Twister e Tornado não serão 300cc serão 350cc
Re: Twister e Tornado não serão 300cc serão 350cc
Ae Kameraden:
Torque! Esse é o segredo. Quanto maior o torque numa mesma rotação, mais econômico é o veículo.
O Clio 1.6 da D.Russa é mais economico na estrada que o antigo Clio 1.0 que ela tinha.
A 883 tem 7 kg de torque e a 400 tem 3,2 kg de torque
A minha 883 (quase 900cc) fez, na estrada, garupada e carregada, rodando a 110 km/h, uma média de 24km/L. Rodando sozinho, ela faz 26 km/L.
Com a CB400, no mesmo rítimo, na estrada faço 20 km/L sozinho e 18 garupado.
Torque! Esse é o segredo. Quanto maior o torque numa mesma rotação, mais econômico é o veículo.
O Clio 1.6 da D.Russa é mais economico na estrada que o antigo Clio 1.0 que ela tinha.
A 883 tem 7 kg de torque e a 400 tem 3,2 kg de torque
A minha 883 (quase 900cc) fez, na estrada, garupada e carregada, rodando a 110 km/h, uma média de 24km/L. Rodando sozinho, ela faz 26 km/L.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Pablo$Rigueto
- Roda Presa
Henrique Marmota....
onde assino brother???
onde assino brother???
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
rmurari veja só:Rmurari escreveu:Essa viagem com garupa, mochila ??Henrique Marmota escreveu:Bah, consumo da fazer?
25,5 na cidade. Nunca menos de 25. Nunca mais de 26,5!
Consumo na estrada: Nunca acima de 25km/l. Pior da história? 21,5km/l numa viagem de 210km 90% acima dos 120 no painel, boa parte "no toco" da moto. 70% pista dupla, sem serra, só os sobe-desce aqui do interiorrrr.
Fiquei assustado com o consumo da fazer. Achei que fosse mais econômica, comparando com a twister, pois ela aparenta ser uma moto mais leve e tem injeção (o que não quer dizer muita coisa em relação a consumo).
Sem garupa, na cidade, conseguia essa média também na twister (25). Agora se enrolasse o cabo na rodovia, com garupa e mochila pesada, já cheguei a fazer 18 com ela. Chegava na reserva rapidinho kkkk.
Sem garupa.Ah sobre peso, na minha experiencia: Piloto 74kg (na época... hehehe) Equipamentos (uns 4, 5 kg). Tanque: Cheio na saída. (mochila: uns 8kg).
Sem vento. Temp de aprox 30°C
A fazer não é muito mais economica q a tw não... nem mais leve. Pra mim a grande vantagem da i.e. é a fase fria. Minha cbx strada 1998 fazia 28km/l na cidade, e eu andava q nem um retardado mental quando tinha ela, muito mnias ignorante q a fazer (q eh muito masia agradavel dirigir mais lentamente devido ao torque na baixa, outra caracteristica q faz com q a faze seja uma moto mais acertada PARA MIM q a tw.)
Versys 650 S ABS
-
Jota
Agora falou sério, Spidi.Spidi XX escreveu:Jota... viagem Fazer Twister é 90/110 km/h... isso é velocidade de cruzeiro nas 250...anda, dá economia e não força motor... o resto é balela...
querem acompanhar 500??? kkk não rola. Gasta mais que moto maior mesmo, normal.
E virou um tópico de piada... subida a 140km/h kkkk bah nem ficou vermelho???
hahaha
Pq as pessoas teimam em ignorar isso?
-
Jota
Evandro, pergunte ao Marp.evandro escreveu:Vero, se for verdade que faz 23 a 130/140...Jota escreveu: se consumo é um fator importante pra vc, pq ainda não teve uma tdm? ainda não vi moto com melhor relação consumo-potência.![]()
Sendo uma 900...![]()
Ainda prefiro a V-Strom.
Quem faz 23 sou eu, com a mesma moto ele fazia 25km/l.
Agora, Belo Horizonte é foda, não consigo fazer mais de 17km/l na cidade.
