Quero eu mesmo consertar minha moto, e agora?
Quero eu mesmo consertar minha moto, e agora?
Pessoal,
vendo o tópico do fernando_sp resolvi tomar coragem e abrir este tópico.
Alguém conserta sua própria moto?
Queria dicas de como aprender a mexer no motor, parte elétrica, programação da injeção eletrônica, livros, tutoriais...como começar...algo bem genérico...nunca tive coragem para isso...
Um tempo atrás vi um sujeito que fez a "revisão" (coloquei revisão pq não lembro o que foi feito só sei que teve que desmontar o motor) do motor da GSX-F do Felipe Ghost Rider, logo quando ele comprou a moto e era até do M@D o sujeito e fiquei maluco para fazer o mesmo...
vendo o tópico do fernando_sp resolvi tomar coragem e abrir este tópico.
Alguém conserta sua própria moto?
Queria dicas de como aprender a mexer no motor, parte elétrica, programação da injeção eletrônica, livros, tutoriais...como começar...algo bem genérico...nunca tive coragem para isso...
Um tempo atrás vi um sujeito que fez a "revisão" (coloquei revisão pq não lembro o que foi feito só sei que teve que desmontar o motor) do motor da GSX-F do Felipe Ghost Rider, logo quando ele comprou a moto e era até do M@D o sujeito e fiquei maluco para fazer o mesmo...
Re: Quero eu mesmo consertar minha moto, e agora?
Voce mora aonde? O certo é iniciar fazendo um curso de mecânica básica, depois tem vários outros como curso específico para injeções...
O ruim é o $$$ que vai ter que gastar...
Também deve existir cursos tipo "faça voce mesmo"... sei lá...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Quero eu mesmo consertar minha moto, e agora?
eu faço tudo que dá pra fazer sozinho (e até um pouco mais se convencer a dona encrenca a dar uma mão) 
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Já tive interesse nisso. Mas quando não tinha mecanico de confiança.
Pq no inicio vc fica de boca aberta com o preço de certas ferramentas.
Pq no inicio vc fica de boca aberta com o preço de certas ferramentas.
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
- SPEED RACER
- Mito
Só levo pra mecânico em ultimo caso.
99% da manutenção da minha moto faço eu mesmo.
Antes de mais nada, vc precisa ter um belo jogo de ferramentas, mas isso não se limita num jogo de chaves combinadas, um alicate e meia duzia de chaves de fenda e philips, tem que ter muuuita ferramenta pra poder fazer tudo.
Em casa eu tenho uma mini-oficina, onde consigo fazer quase tudo.
Baixe os manuais de serviços de sua moto, leia com bastante atenção e veja se vc se sente capaz de realizar o serviço ao qual vc se propoe.
Eu por exemplo, sou bem fraco com a parte eletrica, acho que não conseguiria instalar um alarme mesmo com um tutorial, rsrsrsrs
Injeção tbm eu não entendo nada, mas o trivial eu faço de tudo.
Chamar um amigo que tenha experiencia, ajuda bastante, em dois o serviço fica facilitado e duas pessoas normalmente pensam melhor que uma só.
Antes de mais nada, vc precisa ter um belo jogo de ferramentas, mas isso não se limita num jogo de chaves combinadas, um alicate e meia duzia de chaves de fenda e philips, tem que ter muuuita ferramenta pra poder fazer tudo.
Baixe os manuais de serviços de sua moto, leia com bastante atenção e veja se vc se sente capaz de realizar o serviço ao qual vc se propoe.
Eu por exemplo, sou bem fraco com a parte eletrica, acho que não conseguiria instalar um alarme mesmo com um tutorial, rsrsrsrs
Chamar um amigo que tenha experiencia, ajuda bastante, em dois o serviço fica facilitado e duas pessoas normalmente pensam melhor que uma só.
B-King Of The Urban Jungle
-
rodrigo_m20
- Roda Presa
Revisão eu mesmo faço, depois de me incodar um monte com mecânico muita coisa eu faço até pq é facinho, preciso mesmo é de ferramentas boas.
