O vento quase me derrubou

Grupo de discussão geral sobre motos.
davizudoww
Mito
Contato:

Re: O vento quase me derrubou

Mensagem por davizudoww »

vento lateral derruba até o jo soares de gold wing....

quem duvida vá pro ushuaia de moto!!

ainda bem que o amigo conseguiu controlar.. o negocio eh ficar atento ate nas vegetações adiante...

abraços
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Campinas!!!

além de viado o que mais tem lá e vento na estrada!!!

Já chegueia andar mais de 4km de lado por causa do vento...se a pista não tivesse 3 pistas tinha saido fora.

Isso com todas as motos (CB, Falcon, e super) haha.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
motoka
Roda Presa
Contato:

Mensagem por motoka »

qdo ver a placa de vento lateral Imagem jah tem q ficar atento.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

b0fh escreveu:moto de verdade (de ferro, 250 kilos pra mais e sem firulinhas 'carenagem') não tem esse problema.
É, "preibói"!? Então vem passear na Ponte Rio-Niterói que tu vai ver só a piaba que vai tomar.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Saurus escreveu:
b0fh escreveu:moto de verdade (de ferro, 250 kilos pra mais e sem firulinhas 'carenagem') não tem esse problema.
É, "preibói"!? Então vem passear na Ponte Rio-Niterói que tu vai ver só a piaba que vai tomar.

E em dia de sudoeste de maremoto, vai atravessar a ponte toda colado na lateral de algum ônibus. :lol:

Em março agora peguei uma chuva de vento em Campo Mourão-PR que vou te dizer, além de andar de lado uns 80/90 km, temporal, etc..., o vento me jogou pro acostamento e ficou ruim, mas muito ruim de voltar pra pista.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:
Saurus escreveu:

E em dia de sudoeste de maremoto, vai atravessar a ponte toda colado na lateral de algum ônibus. :lol:

Em março agora peguei uma chuva de vento em Campo Mourão-PR que vou te dizer, além de andar de lado uns 80/90 km, temporal, etc..., o vento me jogou pro acostamento e ficou ruim, mas muito ruim de voltar pra pista.
Pois é, Chimôuqui. E quando a pista fica balançando para cima, para baixo, para esquerda e para direita, tudo ao mesmo tempo e com o "soprinho" de vento mudando de direção a toda hora e você no meio do corredor entre carros, ônibus e caminhões naquele trecho de quatro faixas de rolamento (corredor de apenas 50 cm +/-). Tem que ser artista de circo pra encarar a aventura, o desafio. É puro malabarismo na corda bamba. :lol:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Saurus escreveu:
Smoker escreveu:
Saurus escreveu:

Pois é, Chimôuqui. E quando a pista fica balançando para cima, para baixo, para esquerda e para direita, tudo ao mesmo tempo e com o "soprinho" de vento mudando de direção a toda hora e você no meio do corredor entre carros, ônibus e caminhões naquele trecho de quatro faixas de rolamento (corredor de apenas 50 cm +/-). Tem que ser artista de circo pra encarar a aventura, o desafio. É puro malabarismo na corda bamba. :lol:

:lol: :lol: :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:
Saurus escreveu:
Smoker escreveu:
Saurus escreveu:

E se, só de "brinde" ainda estiver batendo aquelas "chuvinhas" de verão... Aí então é que phodddeu di veiz.... SEGUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURAAAAAAAAAAAAA, PEEEEEEEEEEÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!!!!
Parada
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Parada »