-
Jota
Tá certo, esteticamente concordo com vc, as semi-carenadas são meio frankenstein.ALUANI escreveu:JOTA, moto pra mim ou é totalmente carenada ou sem nada.Jota escreveu:mAluani, o fato é que a velocidade de cruzeiro em viagem pra fazer/twister é de 100-110km/h. Se vc fizer isso, terá motos econômicas na estrada, mas se quiser a andar a 120-140 gastará mais que uma 500, que estarão rodando dentro da faixa ótima de rotação.
se consumo é um fator importante pra vc, pq ainda não teve uma tdm? ainda não vi moto com melhor relação consumo-potência.![]()
-
Jota
Puta merda Russo, um motor praticamente 900 com 7kg só de torque?Russo escreveu:
A 883 tem 7 kg de torque e a 400 tem 3,2 kg de torque.
Deve ter sacrificado enormemente o torque pra esbanjar potência, eu imagino. Só falta vc vir aí dizer que o motor dela tem menos de 80hp, aí é o pior dos mundos, a única coisa que restará à moto é excesso de peso.
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Xota, a Boulevard M800 tem 7kg de torque, a Shadow 750 tem 6,5...
O torque da 833 não tá muito fora não... e nao adianta soh ver o numero bruto né? A curva é o mais importante!
Abs
O torque da 833 não tá muito fora não... e nao adianta soh ver o numero bruto né? A curva é o mais importante!
Abs
Versys 650 S ABS
E essas merdas lá fazem curva?Henrique Marmota escreveu:A curva é o mais importante!
Eu sei que é a curva de torque
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Sobre velocidade de cruzeiro, é assim com todas as cilindradas.
De 100 a 2300 cc, todo conto aumenta um ponto.
Já li lorotas homéricas na Internê, gente por exemplo, dizendo que anda na estrada com Intruder 125 a "110 Km/h de boa".
Eu conheço muito bem a Intruder 125, são 3 anos e meio sobre o lombo dessa moto, jamais uma Intruder 125 original vai andar a "110 de boa". Pode até andar, mas não de boa, porque o motor estará esbagaçando.
Os maninhos forçam muito, depois as motos começam a baixar óleo e perder potencia, os caras dizem que a moto é porcaria.
Quanto menor a moto, mais fodão o cara quer ser. Ativada a síndrome do pau pequeno, o cara exige por muito tempo da moto, mais do que ela pode dar.
Se não me engano, na aviação existe um conceito de que velocidade de cruzeiro é um equilíbrio entre mais rendimento com menos consumo de combustível.
Em motos, eu considero velocidade de cruzeiro aquela em que você ainda tem uma reserva de motor, e se tiver que enfrentar uma situação de perigo, você ainda tem freio, estabilidade, pneus, etc.
Essa condição na 125 cc é velocidade de cruzeiro de 80 Km/h. E pronto. Dispensadas as lorotas tipo anda "de boa" a 100 Km com garupa, ou 110 sozinho.
Em moto 250 acho que de 90 a 110, pelo menos nas referências que tenho das minhas Ex Intruder e Virago. Depende do modelo e potencia de motor, afinal, tem modelos 250 hoje no mercado que oscilam entre uns 19 CV do mais manco até uns 32 CV do mais fortão.
De 100 a 2300 cc, todo conto aumenta um ponto.
Já li lorotas homéricas na Internê, gente por exemplo, dizendo que anda na estrada com Intruder 125 a "110 Km/h de boa".
Eu conheço muito bem a Intruder 125, são 3 anos e meio sobre o lombo dessa moto, jamais uma Intruder 125 original vai andar a "110 de boa". Pode até andar, mas não de boa, porque o motor estará esbagaçando.
Os maninhos forçam muito, depois as motos começam a baixar óleo e perder potencia, os caras dizem que a moto é porcaria.
Quanto menor a moto, mais fodão o cara quer ser. Ativada a síndrome do pau pequeno, o cara exige por muito tempo da moto, mais do que ela pode dar.
Se não me engano, na aviação existe um conceito de que velocidade de cruzeiro é um equilíbrio entre mais rendimento com menos consumo de combustível.
