Como se avalia a potência de uma moto?
Re: Como se avalia a potência de uma moto?
por favor leia o calculo que o Ammit fez ...Metal Command escreveu:Essa moto nao "ferra" com nenhum calculo de torque e potencia e nao e uma excessao a regra, muito menos as leis da fisica. Se vc entender como Forca, Aceleracao, Torque, Trabalho e Potencia agem no funcionamento do motor e conhecer a relacao das engrenagens que vao na transmissao vai ver que ela nao redefine nenhuma lei da fisica.#NETTO# escreveu:tem uma moto que ferra com todos esses calculos de torque e potencia ...
e o caso da bandit 1200 , apesar de ela ter so 98 cv se o cara for macho ela pode atingir 260 a 280 por hora com facilidade ....
claro que a relaçao de marchas dela e bem longa , e apesar de ela ter so 98 cv de potencia , ela gera torque de 11,4 kgf ...
portanto a cilindrada do motor , e o torque gerado tambem influi na velocidade final que pode se alcançar mesmo com menos cavalos ...
vlw :)
Bandit 1200 "stock" chegar "facil" a 260-280 km/h? Hummmm.... Quando de erro no velocimetro? Uns 15-20%?
Neto > GSX 650 F :)

- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
top_dog escreveu:Chedid,
Chega um patamar de velocidade e aceleracao que pra qualquer aumento pequeno, e necessario quase o dobro da potencia anterior.
Um caminhao teria capacidade de chegar nos 320km/h, se a aerodinamica dele fosse tao boa quanto a da haya e tivesse um reta longa o bastante e claro o cambio tivesse relacao adequada..
Tu ja andou em um cavalo sem a carreta?
Eu tomei bucha de um, ate os 170km/h o audi a3 180cv que eu tava nao alcancou o volvo nh12 interculado nao.
Bom com relacao ao teu up, vais ter 150% a mais de potencia quase, e de torque 100% a mais...
E um belo UP.
Mas nao se pegeu nisso. Olhe os dado de 0 a 100 dela, retomada, velocidade maxima no GPS, comportamento dinamico (ou eja, como ela faz curva), como ela freia...
Potencia por si so nao diz muita coisa.
tem muita gente que tem GS aqui e nao e xiita... conversa com eles e via mp, senao vai aparecer mais um topic o cheio de piadinhas... hehe.
ótimo top_dog, não pensei q seria tanta diferença assim. Teria alguns GSzeiros pra me indicar para fazer esta pesquisa de campo?
Vixe cara tem que olhar pelo forum, ma de cabeca tem o Carlo_GS500 e o luigi, acho que a fernanda ja teve gs tambem, o Jota e mais uma galera...Chedid escreveu:top_dog escreveu:Chedid,
Chega um patamar de velocidade e aceleracao que pra qualquer aumento pequeno, e necessario quase o dobro da potencia anterior.
Um caminhao teria capacidade de chegar nos 320km/h, se a aerodinamica dele fosse tao boa quanto a da haya e tivesse um reta longa o bastante e claro o cambio tivesse relacao adequada..
Tu ja andou em um cavalo sem a carreta?
Eu tomei bucha de um, ate os 170km/h o audi a3 180cv que eu tava nao alcancou o volvo nh12 interculado nao.
Bom com relacao ao teu up, vais ter 150% a mais de potencia quase, e de torque 100% a mais...
E um belo UP.
Mas nao se pegeu nisso. Olhe os dado de 0 a 100 dela, retomada, velocidade maxima no GPS, comportamento dinamico (ou eja, como ela faz curva), como ela freia...
Potencia por si so nao diz muita coisa.
tem muita gente que tem GS aqui e nao e xiita... conversa com eles e via mp, senao vai aparecer mais um topic o cheio de piadinhas... hehe.
ótimo top_dog, não pensei q seria tanta diferença assim. Teria alguns GSzeiros pra me indicar para fazer esta pesquisa de campo?
