Inspeção Veicular (RELATO)

Grupo de discussão geral sobre motos.
cmurari
Roda Presa

Inspeção Veicular (RELATO)

Mensagem por cmurari »

Meu cunhado acabou de voltar da inspeção e a minha TDM225 98 foi aprovada, foi realizada no posto do Jaguaré !!!

Vamos aos pontos que eu regulei (seguindo os relatos de todos, principalmente o jDuarte).

- Troquei os reparos do carburador (Marca Siverst R$30,00 na General Motos)
- Deixei os reparos com a regulagem indicada pelo manual de serviços, EXCETO PELO PARAFUSO DE AR, QUE EU DEIXEI COM UMA ABERTURA DE 2 VOLTAS E MEIA.
- Troquei a boia do carburador (coloquei da DT180 e dei uma limada pq pegava um pouco R$ 8,00 na General Motos)
- Troquei a vela (coloquei uma original com 0,8mm de abertura R$19,00)
- Troquei a torneira de gasolina, por uma de YBR, pois da TDM não existe.
- Troquei o filtro de gasolina, e as mangueiras de alimentação.
- Troquei o óleo, marca KR7 20w50.
- Coloquei GASOLINA COMUM num posto Ipiranga, em carapicuiba.

Obs.: Eles procuram algum vazamento de óleo, combustivel, ou do escapamento.... Furos no escapamento também são verificados...

Ficam ai as dicas, e a que considero principal, é EMPOBRECER A MISTURA.....

Saudações
jduarte
Roda Presa

Re: Inspeção Veicular (RELATO)

Mensagem por jduarte »

fico satisfeitíssimo, Cmurari!... :D ;-)

qual foi o índice final?

Comentando também, que o consumo de óleo que você observou na sua moto (a fumaça que ela fez), deeve vir realmente de algum probleminha num dos retentores de válvula do motor... e que, no caso de ser realmente só essa a passagem de óleo para a queima, na marcha-lenta ele não aparece exageradamente...

Muito legal... torcí realmente por isso.
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Fala jDuarte, ainda não tenho os numeros pois o certificado ficou com o meu cunhado, hoje a noite, eu posto os valores exatos.
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

sem querer desanimá-lo (num bom sentido!!!, explicado a seguir), mas pensei nisso há poucos minutos:

no fim das contas, nem seria necessário o processo de transferência de município... pelo menos inicialmente... :D

Mas, a parte boa é que mesmo que o motor venha a se desgastar mais, dificultando uma nova inspeção, agora "já era"!... hehehehehehe....

E o que você citou, é importante:

nem se trata de "deixar uma mistura pobre"... se trata de "TIRAR QUALQUER EXCESSO", isso sim...
Na prática, isso realmente significa EMPOBREÇER a mistura da marcha-lenta (sim, atenção a isso, já que o teste está sendo feito exclusivamente em regime de marcha-lenta!).

;-)
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Esse monte de exigência é porque está no começo.

Aqui no RJ, se bobear, nem precisa levar o carro/moto na vistoria.

Já reboquei meu Jeep sem bateria para a vistoria. O carro tinha 8 meses que nem ligava.

Adivinhem o resultado da vistoria.

...

Isso é Brasil!

Abraço.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

jDuarte, voce tem razão sobre transferir.... Mas já era né...

lchicralla, tenho quase certeza, que voce tem razão, esse prefeito de SP arruma umas brigas idiotas, pelo menos na minha familia, eu já estou pedindo voto contra ele nas próximas eleições...
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
Diogo A.
Motoqueiro

Mensagem por Diogo A. »

aki no rj é muita bagunça mesmo...
ja passei com pneus carecas, parabrisas trincados, caminhões com parte elétrica sem estar 100%...
em alguns casos é preciso conversar melhor com o vistoriador... em outros, os caras não tão nem ai mesmo !
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

Galera,

Acabei de voltar da inspeção. Minha 750 F tá com 8600 km, ou seja, óleo pra vencer (tá no nível mínimo), filtro pra trocar....

Tá com ponteira, e com um puta excesso nos carburadores...

Por incrível que pareça...consegui passar !!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:

Não estou nem acreditando...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

opa. 7Galo...

provavelmente o excesso que você fala não é no sistema da baixa, porque para ter passado na inspeção, o motor em marcha-lenta não estava emitindo excesso... se na primeira coleta dos gases o equipamento de medição encontrar porcentagem de Coc menor do que o limite para a moto, eles não aceleram o motor...