Limpar o carburador, trocar filtro de ar, trocar pastilha, ajustar cabos, trocar óleo de motor, são coisinhas que da pra fazer em casa tranquilo. Depois que pega as manhas é igual cuidar de bicicleta, foda é o tempo, o que um mexânico faz em 15 minutos faço em 2 horas rsrs claro que é pq faço com muito mais cuidado.
O que preciso agora é comprar umas ferramentas boas pra fazer aquilo que realmente interessa como trocar óleo de bengala, discos de embreagem e regulagem de válvula.
Pelo manual de serviços da pra fazer tudo e bem feitinho pq ali tem o jeito certo de fazer e nao o jeito mexânico de fazer, 99% deles nem sabe o que é um torquimetro. ¬¬
Limpar o carburador, trocar filtro de ar, trocar pastilha, ajustar cabos, trocar óleo de motor, são coisinhas que da pra fazer em casa tranquilo. Depois que pega as manhas é igual cuidar de bicicleta, foda é o tempo, o que um mexânico faz em 15 minutos faço em 2 horas rsrs claro que é pq faço com muito mais cuidado.
O que preciso agora é comprar umas ferramentas boas pra fazer aquilo que realmente interessa como trocar óleo de bengala, discos de embreagem e regulagem de válvula.
Pelo manual de serviços da pra fazer tudo e bem feitinho pq ali tem o jeito certo de fazer e nao o jeito mexânico de fazer, 99% deles nem sabe o que é um torquimetro. ¬¬
Eu já me inscrevi em um curso de mecânica de motos, começa dia 18, vão ensinar toda a parte elétrica e mecânica, suspensão, motor, tudo.
Te aconcelho a fazer o mesmo.
Depois tem que gastar com ferramentas. Pra quem gosta pode até ser uma terapia num fds.
Depois tem que gastar com ferramentas. Pra quem gosta pode até ser uma terapia num fds.
-
Toecutter
O Speed falou tudo.SPEED RACER escreveu:Só levo pra mecânico em ultimo caso.
Só não me arrisco com componentes eletrônicos e peças internas de motor (daquelas que precisa de torquímetro, prensa, ferramentas muito específicas).
O importante pra mim é nunca ter pressa, manter ferramentas e principalmente peças e parafusos retirados EM ORDEM E LIMPOS e, em caso de dúvida, perguntar a alguém de confiança (o que, no meu caso, exclui usuários de fórum de internet que ninguém nunca viu ao vivo).
Além das ferramentas, um estoque de amarradores, parafusos, graxas, óleos, panos, pincéis, terminais elétricos e fitas são sempre muito bem vindas nos momentos de desespero.
Uma grande vantagem é que, mesmo que você precise de ajuda um dia, vai saber o que tem que ser feito e vai poder avaliar o trampo do mexânico.
Boa sorte !!!
- victorinox
- Roda Presa
Também estou tomando coragem pra mexer na minha magrela chinesa :)
Uns tempos atrás cheguei a ir no Senai me informar sobre os cursos, e os preços até que são acessíveis.
Alguém já fez algum curso de lá?
Uns tempos atrás cheguei a ir no Senai me informar sobre os cursos, e os preços até que são acessíveis.
-----------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
- Bruno_Ctba
- Roda Presa
Eu faço tudo que é possível na minha moto, mas, sempre amparado pelo meu mecanico. Baixei manuais, procurei topicos e tutorias. Com todo o esforço ele percebeu e começou a me ensinar, basicamente todo sábado vou lá pra dar uma geral na moto! E cá entre nós, pra mim pelo menos, é um momento de desestres!
CB 450 DX - A Venturosa Montaria
Próximo passo restauração de freios, pintura das carenagens e rabeta novas, pintura do motor e do quadro(...)
Próximo passo restauração de freios, pintura das carenagens e rabeta novas, pintura do motor e do quadro(...)