Em motos, eu considero velocidade de cruzeiro aquela em que você ainda tem uma reserva de motor, e se tiver que enfrentar uma situação de perigo, você ainda tem freio, estabilidade, pneus, etc.
Essa condição na 125 cc é velocidade de cruzeiro de 80 Km/h. E pronto. Dispensadas as lorotas tipo anda "de boa" a 100 Km com garupa, ou 110 sozinho.
Em moto 250 acho que de 90 a 110, pelo menos nas referências que tenho das minhas Ex Intruder e Virago. Depende do modelo e potencia de motor, afinal, tem modelos 250 hoje no mercado que oscilam entre uns 19 CV do mais manco até uns 32 CV do mais fortão.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Mmm mas contribui para essa diferença não só a diferença de torque; tem o rendimento diferente dos motores também (qtd de energia que é desperdiçada). Como a Sportster é mais nova, suponho que apresente um rendimento melhor.Russo escreveu:A minha 883 (quase 900cc) fez, na estrada, garupada e carregada, rodando a 110 km/h, uma média de 24km/L. Rodando sozinho, ela faz 26 km/L.
Ou o motor da Sporty pode ser considerado da mesma geração do motor da CB?
Jota escreveu:Agora falou sério, Spidi. Pq as pessoas teimam em ignorar isso?Spidi XX escreveu:Jota... viagem Fazer Twister é 90/110 km/h... isso é velocidade de cruzeiro nas 250...anda, dá economia e não força motor... o resto é balela...
hahaha
Como o Piccolli falou, sindrome do pinto pequeno. Só pode.
Cada moto no seu quadrado, respeitando o limite (velocidade cruzeiro supomos) da máquina se
consegue milagres, tanto na manutenção, como desgaste e consumo gasolina.
Teve um ai que quando eu disse que a velocidade de uma 250 seria na boa rodar de 90 a 110 km/h
o tchê já relinchou dizendo que se fosse para andar nessa velocidade ele ficaria com uma CG150
Sport que "anda" a 130 km/h na "boa".
E vai discutir com um "entendido" desses? Mas enfim...
Depois é a moto que não presta, a moto que gasta e por ai vai. Eu já tiro como parâmetro minha
antiga XX... rodando "normal" 140 km/h, que é uma velocidade morro acima e morro abaixo, fazia
17,5 km/l. O cara com um pouco se sensibilidade que seja, de "escutar" o motor, já nos primeiros
kms com uma moto nova já vai saber o "ritmo" de viagem dela, onde você está bem, não fica
incomodado com vento e afins e vê que a moto está rodando folgada, sem aquela "tensão"...
mas...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
-
Jota
blz, então, pra curva ser boa, a potência máxima (que deve estar na faixa dos 100hp, pro torque máximo ser tão fraquinho) deve acontecer em uns 7000rpm e o torque máximo deve acontecer a uns 2500rpm. é isso?Henrique Marmota escreveu:Xota, a Boulevard M800 tem 7kg de torque, a Shadow 750 tem 6,5...
Abs
-
Jota
Cara, isso que vc explicou é tão difícil de entender?Spidi XX escreveu:Jota escreveu:Agora falou sério, Spidi. Pq as pessoas teimam em ignorar isso?Spidi XX escreveu:Jota... viagem Fazer Twister é 90/110 km/h... isso é velocidade de cruzeiro nas 250...anda, dá economia e não força motor... o resto é balela...
hahaha
Como o Piccolli falou, sindrome do pinto pequeno. Só pode.
Cada moto no seu quadrado, respeitando o limite (velocidade cruzeiro supomos) da máquina se
consegue milagres, tanto na manutenção, como desgaste e consumo gasolina.
Teve um ai que quando eu disse que a velocidade de uma 250 seria na boa rodar de 90 a 110 km/h
o tchê já relinchou dizendo que se fosse para andar nessa velocidade ele ficaria com uma CG150
Depois é a moto que não presta, a moto que gasta e por ai vai. Eu já tiro como parâmetro minha
antiga XX... rodando "normal" 140 km/h, que é uma velocidade morro acima e morro abaixo, fazia
17,5 km/l. O cara com um pouco se sensibilidade que seja, de "escutar" o motor, já nos primeiros
kms com uma moto nova já vai saber o "ritmo" de viagem dela, onde você está bem, não fica
incomodado com vento e afins e vê que a moto está rodando folgada, sem aquela "tensão"...
mas...
