouco além do painel. Se encontrar foto eu posto aqui! Bolha e bauleto são coisas que eu não sou mt adepto... hehehehe

Sergiorm,

pelo que o pessoal relata lá na comunidade sobre o filtro de ar e a vela iridium, a melhora é notável. Dizem que reduz bastante os pipocos e falha bem menos.

Nina,

dá uma pesquisada! A Yamaha fez uma "promoção" de fábrica, entrada + 24x sem juros, mas consideraram o preço dela em 27,5 e a entrada tem que ser de 64%... :x :-(

Aí em concessionária de SP tem MT-03 0km a 23.000, aceitando usada de entrada e financiando o resto com taxa de tabela das motos 1000cc. Pelo que a moto oferece, eu acho que é uma ótima compra.

Tem algumas usadas tbm, muitas com menos de 5 mil km, já financiadas... Muita gente tá esperando a 2009 (que provavelmente será 2010 já), certamente virá novas cores, mas o preço vai aumentar. Ou seja, pegar uma 2008 0km ainda é um bom negócio.

Qualquer dúvida que tiver, fique a vontade de perguntar!

Abraços!
MT-03
whitedeath
Motociclista

Mensagem por whitedeath »

LeandroMarques escreveu:Jota, não acho a MT-03 "MANQUÍSSIMA", a 6ª marcha seria ideal apenas pra não deixar o giro dela tão alto quando se anda na casa dos 140km/h +/-...

A 6ª marcha seria pouco usada, mas deixaria a moto redondinha, só pra dar aquela folga em velocidades maiores e não ficar berrando. :wink:

Então, essa que passa na beiramar é bem provável que seja a minha. Passo sempre por volta das 8h...8h30 sentido norte da ilha - Centro e estaciono alí naquele estacionamento da Felipe Schmidt mesmo! :lol: :lol: Floripa é um ovo, não tem como se esconder...

Outro dia, saindo desse estacionamento, encontrei uma com placa de Fortaleza passando. Parei pra conversar com o dono e ele tinha acabado de comprar na BMW. Foi daí que me bateu a curiosidade de ajustar a mola, a dele tava no suave total, muito mais baixa que a minha, que andava com a mola no normal.

Sobre a bolha, lá na comunidade do orkut alguns colocaram, eu não sou muito fã, a única que gostei é uma BEM pequena, que cobre um pouco além do painel. Se encontrar foto eu posto aqui! Bolha e bauleto são coisas que eu não sou mt adepto... hehehehe

Sergiorm,

pelo que o pessoal relata lá na comunidade sobre o filtro de ar e a vela iridium, a melhora é notável. Dizem que reduz bastante os pipocos e falha bem menos.

Nina,

dá uma pesquisada! A Yamaha fez uma "promoção" de fábrica, entrada + 24x sem juros, mas consideraram o preço dela em 27,5 e a entrada tem que ser de 64%... :x :-(

Aí em concessionária de SP tem MT-03 0km a 23.000, aceitando usada de entrada e financiando o resto com taxa de tabela das motos 1000cc. Pelo que a moto oferece, eu acho que é uma ótima compra.

Tem algumas usadas tbm, muitas com menos de 5 mil km, já financiadas... Muita gente tá esperando a 2009 (que provavelmente será 2010 já), certamente virá novas cores, mas o preço vai aumentar. Ou seja, pegar uma 2008 0km ainda é um bom negócio.

