[REPORTAGEM] Moto não deve usar pneus fora de medida

Grupo de discussão geral sobre motos.
WatchDog
Roda Presa
Contato:

[REPORTAGEM] Moto não deve usar pneus fora de medida

Mensagem por WatchDog »

Chegou a hora de trocar os pneus da motocicleta. O que fazer: substituí-los usando as medidas originais ou pneus mais largos, para melhorar o visual? Muitos motociclistas já ouviram essa frase: “Coloquei pneus mais largos e a moto ficou show, linda”. Porém, na prática, a beleza de um pneu mais largo não traz melhor desempenho e nenhuma vantagem. Na realidade, o encanto poderá virar um pesadelo.

Uma situação típica no mundo das motos: o proprietário vai trocar o pneu. Após consultar amigos, usuários do mesmo modelo de motocicleta, grupos de discussão na internet, ele aceita colocar um pneu maior, até mesmo encorajado pelo mecânico de algumas oficinas e motopeças. Diversas motos são o “alvo” dessa moda, que pode ser perigosa: desde pequenas 125 cc até nakeds, como a Suzuki Bandit.

Balança, protetor de corrente e para-lamas podem sofrer avarias com pneus fora de medida

Nas ruas e em fotos na internet, pode-se perceber que um dos modismos é colocar um pneu traseiro maior na Honda CBX 250 Twister. Os usuários dessa 250 cc muitas vezes optam em colocar pneus mais largos como os de 140 e 150 milímetros de largura, ao invés do original nas medidas 130/70–17. Mas para isso realizam adaptações, que chegam até a alargar a balança, o que prejudica a estrutura original da moto.

Pneu instalado, o visual fica ótimo. Mas a melhora fica somente no visual. Adriano Batista Luz, gerente da casa Fernandes de Pneus, em São Paulo, alerta: “nós não fazemos isso, só assinando um termo de responsabilidade”. Segundo ele, os riscos e os prejuízos são muitos. “O consumo aumenta, a relação tem desgaste prematuro devido ao pneu ser mais pesado, afeta o velocímetro e o hodômetro”, enfatiza.

Mais riscos

Além das perdas já citadas acima, Gregory Douglas Ross, proprietário da Alemão Pneus, na capital paulista, explica mais sobre os perigos de se usar pneus “superdotados” em motocicletas: “pneus maiores que os originais geram maior desgaste na banda de rodagem devido à maior área de contato com o asfalto, deixando o pneu ‘quadrado’, dificultando a realização de curvas, além do fato de que os pneus maiores são mais caros”.

Outros componentes como a balança, protetor de corrente e os para-lamas podem sofrer avarias com o componente fora das especificações originais. Corre-se o risco de o pneu mais largo não entrar na balança, raspar no para-lama dianteiro e na parte inferior do para-lama traseiro. Neste último caso o pneu pode raspar no para-lama antes da suspensão chegar ao final do curso, acarretando em uma possível quebra da peça plástica.

De fábrica

Para definir a medida original, as fábricas realizam uma série de testes com diversas medidas de pneus, até escolher a mais apropriada. E a moto é projetada levando-se em conta aquela determinada medida. A montadora visa, além da questão estética, o desempenho, a proposta da motocicleta, a durabilidade, a facilidade e o custo para reposição.

Se o motociclista não sabe qual a medida original dos pneus da moto, consulte o manual do proprietário. Lá são informadas as medidas e a pressão correta a serem utilizadas nos pneus. Não tem como errar.

Fonte: Gazeta do Povo
WatchDog - WatchDoguinho e WatchDoguinha
Suzuki GS500 04 - que manda...

*M@D DESDE 12/2003
Gaucho

Re: [REPORTAGEM] Moto não deve usar pneus fora de medida

Mensagem por Gaucho »

trocar pneus é o de menos............colocar bauletos pesados, mudar tamanho de rodas "motard", levantar ou abaixar suspensão, instalar monochoque no lugar da original bichoque são tão ruíns qto :-(
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Mensagem por bergsonphb »

No meu caso pus apenas o bauleto E45, não mexo na estrutura da moto quanto aos pneus que são 100% segurança
Yamaha XT660R 2006 ...
http://www.asasdodelta.com
Imagem
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

