MT-03 - primeiras impressões

Grupo de discussão geral sobre motos.
Avatar do usuário
mamm777
Dinossauro
Mensagens: 6403
Registrado em: 10 Jun 2009, 10:23
Localização: floripa

MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por mamm777 »

Peguei-a 0Km no final de março. Penduricalhos que instalei: lâmpada Philips 5.000K (esta aí do avatar), frisos refletivos nas rodas, afastador de alforjes e antena corta-cerol (obrigatória aqui em Floripa). Depois de 3 meses e 2.500Km rodados, deixo aqui minhas impressões sobre a máquina para o engrandecimento da cultura motoqueirística do M@D. :lol:

Não dá para negar que o primeiro chamariz da motoca é o visual. Ao vivo tem muita personalidade. Não tem como ficar indiferente, é amor ou ódio. Não é grande mas é encorpada, "troncuda", agressiva, parece chamar para briga.

No primeiro butt-drive encontrei uma posição muito boa para mim (1,73m, 79Kg), bem encaixado na moto (banco bem mais baixo que o guidão), levemente inclinado para a frente, joelhos encaixando bem no tanque. Um test-drive numa usada (antes de encomendar a 0Km) confirmou a boa posição. Dá para dividir bem o peso entre pernas/bunda/braços.

O banco tem dois andares - na verdade, são dois bancos separados. O do piloto é duro e grande (ui!), no formato de um selim de bicicleta. Tem que variar bastante a posição em cima dele pra não amortecer as partes baixas. Na cidade ando bem pra frente, grudado no tanque, pra ter mais agilidade. Na estrada, escorrego pra trás, até encostar no banco do carona (que funciona como um razoável apoio lombar) pra ficar mais inclinado e desviar do vento. O banco do carona é menor mas mais macio. Comentei sobre almofadas de gel com minha mulher (que viaja comigo) mas ela disse que por ela não precisa. O carona vai sentado mais alto, é bom para diminuir as capacetadas e pro carona poder aproveitar a vista eheh.

Na cidade é uma maravilha. A posição supermoto (bem encaixada, guidão com bastante alavanca, entre-eixos curto) e a ignorância de torque/freios deixam ela com muita agilidade. É "point and shoot": percebeu um espacinho, é só apontar que ela vai sozinha, parece telepatia. Minha ferrugem de anos no MSM e meu juízo não me deixam nem chegar perto dos limites da motoca. Não gosta de andar abaixo dos 3.000 giros, até vai mas fica dando uns tranquinhos na corrente. Abaixo dos 2.000 nem pensar. Acima dos 3.000 não importa a marcha, é torcer o cabo e o coice vem grande. Nas arrancadas fortes, 1ª-2ª-3ª marcha, nem dá tempo de voltar o pé pra pedaleira - assim que a bota toca na pedaleira o motor já está esbarrando no limitador de giro (7.500rpm, infelizmente) e está na hora de voltar pro câmbio. O freio da frente é MUITO forte e bem modulável, só não leva 10 pois não tem ABS. O de trás é o mesmo da XTzona, dá pro gasto (freio de trás é só pra manobra mesmo eheh). Faço 18Km/l aqui em Floripa.

Na estrada é uma big single (dããã! eheh). Pró de ser uma big single: a 5ª é um câmbio automático acima dos 3.000 giros (70Km/h). Pode vir morro, ultrapassagem, estar vazia ou carregada, o que for, só troca de marcha se quiser. Contra: vvviiibbbbrrraaaçççãããooo. Mas só é crítica em alguns pontos entre 4.000 (93 Km/h em 5ª) e 5.000 giros (115 Km/h em 5ª), acima ou abaixo disto diminui bastante. Faz curva que é uma demônia. É só olhar pra curva e ela faz sozinha. Passei a fugir da BR 101 (looongas retas, várias pistas, estilo estradas paulistas), sempre que possível desvio por estradinhas paralelas, sem trânsito e cheias de curvas. Já descobri um monte de estradinhas novas nas redondezas eheh. Faço 20Km/l a 100Km/h, 18Km/l a 140Km/h, sempre com mulher & alforjes.

"Quanto dá": 170Km/h a 7.500 giros em 5ª. Quem segura é o limitador de giros, não a resistência aerodinâmica (como seria normal). Ou seja, a última marcha poderia ser mais longa, temos um problema de escalonamento de marchas aí - OUVIU, DONA YAMAHA??? :-( Com uma última marcha mais longa, na MT teríamos um pouco mais de final e um pouco menos giros para uma determinada velocidade de cruzeiro.