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Esses cálculos de velocidade baseados em medidas de pneus e relação, ou em dinamômetro nunca levam em conta a resistência aerodinâmica. Nunca vi uma Bandit 1250 alcançar mais que 235km/h reais em teste algum. Isso foi numa Revista da MOTO! Numa MOTOCICLISMO italiana, deu 231km/h e na MOTOCICLISMO nacional deu uns 217km/h.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- Saurus
- Mito
Peso, atrito e resistência aerodinâmica se traduzem em forças contrárias ao movimento que podem ser classificadas como ARRASTO.
Daí a preocupação dos fabricantes em aperfeiçoar a aerodinâmica e reduzir o peso. Claro que aumentar a potência também, mas o ganho com melhoria de aerodinâmica e redução de peso são maiores do que 5~7hp.
Caminhão com 180cv não chega a aos 300 km/h porque tem muito peso e elevado coeficiente aerodinâmico (Cx), ou seja, um prostituta arrasto.
Um Bugati Veyron, para chegar a pouco mais de 400 km/h precisou de mais de 1Khp de potência, uma prostituta aerodinâmica e baixíssimo peso. Esse carro é fruto do que há de mais moderno em termos de motores de automóveis, seleção de materiais leves e resistentes e aerodinâmica aplicada á indústria automobilística.
Um F1 precisa de mais de 800hp para conseguir andar perto dos 320~340 Km/h e mesmo assim tem que contar com baixíssimo peso e aerodinâmica primorosa.
A Hayabusa, para ultrapassar por pouco os 320 km/h teve que fazer centas horas de simulação e aperfeiçoamento em túnel de vento, desenvolvimento de mecânica apuradíssima (até com multiinjeção por cilindro, ram-air, válvulas de titânio e mais o escambau à quatro) para conseguir pouco mais de 200hp de potência.
Um Dragster cuja potência fica em tôrno dos 6Khp pode chegar perto dos 500 Km/h.
O ThrustSSC, para quebrar a barreira do som com um veículo terrestre precisou de duas turbinas de caças Phanton F4, somando mais de 22.300 Kgfm de empuxo e 70Khp.
Vocês já perceberam o "body shape" e a preocupação com peso desses veículos? Tudo isso, amigos, é para reduzir arrasto, o grande vilão inimigo do desempenho de veículos motorizados. Quanto maior o peso e pior a aerodinâmica, maior o arrasto, pior o desempenho.
Daí a preocupação dos fabricantes em aperfeiçoar a aerodinâmica e reduzir o peso. Claro que aumentar a potência também, mas o ganho com melhoria de aerodinâmica e redução de peso são maiores do que 5~7hp.
Caminhão com 180cv não chega a aos 300 km/h porque tem muito peso e elevado coeficiente aerodinâmico (Cx), ou seja, um prostituta arrasto.
Um Bugati Veyron, para chegar a pouco mais de 400 km/h precisou de mais de 1Khp de potência, uma prostituta aerodinâmica e baixíssimo peso. Esse carro é fruto do que há de mais moderno em termos de motores de automóveis, seleção de materiais leves e resistentes e aerodinâmica aplicada á indústria automobilística.
Um F1 precisa de mais de 800hp para conseguir andar perto dos 320~340 Km/h e mesmo assim tem que contar com baixíssimo peso e aerodinâmica primorosa.
A Hayabusa, para ultrapassar por pouco os 320 km/h teve que fazer centas horas de simulação e aperfeiçoamento em túnel de vento, desenvolvimento de mecânica apuradíssima (até com multiinjeção por cilindro, ram-air, válvulas de titânio e mais o escambau à quatro) para conseguir pouco mais de 200hp de potência.
Um Dragster cuja potência fica em tôrno dos 6Khp pode chegar perto dos 500 Km/h.
O ThrustSSC, para quebrar a barreira do som com um veículo terrestre precisou de duas turbinas de caças Phanton F4, somando mais de 22.300 Kgfm de empuxo e 70Khp.
