O que passar na corrente da moto. Graxa, óleo, creme...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: O que passar na corrente da moto. Graxa, óleo, creme...

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu:Essa do óleo doente aí é novas pra mim.

Meu óleo tá com uns 3 anos acho eu, a lubrificação é igual qdo tava novo. Em todo caso, o grafite em pó misturado tá ali pra suprir alguma falha. Será que o grafite tb corre risco de infecção hospitalar? :-D

[ ]'s
Putz! Eu só repassei uma informação que me foi dita por um cara que trabalhou no CENPES (Petrobras) justamente no setor de desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes. Mas, quem quiser acredite. Quem não quiser....
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Saurus, é zoação, mas deve ter algo a ver sim, do contrário não mandariam a gente trocar óleo a cada 3 ou 6 mil kms e obrigatoriamente a cada 6 meses.

Como o óleo estraga em 6 meses eu não sei, mas é só dar uma googlada e confirmar o q vc postou.

[ ]'s
Imagem
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Saurus escreveu:
Kuati escreveu:Essa do óleo doente aí é novas pra mim.

Meu óleo tá com uns 3 anos acho eu, a lubrificação é igual qdo tava novo. Em todo caso, o grafite em pó misturado tá ali pra suprir alguma falha. Será que o grafite tb corre risco de infecção hospitalar? :-D

[ ]'s
Putz! Eu só repassei uma informação que me foi dita por um cara que trabalhou no CENPES (Petrobras) justamente no setor de desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes. Mas, quem quiser acredite. Quem não quiser....
Em nenhum momento achei que você falou besteira, pois eu nao sou engenheiro quimico, nao conheço as propriedades de óleo 140 para dizer se isso é verdade ou nao, como o Kuati falou, as montadoras recomendam trocar o óleo de tantos em tantos kms, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Deve ser pelas propriedades do óleo que após 6 meses nao sao mais as mesmas. Enfim, vou continuar a lubrificar com o óleo 140 que tem aqui, melhor que deixar a corrente seca, com certeza é.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bem, passei uma breve pesquisa pelo Google University e, sob leitura rápida e superficial de alguns resultados da busca, suponho que realmente a coisa não seja da forma que falei.

O que apurei é que existem bactérias que degradam petróleo e derivados, são utilizadas para descontaminação de ambientes por lubrificantes, óleo cru, etc.

Ademais, entre outras informações, apurei que o lubrificante, à medida em que permanece sob altas temperaturas (creio que os estudos foram feitos com motores dos ciclos Otto e Diesel) ou expostos ao ar, acabam oxidando-se, ou seja, envelhecem e pedem suas propriedades lubrificantes.

Crei que é mais ou menos isso, pois também não sou engenheiro químico e nem de petróleo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
gringo_killer
Dinossauro

Mensagem por gringo_killer »

Saurus, e de fato, essa sua teoria de oxidação do lubrificante quando exposto a temperaturas excessivas, explica o fato que muitos casos em que há a quebra de motor, abri-lo e não encontrar quse nada de óleo... depois que o motor "ferveu" o óleo, este oxidado fica muito "aguado" e passa pelos anéis e/ou evapora rapidamente, ocasionando do motor ficar sem uma gota de óleo e fundir.

Axo que é isso. Talvez eu esteja errado, mas me parece que é isso.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...:-XX by K'waszaK

Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Kaká
Roda Presa

Mensagem por Kaká »

Bem, vou jogar fora então.
Na verdade, esse óleo nem uso mais, nem tá na minha casa, quem ussa é o meu pai!

Tenho usado spray da Repsol na GS e qualquer restolho de óleo de motor na CG.

Agora que se foi a CG e eu tô de Tutu, vou inventar uma meleca boa pra cuidar melhor da relação. Ui!
Mito

Mensagem por Russo »

Brizzo escreveu:Russo, posta aquele foto do "óleo" de sua preferência....... :-D
Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rodrigo_m20
Roda Presa

Mensagem por rodrigo_m20 »

Normalmente passo óleo da moto usado e depois graxa branca por cima, vira uma melequeira.

O que eu faço lá uma vez a cada 5.000km é lavar ela toda com querosene e uma escova pra tirar bem areia e desengripar a corrente, dai sim encher de óleo.

Agora o que quero comprar aqui é óleo pra corrente de motoserra, e tem também uma graxa pra máquinas agricolas, bem melhor q graxa branca. Só falta tempo pra ir no interior aqui procurar.
whitedeath
Motociclista

Mensagem por whitedeath »

Russo escreveu:
Brizzo escreveu:Russo, posta aquele foto do "óleo" de sua preferência....... :-D
Imagem
Que é isso Russo um pedaço de torresminho? :lol:
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

whitedeath escreveu:
Russo escreveu:
Imagem
Que é isso Russo um pedaço de torresminho? :lol:
Sebo de vaca Kamerad!

A corrente não pode ficar seca nunca!