No mais: os pipocos do sistema de indução de ar do escapamento nas reduções (também presentes na XTzona) são uma delícia, lembram os Maverick V8. O painel fica muito bonito de noite. Suspensões quase sem regulagem (só o preload da traseira) mas com bom compromisso entre conforto e estabilidade - pego um trechinho de calçamento pra chegar em casa e não incomoda nada, e já peguei ondulações brabas no meio de curvas na estrada e a motoca manteve a tangente direitinho. Achei que os Pirelli Scorpion Sync alemães (90% on / 10% off, os mesmos da Ulysses) iriam comprometer no asfalto, mas que nada, pode deitar até o juízo dizer "CHEGA!"

Fotinho da motoca vestida pra viagem, na estrada semana passada:

Imagem

Resumindo, é uma baita duma street fighter que encara uma viagem na boa. Não sei de onde a Yamaha tirou aquela babaquice de "roadster motard". No geral, ;-) pra MT.

Era isto. Que venham os comentários, as críticas, as declarações de amor, os xingamentos, os "que burro, com um pouquinho a mais (R$8.000!) pegava uma 4 canecos" }:)
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Avatar do usuário
Luigi
Mito
Mensagens: 14490
Registrado em: 22 Abr 2008, 15:18
Localização: Blumenau - SC
Contato:

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Luigi »

Tem que marcar aquele test ride ainda heim!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Avatar do usuário
Smoker
Mito
Mensagens: 34319
Registrado em: 30 Dez 2007, 20:37
Localização: Niterói-RJ

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Smoker »

Valeu. Gosto desta moto.

Bom saber que é boa pra viagem também. Aliás, por falar em viagem, tu acha que tem como rodar uns 800/1000 km por dia nela???

Tem suporte ou bagageiro para ela. Para poder colocar um bauleto???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
motoka
Roda Presa
Mensagens: 433
Registrado em: 20 Fev 2008, 15:07
Localização: são paulo - sp
Contato:

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por motoka »

SHOW..
põe + fotus p/nós..
Avatar do usuário
Marcão_03
Roda Presa
Mensagens: 566
Registrado em: 27 Abr 2008, 18:38
Localização: Porto Alegre

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Marcão_03 »

Texto bom Mamm2. Boa avaliação. Há pouco tempo havia levado um susto com o Zemnoção.

Dá para viajar 500km tranquilo, ou é cansatíva? E manter 130km/h por um bom tempo com vibrações toleráveis?
Abraços.
-------------------------------------------------
Avatar do usuário
Varizeto
Roda Presa
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Dez 2008, 23:03
Localização: Medianeira/PR
Contato:

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Varizeto »

Puta cara... com um pouquinho a mais vc pegava uma 4 canecos... :lol: :lol: :lol:

Não, brincadeira, show de bola a motinho, parabéns... ;-) ;-)
==Mais vale um acelerador na mão... do que um no pé!!! GSX750F/2005 ==
Avatar do usuário
Osama B Laden
Dinossauro
Mensagens: 7190
Registrado em: 11 Mar 2009, 16:48
Localização: Issó é problema meu.

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Osama B Laden »

Smoker escreveu:
Tem suporte ou bagageiro para ela. Para poder colocar um bauleto???
No meu prédio tem um cara que colocou bauleto nela, não conheço o sujeito, mas se quiser posso tirar uma foto da moto.
Avatar do usuário
Diogo A.
Motoqueiro
Mensagens: 2172
Registrado em: 25 Jun 2008, 17:17
Localização: Itaipuaçú - Maricá - RJ; Só buraco nessa merda !

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Diogo A. »

Po aê, to gostando cada vez mais dessa moto...
Fico muito na dúvida entre ela e uma XTR numa futura troca...
Avatar do usuário
Smoker
Mito
Mensagens: 34319
Registrado em: 30 Dez 2007, 20:37
Localização: Niterói-RJ

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Smoker »

Osama B Laden escreveu:
Smoker escreveu:
Tem suporte ou bagageiro para ela. Para poder colocar um bauleto???
No meu prédio tem um cara que colocou bauleto nela, não conheço o sujeito, mas se quiser posso tirar uma foto da moto.
Do terror, nem precisa da foto, mas se puder ver se é bagageiro, tipo um roncar da vida, ou se é suporte da Givi já ajuda um monte. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Avatar do usuário
mamm777
Dinossauro
Mensagens: 6403
Registrado em: 10 Jun 2009, 10:23
Localização: floripa

