Pq está tão ruim de vender moto usada??

Grupo de discussão geral sobre motos.
Daniel_MV
Novato

Re: Pq está tão ruim de vender moto usada??

Mensagem por Daniel_MV »

Eu entendi a colocação do Robson, é mais em relação a mentalidade de motociclista, e não tanto em relação a cilindrada, de fato, tem muita gente que como eu, compra a moto já com mentalidade de motociclista, antes de comprar minha moto eu já frequentava o M@D fazia um bom tempo, desde que o fundo era amarelo, faz anos mesmo...então tem muita gente que compra uma 125cc como porta de entrada para o mundo das 2 rodas, entra no mundo por prazer e também por economia, praticidade, etc...

Mas a verdade é que a imensa maioria, quando não compra uma moto para trabalhar que é o caso dos motoboys, nem vou entrar tanto nesse mérito, compra puramente pq alguém disse que gasta 10,00 por semana para ir trabalhar, e não pega transito, e não toma multa pq não pega no radar, e não paga pedágio, que paga o financiamento com o vale transporte, etc etc etc....

Esses caras realmente dão uma queimada geral na categoria, eu vejo motoristas respeitarem muito mais caras com motos grandes, mas o respeito não é tanto pela cilindrada e sim pelas atitudes.

As vezes o corredor tá meio estreito, e aí quando param 2 carros paralelos e os retrovisores ficam na mesma direção, fica mais complicado passar, os manos simplesmente passam trombando mesmo, ou buzinam e reclamam como se os caras do carro tivessem obrigação de jogar de lado pra eles passarem. Quando eu me encontro em uma situação dessas ou espero o transito fluir até ter um espaço para passar, ou quando estou com pressa passo um lado do guidão primeiro por cima de um retrovisor, e depois o outro, nisso como vou bem devagarzinho e com cuidado para não relar, os caras afastam numa boa pq tão vendo o esforço.

Trazendo essa realidade para o tópico, esses mesmos caras que usam a moto apenas como um meio econômico de se deslocar, não vão nunca ter os cuidados com a moto que um motociclista vai ter, esse é um dos motivos também de ser tão dificil pegar preço bom em 125 usada, só tem bomba por aí
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Penso que na maioria das vezes o cara compra a moto considerando só o preço. Só depois, qdo precisar fazer manutenção, é que ele vai ver o "tamanho" do problema. Daí tantos roubos para abastecer o mercado "paralelo".

Em relação à dificuldade de vender motos usadas, a questão é a facilidade do financiamento atualmente, como vários companheiros citaram. O cara prefere comprar uma moto nova por razões óbvias.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Pedro escreveu:O que aumentou foi a oferta de crédito com juros absurdos !!
Dinheiro na mão, ninguem tem e se for observar bem, as vendas de motos no Brasil são simplesmente RIDÍCULAS.
Hornet 300/mes
Bandit 100/mes
e por ai vai.
Em um pais de 190 mihoes de habitantes, porém, nem 1% compra moto ou carro. Só endividamento.
Voces acham que se Hornet fosse 15.000,00 ia vender mais ?
Porra nenhuma, ia ser as mesmas 300/mes.
Se liga, no Brasil o mercado e os fabricantes sabem que só se vende moto para se trabalhar (CG, BIZ, etc.). O resto é perfumaria.
Caro Pedro

Acho sua observação enxuta e correta. Ainda esses dias lia um blog de um consultor financeiro chamando a atenção para o fato de que os vendedores de carros ( e motos ? ) estarem recebendo maiores comissões por vendas à prazo do que à vista, tamanha a "farra" do crédito fácil ventilado amplamente na mídia. O número de pessoas que optam por compras a vista é diminuto em nosso país, talvez refletindo essa pirâmide desigual de distribuição de renda com uma elite e uma classe média alta relativamente pequenas ainda.

Não concordo por completo com o Róbs pois brasileiro compra Ômega e Santana velho mas deixando-o rodar em condições precárias.
Voltando a questão das Hornets, o brasileiro não tem capital pra entrar numa moto dessas ainda que viesse desconsiderando sistematicamente até o presente momento de economia estável o alto custo de manutenção, impostos e seguros agregado ao finaciamento. Aos poucos o brasileiro vai perceber essas dificuldades e mudar suas ações.
Posso falar por mim mesmo que tive três motos de grande porte no passado na base da economia inflacionária, que me permitiram revendê-las sem perda do valor nominal, mesmo depois de razoavelmente usadas ( algumas lenhadas }:) ). Depois a farra foi acabando e tomei duas traulitadas, uma com a VStrom e depois com a Hayabusa. <:( De uns meses pra cá esfriei a cabeça e tracei planos pra reiniciar um "investimento" mais pé no chão. Em resumo: estou no Movimento Sem Motos a algum tempo. 8)
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Pode estar ruim pra VENDER. Mas pra COMPRAR a história é outra. Acabei de comprar essa minha XT660R semi-nova fácil, fácil... E estou vendendo minha Sahara. Fácil comprar e difícil vender.
DEUS abeçoe a todos
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Rapaz, o "mestre" apareceu.

