Gostaria da opinião dos advogados ou entendidos de lei.
Re: Gostaria da opinião dos advogados ou entendidos de lei.
Euclides, não sei porque vc está perguntando, mas vamos lá:Euclides escreveu:Caros colegas, esqueçam toda e qualquer solução amigável. O que quero saber é isso aqui:
Quero saber que direito o cidadão tem sobre um veículo que não está em seu nome e do qual ele não tem comprovante de pagamentos, nem nome limpo e nem renda para adquiri-lo.
Um veículo é bem móvel infungível e, como tal, tem desdobramento de posse e propriedade. Ou seja, se ele está com o bem, ele tem a posse do bem (e, pelo que me consta, posse mansa e pacífica). Dessa posse decorre direitos.
Mas, o principal é o seguinte: a transmissão/transferência de bens móveis (como é o caso do veículo) se dá, simplesmente, pela tradição (entrega) do bem, sendo o registro no Detran mero ato administrativo.
OU seja, ele tem TODOS os direitos que um proprietário normal tem.
Então, se ele conseguir comprovar que está fazendo os pagamentos (não tem recibo? Quem seria burro o suficiente para te dar dinheiro todo mês e não pegar nenhum tipo de comprovante? rsrs), seja por documento ou testemunhas, vc não conseguirá reaver o bem. Não importa que o financiamento esteja em seu nome, pois isso foi acordado entre vcs e o acordo/contrato, mesmo sendo apenas verbal, tem valor.
Se eu fosse essa pessoa de quem vc quer reaver o bem, vc só conseguiria na base da força bruta e emprego de arma, porque por vias amigáveis ou mesmo vias legais eu garanto que vc não conseguiria. Mas, como eu disse, se a pessoa é tão burra o suficiente para te pagar todo mês um financiamento, sem que vc dê qualquer recibo de quitação, certamente não deve ser difícil de reaver o bem dela, pois certamente não tem conhecimento de seus direitos.
É isso. Talvez se vc explicasse o caso certinho seria mais fácil de te ajudar (embora, pela leitura do que vc posta aqui, parece mais abuso da sua parte).
Fui.
-
Euclides
Mais um complicador. O meliante tem um seguro em nome dele. Mas não posso alegar que exigi esse seguro para emprestar o carro?pelo que você falou de jogar o carro na maré, você não deve ter seguro do carro, estou certo?
Euclides, li agora algumas informações extras que vc postou e reitero o que eu disse:
Não há como vc reaver a posse/propriedade do veículo. E é capaz ainda de vc, se entrar com uma ação nesse sentido, ser condenado a litigância de má-fé, caso ele comprove, de algum jeito, o pagamento das prestações. Mas, isso se o cara for bem instruído, senão só de receber a intimação já vai fazer com que ele te entregue o carro.
Mas, fique sabendo que vc está querendo fazer algo ilegal e, na minha opinião, absolutamente reprovável.
Não há como vc reaver a posse/propriedade do veículo. E é capaz ainda de vc, se entrar com uma ação nesse sentido, ser condenado a litigância de má-fé, caso ele comprove, de algum jeito, o pagamento das prestações. Mas, isso se o cara for bem instruído, senão só de receber a intimação já vai fazer com que ele te entregue o carro.
Mas, fique sabendo que vc está querendo fazer algo ilegal e, na minha opinião, absolutamente reprovável.
Amigo,Euclides escreveu:O pessoal tem tentado ajudar , mas ao mesmo tempo não esta lendo cuidadosamente o tópico.
Vou tentar resumir a situação mais uma vez.
1.Eu emprestei meu nome para um fdp. Primeira merda do tipo aos 45 anos de idade, mas isso não vem mais ao caso. Família é uma bosta e parente é carne no dente.
2. Os documentos do carro estão na mão do meliante, bem como a 2ª via da chave. Os documentos virão para minha mão no licenciamento agora em maio.
3. O carnê de financiamento está na minha mão. Quem paga sou eu. Ele apenas me dá o dinheiro. Sempre em espécie e sem recibos.
4. O meliante me sacaneou de tal forma que quero e VOU fudê-lo de qualquer forma. Hoje, amanhã ou daqui a dez anos. A vingança é um prato que se serve frio.
5. NÃO EXISTE A MENOR NEM A MAIS REMOTA CHANCE DE NENHUM TIPO DE NEGOCIAÇÃO AMIGÁVEL.
Pelo que já fui orientado por advogados e tb li aqui tenho que entrar com uma ação de reintegração de posse. As dúvidas agora são as seguintes:
1. Como ele pode se defender ?
2. Essa reintegração tem que ser de forma imediata, tipo pegar o carro na rua e guinchar, por que se for para intimar, rolar processo e tals , ele pode por exemplo, jogar o carro na maré e eu ficar com o carnezinho na mão.
Mais alguma dúvida?
Vc assinou o recibo? Se assinou criou provas contra si, como já coloquei, reintegração de posse por que? Está havendo os pagamentos em dia e vc emprestou foi seu nome e não o carro.
Se o cara não zelou pelo nome dele nada impede que ele destrua o carro para te foder.