O que se pode fazer e procurar pneus com materiais mais modernos, melhor grip vs. durabilidade, pneus com borrachas diferentes nos lados e centro, ja que existem pneus com ate 3 materiais diferentes no mercado, coisa do tipo. Agora mudar o tamanho de um pneu por estetica/visual, nao trazendo nenhuma melhoria para o desempenho da mobilete e de lascar. :-(
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Minha moto é modificada e, num ficou pior pra curvas não (nem pra curvas nem pra retas), até que eu consigo fazer umas curvinhas com ela }:)
B-King Of The Urban Jungle
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Gaucho escreveu:trocar pneus é o de menos............colocar bauletos pesados, mudar tamanho de rodas "motard", levantar ou abaixar suspensão, instalar monochoque no lugar da original bichoque são tão ruíns qto :-(
Discordo Gaucho.

Baus e alforges não mudam tanto o comportamento da moto, uma garupa pode alterar até mais. Podem descolcar o centro de gravidade da moto um pouco para trás, mas já levei bastante peso em minhas motos e em nenhuma delas isso causou instabilidade, muito pelo contrário. Tanto na Fazer250, quanto na GS500 ou na Fazer600, tive oportunidade em viagens de abusar um pouco das motos, seja com entradas fortes em curva, bastante inclinação, frenagem forte, e não senti problemas de estabilide, o peso extra até deixava a traseira mais "plantada". Voltando de Brasília na Fazer 600 com bau e alforges fiz um pega insano com uma ZX6 descendo a serra, e a moto se comportou de forma exemplar. Nesse caso falo por experiência própria.

Mudar o tamanho das rodas no caso das "motard", pode sim trazer problemas na geometria, mas em vários casos há maneiras de contorná-los. Considerando que as rodas e pneus sejam de medidas compatíveis, e o trabalho nas suspensões seja bem feito, pode-se chegar a um bom resultado.

Levantar e abaixar suspensão, também podem trazer problemas na geometria, mas não necessariamente, tem que saber o que tá fazendo.

Instalar monochoque no lugar do bichoque, também não é recomendável, precisa ser um trabalho muito bem executado. Mas nada impede que fique bom também.

Agora, colocar pneus inapropriados para as medidas da roda, de forma que os pneus fiquem com curvatura errada, isso SEMPRE será prejudicial à dirigibilidade e à segurança. Cada roda tem uma margem de tolerância, e permite pneus de x a y, e extrapolar esses limites, sem excessões, sempre trará prejuízo à pilotagem, principalmente quando se pilota esportivamente.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Paraphina
Roda Presa

Mensagem por Paraphina »

Sempre usei bauletos nas minhas motos e nunca senti diferença nenhuma ao pilotar.

Mas sobre pneu, na minha XT600 eu coloquei um pneu traseiro mais largo e a motoca ficou bem mais dura na cidade. A traseira ficou pesada. Assim q acabar esse pneu vou voltar na medida original com certeza e nunca mais faço isso só por estética... :no:
Paraphina - Ex-Canyon500 Darth Vader/Ex-660R
XTzuda véia 600 Black Sister
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Concordo com o mad

A GS500 ficou muito mais estável com garupa + alforjes + baú do que sozinho

Balsa pesada rox! haohaoha
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Metal Command
Motociclista

Isso e o que eu chamo de darkside!

Imagem
Diogo A.
Motoqueiro

Mensagem por Diogo A. »

Tudo balela !
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Metal Command escreveu:Isso e o que eu chamo de darkside!

Imagem
pneu traseiro de carro :lol: :lol: :lol: :lol:

aqui no meu grupo tem 1 cara gete fina demais.........colocou pneu michelin 185/65 15 na 600 Shadow dele

c 30 PSI a moto ficou estranha nas curvas , mas c 60 melhorou p carai

esse pneu de carro deve durar uns 100.000 kms na moto :-D
gringo_killer
Dinossauro

Mensagem por gringo_killer »

MAD, tinha um conhecido que vei todo empolgado me dizer que tinha botado um "pneu de hayabusa" na twister... 190/xx/xx kkk

Não sabia se ateava fogo ao meu próprio corpo ou se simplesmente me desgava da tomada...

:pqp:
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...:-XX by K'waszaK

Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Metal Command
Motociclista

Gaucho escreveu:
Metal Command escreveu:Isso e o que eu chamo de darkside!