Bom te ver de volta aqui Pretti. ;-)
E pra não perder o costume:

WELL COME O PRETTI.

Agora voce está investindo em motos de videogame?? :lol: :lol: :lol:
Abraço. :wink:
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Felipe Ghost Rider escreveu:Rapaz, o "mestre" apareceu.

Bom te ver de volta aqui Pretti. ;-)
E pra não perder o costume:

WELL COME O PRETTI.

Agora voce está investindo em motos de videogame?? :lol: :lol: :lol:
Abraço. :wink:
Nem vídeogame Felipe ; é que o playstation é do meu filho e fica na casa da minha ex-mulher. Portanto até o momento não sei nem manobrar um joystick. :-D
Mas estou é "enfiado no trabalho" tentando fazer alguma poupança. Nesse meio tempo o que sobra está indo pra sala de estar, pro quarto do meu filho, enfim, meu apê.

Sem motos por algum tempo. E sem fissura. E acredite, dá até pra ser feliz sem moto, desde que se mantenha bem ocupado. :-D Mas o melhor é ter moto e dinheiro sobrando na conta. :wink: Quem sabe daqui um tempo uma Viraguinho 250 me resolva o problema de ir ao trabalho de vez em quando e fazer uma economia extra; afinal a gasosa pra andar de carro não está barata...
Felipe Ghost Rider
Mito

Voce de viraguinho eu tenho que ver, fotografar e mandar enquadrar... voce vai comer as pedaleiras em 3 dias....

Quando aparecer ai em BH vou te dar um aviso pra voce aparecer no Chop´s e me ensinar algumas coisas sobre pilotagem;-)
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

edgar escreveu:eu enxergo isso como uma evolução.

um automovel ou motocicleta é um bem de consumo.

isso significa que vc "consome" qdo esta usando.

aqui no Brasil a cultura ainda é diferente... temos q vender no mesmo preço que pagamos... é errado...

com as facilidades de financiamento a tendencia é partir para uma zero mesmo.

quer vender ? baixe o preço... garanto que vc consegue vender...

aqui em sampa já é dificil vc ver as sucatas que tinham antes... virou sucata mesmo !!! só na periferia vc ainda consegue ver fuscas , opalas, passat...

Temos que mudar nossa cultura para fazer o mercado de usados mais atrativo !!!!!
Voltando ao assunto, é isso mesmo Edgar. O mercado está passando por mudanças importantes. Só que tenho dúvidas de quantos de nós, brasileiros de classe média, temos condições de acumular capital em proporção suficiente pra acompanhar as altas taxas de juros ( eu considero as atuais ainda altas; é difícil encontrar aplicações para seu dinheiro que possam superar os juros ). Outros opções como os imóveis aqui em Belo Horizonte tiveram uma valorização extraordinária esse ano, mas quem tem patrimônio dessa natureza em sua propriedade - isto é , quitado - não é a classe média. Quem se beneficiou foi a classe alta, a princípio.

Mas por hora, o mais importante é nos concientizarmos que moto e carro são bens de consumo. Agora precisamos da ajuda dos economistas pra extrair as consequências dessa situação.
Lembro-me do caso de meu amigo que morou nos EUA por cinco anos trabalhando regularmente na economia americana e que veio a se casar com uma americana. Tinha carro de ótimo padrão adquirido ( se não me engano ) através de um leasing de 24 meses, e antes do término desse período já lhe era oferecida a troca do bem arrendado por outro modelo do ano, mais novo. Não sei como isso se viabilizaria aqui no Brasil.
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Prettti, isto me lembra os novos financiamentos em 72 e ate 84 vezes, na metade, a moto ou carro já vai estar bem desvalorizado e como vender ou transferir o carnê?

Exemplo Buell Ullyses, em 72 vezes de 1K aproximadamente, como passar o financiamento cobrando 36k em uma motocicleta na qual faltam mais 36 prestações de 1k, quem vai acabar pagando 72K em uma moto com 03 anos de uso que vale 0km 42K?

Não quero ver no que vai dar :-( :no: :shock:
Kona The King
Robson

Mensagem por Robson »

jabsb escreveu:
edit: Robson, eu não tenho $, mas se tivesse $ hoje para comprar uma moto grande ainda teria uma 125cc (ou minha querida CG 150, melhor dizendo). Por um motivo muito simples, a manutenção dessas motoquinhas é baratíssima e atendem perfeitamente o uso urbano - velocidades até 80km/h.

E eu não sei como é na tua região, mas por aqui, vejo muita gente comprando CARRO 0km sem poder para não comprar uma moto, por ter medo de acidente. E vejo vários que compraram motos 0km e andam numa boa, com sua mochila, rumo a faculdade/trabalho/etc..
Pois é, ai é uma maravilha então... 8)

Pq aqui MUITO carinha que compra a motinho 125 a perder de vista, vai trabalhar todo dia com a motoca (não sem antes trocar os piscas, sumir com os espelhos, trocar o guidão por outro mais estreito), e sai barbarizando no transito...