Eu lubrifico a corrente da CB400CR com qualquer coisa que tiver à máo: graxa branca, graxa preta, graxa marrom, óleo mineral, óleo sintético, semi-sintético, óleo johnson, óleo de cozinha, banha de porco, esperma de baleia, etc...

A vantagem do sebo de vaca é que os cachorros lambem a roda ao invés de mijarem nela, eheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
gringo_killer
Dinossauro

Mensagem por gringo_killer »

Pessoal, e aquele lance de "ferver" óleo de motor e mergulhar a corrente dentro? Alguém conhece, já tentou ou pode atestar científicamente que é benéfico/maléfico para a relação?

Diz a teoria que o óleo fervejdo fino penetra em todos os elos e, ao esfriar, permanesce lá dentro por certo período de tempo, deixando a relação 100%.

Eu já fiz duas vezes e parece que mal não faz.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...:-XX by K'waszaK

Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Já ouvi isso sobre graxa. Tem que ser em fogão/fogareiro elétrico, só não tente com a graxa Molikote.
Rodrigo Paula
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo Paula »

Salve salve galera.

Seguinte, pensei em comprar esse lubrificante em spray da motul ou repsol mas acabei de ler no manual da honda que os mesmos possuem solvente de petróleo e que isso danifica os o´rings ( falar que danifica o anel é foda né) que são de borracha.

Agora fica a dúvida, pq no manual mandam passar óleo 90. E aí?????
Alguem já teve problema com esse tipo de lubrificante????

Abraços
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

óleo fino é muito bom e talz (tô usando inclusive) mas dura pouco...

coisa de a cada 3 ou 4 voltas ter que criar o hábito de re-lubrificar...

sei lá... eu já tô pensando que neste caso não existe regra e vale o gosto de cada um

em escolher entre graxa, óleo, sebo, ky, grafite e etc... ;-)

saudações
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Pessoal, este produto da Bardahl é muito bom e custa de 5 a 7 pila, é muito melhor que o oleo 90 e dura bastante na corrente.

Imagem
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Ferrugem
Roda Presa

Mensagem por Ferrugem »

Russo escreveu: Sebo de vaca Kamerad!

A corrente não pode ficar seca nunca!

Eu lubrifico a corrente da CB400CR com qualquer coisa que tiver à máo: graxa branca, graxa preta, graxa marrom, óleo mineral, óleo sintético, semi-sintético, óleo johnson, óleo de cozinha, banha de porco, esperma de baleia, etc.....
Também não esquento com a lubrificação da corrente; mas costumava passar sebo de carneiro capado na corrente da minha antiga Sahara.
PCX 150 -> Sh 150i
Santo Cristo - POA
Novato

Mensagem por Santo Cristo - POA »

Uso graxa a base de sabão de litio, ótima graxa, gruda mais nos elos do que graxa azul, e não fica a roda melada.

15,00 o quilo da marca SKF, graxa própria para rolamentos, e não estraga os orings.
Encarnado em Tec. Automobilistica
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

Ferrugem escreveu:costumava passar sebo de carneiro capado na corrente da minha antiga Sahara.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Capado por freiras virgens do noroeste italiano?
Henrique Xaropiño
Roda Presa

Mensagem por Henrique Xaropiño »

Rodrigo Paula escreveu:Salve salve galera.

Seguinte, pensei em comprar esse lubrificante em spray da motul ou repsol mas acabei de ler no manual da honda que os mesmos possuem solvente de petróleo e que isso danifica os o´rings ( falar que danifica o anel é foda né) que são de borracha.

Agora fica a dúvida, pq no manual mandam passar óleo 90. E aí?????
Alguem já teve problema com esse tipo de lubrificante????

Abraços
Se passar produto como o motul aí cê quebra a fábrica de relação, pois aumenta a vida útil e eles demosram a vender outra. Na falta passa qualquer coisa, mas se tiver como pode usar o motul, dá uma laongada na vida da relação. Não passe na sua mulé se o casamanto tiver ruim não, é só realção de motos. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Rodrigo Paula escreveu:Seguinte, pensei em comprar esse lubrificante em spray da motul ou repsol mas acabei de ler no manual da honda que os mesmos possuem solvente de petróleo e que isso danifica os o´rings ( falar que danifica o anel é foda né) que são de borracha.
Não sei o da Repsol mas está lá na embalagem do Motul: "SAFE FOR O'RINGS, X'RINGS & Z'RINGS". Literalmente.

Os manuais da Honda são engraçados, pelo menos as traduções.
Tava olhando o da CBR 0k que um colega tirou semana passada.

Tá lá algo assim sobre ajuste da suspa: "Os amortecedores devem ser regulados tão mais duros quanto irregular for o asfalto". Hehehe
Outra: a tradução de compression damping é "regulagem do amortecimento", e o de rebound dumping, "ajuste do amortecimento". kkkkkkkkkk
Responder