Vocês já perceberam o "body shape" e a preocupação com peso desses veículos? Tudo isso, amigos, é para reduzir arrasto, o grande vilão inimigo do desempenho de veículos motorizados. Quanto maior o peso e pior a aerodinâmica, maior o arrasto, pior o desempenho.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ae Kameraden:
Esse link ajuda a entender um pouco da relação entre torque e potência:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-pot ... nergia.htm
*http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-pot ... nergia.htm[/web]
Esse link ajuda a entender um pouco da relação entre torque e potência:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-pot ... nergia.htm
*http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-pot ... nergia.htm[/web]

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Metal Command
- Motociclista
Eu nunca vi a curva de torque dessa moto, mas a menos que ela tenha uma curva atipica com torque alto mais para o final a faixa de rpm, o que nao acredito que seja o caso, e com essa relacao de marcha mais "longa", eu DUVIDO que ela chegue a 260 km/h, e ate para chegar nesses 230 km/h testado nao deve ser "facil", justamente por causa dessa relacao de marcha.
A V-Max pelos calculos tem velocidade final de 245 km/h. Ela tem uma relacao de marcha mais "curta", o que se traduz em mais aceleracao e menos velocidade final, e 11.2 kgf.m de torque NA RODA (nao sei se esses 11.4 kgf.m da Bandit sao na roda ou no motor ainda). Sabendo como ela se comporta passando de 220 km/h justamente pela aerodinamica pobre dela, imagino que a Bandit se comporte da mesma maneira ou pior.
A V-Max pelos calculos tem velocidade final de 245 km/h. Ela tem uma relacao de marcha mais "curta", o que se traduz em mais aceleracao e menos velocidade final, e 11.2 kgf.m de torque NA RODA (nao sei se esses 11.4 kgf.m da Bandit sao na roda ou no motor ainda). Sabendo como ela se comporta passando de 220 km/h justamente pela aerodinamica pobre dela, imagino que a Bandit se comporte da mesma maneira ou pior.
Saurus, a aerodimaica dos F1 e a PIOR de todas.
A aerodinamica deles foi desenvolvida pra grudar o carro no chao, e nao pra atingir alta velocidades.
O arrasto de um carro normal e em torno de Cx = 0.30, o de um forumla 1 e mais de 1.00
A aerodinamica deles foi desenvolvida pra grudar o carro no chao, e nao pra atingir alta velocidades.
O arrasto de um carro normal e em torno de Cx = 0.30, o de um forumla 1 e mais de 1.00
#NETTO# escreveu:por favor leia o calculo que o Ammit fez ...Metal Command escreveu:Essa moto nao "ferra" com nenhum calculo de torque e potencia e nao e uma excessao a regra, muito menos as leis da fisica. Se vc entender como Forca, Aceleracao, Torque, Trabalho e Potencia agem no funcionamento do motor e conhecer a relacao das engrenagens que vao na transmissao vai ver que ela nao redefine nenhuma lei da fisica.#NETTO# escreveu:tem uma moto que ferra com todos esses calculos de torque e potencia ...
e o caso da bandit 1200 , apesar de ela ter so 98 cv se o cara for macho ela pode atingir 260 a 280 por hora com facilidade ....
claro que a relaçao de marchas dela e bem longa , e apesar de ela ter so 98 cv de potencia , ela gera torque de 11,4 kgf ...
portanto a cilindrada do motor , e o torque gerado tambem influi na velocidade final que pode se alcançar mesmo com menos cavalos ...
vlw :)
Bandit 1200 "stock" chegar "facil" a 260-280 km/h? Hummmm.... Quando de erro no velocimetro? Uns 15-20%?
Sim, de acordo com meu cálculo, era pra ela estar perto dos 280km/h reais, mas eu também disse que essa moto não parece nem um pouco estar original, só olhar pra rotação de troca de marcha. O cara só troca de marcha bem acima da rotação de potência máxima original, a marcha nem cai abaixo dos 9000rpm (potência máxima original é a 8500rpm).
