Como se avalia a potência de uma moto?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gaucho

Re: Como se avalia a potência de uma moto?

Mensagem por Gaucho »

Russo,

os motores HDs q são usados na Buell

o 1000 gira + q o 1200 p q ?.........eles usam os mesmos pistões/cilindros ;-)

biela longa + vira curto = maior giro e maior potência em giros altos (amanssaram a 1000)

biela curta + vira longo = maior torque c menos giro.

esse motor da Buell 1000 é de longe o melhor motor original da HD (superquadrado)
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Vamos lá.

Potência = Trabalho / Tempo. OU Seja, potência é a capacidade de realizar trabalho em um determinado tempo. Quantou mais trabalho ou quanto menor tempo, maior a potência.

Trabalho = Força X Deslocamento.

E Força = Massa X aceleraçao.

Juntando tudo:

POtência = (Massa X Aceleração X Deslocamento)/Tempo

OU seja, quanto maiores forem a Massa, ou a Aceleração ou o Deslocamento em um determinado tempo, maior potência você está gerando. E quanto menor este tempo, mais potência você está gerando:

Vamos lá a alguns exemplos:

Uma moto de 250kg (R1 + piloto )e 180cv (POTÊNCIA) Tem uma grande aceleração, uma pequena massa e um pequeno deslocamento. Mas ela acelera num curtíssimo espaço de tempo.

Um Audi A3 de 1300kg e 180CV de potência: Tem uma massa maior para acelerar, vai demorar mais e ter um deslocamento maior. mas ele acelera uma massa bem maior, por isso, gera potência igual.

Um caminhãozinho Volkswagen de 8 toneladas e 180CV: Ele acelera beeem devagar uma massa muiiiito maior em um delocamento maior. Mas o tempo que leva também é bem maior.

Por isso, quando for tentar imaginar um desempenho com base no número da potência, tenha sempre em mente, a Massa, a Aceleração, o Deslocamento e o Tempo, as grandezas físicas que compõe a potêncai!
;-)
Versys 650 S ABS
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Gaucho escreveu:Russo,

os motores HDs q são usados na Buell

o 1000 gira + q o 1200 p q ?.........eles usam os mesmos pistões/cilindros ;-)

biela longa + vira curto = maior giro e maior potência em giros altos (amanssaram a 1000)

biela curta + vira longo = maior torque c menos giro.

esse motor da Buell 1000 é de longe o melhor motor original da HD (superquadrado)
Ae kamerad Gaúcho... nós estamos falando da mesma coisa só que com parâmetros diferentes.

Eu citei motores de mesma cilindrada, porém com bielas e pistões diferentes.
Você citou motores com pistões e cilindros iguais e bielas diferentes, portanto cilindradas diferentes.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Vixi, agora fudeu tudo... vcs me deixaram mais confuso do q antes de eu fazer a pergunta!!!

Mas vamos ver se eu entendi:

Torque é igual a força para acelaração
Potência é igual a velocidade final maior
e CV, onde entra nisso?? Qto mais CVs mais potência, ou seja, mais velocidade final??
Gabriel SP
Roda Presa

Mensagem por Gabriel SP »

http://www2.uol.com.br/bestcars/consulta.htm

O melhor lugar para tirar esse tipo de dúvida da internet.
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

- cv, hp e kW sao unidades de potencia.
- Potencia e um calculo: torque x rpm/ (constante) que varia conforme as unidades de medida que vc usa.
- Torque nao significa diretamente mais aceleracao porque isso vai depender da relacao das engrenagens usadas na transmissao desta forca para a roda.
- Potencia nao significa obrigatoriamente velocidade final maior. Velocidade final depende de outros fatores como relacao da transmissao e aerodinamica.
- Potencia maxima nao ocorre obrigatoriamente no rpm maximo pois vai depender da curva de torque do motor.
Ammit
Roda Presa

Mensagem por Ammit »

Chedid escreveu:Vixi, agora fudeu tudo... vcs me deixaram mais confuso do q antes de eu fazer a pergunta!!!