Nos fins de semana o mano coloca um bermudão, veste uma regata, põe o boné por baixo do capacete, põe a mina na garupa (com regata, shortinho e havaiana no pé) e não sentem nenhum remorso em andar a 80-110 km/h na Via Dutra, ou descendo a serra rumo à praia....

Daniel_MV escreveu:Eu entendi a colocação do Robson, é mais em relação a mentalidade de motociclista, e não tanto em relação a cilindrada...
Ufa... pelo menos um !!!! :-D

É isso mesmo Daniel, compartilho da mesma opinião que vc.

Abraços
Pedro
Roda Presa

Mensagem por Pedro »

Sabe porque que não vende mais? Porque não dá para por GNV :lol:
Aqui no Rio o que tem de duro com carro zero mas com botijão na mala, não é brincadeira !!!
O cara faz o carnê e não tem dinheiro nem para a gasolina que dirá o IPVA.
Volta daqui a 100 anos com esse tópico novamente :-(
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
Felipe Ghost Rider
Mito

Concordo com o Claudio.

Agora mesmo se voce for no Moto.com.br voce verá uns anuncios de diversas motos medias/grandes com 15k~20k de entrada e 24parcelas de 1k para motos que valem 33k no máximo....

Se não abaixarem o preço não vendem, e ponto final.
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

Pedro escreveu:Sabe porque que não vende mais? Porque não dá para por GNV :lol:
Aqui no Rio o que tem de duro com carro zero mas com botijão na mala, não é brincadeira !!!
O cara faz o carnê e não tem dinheiro nem para a gasolina que dirá o IPVA.
Volta daqui a 100 anos com esse tópico novamente :-(

da pra colocar GNV sim!

já vi uma foto de uma CG ai no Rio com GNV :-D

acho que tem isso no m@d antigo...

editando: achei esse site: http://tvautoesporte.globo.com/Tvautoes ... 19,00.html
Imagem Imagem
Stromtrooper
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Stromtrooper »

E pensa que moto a gás é exclusividade nacional? Nada disso, olha só o que está em testes na Bélgica:

Imagem

Autonomia de 400 milhas huahauhuauha

Quero ver é ter saco para andar com esta bagaça pesada no baú.
>Vee preta, preta pretinha!<
>Respeite as Harleys, um dia você compra uma e descobre porque tanta gente adora essas motos.<
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

Shadow Brujah escreveu:Na crise, sempre existe a oportunidade.

Se está difícil de vender moto usada, está fácil de comprar. É simples.

Se você quer fazer um bom negócio, então junte seu rico dinheirinho e compre uma moto usada a vista por um preço excelente. Você vai pagar barato por uma boa moto e não vai ficar devendo pra ninguém.

T+
Discordo do amigo no caso das SS. Seria a hora de comprar moto usada SE os donos delas que estão a fim de vender se dessem conta que a bolha de 2004/5/6 já acabou. O dólar definitvamente e irreversivelmente baixou!! Infelizmente os caras pagaram preço de ultrazona e não se conformam de perder quase R$ 30 mil do preço que pagaram. Senão vejamos: uma CBR 600 RR zero km está por volta de 44k ou menos, certo (e com tendência de baixa)? O cara pagou em 2005 58k e quer vender por mais de 45!! Seria de se esperar pagar numa SS usada de 3 anos, por esse raciocínio não mais que uns 32 k, certo? Mas os caras pedem quase ou mais que o preço da zero!! Entre os vários motivos (procura pelo trouxa, inconformismo, tabela fipe furada, orgulho, falta de necessidade) as motos vão enferrujando na garagem. Outro exemplo: um camarada meu pagou lá no máximo auge da bolha no fim de 2004 nada menos que 62,5 mil reais numa CBR 954 2002. Vai colocar na cabeça do cara que se uma CBR 1000 ZERO KM está por volta de 53k, a moto dele vale (bem) menos que 30... a dele tá pra vender lá na RedBaron por 46 dinheiros a mais de ano e meio. Aquela velha história de sempre: "mas a minha moto tá linda, pouco rodada, etc..." Duvido que seja menos rodada que a zero km!!!!!!!! Isso sem falar em modelo, garantia, novas tecnologias, design, e por aí vai... Igual a esse deve ter um monte...
Não tem essa de achismo: eu sou o cara com 30k na mão e vou dar de entrada e comprar a zero!! Não vou pagar 30 k em Srad 750 2000 (ver anúncio aqui no fórum)!! Vocês pagariam?
Não tenho nenhum problema de comprar moto usada; até gostaria, pois tenho alergia a financiamento, mas as zero baixaram e as usadas não, pelo menos no caso das SS...
Responder