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por mamm777 »

luigi escreveu:Tem que marcar aquele test ride ainda heim!
Opa! Dá um toque quando vieres pra ilha!
Smoker escreveu:Aliás, por falar em viagem, tu acha que tem como rodar uns 800/1000 km por dia nela??? Tem suporte ou bagageiro para ela. Para poder colocar um bauleto???
Marco AL escreveu:Dá para viajar 500km tranquilo, ou é cansatíva? E manter 130km/h por um bom tempo com vibrações toleráveis?
Sobre viagens: o que incomoda mais nas viagens nem é a vibração, acima dos 5.000 giros em 5ª (115Km/h) é bem tranquilo. O que mais pega é o vento acima dos 120Km/h (óbvio! é uma naked com posição semi-ereta! eheh) e a dureza do banco (que depende do coeficiente de resistência da buzanfa do indivíduo pilotante eheh). Acho que com uma bolha da Givi e uma almofada do Tio Russo (se necessário, pra mim não precisou) dá pra encarar os 1.000Km/dia. O máximo que fiz até hoje (engarupado) foi 300Km/dia.

Sobre bauletos/alforjes: começaram a chegar as coisas da Givi pra ela aqui no Brasil, base pra bauleto, bolha, etc, mas como tem em poucas lojas ainda tá caro: Givi para MT na Adão Metais.
motoka escreveu:SHOW..
põe + fotus p/nós..
Fotos a caminho...
Varizeto escreveu:Puta cara... com um pouquinho a mais vc pegava uma 4 canecos... :lol: :lol: :lol:
Faltou o "seu burro"! :lol:
Diogo A. escreveu:Fico muito na dúvida entre ela e uma XTR numa futura troca...
Quanto tens de altura?
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
cjunior
Roda Presa
Mensagens: 558
Registrado em: 29 Dez 2007, 11:40
Localização: Cachoeiro de Itapemirm

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por cjunior »

mamm, não sei pq moto "de verdade" tem que ter 4 canecos? cara, tive uma XT660 e não tenho que o reclamar dela, principalmente da vibração.... hj comprei uma DL 650 V-Strom (2 cilindros em V) que foi mais cara do que uma Bandit e NH6, mas a moto é uma delícia e seus 2 em V são muito bem resolvido....

Já me disseram aqui no M@D, "moto é para agradar a você e não seus amigos, então vá fundo e encare o que você mais gosta".

Parabéns pela sua moto, tenho um amigo que anda de MT 03 e também é só elogios.....
BUELL XB12X ULYSSES 2008
Jota

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Jota »

belo relato mamm2.

infelizmente pra mim não serve, pq entre 2 e 3 mil giros tem que rodar sem tranco, solavanco ou engasgo. esse é o primeiro teste.

acredito que quando o preço da motoca chegar aos 20 mil será uma opção muito legal pra quem faz um mix cidade-estrada sem pretender viagens muito longas.
Avatar do usuário
Ticano
Motoqueiro
Mensagens: 4901
Registrado em: 07 Abr 2008, 17:45
Localização: Brasília DF
Contato:

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Ticano »

Primeira análise "verdadeira" e sem achismos desta motoca.
Eu sou fã declarado desta moto e seu relato me ajuda mais a
gostar dela.

Eu li em uma revista que no trânsito esquenta bastanta a buzanfa
do garupa, teve a oportunidade de comprovar isso? acredito que na
estrada realmente não tenha problema, mas quando para será que
esquenta tanto assim?
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Avatar do usuário
mamm777
Dinossauro
Mensagens: 6403
Registrado em: 10 Jun 2009, 10:23
Localização: floripa

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por mamm777 »

...esqueci: whitedeath (e outros proprietários escondidos), sinta-se a vontade para contribuir para o tóxico!
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Jota

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Jota »

cjunior escreveu: hj comprei uma DL 650 V-Strom (2 cilindros em V) que foi mais cara do que uma Bandit e NH6, mas a moto é uma delícia e seus 2 em V são muito bem resolvido....
e tá esperando o que pra postar as impressões detalhadas (pelo menos 3 páginas)? :? :lol:

parabéns pela strom, não deixe de compartilhar conosco as impressões. ;-)
Editado pela última vez por Jota em 23 Jun 2009, 17:44, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Smoker
Mito
Mensagens: 34319
Registrado em: 30 Dez 2007, 20:37
Localização: Niterói-RJ

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Smoker »

mamm2 escreveu:Sobre viagens: o que incomoda mais nas viagens nem é a vibração, acima dos 5.000 giros em 5ª (115Km/h) é bem tranquilo.
Putz, estranho o que a Yamaha fez em relação ao escalonamento das marchas. A 5.000 rpm´s a XTE 600 tá batendo os 130 km/h.