Caso tivesse um resultado acima do limite, ai eles acelerariam até 3 vezes, numa tentativa de limpeza dos circuitos, para depois fazer uma nova medição. Mas nesse caso o resultado já estaria comprometido pelo próprio sistema da baixa...

Legal... agora só falta indicar seu mecânico para o pessoal... ;-)
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

jduarte escreveu:opa. 7Galo...

provavelmente o excesso que você fala não é no sistema da baixa, porque para ter passado na inspeção, o motor em marcha-lenta não estava emitindo excesso... se na primeira coleta dos gases o equipamento de medição encontrar porcentagem de Coc menor do que o limite para a moto, eles não aceleram o motor...

Caso tivesse um resultado acima do limite, ai eles acelerariam até 3 vezes, numa tentativa de limpeza dos circuitos, para depois fazer uma nova medição. Mas nesse caso o resultado já estaria comprometido pelo próprio sistema da baixa...

Legal... agora só falta indicar seu mecânico para o pessoal... ;-)

Fala Duarte,

Legal, bom saber disso. Eu estava praticamente conformado com a reprovação.

Então, em relação ao mecânico, a questão é que ainda não a levei à nenhum, só as revisões da concessionária que na verdade são uma bosta, mas tinha que fazer porque estava na garantia até junho...

Mas o Diniz me indicou o Jacó, aqui em SP. Dei uma passada lá a um tempo atrás pra conhecer e a oficina do cara é muito, muito boa, ele é muito atencioso e detalhista. A oficina está sempre cheia. Fica na Pedro Bueno, próximo ao aeroporto, se quiser o telefone me avisa via MP que te mando ;-)
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

duplicou
Stardust
Roda Presa

Mensagem por Stardust »

Será que eu passo com a SRAD, sem catalisador, com PC e cano direto?
GSX-R 750 2008 SRAD - Cinza/Prata/Preta - VENDO!!! http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 11&t=30541
+ Escape Akrapovic Shorty Carbon
+ Power Commander III
+ Amortecedor de direção Öhlins regulável
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

Stardust escreveu:Será que eu passo com a SRAD, sem catalisador, com PC e cano direto?
Olha, eles estão medindo somente em marcha lenta.

Bom, achei que a minha não fosse passar...mas deu 2,30 aprox. O cara falou que o limite é 6 (achei que fosse 9)

Depois de hj, se eu fosse vc, eu arriscaria...

Minha esposa foi comigo, vistoriar a burgman dela, que também passou mesmo com a mistura "pobre" . (falei que era porque estava na hora da revisão, ele falou "-ah então tudo bem" :lol: :lol: :lol: )

Fomos na Controlar da Barra Funda :wink:
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Não é a primeira vez que recomendam esse Jacó...
NC750x

-- no donut for you! --
asmodeus
Roda Presa

Mensagem por asmodeus »

Imagem

Olá amigos, fiz a inspeção a pouco nessa XT500 ano 77 que tem indice de... 9 !! ...e passou com 3,51!!!!!! passaria até de portas abertas!!! não tem terror não! é só não ter vazamentos de óleo e escape, lenta reguladinha e ar no ponto certo, ou seja qualquer mecanico ou -mexanico- carbura bem. Alguem sabe como será restituida a taxa cobrada??????????????
Demorou pacas porque os caras queriam ver a moto heheheee!!! boa sorte a todos...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

pô, mas isso não foi uma inspeção!!! foi um desfile... hehehehehehe...

parabéns!...

* ah, e a restituição deve ser pedida atrávés de um site da prefeitura... se não me engano está identificado no certificado da inspeção. Você deve se cadastrar lá, e forneçer uma conta em banco para o depósito...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

asmodeus
Roda Presa

Mensagem por asmodeus »

Obrigado Jduarte pela dica da restituição, aliás segui sua sabedoria quanto a inspeção: tirar os EXCESSOS!! eu tinha mesmo um problema no assentamento do giclê de baixa, que foi corrigido.
Na hora da inspeção me preocupei um pouco com o fato do motor mantido ligado e esquentando alem da conta, e a lenta subindo quase até os 2.000 giros!!!!!!!!!! no fim a Véia passou com honras militares hehehee!!
´´Vale mais um péssimo dia de viagem que um ótimo dia de trabalho...´´
Gabriel SP
Roda Presa

Mensagem por Gabriel SP »

jduarte, você é o cara que fica no Ibira Moto Point toda terça regulando as Suzukis? Se for, parabéns pelo seu trabalho ;-) ;-)
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

opa, obrigado, Gabriel... sou eu sim... :-D
Responder