Infelizmente vc entrou em uma merda e se não tiver cuidado podem ainda tirar R$ de vc.
Pode ficar certo que é uma boa briga, onde caberá a vc provar aquilo que disser.
Abraços,
Faro
BMW GS1200
Faro
BMW GS1200
-
Euclides
Porque já consegui muita coisa na base da força bruta, sempre me dei bem, mas ultimamente tenho mentalizado bastante para só usar como último dos últimos recursos.Euclides, não sei porque vc está perguntando, mas vamos lá:
Sendo que se ele atropelar alguém, quem responde sou eu , né?Mas, o principal é o seguinte: a transmissão/transferência de bens móveis (como é o caso do veículo) se dá, simplesmente, pela tradição (entrega) do bem, sendo o registro no Detran mero ato administrativo.
Te garanto que é.Então, se ele conseguir comprovar que está fazendo os pagamentos (não tem recibo? Quem seria burro o suficiente para te dar dinheiro todo mês e não pegar nenhum tipo de comprovante? rsrs),
-
Euclides
Vc assinou o recibo? Se assinou criou provas contra si, como já coloquei, reintegração de posse por que? Está havendo os pagamentos em dia e vc emprestou foi seu nome e não o carro.
Se o cara não zelou pelo nome dele nada impede que ele destrua o carro para te foder.
Agora vc está me chamando de burro.
Editado pela última vez por Euclides em 06 Mar 2008, 09:50, em um total de 1 vez.
Euclides, se ele atropelar alguém, obviamente, que responde é ele ué. De onde vc tirou que quem responde é vc? O máximo que vai acontecer é vc ter aborrecimentos para demonstrar que não era vc quem estava dirigindo, mas é só. E, no caso, nem acho que teria tanto aborrecimento pois, como vc mesmo disse, os documentos, chave reserva, estão com ele, o seguro é no nome dele e arranjar testemunhas de que quem usa o carro é ele é a coisa mais fácil do mundo.Euclides escreveu:Porque já consegui muita coisa na base da força bruta, sempre me dei bem, mas ultimamente tenho mentalizado bastante para só usar como último dos últimos recursos.Euclides, não sei porque vc está perguntando, mas vamos lá:
Sendo que se ele atropelar alguém, quem responde sou eu , né?Mas, o principal é o seguinte: a transmissão/transferência de bens móveis (como é o caso do veículo) se dá, simplesmente, pela tradição (entrega) do bem, sendo o registro no Detran mero ato administrativo.
Te garanto que é.Então, se ele conseguir comprovar que está fazendo os pagamentos (não tem recibo? Quem seria burro o suficiente para te dar dinheiro todo mês e não pegar nenhum tipo de comprovante? rsrs),
Permita-me apenas uma maldade: vc está chamando o cara de meliante, mas pelo que vc tá querendo parece que o meliante é vc!
Não há outros meios de vc rebater a "ofensa" que ele lhe fez?
Mas, cada um é cada um.
Fui!
Euclides, vingança não leva a nada... seja qual for o motivo que você tem e nesse caso especificamente, você vai levar rola... não tenha dúvidas. Sem falar que o que ocorre aqui neste post pode servir até de provas para ele, e bem fundadas ainda... claro, se ele tiver acesso a isso.
Bicho, desencana desse loco e tente outros meios... pois se ele está lhe pagando direito, você não pode fazer nada... o que você poderia propor é trocar o seu nome pelo de outra pessoa, mas não é isso que você quer, pelo visto...
Um forte abraço sem processos!!!
Bicho, desencana desse loco e tente outros meios... pois se ele está lhe pagando direito, você não pode fazer nada... o que você poderia propor é trocar o seu nome pelo de outra pessoa, mas não é isso que você quer, pelo visto...
Um forte abraço sem processos!!!
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
-
Euclides
Isso porque não faz a mais remota idéia da sacanagem que o cara me aprontou.Permita-me apenas uma maldade: vc está chamando o cara de meliante, mas pelo que vc tá querendo parece que o meliante é vc! Wink Parece-me (me corrija se estiver errado), que vc quer simplesmente sacanear o cara, mesmo ele não tendo feito absolutamente nada de errado quanto a este negócio especificamente.
Se bem que acho "sacanagem" um termo muito brando.
-
Bira
se foi algo tão grave assim, simplesmente tentar melar essa negociação não vai ser um pagamento justo...Euclides escreveu:Isso porque não faz a mais remota idéia da sacanagem que o cara me aprontou.Permita-me apenas uma maldade: vc está chamando o cara de meliante, mas pelo que vc tá querendo parece que o meliante é vc! Wink Parece-me (me corrija se estiver errado), que vc quer simplesmente sacanear o cara, mesmo ele não tendo feito absolutamente nada de errado quanto a este negócio especificamente.
seuclides, apesar de não te conhecer pessoalmente, tu sabe (acho) que eu te prezo pra caramba e tenho a maior consideração e respeito por ti. então acho que isso me dá a liberdade pra falar: não seja burro!
em tempo, tô falando como amigo!