Mas vamos ver se eu entendi:

Torque é igual a força para acelaração
Potência é igual a velocidade final maior
e CV, onde entra nisso?? Qto mais CVs mais potência, ou seja, mais velocidade final??
Tirei isso do que escrevi em outro post.

Agora com relação a torque e potência, o que realmente conta é potência.

Eu te pergunto: qual das duas opções vc levanta mais peso, levantar 10 sacos de arroz de 10kg em 1 minuto ou levantar 20 sacos de arroz de 5kg em 1 minuto?
Essa é a única diferença entre uma moto q tem 10kgf@5000rpm de uma que tem 5kgf@10000rpm. Ela tem a metade da força, mas realiza o dobro do trabalho.

Então, teoricamente, digamos q as duas motos tem a potência máxima na rotação de torque máximo, digamos, 70cv. a primeira com 70cv@5000rpm e a segunda com 70cv@10000rpm. se as duas motos forem exatamente iguais, mudando a relação de marcha de cada uma para adequar a potência máxima com a velocidade máxima. A primeira atingiria hipotéticos 180km/h de velocidade máxima a 5000rpm enquanto que a segunda atingiria 180km/h@10000rpm.

O que pederia mudar entre as duas motos, seria quando e como elas chegariam a essa velocidade. Ai entraria toda a curva de torque e potência + a relação das marchas.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Potencia e RPM x Torque e nada mais que isso.

Quanto mais `torcudo` o motor, mais peso ele carrega, e menos ele gira (comparando com um motor de mema cilindrada)

A potencia e somente o produto deste pela rotacao. Normalmente nos projetos corretos das fabricas, a rotacao de potencia maxima e exatamente onde vai ser a velocidade maxima da marcha.

Por exemplo, posso ter um motor de caminhao como disse o marmota, que tem seus 200cv e 100kgf (!!!) de torque, e um de hayabusa, que deve ter uns 200 e poucos cv e pouco mais de 18kgf (nao tenho certeza)

A diferenca e que o motor de caminhao nao passa de 3000rpm, ja o da moto chega a 15000rpm, pra compensar o pouco torque do motor, cert?

Ou seja, apesar de ter a mema potencia, o motor de haya nao ia conseguir mover a mesma massa que o motor do caminhao. Mas como a potencioa e semelhante (excluindo-se o fato do moto de caimnhao pesar uns 4 motores de haya), teoricamente a velocidade m'axima de um veiculo de massa igual para os dois motores seria muito proxima.

Mas como eu disse, dados no motor nao dizem muita coisa.

Pois na roda, que 'e o que interessa, existem muitos outros fatores como relacao primaria e secundaria, perda da relacao, rodagem e perda por rolagem, etc.

Voce pode compensar o baixo torque no motor, com uma relacao absurdamente curta, e compensar o torque montro em rotacao muito baixa, com uma relacao muito longe. O ideal e buscar algo equilibrado...

O que pesa na escolha 'e a utilizacao. Quanto mai RPM gira o motor, mais rapido ocorre o desgaste...

Por isso um motor de SS nao vai passar muito dos 140/150 000km e um de caminhao passa de 1 000 000km...
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

ou seja top_dog, tu tah querendo dizer q a maioria dos caminhões podem chegar nos 320km/h? Foi por isso q vih um caminhão esses dias me ultrapassando tão rápido que não conseguia entender o pq, era pq ele tinha motor de Haya!!!
:lol: :lol: :lol: brincadeiras a parte, na verdade postei essa dúvida pois qro ano q vem dar um up de uma Fazer 250cc para uma GS500, anteriormente tinha uma YBR, e coletei os dados dos motores destes três modelos para um breve comparativo e pelo que ví, o up que fiz em relação a potência e torque da YBR para Fazer é mais ou menos o mesmo up que vou fazer da Fazer para a GS, ou seja, tive praticamente uma dobra de potência e torque da YBR para a Fazer e comprando uma GS500 vou ter uma dobra da potência da Fazer, estou certo??