- crique_aqui
- Motoqueiro
Sempre quis fazer a manuteção da minha jumenta. Não tem como confiar em mecânico, deixo na concessionária pra fazer revisão por falta de opção, e a merda que der vou lá e reclamo.
Gostaria pelo menos de fazer a lubrificação dos rolamentos, links, óleo de suspensão... mas até pra isso é necessário um ferramental razoável, e ferramenta é um troço caro da zorra.
Quanto à parte elétrica, acho bem difícil. Ainda mais hj em dia, onde cada vez mais a eletrônica é inserida como peça chave no funcionamento das máquinas. É difícil até mesmo para os mecânicos experientes que não se atualizarem. Esses nem em CG poderão trabalhar mais.
Gostaria pelo menos de fazer a lubrificação dos rolamentos, links, óleo de suspensão... mas até pra isso é necessário um ferramental razoável, e ferramenta é um troço caro da zorra.
Quanto à parte elétrica, acho bem difícil. Ainda mais hj em dia, onde cada vez mais a eletrônica é inserida como peça chave no funcionamento das máquinas. É difícil até mesmo para os mecânicos experientes que não se atualizarem. Esses nem em CG poderão trabalhar mais.
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
- reserve um fim de semana e os dias da semana seguinte
- compre querosene
- compre meio kg de picanha, 200 g de linguiça, carvão
- compre seis latinhas de cerveja
- compre ferramentas adequadas e de qualidade (não vale chinesa)
- tenha o manual de serviço da moto
- tenha sabão em pó
- levante à sete da manhã
- desligue o celular
- nem tome café, toque fogo no carvão
- fotografe à medida em q vc for desmontando
- reserve um local para vc colocar as pecinhas que vc desmontar, na sequência de desmonte
- tenha paciência com os parafusos muito apertados
- tenha dez vezes mais paciência na hora de montar
- se apertar demais, espana
- tenha extremo cuidado ao voltar a andar na moto
- compre querosene
- compre ferramentas adequadas e de qualidade (não vale chinesa)
- tenha o manual de serviço da moto
- tenha sabão em pó
- levante à sete da manhã
- desligue o celular
- nem tome café, toque fogo no carvão
- fotografe à medida em q vc for desmontando
- reserve um local para vc colocar as pecinhas que vc desmontar, na sequência de desmonte
- tenha paciência com os parafusos muito apertados
- tenha dez vezes mais paciência na hora de montar
- se apertar demais, espana
- tenha extremo cuidado ao voltar a andar na moto
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
Quando começou este relato pensei que a frase final seria "Me chame pro churrasco "Fernanda-DF escreveu:- reserve um fim de semana e os dias da semana seguinte
- compre querosene
Abraços.
Jorge
XLX 350-R
Jorge
XLX 350-R
- fernando_sp
- Roda Presa
Opa Cara...
o principal o pessoal já falou ai.
Eu mesmo só mexi na minha porquê eu já trabalhei com mecânica automotiva por uns 4 anos... Então, mesmo que seja completamente diferente, já dá pra ter uma noção do funcionamento.
O mais importante é ter as ferramentas e muita paciência, e o manual de serviço também ajuda muitoooo
O resto não tem segredo... é só colocar a peça do jeito que tava quando você tirou.
Ah! Senai é bem legal!
Boa Sorte!
o principal o pessoal já falou ai.
Eu mesmo só mexi na minha porquê eu já trabalhei com mecânica automotiva por uns 4 anos... Então, mesmo que seja completamente diferente, já dá pra ter uma noção do funcionamento.
O mais importante é ter as ferramentas e muita paciência, e o manual de serviço também ajuda muitoooo
O resto não tem segredo... é só colocar a peça do jeito que tava quando você tirou.
Ah! Senai é bem legal!
Boa Sorte!
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
Jorge escreveu:Quando começou este relato pensei que a frase final seria "Me chame pro churrasco "Fernanda-DF escreveu:- reserve um fim de semana e os dias da semana seguinte
- compre querosene
não precisa, eu me convido...
ele dirá aqui qd fará a manutenção (na moto) e, como todos sabem, tenho cara de mogno...