Abraços!
Eu queria ver essa bolha brother me passa o link dessa comunidade
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
LeandroMarques
Roda Presa

White, segue uma das fotos que encontrei:

O tópico na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... na=1&nst=1

Bolha da PUIG

http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... sWlPXr.jpg

Agora, a que eu queria mesmo é essa que tem no site da Yamaha:

http://www.yamaha-motor-europe.com/acce ... /MTS1/MT03

http://www.yamaha-motor.co.uk/Images/Lo ... 207140.pdf (catálogo da Inglaterra, com preços e fotos melhores)

Essa bolha, esse monoposto e só. Ia dar outra cara à moto. (Se bem que esse escape Akrapovic também é uma beleza)
MT-03
whitedeath
Motociclista

LeandroMarques escreveu:White, segue uma das fotos que encontrei:

O tópico na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... na=1&nst=1

Bolha da PUIG

http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... sWlPXr.jpg

Agora, a que eu queria mesmo é essa que tem no site da Yamaha:

http://www.yamaha-motor-europe.com/acce ... /MTS1/MT03

http://www.yamaha-motor.co.uk/Images/Lo ... 207140.pdf (catálogo da Inglaterra, com preços e fotos melhores)

Essa bolha, esse monoposto e só. Ia dar outra cara à moto. (Se bem que esse escape Akrapovic também é uma beleza)
É essa bolha mesmo que o MT tá vendo de importar pra mim :-D
Que bom agora eu sei como ela fica na moto
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
nina

Mensagem por nina »

leandro, vlw!
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

LeandroMarques escreveu:Jota, não acho a MT-03 "MANQUÍSSIMA", a 6ª marcha seria ideal apenas pra não deixar o giro dela tão alto quando se anda na casa dos 140km/h +/-...

Sergiorm,

Nina,

Abraços!
Leandro, não liga pro Jota não, ele é gente boa mas é o fundador e presidente honorário da AFPQTCHFMM aqui do M@D - Associação dos Fomentadores de Picuinhas Que Tem Como Hobby Falar Mal da MT. Acho que é tesão enrustido pela MT... :lol:

Deixa eu repetir o que falei antes pra ver se desta vez o pessoal entende: a MT não precisaria de 6ª marcha, um motor com este torque todo se viraria bem até com 4 (3 de potência e uma overdrive). Lembra dos V8 de antigamente, que se viravam com só 3 marchas? Quem precisa de trocentas marchas é motor altamente especializado, de alta potência, que só produz torque numa faixa estreita de rotação (o oposto do motor da MT/XTzona). Na MT só precisava alongar a 5ª mesmo, transformar a 5ª em overdrive, era só Dona Yamaha ter colocado uma engrenagenzinha de 5ª diferente no câmbio. Jota, tá bom agora ou será que precisa desenhar?

Caramba meu, tu és o responsável pelas duas "visões MTísticas" então??? Que mundo pequeno... Meu pai é o cara do Fusion prata, que estacionava praticamente ao lado da tua moto. Agora o escritório dele mudou de lugar, ele não usa mais aquela garagem.

A minha tá com 3.000Km. Troquei o óleo com 500Km (não quis esperar até a primeira revisão, acho muito tempo pra deixar as limalhas do amaciamento boiando no óleo eheh), pedi pra eles não trocarem na revisão e troquei agora de novo aos 3.000. Acho muito esperar até os 10.000 cfe. o manual recomenda (9.000 com o mesmo óleo??? :shock:). Tô usando Motul 5100 (sintético), troco em casa mesmo.

Sobre a bolha, botei esta aqui (fui flagrado indo pro trabalho, fotos de celular, não reclamem da qualidade eheh):

Imagem
Imagem

É uma da Givi específica para MT, comprei na Adão Metais. Melhorou MUITO na estrada, tirou a ventania do peito e jogou pros ombros/capacete. Não me sinto mais uma vela (de barco) segurando a bichinha acima dos 100Km/h eheh.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
whitedeath
Motociclista

"mamm2" bunita essa bolha tb + eu sou + estilo jaspion pra mim a outra é + invocada kkk a minha to trocando oleo pela 2°vez hoje 5mil km se eu não me engano oleo nela é de 5 em 5 hem e não 10 hem
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Ah, a regulagem da mola: dizem os entendidos que a regulagem ideal de pré-carga para não subutilizarmos uma suspensão é que, quando o piloto subir na moto e tirar os pés do chão (ou seja, peso da moto + peso do piloto totalmente sobre as rodas), sejam pré-consumidos de 1/4 (para mais esportividade) até 1/3 (para mais conforto) do curso de suspensão disponível. Na prática, no caso da MT: meça a distância do centro do eixo traseiro até um ponto fixo no chassis (sugiro o centro de um dos parafusos de fixação da alça do garupa) com a roda traseira fora do chão (moto levantada) e depois meça de novo com a moto no chão e piloto em cima. Na traseira da MT temos 12cm de curso, então o ideal é que a diferença entre as duas medidas (ou seja, o quanto ela "baixa" ao subirmos nela) esteja entre 3cm e 4cm.