Agora, esse cálculo é mecânico, se a moto está a 10k rpm, está próximo dos 280km/h, se for em um dinamômetro ou na rua não faz diferença. A única diferença é que no dinamômetro a roda estaria a essa velocidade, por isso q até eu de bike posso chegar a 100km/h em um dinamômetro sem nenhum arrasto aerodinâmico.
Ai eu vou discordar de vc no ponto em que o peso tem muita influência na velocidade final.Saurus escreveu:Um Bugati Veyron, para chegar a pouco mais de 400 km/h precisou de mais de 1Khp de potência, uma prostituta aerodinâmica e baixíssimo peso. Esse carro é fruto do que há de mais moderno em termos de motores de automóveis, seleção de materiais leves e resistentes e aerodinâmica aplicada á indústria automobilística.
Falando a grosso modo, na aceleração o que importa é pouco peso e muita potência. por isso uma moto de 24cv e 135kg (twister por exemplo) tem muito mais aceleração que um carro de 70cv e 1ton (qualquer 1.0 atual).
Já no caso de velocidade final, o que é mais importante é a aerodinâmica e potência. Utilizando o exemplo anterior, o carro teria a velocidade final por volta dos 160km/h enquanto a moto para antes dos 140km//h.
Claro que o peso influencia na velocidade final e a aerodinâmica na aceleração, mas em proporções muito menores aos dos outros fatores.
O Veyron só passados 400km/h se vc melhorar a aerodinâmica dele (parar o carro e mandar travar o aerofólio). Ai vc vê o tanto que a aerodinâmica influencia na velociade final. Mmesmo ele sendo uma jaca absurdamente pesada (pesa 2 toneladas, não é nada leve) passa dos 400km/h.
Os carros de F1 não passam muito dos 350km/h, simplesmente pq não foram feitos para terem velocidade final, foram feitos para "andar rápido". Então é mais importante eles terem uma aerodinâmica ruim para velocidade final, mas boa para fazer curva rápido, assim como a sua relação de marcha é curta, para acelerarem o mais rápido possível e não pra atingir a maior velocidade possível.
- gringo_killer
- Dinossauro
Pra mim é o seguinte: sobe nela e afunda a mão... se ela vir nos peitos a potência já tá boa, se não vir quer dizer que ainda está faltando.Como se avalia a potência de uma moto
Ou seja, a moto que tenho hoje ainda é pouco.
Preciso trabalhar mais.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
- gringo_killer
- Dinossauro
Top_dog, ao meu ver depende de qual ótica tu fala em aerodinâmica. Eu sei que é uma só, mas é diferente comparar a má aerodinâmica de um caminhão e um F1. Em questão de deslocamento, a aero de um F1 é muito próxima da perfeição, diferindo-se pelo fato das asas projetarem o carro em uma resultante abaixo da linha do horizonte, mantendo o carro no chão.top_dog escreveu:Saurus, a aerodimaica dos F1 e a PIOR de todas.
Teoricamente, isso é tão consistente que se um F1 puder manter uma velocidade mínima X (creio ser acima de 230km/h, depende da configuração aero), o carro poderia andar sobre um "teto" de um túnel.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Sim, e exatamente o que eu falei hehehecg_killer escreveu:Top_dog, ao meu ver depende de qual ótica tu fala em aerodinâmica. Eu sei que é uma só, mas é diferente comparar a má aerodinâmica de um caminhão e um F1. Em questão de deslocamento, a aero de um F1 é muito próxima da perfeição, diferindo-se pelo fato das asas projetarem o carro em uma resultante abaixo da linha do horizonte, mantendo o carro no chão.top_dog escreveu:Saurus, a aerodimaica dos F1 e a PIOR de todas.
Teoricamente, isso é tão consistente que se um F1 puder manter uma velocidade mínima X (creio ser acima de 230km/h, depende da configuração aero), o carro poderia andar sobre um "teto" de um túnel.