esse ano teve um feriado que fui pra Rio Claro com a minha esposa......saímos de santos uma maravilha, aquele baita solão.....chegamos na rodovia dos bandeirantes e deu uma nublada, mas tava tranquilo, rodando a 160kmh......paramos no Serra Azul e olhamos pro céu...fechou de uma forma que parecia que era o Apocalipse chegando!!! Dava medo!!!hehehe Resolvi acelerar...mas não teve jeito...na hora que entramos ns nova bandeirantes começaram as rajadas de vento....olha....ja tinha passado por essa situação na Carvalho Pinto, mas, da forma que foi....deu um baita medo....minha mina ficou com medo pra caramba...fui reduzindo depois do susto, 160, 120, 100, 80, até na hora que eu cheguei nos 50 e fui bem pianinho até melhorar um pouco!!! Mas não tomamos chuva....foi só a ventania e o susto mesmo!!! Só pra constar...minha moto pesa uns 250kilos...eu peso 113k, mas a mulhé, mas a bagagem....e mesmo assim o vento jogou legal....portanto, o perigo é pra todas as motos e todos os pesos!!!

Abs
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Suponho que as carenadas sofram mais com o vento lateral.

Vira uma vela de barco...
marcobarreto
Novato

Mensagem por marcobarreto »

Salve Galera,

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas lá vai.

Sou um daqueles felizes usuários da Ponte Rio-Niterói, que costuma avisar (aos carros) quando o vento está forte. O aviso é ótimo, "depois"que vc já está na M, ou seja, já entrou na Ponte.

Um pouco de técnica:
A velocidade do vento é medida em nós, aproximadamente um Nó = 1,8Km/h. E a direção é de onde vem o vento, (lembre-se de uma bússola), do norte no sentido dos ponteiros dos relógios temos:
N - NNE - NE - ENE - E - ESE - SE - SSE - S - SSW - SW - WSW - WNW - NW - NNW.
No Rio e Niterói (isso inclui a Ponte) o pior vento é o SW (sudoeste), mas no verão às vezes o NE (nordeste) e até o vento norte costumam se manifestar.

A ponte é normalmente interrompida ao tráfego quando o vento atinge 80Km/h (aprox 45 nós), pode parecer pouco, mas só como exemplo, uma pessoa não consegue se levantar sem apoio em um vento de 60Km/h (33 nós).

Por experiência própria sei que a Falcon, que não é nenhum motão, mas também não pode ser chamada de brinquedo, consegue andar razoavelmente até 23 nós de vento lateral, mas nem pense em ultrapassar os 28 (mais ou menos 50Km/h), isso a vento constante, rajadas são piores, uma rajada de 24 nós derruba uma Falcon muito fácil.

Como passo na ponte todo dia já pensei em comprar um anemômetro, mas todos os que pesquisei adaptáveis em uma moto coustam uma fortuna e claro, com erros de leitura absurdos, na prática teria que parar a moto para medir com precisão.

Uma boa medida seria a própria concessionária manter a velocidade do vento informada nos "placares" espalhados em toda a ponte e lembrarem que ao fechar a ponte com vento de 80Km/h já obrigou aos motociclistas a deitarem a moto na pista e ficarem abraçados a ela sob o risco de serem varridos para fora.

Já tive dois amigos que tomaram vaca na ponte devido ao vento, um com uma Tenere e outro com uma Tornado, já passei bons sufocos e por diversas vezes desistí de atravessar e fiquei no Rio (moro em Niterói).

Detalhe: a Falcon sob vento lateral se torna uma geléia, dando a impressão que a roda dianteira vai para uma direção e a traseira para outra, parece que o quadro "amoleceu", não é como as Titans, YBRs e muitas das carenadas (vide SuperTeneré, não é Jota?), que conseguem se apoiar no vento e aguentam o vento de 28 nós muito fácil, basta inclinar a moto contra o vento (e torcer para ele não parar de repente).

Abraços a todos e bons ventos!!!!
Imagem
Pense grande e rápido!!!
ImagemG650GS
Stardust
Roda Presa

Mensagem por Stardust »

mamm2 escreveu:
Isso não é moto, se chama âncora. Não derruba mas tbm não anda.
GSX-R 750 2008 SRAD - Cinza/Prata/Preta - VENDO!!! http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 11&t=30541
+ Escape Akrapovic Shorty Carbon
+ Power Commander III
+ Amortecedor de direção Öhlins regulável
denismayer
Roda Presa

Mensagem por denismayer »

vixe.... coisa de coxinha isso.

