Tópico Definitivo - Corrente, Coroa e Pinhão da XT660R

Grupo de discussão geral sobre motos.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Tópico Definitivo - Corrente, Coroa e Pinhão da XT660R

Mensagem por bergsonphb »

Pessoal,

Pesquisei aqui no fórum sobre o Kit relação da XT660R que apresenta um desgaste acentuado, principalmente nas modelos 2005, infelizmente ainda não sanei as minhas dúvidas. :shock:

1º - Fazendo a revisão de 20.000Km o mecânico me informou que eu deveria trocar o Pinhão que está com os dentes bem gastos e trocar o restante do Kit somente mais tarde, segundo ele a "Coroa ainda tem muitos dentes para gastar".

Ouvi a opinião de alguns integrantes do M@D uns aprovam e outros não. Troco o kit todo ou só o pinhão mesmo ? :?

Quanto a qualidade das peças, pesquisei algumas marcas e gostaria da opinião de vocês: ;-)

A - Corrente

Marcas: KMC, DID, VAZ, RIFFEL e CIC.

Tenho Dúvidas quanto a comprar corrente com ou retentor? Com ou sem emendas? Qual dessas marcas é a melhor e mais garantida? Encontrei na Hparts essa CIC Gold por R$ 108,00. Qual a função desse retentor ?

Na VAZ tem umas correntes com especificações: V-Ring O-Ring Z-Ring, que P%$# é essa ? :lol:

B - Coroa

Marcas: RIFFEL E VAZ.
O que observar quanto as características da Coroa? Só encontrei dessas duas marcas.

C - Pinhão

Marcas: RIFFEL E VAZ.
Nesse caso optarei pelo pinhão com redutor de ruído em aço 1045. O que acham ?

Quanto as marcas vocês sugerem algumas outras para a coroa e pinhão ?
Para quem ou utiliza as marcas de corrente acima qual a avaliação que vocês tem das mesmas ?

Desculpem o excesso de perguntas :-D , mas não quero passar pelo susto de ter a corrente quebrada por um simples erro de manutenção e tenho certeza que muitos companheiros daqui não gostariam de passar por isso e por isso a importância deste tópico.
Yamaha XT660R 2006 ...
http://www.asasdodelta.com
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Re: Tópico Definitivo - Corrente, Coroa e Pinhão da XT660R

Mensagem por jsamuel »

Perguntei hj na Yamaha o preço do Kit Relação "original" pra minha moto, quase cai, custa a bagatela de R$1.277,00.

Viva o cardã!
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

jsamuel escreveu:Perguntei hj na Yamaha o preço do Kit Relação "original" pra minha moto, quase cai, custa a bagatela de R$1.277,00.

Viva o cardã!
Eu nem vou falar sobre o Kit original por que é perda de tempo ...

Só o pinhão custa 350 reais, sem condição ...
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Cara, pela minha experiencia com relação:

Corrente: DID com retentor, sem emenda;
Coroa e pinhão: Riffel ou Vaz são boas.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Lelo escreveu:Cara, pela minha experiencia com relação:

Vc acha que devo trocar o kit todo ?
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Troca tudo logo, principalmente se for a relação original. Ao contrário, vai ficar sempre nesta de trocar apenas pinhão, apenas corrente, apenas coroa, etc..., e nunca vai ter uma relação zerada por completo.

Corrente DID, sem emenda e com retentor
Coroa e pinhão Vaz.

Obs:. na pior das hipóteses, guarde a corrente e coroa antigas, e caso venha a precisar, troque.

Uma vez, em viagem, precisei trocar a relação, aí vi (diga-se achei, com o aval do mecânico onde parei) que tinha bastante regulagem e a coroa aparentaca estar boa, concluí que a corrente também não deveria estar ruim, então fiz a besteira de trocar somente o pinhão. Putz, fazia uma barulheira dos infernos, e dava pra sentir (nos pés) que a corrente não se ajustava legal no pinhão. Troquei o Kit inteiro quando voltei, inclusive o pinhão novo, a moto ficou outra coisa pra andar, muito macia.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

bergsonphb escreveu:
Lelo escreveu:Cara, pela minha experiencia com relação:

Vc acha que devo trocar o kit todo ?
Eu sou de opinião que a relação deve ser trocada como um todo, isso devido ao fator "acamação" ou "auto-ajuste" das peças.

Só para ilustrar, rode com um carro até que o pneu esteja com meia vida. Depois troque todo o embuchamento e demais elementos de suspensão (exceto os pneus). Faça um alinhamento e um balanceamento das rodas. Tente entrar nas curvas da mesma forma como você fazia logo antes de trocar isso tudo. Os pneus "cantarão" com muito mais facilidade, ou seja, estarão sempre fora de ajuste, pois já deformaram conforme a suspensão antiga. Nesse caso, é recomendável trocar também os pneus por novos.

Aliás, esse é um dos problemas de algumas peças recondicionadas ou usadas. A acamação delas é totalmente diferente do da sua moto, carro, ônibus, caminhão, etc.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Stuka
Motoqueiro

Mensagem por Stuka »

Troque tudo de uma vez.
A minha é 2006 também e foi com 22000 km.
Original ou de outra marca fica a seu critério. Só tome cuidado em não colocar nada tão barato que ficará caro o conserto depois.
No Clube XT você encontra um tópico sobre.
Fabio "Stuka"
Marcão_03
Roda Presa

Mensagem por Marcão_03 »

Entendo que é melhor usar DID ou Regina com retentor sem emenda ( o-ring = retentor = algo como um anel de borracha entre os elos ) é mais durável, na medida original.
Trocar pinhão e coroa.
Abraços.
-------------------------------------------------
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Aliás, recomeindu corrente sem emenda e com "O"-ring (pode ser "V"-ring ou "T"-ring ou "Z"-ring ou "W"-ring... o importante é que seja co retentor e na medida certa de paço e número de elos para sua moto).

