Como evitar a pancada da 1ª marcha
- wardini
- Roda Presa
Como evitar a pancada da 1ª marcha
A primeira marcha sempre faz aquele TEC alto. Quando troquei a YES pela BANDIT até me assustei com o TEC (que sempre da quando engato a 1ª marcha).
Sei que esse TEC é normal, e que também é bem mais forte em motos 4 cilindros.
Eu fico evitando engatar a 1ª marcha com a moto parada (tipo no sinal eu não deixo ela no neutro, sempre que da eu embalo a moto um pouquinho com o pé e depois passo a 1ª...ai não da o TEC...)
Será que é melhor passar a 1ª marcha com ela parada e escutar esse TEC alto ou essa mania minha de embalar ela pra depois passar a 1ª marcha pode danificar o motor?
VALEU
T+

Sei que esse TEC é normal, e que também é bem mais forte em motos 4 cilindros.
Eu fico evitando engatar a 1ª marcha com a moto parada (tipo no sinal eu não deixo ela no neutro, sempre que da eu embalo a moto um pouquinho com o pé e depois passo a 1ª...ai não da o TEC...)
Será que é melhor passar a 1ª marcha com ela parada e escutar esse TEC alto ou essa mania minha de embalar ela pra depois passar a 1ª marcha pode danificar o motor?
VALEU
T+

-
Luiz Almeida
- Mito
Re: Como evitar a pancada da 1ª marcha
A Shadow 600 também faz este dolorido "tec", quando engatamos a primeira. Para minimizar, ao aquecer o motor, pela manhã, dou algumas puxadas na manete de embreagem. Com o motor quente, no trânsito, o tranco não é muito sentido. Trata-se de uma característica. As borrachas no cubo da roda traseira servem para que este impacto não seja sentido pela câmbio.
Entretanto, verifique a regulagem da embreagem da tua máquina. Pode ser que esteja com folga excessiva.
Inté
Entretanto, verifique a regulagem da embreagem da tua máquina. Pode ser que esteja com folga excessiva.
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
O barulho esse (que mais parece um clank do que um TEC), é causado pela diferença de velocidade entre a relação primária e a secundária no momento do engate.
A relação secundária (corrente/pinhão/coroa e , em ultima análise, roda) está parada, mas a relação primária (transmissão) está em movimento, ainda que bem devagar (marcha lenta). Essa diferença é o principal fator do CLANK da 1a marcha depois de a moto já estar quente.
Pra minimizar esse barulho só fazendo como tu faz. Nem o CLANK nem o teu modo estragam o motor.
A relação secundária (corrente/pinhão/coroa e , em ultima análise, roda) está parada, mas a relação primária (transmissão) está em movimento, ainda que bem devagar (marcha lenta). Essa diferença é o principal fator do CLANK da 1a marcha depois de a moto já estar quente.
Pra minimizar esse barulho só fazendo como tu faz. Nem o CLANK nem o teu modo estragam o motor.
Alexandre Q
Vendo macacão Dainese Laguna Seca prof - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 65#p904265
Vendo macacão Dainese Laguna Seca prof - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 65#p904265
aprenda que o que se usa para mudar marcha é o acelerador
e esse tec some
apoie o pé sobre o cambio,
embreie e desacelere ao mesmo tempo que entra sem tec
e esse tec some
apoie o pé sobre o cambio,
embreie e desacelere ao mesmo tempo que entra sem tec
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Na gs deixo em ponto morto a 1,5 rpm. é dar uma acelerada até 1.8, 1.9 que esse barulho as vezes some ou diminui muito!!!
voce faz esse barulho em 2a. ou 3a. e ainda toma um suadãoCarlos_GS500 escreveu:Na gs deixo em ponto morto a 1,5 rpm. é dar uma acelerada até 1.8, 1.9 que esse barulho as vezes some ou diminui muito!!!
me lembro em pitanga que a cb não pegava
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
- SPEED RACER
- Mito
Comigo só acontece qdo o motor esta frio ...tem 3 maneiras de evitar isso :
1ª - Ligar a moto com a primeira marcha ja engatada
2ª - Apos ligar a moto , apertar a embreagem e manter ela apertada por uns 20s com uma rom um pouco mais alta , depois deixa em marcha lenta e engata
3ª - Dar um embalo pra frente com o pé e com a moto em movimento engatar a primeira
É assim eu faço , normalmente engato com a moto ja em movimento pq pra sair da minha garagem eu desço uma rampa , então fica facil .
Nocaso do CANK com o motor frio , acontece pq os discos de embreagem ficam colados .
1ª - Ligar a moto com a primeira marcha ja engatada
2ª - Apos ligar a moto , apertar a embreagem e manter ela apertada por uns 20s com uma rom um pouco mais alta , depois deixa em marcha lenta e engata
3ª - Dar um embalo pra frente com o pé e com a moto em movimento engatar a primeira
É assim eu faço , normalmente engato com a moto ja em movimento pq pra sair da minha garagem eu desço uma rampa , então fica facil .
Nocaso do CANK com o motor frio , acontece pq os discos de embreagem ficam colados .
B-King Of The Urban Jungle
Eu dou três aceleradas e aperto a embreagem também 3 vezes, tudo ao mesmo tempo! O tal do "clank" fica bem mais suave...
Paraphina - Ex-Canyon500 Darth Vader/Ex-660R
XTzuda véia 600 Black Sister
XTzuda véia 600 Black Sister
-
Gabriel SP
- Roda Presa
Sei lá. achei que isso acontecia porque depois de entrar para o M@D eu não uso mais embreagem