Poderiam ter posto uma 6ª marcha, ou como o mamm falou, alongar a 5ª marcha um pouco mais. Mas na minha opnião, a 6ª seria perfeita.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Jota »

Uma sexta marcha seria a opção correta, mas um pinhão com um dente a mais tb ajuda. Com o torcão da bicha não vai ter problema alongar um tiquinho...
Avatar do usuário
Smoker
Mito
Mensagens: 34319
Registrado em: 30 Dez 2007, 20:37
Localização: Niterói-RJ

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por Smoker »

Jota escreveu:Uma sexta marcha seria a opção correta, mas um pinhão com um dente a mais tb ajuda. Com o torcão da bicha não vai ter problema alongar um tiquinho...

Jota, o que seria melhor aproveitado, um dente a mais no pinhão, ou um a menos na coroa???

Outra dúvida, no caso a coroa. Na XTE a relação é 15x45, se eu colocar uma coroa de 43 dentes (ou 40) como faço a conta para comprar a corrente (selada, lógico), tipo, quantos elos a menos, para não perder muita regulagem??? Valeu.


Foi mal aí desvirtuar teu tópico mamm2. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Avatar do usuário
mamm777
Dinossauro
Mensagens: 6403
Registrado em: 10 Jun 2009, 10:23
Localização: floripa

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por mamm777 »

Puts, o pessoal daqui é rápido! eheh
cjunior escreveu:mamm, não sei pq moto "de verdade" tem que ter 4 canecos?
cjunior, moto de verdade não "precisa" ter 4 (nem 3, nem 2, nem 1, nem 8, etc), tanto faz. Tô só "pré-zoando" a zoação do povo das 4 canecos. :lol:
Ticano escreveu:Eu li em uma revista que no trânsito esquenta bastanta a buzanfa
do garupa, teve a oportunidade de comprovar isso? acredito que na
estrada realmente não tenha problema, mas quando para será que
esquenta tanto assim?
Ticano, esquenta nada, intriga da oposição. Não esquenta nem aquelas ponteiras pretas do escape (que na verdade não são ponteiras, são só proteções imitando ponteiras que envolvem as laterais da marmita que fica embaixo do banco do carona). O que esquenta mesmo é a perna esquerda do piloto, isto sim! Pelo menos na minha posição "urbana", encoxando o tanque. No inverno é uma delícia, mas no verão...
Smoker escreveu:
mamm2 escreveu:Sobre viagens: o que incomoda mais nas viagens nem é a vibração, acima dos 5.000 giros em 5ª (115Km/h) é bem tranquilo.
Putz, estranho o que a Yamaha fez em relação ao escalonamento das marchas. A 5.000 rpm´s a XTE 600 tá batendo os 130 km/h.

Poderiam ter posto uma 6ª marcha, ou como o mamm falou, alongar a 5ª marcha um pouco mais. Mas na minha opnião, a 6ª seria perfeita.
Uma coisa que tenho vontade de fazer é, quando chegar a hora de trocar a relação (espero que daqui a uns 50.000Km! eheh), botar a relação da XTzona. O pinhão das duas é igual, mas a coroa original da MT é 47 dentes, versus 45 da XTzona. Daria uma alongada de leve. Mas o certo seria mexer só na 5ª mesmo, as 4 primeiras são perfeitas.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Avatar do usuário
MAD
Dinossauro
Mensagens: 5266
Registrado em: 29 Dez 2007, 01:40
Localização: Provincia de São Pedro
Contato:

Re: MT-03 - primeiras impressões

Mensagem por MAD »

Já rodei 900km num dia de Fazer 250, o Louzada já fez 1000km de Twister, claro que dá pra viajar milão de MT. ;-)

Pra viagens maiores é uma boa mesmo botar uma bolha. Outra coisa que eu faria era mandar esse banco num bom estofador, adaptar uma camada de gel e resolver aquele problema da água que entra pelas costuras.

Mas muito bom o relato! Quando foi lançada tava caríssima, mas depois baixou o preço e hoje já dá pra encontrar usadas. Acho uma opção muito válida, principalmente pra quem gosta de XT e não anda na terra, deve ser muito divertida de andar.

Sobre o escalonamento do câmbio, como o objetivo principal dela não é longas viagens, acho que se a 5ª fosse mais longa ela ficaria menos esperta para subidas e ultrapassagens. Mas nada impede que tu troque o pinhão ou a coroa. Tente colocar a coroa da XT, que tem 2 dentes a menos! Acho que vai ficar na medida do teu gosto, e vai "afastar" um pouco as primeiras marchas, talvez amenizando aquela sensação que tu teve de elas serem muito juntas.

Ah, e o guidão, não atrapalha no trânsito?
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Responder