Também recomeindu coroa e pinhão em aço 1045, de paço igual ao da corrente de transmissão e em número de dentes compatíveis com as especificações de fábrica.

Não posso recomendar relações "mais longas" ou "mais curtas" porque não sei que tipo de utilização você faz da moto com maior frequencia.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Stuka escreveu:Troque tudo de uma vez.
A minha é 2006 também e foi com 22000 km.
Original ou de outra marca fica a seu critério. Só tome cuidado em não colocar nada tão barato que ficará caro o conserto depois.
No Clube XT você encontra um tópico sobre.
Tem um tópico lá de um cara em que a relação durou mais de 41000km ele trocou a 1a vez só o pinhão com 26k e depois o kit todo com mais 15k, agora fiquei na dúvida ...

O tópico é Esse.
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Saurus escreveu:Aliás, recomeindu corrente sem emenda e com "O"-ring (pode ser "V"-ring ou "T"-ring ou "Z"-ring ou "W"-ring... o importante é que seja co retentor e na medida certa de paço e número de elos para sua moto).

Também recomeindu coroa e pinhão em aço 1045, de paço igual ao da corrente de transmissão e em número de dentes compatíveis com as especificações de fábrica.

Não posso recomendar relações "mais longas" ou "mais curtas" porque não sei que tipo de utilização você faz da moto com maior frequencia.
Minha tocada é muito leve, levo a esposa na garupa mais baú e tranqueiras, quero a relação original mesmo de forma que possa andar tranquilamente a 100 a 120 km/h com o menor consumo de combustível.

Mas qual será as diferenças entre essas Letras ? O-Ring, V-Ring etc
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Na minha durou 23k. Substituí pela KMC Gold com o'ring e com emenda,
pinhão sem anti-ruido e coroa Riffel 1045
Já passou de 11k sem nenhuma regulagem.
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Rômulo escreveu:Na minha durou 23k. Substituí pela KMC Gold com o'ring e com emenda,
pinhão sem anti-ruido e coroa Riffel 1045
Já passou de 11k sem nenhuma regulagem.
Muitos falam sobre essa KMC .... Outros gostam outros não ...

qual é o valor dessa KMC Gold Com retentor e sem emenda ?
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

bergsonphb escreveu:
Saurus escreveu:Aliás, recomeindu corrente sem emenda e com "O"-ring (pode ser "V"-ring ou "T"-ring ou "Z"-ring ou "W"-ring... o importante é que seja co retentor e na medida certa de paço e número de elos para sua moto).

Minha tocada é muito leve, levo a esposa na garupa mais baú e tranqueiras, quero a relação original mesmo de forma que possa andar tranquilamente a 100 a 120 km/h com o menor consumo de combustível.

A diferença é o perfil do anel (ui!) de vedação dos elos. Existem anéil de prfil em "V", em "O", em "T", em "H", em "X" etc... semelhantes ao formato dessas letras. Daí o nome do tipo de anel, ou seja do perfil do anel.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Saurus escreveu:
bergsonphb escreveu:

A diferença é o perfil do anel (ui!) de vedação dos elos. Existem anéil de prfil em "V", em "O", em "T", em "H", em "X" etc... semelhantes ao formato dessas letras. Daí o nome do tipo de anel, ou seja do perfil do anel.

Em questão de qualidade há diferença ?

Estava vendo o fórum do clube XT600 e são muitos os relatos de quebra de corrente, estou com medo hein !! apesar da minha relação nunca ter acontecido nada ....

Vi também que uns trocam o kit todo, outros trocam apenas o pinhão e ainda roda mais de 10.000km .... fiquei na dúvida
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Eu trocaria só o pinhão, rodaria mais uns 5.000km e depois sim trocaria o kit todo.

Corrente pra mim só tem duas marcas boas : DID e REGINA (com retentor e SEM EMENDA)
Coroa e pinhão vai de Riffel ou Vaz.
B-King Of The Urban Jungle
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

na minha xt600, troquei o pinhão aos 35 mil km. Não foi por original, mas não lembro qual.

Aos 65 mil km (é, sessenta e cinco mil km) troquei todo o conjunto. Botei Riffel, sempre sem emenda e com retentor. Acho que foi desse aço 1045.
-oo-

O boss é meu broder.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Liguei para um amigo meu de são Luís que tem uma XT660 2006 e já foi pro Chile em cima dela e ele disse que trocou apenas o pinhão com 22km e a moto tá com 40.000 e ainda não trocou nem a corrente e nem a coroa.

No caso do amigo acima foi uma XT600 e não uma 660R. A minha corrente está em bom estado e a coroa sequer apresenta sinal de desgaste.
Yamaha XT660R 2006 ...
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Troca tudo...

Mas não coloca essa DID nacional (daido) não... É corrente de tw e não aguenta nada na 66, experiendia propria...

Se eu tivesse tido paciencia com a relação da xt66 (motivo que eu vendi a moto) eu colocaria hoje corrente importada da EK ou REGINA!

PEAO E COROA pode comprar o da rifel aco 1045 esse eu testei e aprovo!

Procura a corrente KMC gold, o romulo ja vem usando a uns bons km sem nem sequer lubrificar com cuspe!
Imagem
Responder