-
motoka
- Roda Presa
- Contato:
issu eh marcha engatada fora de tempo.
Na minha não tm issu...
As vzs engato a marcha fora do tempo e ouço o barulho....Mais eh raro...
Axo q a marcha lenta influência. (me corrijam se eu estiver errado)..
Na minha não tm issu...
- SPEED RACER
- Mito
Não é isso não...como é que vai engatar no tempo a primeira marcha ?motoka escreveu:issu eh marcha engatada fora de tempo.
Na minha não tm issu...
Se a moto esta parada num tem essa de tempo .
B-King Of The Urban Jungle
Para se engatar no tempo, neste caso descrito, só com o motor desligadomotoka escreveu:issu eh marcha engatada fora de tempo.
Na minha não tm issu...
Acho o clank um negócio normal quando engato 1a.
Membro do MSM
Desenvolvimento Metatrader
Desenvolvimento Metatrader
- Mau/Santos
- Mito
Embreagem é coisa demodè.......ninguém mais usa.....Paraphina escreveu:Eu dou três aceleradas e aperto a embreagem também 3 vezes, tudo ao mesmo tempo! O tal do "clank" fica bem mais suave...
Bom...qdo peguei a Shadow 600, eu me assustei com o barulho q a moto faz ao se engatar a primeira, principalmente pela manhã, com o motor ainda esquentando.....logo q fiz a primeira revisão, o mecânico disse q esse barulho era uma característica normal da moto, e eu nunca mais me preocupei.....o barulho permanece, e ela continua perfeitinha!
Se não me engano, a 883 de um brother meu tbém fazia......deve ser normal, senão ia ter montes de Shadows 600 bixadas por aí......fora outros modelos q tbém fazem esse mesmo barulho!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
esse barulho e do motorzao louco pra sair voando uahauahaha
qdo tinha a gsx750f dava esse trancao mesmo, na fazer nao da esse tranco
qdo tinha a gsx750f dava esse trancao mesmo, na fazer nao da esse tranco
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
é normal uma engrenagem ta rodando a ou parada na hora q engata da um tranco memso normal e qto mais forte a moto mais forte sera
as srad 1000 chega até a dar uma patinadinha no pneu qdo engata
eu acho até xique heheheh
BIZ - TITAN - TWISTER - GS500 - BANDIT 650N - HAYABUSA - ZX10R
- Mau/Santos
- Mito
É....foi isso q o mecânico me disse na época.....q ela dava esse tranco pq era potente......mas nem dá pra comparar uma Shadow com uma SRAD, né!EDU escreveu:é normal uma engrenagem ta rodando a ou parada na hora q engata da um tranco memso normal e qto mais forte a moto mais forte sera
rsssssss!
-
Robson
Vou promover uma campanha... o lema será
MANTENHA SUA MOTO EM UMA BOLHA PLÁSTICA
Não vamos mais usar as motos, afinal isso causa desgaste de peças, de pneus, é perigoso e tals... 8)
Tá louco, medo do clank da 1a marcha ?????
Tá no mesmo nivel daquele tópico do furo do pneu, onde recomendaram trocar um pneu de SS seminovo por causa de um furo.........
Gente, usem as motos sem dó..... é só manter a manutenção em dia (óleo, pastilhas, fluidos de freio e arrefecimento) e usar dentro do que ela foi projetada pra fazer, que não tem galho nenhum.........
Não vamos mais usar as motos, afinal isso causa desgaste de peças, de pneus, é perigoso e tals... 8)
Tá louco, medo do clank da 1a marcha ?????
Tá no mesmo nivel daquele tópico do furo do pneu, onde recomendaram trocar um pneu de SS seminovo por causa de um furo.........
Gente, usem as motos sem dó..... é só manter a manutenção em dia (óleo, pastilhas, fluidos de freio e arrefecimento) e usar dentro do que ela foi projetada pra fazer, que não tem galho nenhum.........
- wardini
- Roda Presa
Robson escreveu:Vou promover uma campanha... o lema será
Tá louco, medo do clank da 1a marcha ?????![]()
Eu não sou nenhum cupim. Adoro a minha moto, tudo que der pra fazer e evitar um maior desgaste nela eu faço.
Ainda mais na Bandit (muita peça cara).
Gosto de deixar a moto sempre limpa. Não gosto de bater o descanso lateral (sempre levo ele com o pé). Só CHATO mesmo.
Eu sei eu sei....vou procurar tratamento, mas até lá fico com minhas manias.

-
Robson
Wardini, eu tb não sou cupim, mas não ligo de usar minha moto como ela é.
Deu tranco no engate da primeira marcha, e daí ??
Só ela faz isso ?
Claro que não...
A embreagem das motos não é do tipo seco, como a dos carros... os discos são banhados no próprio óleo do carter, e mesmo com a embreagem apertada, eles não ficam totalmente afastados....
Então por isso o tranco é maior qdo a moto está fria, mas é NORMAL.
Desencana... uma coisa é vc cuidar bem da moto, mantê-la limpa, com manutenção em dia, etc... outra é encanar com certas coisas que são inerentes ao funcionamento da moto.
Abraços
Deu tranco no engate da primeira marcha, e daí ??
Só ela faz isso ?
Claro que não...
A embreagem das motos não é do tipo seco, como a dos carros... os discos são banhados no próprio óleo do carter, e mesmo com a embreagem apertada, eles não ficam totalmente afastados....
Então por isso o tranco é maior qdo a moto está fria, mas é NORMAL.
Desencana... uma coisa é vc cuidar bem da moto, mantê-la limpa, com manutenção em dia, etc... outra é encanar com certas coisas que são inerentes ao funcionamento da moto.
Abraços