Imagem
pneu traseiro de carro :lol: :lol: :lol: :lol:

aqui no meu grupo tem 1 cara gete fina demais.........colocou pneu michelin 185/65 15 na 600 Shadow dele

c 30 PSI a moto ficou estranha nas curvas , mas c 60 melhorou p carai

esse pneu de carro deve durar uns 100.000 kms na moto :-D
100k eu nunca ouvi falar, mas 60k ja! Se comparado com os no maximo 10k que vc consegue com os Metzeler originais e que custam mais de 200 dolares (EUA) vale a pena. O pessoal fala que nao fica igual na curva, e que precisa usar mais counter steering, mas e acostumar e beleza. ;-)
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

qnd comprei a minha cb5 ela estava com pneu 150. Qnd chegou a hora de trocar vou ser sincero eu estava na duvida devido a este pensamento "pneu largo é mais bonito". Mas optei pela media original e nao me arrependo ate hj. Ja vai ser a terceira troca de pneu da minha cb5 e vou continuar no original.

Uma coisa q mostra q pneu largo vende mais moto é a nova CB300R. Eles colocaram pneu 140 atras pois ficaria mais bonito e o pessoal estariam levando uma "mini-hornet". Tudo bem q nestes casos os engenheiros fizeram calculos e pos ali sem afetar de modo algum a segurança dos pilotos. Mas isso so mostra q ate os engenheiros perceberam este "moda" e entao decidiram fazer isso para o delirio da galera.

E QR APOSTAR QNT Q O PESSOAL AINDA NAO SATIFEITO VAO COLOCAR PNEU AINDA MAIS LARGO NA CB3!!
Tornado 300
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

cg_killer escreveu:MAD, tinha um conhecido que vei todo empolgado me dizer que tinha botado um "pneu de hayabusa" na twister... 190/xx/xx kkk

Não sabia se ateava fogo ao meu próprio corpo ou se simplesmente me desgava da tomada...

:pqp:
Eu lembro dessa... auhahuhuahuUAhuHu

Lá do TOL né? aquela toda carenada? putz... só de pneu dava metade do valor da moto...
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

RMD escreveu:Uma coisa q mostra q pneu largo vende mais moto é a nova CB300R. Eles colocaram pneu 140 atras pois ficaria mais bonito e o pessoal estariam levando uma "mini-hornet". Tudo bem q nestes casos os engenheiros fizeram calculos e pos ali sem afetar de modo algum a segurança dos pilotos. Mas isso so mostra q ate os engenheiros perceberam este "moda" e entao decidiram fazer isso para o delirio da galera.

E QR APOSTAR QNT Q O PESSOAL AINDA NAO SATIFEITO VAO COLOCAR PNEU AINDA MAIS LARGO NA CB3!!
Esse pneu traseiro da cb3 foi uma das poucas coisas que não curti...
O 130 tava de bom tamanho pro desempenho dessa moto...
Mas ali eles alargaram a roda e a balança então o pneu não ficou balão muito menos raspando por tudo...
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
leosampaio
Novato

Mensagem por leosampaio »

Paga escreveu: Esse pneu traseiro da cb3 foi uma das poucas coisas que não curti...
O 130 tava de bom tamanho pro desempenho dessa moto...
Mas ali eles alargaram a roda e a balança então o pneu não ficou balão muito menos raspando por tudo...
De fato, ontem fui olhar pessoalmente a CB3 e reparei nisso tambem, eles aumentaram a largura do aro, ficando um resultado muito bom. Alem disso, as rodas são mais aliviadas, mais vazadas. Vi isso numa materia sobre o lançamento dela.
O que confirma o pensamento do RMD em relação ao engenheiros.
gringo_killer
Dinossauro

Mensagem por gringo_killer »

Paga, nem isso, o cabeça pagava 80 pila por um pneu usado kkk

graças a deus que eu não tenho foto, mas eu já vi uma peripécie dessas num encontro em estância velha...

esse manja!
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...:-XX by K'waszaK

Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Zeh666
Novato

Mensagem por Zeh666 »

Uso o pneu da CBX750 na minha CB450. Comprei a minha já com o pneu da 750 e acho que é uma pratica meio comum...

Eu prefiro pilotar a minha com pneus mais largos que a do meu tio com pneus tamanho original.
Stuka
Motoqueiro

Mensagem por Stuka »

SPEED RACER escreveu:Minha moto é modificada e, num ficou pior pra curvas não (nem pra curvas nem pra retas), até que eu consigo fazer umas curvinhas com ela }:)
x2 ;-)
Fabio "Stuka"
Responder