GS500

Torque Máximo 4,10 kgf.m a 7.500 RPM
Motor 4 tempos, 2 cilindros em linha, DOHC, refrigerado a ar
Cilindrada 487 cc
Potência Máxima 48 CV a 9.200 RPM

Diâmetro x Curso 74,0 x 56,6 mm
Taxa de Compressão 9,0:1

Fazer250

Torque máximo 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Motor 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador óleo, 2 válvulas, 1 cilindro
Cilindrada 250 cc
Potência máxima 21 cv a 7.500 rpm

Diâmetro x curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9.80:1

YBR125

Torque máximo 1,13 kgf.m a 6.000 rpm
Motor - 1 cilindro
Cilindrada 125cc
Potência máxima 11,2 cv a 8.000 rpm

Diâmetro x curso 54 x 54 mm
Taxa de compressão 10:1
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Chedid,

Chega um patamar de velocidade e aceleracao que pra qualquer aumento pequeno, e necessario quase o dobro da potencia anterior.

Um caminhao teria capacidade de chegar nos 320km/h, se a aerodinamica dele fosse tao boa quanto a da haya e tivesse um reta longa o bastante e claro o cambio tivesse relacao adequada..

Tu ja andou em um cavalo sem a carreta?

Eu tomei bucha de um, ate os 170km/h o audi a3 180cv que eu tava nao alcancou o volvo nh12 interculado nao.

Bom com relacao ao teu up, vais ter 150% a mais de potencia quase, e de torque 100% a mais...

E um belo UP.

Mas nao se pegeu nisso. Olhe os dado de 0 a 100 dela, retomada, velocidade maxima no GPS, comportamento dinamico (ou eja, como ela faz curva), como ela freia...

Potencia por si so nao diz muita coisa.

tem muita gente que tem GS aqui e nao e xiita... conversa com eles e via mp, senao vai aparecer mais um topic o cheio de piadinhas... hehe.

#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

tem uma moto que ferra com todos esses calculos de torque e potencia ...

e o caso da bandit 1200 , apesar de ela ter so 98 cv se o cara for macho ela pode atingir 260 a 280 por hora com facilidade ....

claro que a relaçao de marchas dela e bem longa , e apesar de ela ter so 98 cv de potencia , ela gera torque de 11,4 kgf ...

portanto a cilindrada do motor , e o torque gerado tambem influi na velocidade final que pode se alcançar mesmo com menos cavalos ...

vlw :)
Neto > GSX 650 F :)

Imagem
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

#NETTO# escreveu:tem uma moto que ferra com todos esses calculos de torque e potencia ...

e o caso da bandit 1200 , apesar de ela ter so 98 cv se o cara for macho ela pode atingir 260 a 280 por hora com facilidade ....

claro que a relaçao de marchas dela e bem longa , e apesar de ela ter so 98 cv de potencia , ela gera torque de 11,4 kgf ...

portanto a cilindrada do motor , e o torque gerado tambem influi na velocidade final que pode se alcançar mesmo com menos cavalos ...

Para de falar besteira meu... cilindrada influencia no TORQUE e nao em desempenho porra nenhuma.

e como eu disse ali em cima, corrige-se um motor torcudo colocando-se um cambio muito longo.

Mais cilindrada e sinonimo de mais torque. E SO isso. Cilindrada por si so nao muda NADA.

#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

top_dog escreveu:
#NETTO# escreveu:tem uma moto que ferra com todos esses calculos de torque e potencia ...

Para de falar besteira meu... cilindrada influencia no TORQUE e nao em desempenho porra nenhuma.

e como eu disse ali em cima, corrige-se um motor torcudo colocando-se um cambio muito longo.

Mais cilindrada e sinonimo de mais torque. E SO isso. Cilindrada por si so nao muda NADA.
ta o cambio mais longo , o torque mais alto , a moto nao vai aindar mais ?

a bandite 1200 se chegar em 10k de rpm na utima marcha ela da 276km/hora ...

entao ela anda igual a uma moto que tem 98 cv ? uma 600 cc ?

vlw ...

Imagem
#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

...

Imagem
Henrique Marmota
Motoqueiro

Netto, vamos deixar os donos de B12 se prenunciarem, mas não conheço relatos de velôs tão altas em B12.

A velocidade máxima é influenciada pela potência, peso, aerodinamica e relação de marchas.