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Felipe Ghost Rider
- Mito
Wheels, a desmontagem da minha moto é feita com o Darlan amigo/mecanico. De tanto acompanhar ele, já sei abrir o carbura, limpar e regular, mas não tenho saco nem paciencia para fazer.
Eu até tenho conhecimento de como funciona esquema de "ler" vela, verificar misturas e talz... mas não tenho ferramentas, e local para fazer, além de numa 4 canecos ser mais complexo. Se fosse numa moto menor ia fazer mais coisas com certeza...
Fiuuuuuum
Eu até tenho conhecimento de como funciona esquema de "ler" vela, verificar misturas e talz... mas não tenho ferramentas, e local para fazer, além de numa 4 canecos ser mais complexo. Se fosse numa moto menor ia fazer mais coisas com certeza...
Fiuuuuuum
Wells,
Uma boa dica seria começar a fuçar em moto mais simples.
Quando eu tinha CG fazia tudo, e quando dava errado era só comprar a peça denovo, peças de CG são bem baratas e fáceis de encontrar. Duro é fazer experiência com moto cara, ou moto difícil de achar peça.
Abraços Du.
Quando eu tinha CG fazia tudo, e quando dava errado era só comprar a peça denovo, peças de CG são bem baratas e fáceis de encontrar. Duro é fazer experiência com moto cara, ou moto difícil de achar peça.
Abraços Du.
Eu sempre mexo na minha falcon...
Dessa vez fui tentar limpar o carburador, mas quando o tirei, tinha um parafuso philips espanado, e não consegui tirar a cuba... >(
Tive que montar assim mesmo, pois precisava voltar pra casa (estava na casa da miha mãe, 100km...). Nem sempre dá certo hehehe.
Mas é só ter coragem, não é nenhum bixo de sete cabeças...
Dessa vez fui tentar limpar o carburador, mas quando o tirei, tinha um parafuso philips espanado, e não consegui tirar a cuba... >(
Tive que montar assim mesmo, pois precisava voltar pra casa (estava na casa da miha mãe, 100km...). Nem sempre dá certo hehehe.
Mas é só ter coragem, não é nenhum bixo de sete cabeças...
Moro em Recife, quase que ia de "intruso" para Penedo mas a filhota chegou no final de fevereiro ai complicou, deixa pra 2010...me auto-convidandodecoh6 escreveu:Voce mora aonde? O certo é iniciar fazendo um curso de mecânica básica, depois tem vários outros como curso específico para injeções...
Qual o valor? Carga horária? Dias de aula?Lelo escreveu:Eu já me inscrevi em um curso de mecânica de motos, começa dia 18, vão ensinar toda a parte elétrica e mecânica, suspensão, motor, tudo.
A minha intenção é essa...tentar uma terapia
Também já fui no SENAI...victorinox escreveu:Também estou tomando coragem pra mexer na minha magrela chinesa :)
Só que desisti na época depois não apareceu mais curso de mecânica de moto por lá.
Eles dão as opções de cursos mas vc tem que ficar aguardando...muito sazional.
Melhor descrição dos meus planos, o importante não é consertar é pelo menos tentarFernanda-DF escreveu:Jorge escreveu:Quando começou este relato pensei que a frase final seria "Me chame pro churrasco "Fernanda-DF escreveu:- reserve um fim de semana e os dias da semana seguinte
- compre querosene
não precisa, eu me convido...![]()
ele dirá aqui qd fará a manutenção (na moto) e, como todos sabem, tenho cara de mogno...![]()
![]()
Vc vai se arriscar num churrasco de um DDA? eita mulher corajosa essa Fernanda
A idéia é essa...Du escreveu:Wells,
Abraços Du.
Tava planejando no final do ano quando tiver com mais tempo e realmente tomar coragem para isso...comprar uma CG Cargo já judiada mas funcionando pra dar uma geral nela, uma cobaia "baratinha"...
Valeu pelas dicas a todos...
Abraços!