Na minha, afrouxei bem a mola, levantei a moto, fiz a primeira medição, baixei a moto, botei no cavalete de balança (pra apoiar o peso na mola e ela não cair quando eu subisse em cima e tirasse os pés do chão eheh), subi, medi, apertei a mola, medi, apertei, medi, apertei, etc até chegar numa "baixa" de 3cm (1/3 de curso total). Feito isto, apertei a contra-porca para travar a regulagem e medi o comprimento final da mola: estava exatamente os 17cm originais com que ela vem de fábrica! Ou seja, não precisava ter feito nada! O cara que regula na fábrica também deve ter 79Kgs eheh...

Quando viajo com a patroa + alforjes, claro que moto desce mais, então saio do extremo "esportividade" e me aproximo (quem sabe até ultrapasse, não medi) do extremo "conforto".

Na dianteira não podemos fazer nada, né? Só confiar na Dona Yamaha...

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

mamm2 escreveu:Na dianteira não podemos fazer nada, né? Só confiar na Dona Yamaha...
Trocar o óleo de suspensão ;-)

GS500 vem com um "10w soya" na suspensão dianteira, menos de 1.000km passei pra 15w motul, mudou da agua pro vinho!
Quem só pega asfalto pode colocar 20w ;-)
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

whitedeath escreveu:"mamm2" bunita essa bolha tb + eu sou + estilo jaspion pra mim a outra é + invocada kkk a minha to trocando oleo pela 2°vez hoje 5mil km se eu não me engano oleo nela é de 5 em 5 hem e não 10 hem
whitedeath, bonita nenhuma bolha é, qualquer uma estraga o visual de uma naked, mas foda-se, passei da fase "boniteza", tô na fase "conforteza"... :lol:

O manual recomenda trocar nas revisões, ou seja, 1.000Km, 10.000Km, 20.000Km (igual a Xtzona), pode olhar lá! :shock: Absurdo mesmo, por isto que o meu será de 2.500 em 2.500.

mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

luigi escreveu:
mamm2 escreveu:Na dianteira não podemos fazer nada, né? Só confiar na Dona Yamaha...
Trocar o óleo de suspensão ;-)

GS500 vem com um "10w soya" na suspensão dianteira, menos de 1.000km passei pra 15w motul, mudou da agua pro vinho!
Quem só pega asfalto pode colocar 20w ;-)
É vero! Mas até que a frente da MT não compromete, é firminha, combina com a traseira bem dura. Acho que só dei final de curso uma vez na frente da minha, numa freiada MUITO forte com moto carregada (garupa & alforjes). Mas ainda estou em dúvida se o "clunk" que deu foi mesmo o final de curso na frente ou algum órgão interno meu batendo no tanque... :lol:

LeandroMarques
Roda Presa

mamm2 escreveu: Caramba meu, tu és o responsável pelas duas "visões MTísticas" então??? Que mundo pequeno... Meu pai é o cara do Fusion prata, que estacionava praticamente ao lado da tua moto. Agora o escritório dele mudou de lugar, ele não usa mais aquela garagem.

