Gostaria da opinião dos advogados ou entendidos de lei.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Euclides

Gostaria da opinião dos advogados ou entendidos de lei.

Mensagem por Euclides »

Suponha que eu empreste meu nome para um cidadão financiar um veículo, carro ou moto, acho que não faz diferença. Que esse financiamento seja de 60 meses e lá pelo 15º mês eu desista do negócio. O que devo fazer para reaver o bem e poder me desfazer do mesmo? Supondo , claro, que a criatura não queira entregar na boa.
Fabio_hornet
Motociclista

Re: Gostaria da opinião dos advogados ou entendidos de lei.

Mensagem por Fabio_hornet »

Faz ma queixa de roubo na policia, depois faz uma denuncia anonima pra ''acharem'' o bem hahaha }:) }:)
Eu estudo direito, mas acho que voce deve recorrer a justiça, mesmo porque o bem tá no seu nome né... num ajudei nada, mas tentei! abraço e boa sorte!
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

O veículo estaria no seu nome ou no dele?
Não sei se pode apenas mover uma ação contra o cara ou tem de ir a delegacia relatar o causo.
Não saco nada de direito, mas parece ser caso para Mandado de reintegração e posse ou busca e apreensão???????
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

se tu emprestou o nome, o carro/moto/barco/avião tá no teu nome, então acho que é só dar queixa de roubo :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Mr. 5ouL
Roda Presa

Mensagem por Mr. 5ouL »

você pode propor a ele de transferir o financiamento pro nome dele...
Porque se você emprestou o nome sem ter sido coagido e por sua vez o cara vem pagando as parcelas, o único jeito de reaver é ele transferindo pro nome dele, ou então você negociando com ele e pagando o que ele já pagou na moto e pegando ela pra vc...

Estudo Direito, to no 3º Período, podem haver outras hipóteses...

EDIT:
PS: A queixa de roubo, uma vez que ele vier pagando em dia e não estiver devendo nada, você pode se dar mau... E acabar com um processo nas costas por Danos Morais, Acusação Falsa, etc...
Editado pela última vez por Mr. 5ouL em 05 Mar 2008, 15:35, em um total de 1 vez.
---> 125 - 250 - 200 - 250 - 650 - 250 ->
Imagem
Euclides

Mensagem por Euclides »

b0fh escreveu:se tu emprestou o nome, o carro/moto/barco/avião tá no teu nome, então acho que é só dar queixa de roubo :lol:
Penso não ser tão simples assim. O cidadão talvez possa provar que não é roubo e entrar com uma ação de danos morais. Imagine que seja um parente, por exemplo.
Euclides

Mensagem por Euclides »

Mr. 5ouL escreveu:você pode propor a ele de transferir o financiamento pro nome dele...
Porque se você emprestou o nome sem ter sido coagido e por sua vez o cara vem pagando as parcelas, o único jeito de reaver é ele transferindo pro nome dele, ou então você negociando com ele e pagando o que ele já pagou na moto e pegando ela pra vc...

Estudo Direito, to no 3º Período, podem haver outras hipóteses...
Suponha que o nome dele esta sujo, aliás , razão pela qual emprestei o meu.
Euclides

Mensagem por Euclides »

EDIT:
PS: A queixa de roubo, uma vez que ele vier pagando em dia e não estiver devendo nada, você pode se dar mau... E acabar com um processo nas costas por Danos Morais, Acusação Falsa, etc...
_
Concordo. Só que ele não pode provar que paga porque o carnê está comigo e só recebo do mesmo em espécie.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

é, é enrolado... mas o cidadão 'X' está pagando o financiamento?
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Euclides

Mensagem por Euclides »

b0fh escreveu:é, é enrolado... mas o cidadão 'X' está pagando o financiamento?
Suponha que sim, mas eu queira acabar com o rôlo.
Luiz BH
Novato

Mensagem por Luiz BH »

Bom, primeiro: independente da sua questão com a outra parte, a falsa comunicação de crime é crime.

segundo: Pra provar q ele te paga, basta testemunhas. Lembrando tb q falso testemunho tb é crime.

