Ajuda - Regular a tal de mistura...
Ajuda - Regular a tal de mistura...
Procurei em alguns lugares, porém não encontrei nada de muito valor...
gostaria de uma ajuda para regular a mistura da Strada.
eu não conheço muita coisa de mecânica... então estou indo aos poucos..
como a moto começou a dar uns "estouros" nas reduzidas decidi dar uma olhada no carburador e ver se consigo regular...
tirei o carburador pra observar o que tem de tão interessante...rs
agora o principal... como regular a mistura?
próximo da bóia tem alguns parafusos... é ali que tem que fuçar?
como eu sei que a regulagem está correta?
deu pra sentir o conhecimento que eu tenho né! hehe
valeu
gostaria de uma ajuda para regular a mistura da Strada.
eu não conheço muita coisa de mecânica... então estou indo aos poucos..
como a moto começou a dar uns "estouros" nas reduzidas decidi dar uma olhada no carburador e ver se consigo regular...
tirei o carburador pra observar o que tem de tão interessante...rs
agora o principal... como regular a mistura?
próximo da bóia tem alguns parafusos... é ali que tem que fuçar?
como eu sei que a regulagem está correta?
deu pra sentir o conhecimento que eu tenho né! hehe
valeu
- Saurus
- Mito
Re: Ajuda - Regular a tal de mistura...
Wagner, fazer a regulagem é facílimo. O problema é dizer onde fica o parafuso de regulagem. Em geral, ele é um parafuso na parte inferior do carburador, cuja fenda fica protegida por um bordo ressaltado para evitar que seja acidentalmente girado.
Mas a forma de regular é:
1) Abra bem o parafuso de marcha lenta. Com o motor quente e desligado, gire o parafuso de mistura até o fim. Mas ATENÇÃO: NÃO GIRE ATÉ APERTAR. Uma vez que você perceba que chegou ao final, não tente girar apertando o parafuso, senão o carburador vai para o vinagre.
2) Abra este mesmo parafuso em 2 voltas.
3) Acione o motor e, com ele em funcionamento, gire o parafuso para abrir ou fechar até que o motor funcione, sozinho, na maior rotação possível.
4) Ao chegar na maior rotação possível do motor, gire o parafuso de marcha lenta para que a rotação fique em tõrno dos 1.300 rpm.
Pronto. Foi feita a regulagem de mistura.
Mas a forma de regular é:
1) Abra bem o parafuso de marcha lenta. Com o motor quente e desligado, gire o parafuso de mistura até o fim. Mas ATENÇÃO: NÃO GIRE ATÉ APERTAR. Uma vez que você perceba que chegou ao final, não tente girar apertando o parafuso, senão o carburador vai para o vinagre.
2) Abra este mesmo parafuso em 2 voltas.
3) Acione o motor e, com ele em funcionamento, gire o parafuso para abrir ou fechar até que o motor funcione, sozinho, na maior rotação possível.
4) Ao chegar na maior rotação possível do motor, gire o parafuso de marcha lenta para que a rotação fique em tõrno dos 1.300 rpm.
Pronto. Foi feita a regulagem de mistura.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
GoGoBoy
- Mito
Saurus falou tudo, só lembrando que o parafuso na Strada fica por baixo da bóia
vc tbm pode regular a agulha, daí tem de tirar ele e desmontar a parte de cima, a agulha é acessada por ali
vc tbm pode regular a agulha, daí tem de tirar ele e desmontar a parte de cima, a agulha é acessada por ali
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Conheço de outra forma:
Pega o mesmo parafuso, com o motor já ligado.
Gira para um lado e, se a rpm aumentar, pare.
Gire então para o outro lado.
A rpm começará a cair.
Chega um momento em que o motor deixará de perder rpm e começará a ganhá-la.
Esse é o ponto (não confunda com o ponto G); volte um pouco o parafuso n(muito pouco mesmo), até que a rpm comece a cair novamente. Aí ela estará regulada para uma mistura bem econômica.

A rpm começará a cair.
Esse é o ponto (não confunda com o ponto G); volte um pouco o parafuso n(muito pouco mesmo), até que a rpm comece a cair novamente. Aí ela estará regulada para uma mistura bem econômica.

Conheço de outra forma:
A rpm começará a cair.

A rpm começará a cair.