Se cada um for contar cada coisa que quase os derrubaram....

Imagem
rafaeld-_-b
Roda Presa

Mensagem por rafaeld-_-b »

marcobarreto escreveu:Salve Galera,

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas lá vai.

Sou um daqueles felizes usuários da Ponte Rio-Niterói, que costuma avisar (aos carros) quando o vento está forte. O aviso é ótimo, "depois"que vc já está na M, ou seja, já entrou na Ponte.

Um pouco de técnica:
A velocidade do vento é medida em nós, aproximadamente um Nó = 1,8Km/h. E a direção é de onde vem o vento, (lembre-se de uma bússola), do norte no sentido dos ponteiros dos relógios temos:
N - NNE - NE - ENE - E - ESE - SE - SSE - S - SSW - SW - WSW - WNW - NW - NNW.
No Rio e Niterói (isso inclui a Ponte) o pior vento é o SW (sudoeste), mas no verão às vezes o NE (nordeste) e até o vento norte costumam se manifestar.

A ponte é normalmente interrompida ao tráfego quando o vento atinge 80Km/h (aprox 45 nós), pode parecer pouco, mas só como exemplo, uma pessoa não consegue se levantar sem apoio em um vento de 60Km/h (33 nós).

Por experiência própria sei que a Falcon, que não é nenhum motão, mas também não pode ser chamada de brinquedo, consegue andar razoavelmente até 23 nós de vento lateral, mas nem pense em ultrapassar os 28 (mais ou menos 50Km/h), isso a vento constante, rajadas são piores, uma rajada de 24 nós derruba uma Falcon muito fácil.

Como passo na ponte todo dia já pensei em comprar um anemômetro, mas todos os que pesquisei adaptáveis em uma moto coustam uma fortuna e claro, com erros de leitura absurdos, na prática teria que parar a moto para medir com precisão.

Uma boa medida seria a própria concessionária manter a velocidade do vento informada nos "placares" espalhados em toda a ponte e lembrarem que ao fechar a ponte com vento de 80Km/h já obrigou aos motociclistas a deitarem a moto na pista e ficarem abraçados a ela sob o risco de serem varridos para fora.

Já tive dois amigos que tomaram vaca na ponte devido ao vento, um com uma Tenere e outro com uma Tornado, já passei bons sufocos e por diversas vezes desistí de atravessar e fiquei no Rio (moro em Niterói).

Detalhe: a Falcon sob vento lateral se torna uma geléia, dando a impressão que a roda dianteira vai para uma direção e a traseira para outra, parece que o quadro "amoleceu", não é como as Titans, YBRs e muitas das carenadas (vide SuperTeneré, não é Jota?), que conseguem se apoiar no vento e aguentam o vento de 28 nós muito fácil, basta inclinar a moto contra o vento (e torcer para ele não parar de repente).

Abraços a todos e bons ventos!!!!
Boa explicação! ;-)
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Stardust escreveu:
mamm2 escreveu:
Isso não é moto, se chama âncora. Não derruba mas tbm não anda.
anda mais que as fodásticas carenadas que tem que parar pra esperar o vento passar :lol:
gasgas
Roda Presa

Mensagem por gasgas »

Depois desse tópico, cheguei à conclusão que barriga de cerveja é item de segurança para os motociclistas. Além de tudo, tem baixo centro de gravidade !
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

ja tive q parar
tava encima duma ponte
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Dias atrás passei um apuro..... Fazer 250 garupado....... na Dutra..... passando por um caminhão.....

Bateu vento do vácuo do caminhão......o problema é que o vento fez o movimento inverso.....me puxando para o caminhão e não afastando.......na hora tranquei....... :shock:
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Responder