Se a B12 tem 10 ou 20 kgf, não importa pois a potência (capacidade de gerar trabalho) dela é de 98hp. O torque vai determinar COMO ela faz para atingir a potência, mas é o torque X rpm que vão determinar a final, portanto, a potência. Torque mais alto não vai ajudar na final!

Vc falou das 600, elas atingem cerca de 270km/h, pois são mais leves, tem a mesma potência que a bandit e são muito mais aerodinâmicas, além de girarem bem mais, obtendo a mesma (maior na verdade) potencia com um torque bem menor.

Vc comparu com
Versys 650 S ABS
#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

Henrique , estou comparando com outra naked claro , falo da Hornet no caso tem 102 cv e atinge a maxima aproximada de 240 km/hora ...

so que a bandit 1200 pra entrar no vermelho o conta giros e 11 k , se ela tocar o motor ate 10k ja atinge 276 km/hora pela sua relaçao de cambio ...

Imagem
Henrique Marmota
Motoqueiro

#NETTO# escreveu:Henrique , estou comparando com outra naked claro , falo da Hornet no caso tem 102 cv e atinge a maxima aproximada de 240 km/hora ...

so que a bandit 1200 pra entrar no vermelho o conta giros e 11 k , se ela tocar o motor ate 10k ja atinge 276 km/hora pela sua relaçao de cambio ...

poisé netto, aí eu acho que o lançe é a relação de câmbio. Como a B12 é mais torcuda e voltada a viagens, a relação da última marcha dela PODE ser bem mais longa que da hornet. Faz parte da proposta da moto. Aí só com as relações de marcha na mão para dizer que a hornet é (e acredito que seja) mais curta que da Bandit.

Aí é uma decisão de escalonamento de marchas. Claro que, como eu disse, a bandit anda melhor com a relação mais longa do que a hornet andaria, por ter mais torque, o que, nestes dois projetos, permitiu uma diferença de velocidade final. Mas não é o torque que garante a maior final e sim a utilização da relação mais longa. Se colocarmos a mesma relação na hornet, o resultado deve ser a MESMA final, ou pouco melhor para a hornet devido ao menor peso e melhor aerodinâmica. Mas a Hornet vai ficar bem pior em retomadas em função da sua curva de torque.
;-)
Versys 650 S ABS
#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

Ammit escreveu:
#NETTO# escreveu:bandit 1200 a 280 km/h ...

Tony o video e dai da sua cidade mano , veja o letreiro de sertanopolis ...

de acordo com a tabela do cara a bandit nao passa de 215 ne ...

entao assista a video ...

bom ele nem chego atingir o vermelho do contagiro , entao dava pra ter ido ate mais de 280 , no dinamomentro mesmo a bandite da 300 km p/hora

Depois de ver esse vídeo, eu fui procurar a relação de marcha da bandit 1200 pra ver se era real essa velocidade marcada no painel.

Após procurar na metade de toda a internet ( :roll: ), só achei um site com a especificação da relação de cambio da moto, não sei se é totalmente confiável:

Redução primária: 1,565
Redução secundária: 3
1: 2,384
2: 1,631
3: 1,250
4: 1,045
5: 0,913

pneu: 180/55 R17: perímetro do pneu depois de calculado é 1978,57mm.

Colocando na fórmula e já transformando em km/h, a velocidade em quinta marcha seria:

1978,57 * 0,06 / 1,565 / 3 / 0,913 = 27,69 km/l @1000rpm
se essa moto atingiu 10000rpm, ela estaria a 276,9 km/h.
nao preciso de falar mais nada ...
Editado pela última vez por #NETTO# em 28 Jul 2009, 10:54, em um total de 1 vez.

Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

putz...

potência = torque x rpm... simple as that.

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

Essa moto nao "ferra" com nenhum calculo de torque e potencia e nao e uma excessao a regra, muito menos as leis da fisica. Se vc entender como Forca, Aceleracao, Torque, Trabalho e Potencia agem no funcionamento do motor e conhecer a relacao das engrenagens que vao na transmissao vai ver que ela nao redefine nenhuma lei da fisica.

Bandit 1200 "stock" chegar "facil" a 260-280 km/h? Hummmm.... Quando de erro no velocimetro? Uns 15-20%?
Responder