Será que eu sou um gênio?
Quando eu digo que a GS é mais econômica que a Twister, é só pra encher o saco mesmo, pq andando a 120 estou usando o mínimo do mínimo do motor da GS e o cabra da Twister tá esgoelando (120 = 8000rpm = rotação de potência máxima na twister). Se baixar pra 90-100 a Twister provavelmente se tornará mais econômica que a GS. Agora vem um cabra dizer que faz 25 andando a 130-140 de fazer, com garupa e bagagem. Ah, fala sério...
Te tirou pra louco, no mínimo. Tem gente sem noção rondando o fórum.Jota escreveu:Agora vem um cabra dizer que faz 25 andando a 130-140 de fazer, com garupa e bagagem. Ah, fala sério...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
- ammateus
- Roda Presa
Spidi XX escreveu: Teve um ai que quando eu disse que a velocidade de uma 250 seria na boa rodar de 90 a 110 km/h
mas...
Alex Mateus
- - - - - - -
Kawa Z900
- - - - - - -
Kawa Z900
Jota, esse é o ponto, mas a twister a 90-100 faz o que ? 28 a GS 27, então a GS é sim mais economica

Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Já que o assunto agora é consumo... 8)
Realmente quanto + forte, menos a moto gasta (andando devagar)
Buell XB9Sx
96Cv
8,06 Kg torque
110/130 Km/h = 22 Kml (com garupa)
Sozinho nunca andei nessa velocidade
, mas entre 130/140 uns 20-21 Km/l
Ótima velocidade de cruzeiro (conforto aerodinâmico + economia) por volta dos 140 Km/h. Nesse ritmo cai para uns 18 Km/l
Acima disso gasta bem mais, chegando a uns 10 Km/l em Interlagos
Realmente quanto + forte, menos a moto gasta (andando devagar)
Buell XB9Sx
96Cv
8,06 Kg torque
110/130 Km/h = 22 Kml (com garupa)
Sozinho nunca andei nessa velocidade
Ótima velocidade de cruzeiro (conforto aerodinâmico + economia) por volta dos 140 Km/h. Nesse ritmo cai para uns 18 Km/l
Acima disso gasta bem mais, chegando a uns 10 Km/l em Interlagos
Belo - SP

- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
a fzer carregada com alforges, bau , mala tamque , eu e a muié fazia media de 21 a no max até 26 ..
ja a tw nas mesmas proporçoes.. comigo fazia de 13 a 19... e nao venham me dizer q tinha q rgula carbura e etc q tava zeradaa.. e outros q viajam junto ja me falram q a deles eh assim msm rodando com cabo enrolado..
resultado,, vendi a tw e to pegando outra fz,, pq uso a moto pra viajar e pra trabalho na cidade, e com a tw tava me quebrando o bolso em relacao custo x benefico...
tw pra mim nunca mais.. ie é diferencial do cao..
até+
ja a tw nas mesmas proporçoes.. comigo fazia de 13 a 19... e nao venham me dizer q tinha q rgula carbura e etc q tava zeradaa.. e outros q viajam junto ja me falram q a deles eh assim msm rodando com cabo enrolado..
resultado,, vendi a tw e to pegando outra fz,, pq uso a moto pra viajar e pra trabalho na cidade, e com a tw tava me quebrando o bolso em relacao custo x benefico...
tw pra mim nunca mais.. ie é diferencial do cao..
até+
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Espero aguentar até ano que vem!
-
Jota
blz, só não vá dizer que a 130-140 com mulé alforge e baú faz 26, ok? explique que é a 90-100km/h.alan-sc escreveu:a fzer carregada com alforges, bau , mala tamque , eu e a muié fazia media de 21 a no max até 26 ..
pq se disser que é a 130-140 vai ter que usar isso