A minha tá com 3.000Km. Troquei o óleo com 500Km (não quis esperar até a primeira revisão, acho muito tempo pra deixar as limalhas do amaciamento boiando no óleo eheh), pedi pra eles não trocarem na revisão e troquei agora de novo aos 3.000. Acho muito esperar até os 10.000 cfe. o manual recomenda (9.000 com o mesmo óleo??? :shock:). Tô usando Motul 5100 (sintético), troco em casa mesmo.
:lol: Logo notei que o cara do Fusion prata olhava bastante pra MT quando eu cruzava com ele saindo do estacionamento. Tá explicado! hahaha

Sobre o óleo, é de 5 em 5 mil km mesmo. Pág. 6-6 do manuel. Troquei lá na concessionária mesmo, deu uns 58 pila os 3L de óleo, já com a troca.

Pra corrente, tem usado o que? Ela veio com aquela pasta branca, mas tá maluco, além de sujar bastante a roda, placa e a parte debaixo do escape, junta uma areia do cão... Limpei a corrente e to usando aquele Repsol Chain Lube, 20 pila e lubrifica bem (além de ser facinho de passar)
MT-03
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

LeandroMarques escreveu:Sobre o óleo, é de 5 em 5 mil km mesmo. Pág. 6-6 do manuel.
Sério? Juro que não lembro disto (frase preferida dos políticos brasileiros :lol:), vou olhar quando chegar em casa. Das minhas leituras do manual sobrou a informação "troca somente junto com revisões". Mas que bom que a recomendação é de 5 em 5mil Km, uma cagada a menos da Yamaha.
LeandroMarques escreveu:Pra corrente, tem usado o que? Ela veio com aquela pasta branca, mas tá maluco, além de sujar bastante a roda, placa e a parte debaixo do escape, junta uma areia do cão... Limpei a corrente e to usando aquele Repsol Chain Lube, 20 pila e lubrifica bem (além de ser facinho de passar)
Escova de dente + querosene -> água -> chain lube da Motul a cada 500Km mais ou menos. Ele é muito bom, mas é bom saber que o Repsol é bom também (é mais barato :lol:), da próxima vez vou de Repsol. Graxa branca é terrível, melhor não passar nada. A minha também veio com esta porcaria, tirei na primeira semana. Dá uma pena ver as correntes das R1 0Km (ou saindo da oficina) entupidas de graxa branca lá na Geração...

nina

Mensagem por nina »

continuo.
dtguga
Roda Presa

Mensagem por dtguga »

opa, to vendo que a ilha ta bombando ! Algum dos dois mora no sul da ilha? ou pelo menos estava de passagem por aqui hoje ? Cruzei com uma mt03 no trevo do rio tavares, e não é exatamente comum ver mt03 por aqui...
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97

Ex - fazer 250 2006 !

Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

dtguga escreveu:opa, to vendo que a ilha ta bombando ! Algum dos dois mora no sul da ilha? ou pelo menos estava de passagem por aqui hoje ? Cruzei com uma mt03 no trevo do rio tavares, e não é exatamente comum ver mt03 por aqui...
Opa! Não era eu não. E...

WELL COME dtguga!!! :boff: :lol:

sergiorm
Novato

Mensagem por sergiorm »

"pelo que o pessoal relata lá na comunidade sobre o filtro de ar e a vela iridium, a melhora é notável. Dizem que reduz bastante os pipocos e falha bem menos."

Troquei apenas a vela (não chegou o filtro ainda) e aparentemente ficou um pouco mais constante a rotação. Os pipocos estão iguais, mas a partida é sempre instantânea.

Também to usando esse Repsol, ainda não acertei a quantidade certa (acabo usando um pouco mais e espirra na primeira saida na roda toda). Pra conseguir tirar toda a graxa que veio na corrente, tive que tirar inclusive a tampa do pinhão pra limpar com um pincel e querosene. Mas depois é só alegria.

Pra aliviar o motor um pouco, troquei a relação pela da XT com 45 dentes. Como o mann disse, o motor tem tanto torque que não senti diferença nenhuma na aceleração o retomada.

Ohhh trator bão de curva.... Tô louco pra fazer um curso como o do Tite. Deixa o tempo melhorar e sobrar um $$$...
SergioRM
-------------------------------------------------
São Paulo - SP

Atuais:
MT-03 2008
ZX6R 20010
Lead 2012

Imagem
Responder