O melhor é negociar. Se ele não está pagando e dificultando qq negociação entra na justiça pedindo Mandado de reintegração e posse, mas ainda é melhor convencer ele de q vai ficar no prejuízo se for levar isso adiante, pois vai ter q arcar com as custas judiciais etc.
Guga
Motociclista

Mensagem por Guga »

Suponho que voce está enrolado... financiamento já é enrolado por si só.... fazendo em nome de outro pior ainda..... FAMILIA AINDA, FUDEU! (rs)

Tô brincando Seuclides! Boa sorte na conclusão desse causo.
BMW F 800 GS Trophy
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
Euclides

Mensagem por Euclides »

Guga escreveu:Suponho que voce está enrolado... financiamento já é enrolado por si só.... fazendo em nome de outro pior ainda..... FAMILIA AINDA, FUDEU! (rs)

Tô brincando Seuclides! Boa sorte na conclusão desse causo.
Brincando de dizer verdades. :x
Luiz BH
Novato

Mensagem por Luiz BH »

Ah, e relendo o tópico aqui, entendi q mesmo se o cara tiver pagando certinho e vc desistir, vc quer q ele t entregue na boa a moto?

Acho q ninguém entregaria. Vcs devem ter combinado algo antes certo? No mínimo vc indeniza ele pelas prestações pagas caso vc fique com o bem, ou combinam a transferência do financiamento pra outra pessoa, ou podem vendê-la. Existem inúmeras saídas sem precisar recorrer a justiça, ou a força.
Mr. 5ouL
Roda Presa

Mensagem por Mr. 5ouL »

Isso, saída tem arrôdo, agora queixa de roubo sem roubo é igual a roubo...
Crime...

SeuClides, SeuClides.... Se o causo é em familia negocia com o parente direto que é melhor...
---> 125 - 250 - 200 - 250 - 650 - 250 ->
Imagem
Euclides

Mensagem por Euclides »

Existem inúmeras saídas sem precisar recorrer a justiça, ou a força.
À princípio esqueça as opções amigáveis. Quero saber que direito o cidadão tem sobre um veículo que não está em seu nome e do qual ele não tem comprovante de pagamentos, nem nome limpo e nem renda para adquiri-lo.
Euclides

Mensagem por Euclides »

Mr. 5ouL escreveu:
SeuClides, SeuClides.... Se o causo é em familia negocia com o parente direto que é melhor...
Onde há força, não se carece de jeito "
Euclides

Mensagem por Euclides »

Mr. 5ouL escreveu:Isso, saída tem arrôdo,
Conheço algumas também, mas vc poderia citar outras?
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

Euclides escreveu:
Existem inúmeras saídas sem precisar recorrer a justiça, ou a força.
À princípio esqueça as opções amigáveis. Quero saber que direito o cidadão tem sobre um veículo que não está em seu nome e do qual ele não tem comprovante de pagamentos, nem nome limpo e nem renda para adquiri-lo.
Vc poderia explicar melhor oq acha???

Tudo isso acima. Mais paga? E vc quer o carro de volta sem pagar oq ele pagou pelo carro?

Sei lá mais acho que seria simples ver o quanto ele pagou, devolver o dinheiro, e pronto!!! Mais vai saber.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Euclides... eu estava exatemente nessa situação há 1 mês atrás... financiei um carro no meu nome, para o meu irmão, porque ele estava com o nome sujo... só que o jegue já fez cagada, não colocou as tarjetas na placa, foi multado e a multa veio pra mim (2 multas, 12 pontinhos na MINHA carteira, não posso recorrer porque é multa de responsabilidade do proprietário)... não podia transferir o carro pro nome dele enquanto estivesse financiado, então resolvi fazer um empréstimo (me fudi) pra quitar o carro e poder transferir pro nome dele... não posso ficar recebendo multa à toa porque trabalho com habiiltação no quartel e é problema pra mim...

ele ficou de me pagar as prestações do empréstimo todo mês... sei que me quebrei, mas no fim das contas ficou melhor, porque, se ele fazer alguma cagada a mais, o carro tá no nome dele agora... foi a melhor solução que encontrei...
Andrei
R1200GORDA
Responder