-
Euclides
euclides, apesar de não te conhecer pessoalmente, tu sabe (acho) que eu te prezo pra caramba e tenho a maior consideração por ti. então acho que isso me dá a liberdade pra falar: não seja burro! Twisted Evil se quer se vingar, faça isso direito e pense friamente. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil se vingar de cabeça quente é a pior coisa que existe, as estatísticas dizem que em 99,999999999% dos casos dá merda, porque a cabeça quente esquenta a vingança e ela deixa de vir no prato frio Twisted Evil quando o sujeito menos esperar Twisted Evil.
Pois vc acredita que eu achava o contrário?
Cara pode ter certeza que tudo que eu fizer vai ser planejado dentro do freezer, acessorado e sóbrio. Tenho 45 anos, uma certa saúde, uma mulher maravilhosa, minha empresa e "quase " tudo o que sempre quiz. Não tenho ninguém para me encher o saco ou dar satisfações e só preciso viver para curtir o que vier. A criatura é um fudido que só tende a se fuder mais. Agora na primeira brecha que eu encontrar para da um empurrãozinho, darei uma voadora.
Quer uma boa vingança? rsrsrs
Ele continua te pagando mês a mês?
Então faça o seguinte: receba os créditos, mas não pague o boleto. Então, quando for decretada a busca e apreensão do bem vc diz que o bem pode ser encontrado com o tal fulano! ;)
O veículo será apreendido e servirá para quitar a dívida que ele já vinha te pagando, ou seja, ele perderá o dinheiro e o veículo rsrsrsrs
É brando? Acho que para o que vc está querendo é, né? rsrsrs
Então faça o seguinte: receba os créditos, mas não pague o boleto. Então, quando for decretada a busca e apreensão do bem vc diz que o bem pode ser encontrado com o tal fulano! ;)
O veículo será apreendido e servirá para quitar a dívida que ele já vinha te pagando, ou seja, ele perderá o dinheiro e o veículo rsrsrsrs
-
Euclides
Essa hipótese já foi analisada. O incoveniente é que tem que se esperar até que o valor pago do bem cubra a dívida com sobra. Além do mais enquanto o processo rola, meu cpf fica negativado e isso é péssimo para minha empresa.Gelous escreveu:Quer uma boa vingança? rsrsrs
-
Bira
não me parece uma má idéia.Gelous escreveu:Quer uma boa vingança? rsrsrs
mais uma... e guarda o dinheiro que ele te der todo mês, que se ainda sobrar algo da dívida pra pagar, você paga e não fica com o nome sujo.
claro que existe o risco de ele querer te sacanear e querer provar judicialmente que te dava o dinheiro todo mês. mas é uma possibilidade bem mais remota (até mesmo pelo que tu disseste do perfil do cara) do que se você acionar a justiça pra tirar o bem do cara... o ônus da prova vai passar a ser DELE e não SEU.
- Bode
- Motociclista
- Contato:
Caraca Gelous... ótima saída essa!

Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
-
Euclides
Não tem gente que costuma pedir uma entrada antes do prato principal?se foi algo tão grave assim, simplesmente tentar melar essa negociação não vai ser um pagamento justo... Laughing Laughing Laughing Laughing
-
Robson
Euclides, desiste dessa pq não é assim que vc vai se vingar...
Vc´s fizeram um acordo, e se ele não violar o acordo, mesmo que sendo de boca (mas que tenha testemunhas), vc não vai conseguir nada... pior, o caso pode virar e passa a ser contrário a vc.
Vc não pode alegar empréstimo do carro, pq vc não emprestou o carro a ele... o carro é dele, ele que paga, está no seu nome pq vc consentiu em fazê-lo assim, e em nenhum momento vc foi coagido a fazê-lo.
Não tem muita saída para teu caso não...
Abraços
Vc´s fizeram um acordo, e se ele não violar o acordo, mesmo que sendo de boca (mas que tenha testemunhas), vc não vai conseguir nada... pior, o caso pode virar e passa a ser contrário a vc.
Vc não pode alegar empréstimo do carro, pq vc não emprestou o carro a ele... o carro é dele, ele que paga, está no seu nome pq vc consentiu em fazê-lo assim, e em nenhum momento vc foi coagido a fazê-lo.
Não tem muita saída para teu caso não...
Abraços
- Luiz Gustavo - LG
- Motociclista
Só uma pergunta pro advogados de plantão.
Será que voce é "obrigado" a continuar com seu nome "emprestado" pra ele ?
Meus caros, creio que não.
-
Euclides
Quem te informou isso? Eu emprestei sim, quem paga sou eu, tenho cópia dos cheques. Não posso reaver o que emprestei? Então pra que servem documentos e comprovantes de pagamentos ?Robson escreveu:
vc não emprestou o carro a ele... o carro é dele, ele que paga, está no seu nome pq vc consentiu em fazê-lo assim, e em nenhum momento vc foi coagido a fazê-lo.
Abraços
-
Euclides
Luiz Gustavo - LG escreveu:Só uma pergunta pro advogados de plantão.
E por que não partir do pré-suposto que eu emprestei foi o carro e não o nome?