- Saurus
- Mito
O procedimento é o mesmo. Isso para motores com somente um carburador. Se tiver mais de um, aí complica um pouco pois tem que regular a mistura para cada um individualmente para "equalizar" a mistura.Lipe escreveu:E o da TDM/XT225, alguém sabe como?
Tem mecânico que (diz que) consegue fazer equalização de ouvido. Mas o certo mesmo é utilizar um aparelho de vácuo (vacuômetro) para realizar a terefa. A regulagem das bóias, estiletes, aberturas de borboletas de ar, de pistonete/agulha, diafragma, etc devem estar todas ajustadas de forma que todos os carburadores forneçam exatamente a mesma mistura (volume, vazão, etc) para os cilindros alimentados por ele.
Uma mistura bem ajustada representa o melhor desempenho do motor com o menor consumo, aquecimento e carbonização possível.
Não adianta deixar mistura rica (mais combustível e menos ar) que vai aumentar o consumo, engasgar em alta e acelerar a carbonização do motor. Também não adianta deixar a mistura pobre (mais ar e menos combustível) visando economia, pois pode acontecer um superaquecimento e queimar juntas, além do risco de fazer um belo furo no pistão, detonar válvulas e velas.
A mistura esqtequimétrica para gasolina comum (87 octanas) é 14,8:1 (14, 8 partes de ar para cada parte de gasolina). No álcool hidratado veicular é 9,2:1.
Cada combustível vai exigir uma quantidade de comburente diferente para que a istura seja estequiométrica.
opa...valeu pelas dicas... mas as dúvidas...
Saurus: oq eu entendi por abrir o parafuso da lenta é deixar a moto sem aceleração.
E como eu vou deixar ela sem aceleração e depois que chegar no giro máximo vou regular a lenta?
GoGoBoy: eu vou tirar a parte de baixo do carburador para fuçar? eu encontrei um parafuso que fica entre a bóia que nele tinha suporte de plástico. é ali que fica a brincadeira?
deu pra ver que não conheço nada... mas continuo na tentativa de aprender....hehe
obs: eu abri a parte de baixo para dar uma limpada com ar... fiz isso cedo e na hora do almoço dei uma volta... ao menos parou de dar os estouros...
valeu
Saurus: oq eu entendi por abrir o parafuso da lenta é deixar a moto sem aceleração.
E como eu vou deixar ela sem aceleração e depois que chegar no giro máximo vou regular a lenta?
GoGoBoy: eu vou tirar a parte de baixo do carburador para fuçar? eu encontrei um parafuso que fica entre a bóia que nele tinha suporte de plástico. é ali que fica a brincadeira?
deu pra ver que não conheço nada... mas continuo na tentativa de aprender....hehe
obs: eu abri a parte de baixo para dar uma limpada com ar... fiz isso cedo e na hora do almoço dei uma volta... ao menos parou de dar os estouros...
valeu
-
GoGoBoy
- Mito
não precisa desmontar o carbura, o da mistura fica por baixo da cuba com ele fechado... só olhar que vai ver um parafuso dourado com uma molinha saindo pela parte de baixo do carbura
- Quem é ele?
- Saurus
- Mito
Wagner, por "abrir o parafuso de lenta" eu quiz dizer deixar aquele parafuso de marcha lenta de forma que a moto fique acelerada (em uns 2.000 rpm).
Você verá que, ao chegar o ponto certo da regulagem do parafuso de mistura, o motor ficará ainda mais acelerado. Gire o parafuso de mistura lentamente até encontrar o ponto em que, se girar o parafuso para um lado ou para outro o motor vai ficar menos aclerado. Quando o motor atingir a aceleração mais alta, aquele é o ponto de mistura estequiométrica.
Você verá que, ao chegar o ponto certo da regulagem do parafuso de mistura, o motor ficará ainda mais acelerado. Gire o parafuso de mistura lentamente até encontrar o ponto em que, se girar o parafuso para um lado ou para outro o motor vai ficar menos aclerado. Quando o motor atingir a aceleração mais alta, aquele é o ponto de mistura estequiométrica.
amanhã vejo se consigo esse feito!rs
em horário de trabalho fica chato ficar sumindo pra desmontar carburador... voltar com cheiro de gasolina.. só falta ficar acelerando a moto...
valeu

em horário de trabalho fica chato ficar sumindo pra desmontar carburador... voltar com cheiro de gasolina.. só falta ficar acelerando a moto...
valeu
Lembrando que na dúvida prefira deixar um pouco rica do que um pouco pobre ok?

Bom, é legal saber que quando a mistura de ar esta perfeita, a moto se encontra com o motor "cheio", e assim vc consegue manter uma rotação de marcha lenta sem variações ou desligamento do motor.
Se ficar rica ou pobre, a moto não mantém lenta. A mistura ideal é aquela que consegue manter o motor ligado a 700~800 rpm, sem deixar ele morrer. Mas deixe nesta rotação, use sempre a do manual...tem motor que em uma rotação menor,a bomba de óleo não funciona corretamente, e ai ja viu, né...
Se ficar rica ou pobre, a moto não mantém lenta. A mistura ideal é aquela que consegue manter o motor ligado a 700~800 rpm, sem deixar ele morrer. Mas deixe nesta rotação, use sempre a do manual...tem motor que em uma rotação menor,a bomba de óleo não funciona corretamente, e ai ja viu, né...
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?
Sem popopó.
M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Sem popopó.
M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
O ruim é que na TDM/XT225 precisa ter uma chave de fenda em "L" pois o parafuso da mistura fica embaixo do carburador, quase sem acesso. Vi essa chave na oficina da concessionária.
Alguém tem idéia de onde encontro essa chave no ABC?
Abraço.
Alguém tem idéia de onde encontro essa chave no ABC?
Abraço.
*** TDM 225 ***