Treino Livre - Brasília - FOTOS NOVAS!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Mensa
Roda Presa

Treino Livre - Brasília - FOTOS NOVAS!

Mensagem por Mensa »

Bom, hoje foi show de bola o treino, tirando o chão de uma Srad1000...
Quando aconteceu eu tinha saído para almoçar, nem sei como foi. Uns disseram que foi reduzindo, outros que perdeu a frente entrando forte demais. A lateral direita detonou bastante, pegou escape, carenagem, pesos de guidon, carenagem direita traseira e algumas outras coisas.

Mesmo com a chuva à tarde que acabou com a brincadeira, valeu a pena!

Peço ao RReis que passe depois o site do fotógrafo que ficou tirando fotos das motos durante a manhã, de cabeça eu não lembro! :lol: Obrigado

Fotos:

Imagem
H6 no box, antes de abrirem os portões.

Imagem
Tempo nublado, mas não choveu pela manhã.

Imagem
Encostei após 5 voltas pra tomar uma água e, o Michelin Pilot Road 2 estava assim...

Imagem
12 voltas

Imagem
Depois de 25 voltas, sendo as 4 ultimas bem fortes, para fechar com chave de ouro!
Foto antes de cair uma chuva que terminou com o treino!. Pilot Road 2 me surpreendeu, nada de sustos e excelente grip, só deu uma leve saidinha de frente uma única vez antes da ultima curva,
mas eu estava buscando o limite, bom saber que permite brincar com seriedade e ainda ter pneu para muitos mil kms.

Tirei poucas fotos, essas foram as "menos ruins". No próximo treino ou track day, devo filmar com suporte de câmera ;-)

Se tiverem fotos, postem também!
Boa corrida para os que competem no domingo!
Abraço.
Editado pela última vez por Mensa em 08 Abr 2009, 15:41, em um total de 3 vezes.
- Walk Machine 1995 [LOL]
- Fapinha SW50 1999 [LOL]
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
- CBR 1000 RR Fireblade 2008
Imagem
Mil... É MIL.
Felipe Ghost Rider
Mito

Re: Treino Livre - Brasília - FOTOS NOVAS!

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Massa demais Mensa,

só podia economizar um pouco no tamanho da foto. hauhauhauahuaha

Amanha é nóis.

Fiuuuuuuuuum
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

Felipe Ghost Rider escreveu:Massa demais Mensa,

só podia economizar um pouco no tamanho da foto. hauhauhauahuaha

Amanha é nóis.

Fiuuuuuuuuum

Eu sou meio adepto de fotos grandes, acabei esquecendo de diminuir um pouco, mas tá valendo!
Cuidado amanha com os remendos no asfalto, tá escapando um pouco se você estiver rápido...
Abraço
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

Desculpe minha ignorancia, mas por que os pneus ficam enrugados nas laterais??????
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

domingo vai ser a nossa vez daqui de bh. vou tentar tirar bastante fotos e fazer uns videos pra galera tb.
Tornado 300
louzada
Motoqueiro

Mensagem por louzada »

Blz as fotos Mensa.

Mas concordo com o Felipe, coloca em 1024x768 as fotos no máximo pra ficar mais fácil de visualizar, ok? ;-)
There's no second chances
There's only this moment
And the next moment
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Ricardo Skolaude escreveu:Desculpe minha ignorancia, mas por que os pneus ficam enrugados nas laterais??????
É a deterioração resultante da combinação velocidade/textura da pista/temperatura do pneu. Aquele espaço de borracha do tamanho de um cartao de crédito tem que segurar cerca de 250kg (moto+piloto) e com alta velocidade empurrando todo esse conjunto pra fora da curva, essa pressão vai provocando micro deformações na borracha, que vai cedendo e formando esse enrugado.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

Ricardo Skolaude escreveu:Desculpe minha ignorancia, mas por que os pneus ficam enrugados nas laterais??????
. . Durante as curvas os pneus têm mais atrito com o solo (sim, sim, ao contrário do que o povo pensa: essa é a mágica dos pneus radiais). Eles são projetados pra isso justamente porque numa curva, quando se inclina a moto, há, além do atrito "padrão", uma força lateral que é gerada pelo atrito do pneu com o solo, que é o que mantém a moto no trilho e não a deixa deslizar. O pneu, com esse atrito lateral (imagine alguém esfregando o pneu com uma lixa em direção às laterais) vai desgastando mais, principalmente esses bicompostos, que são mais macios na lateral justamente pra dar mais "grip" e não deixar escapar à toa. Com o tempo vai formando rugas e elas vão piorando até que o pneu solta lascas e te derruba.

. . E vale dizer, hein: inclina mais que tá sobrando pneu, rapaz! :P
diego nunes
http://dnun.es.
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

dnunes escreveu:
. . Durante as curvas os pneus têm mais atrito com o solo (sim, sim, ao contrário do que o povo pensa: essa é a mágica dos pneus radiais). Eles são projetados pra isso justamente porque numa curva, quando se inclina a moto, há, além do atrito "padrão", uma força lateral que é gerada pelo atrito do pneu com o solo, que é o que mantém a moto no trilho e não a deixa deslizar. O pneu, com esse atrito lateral (imagine alguém esfregando o pneu com uma lixa em direção às laterais) vai desgastando mais, principalmente esses bicompostos, que são mais macios na lateral justamente pra dar mais "grip" e não deixar escapar à toa. Com o tempo vai formando rugas e elas vão piorando até que o pneu solta lascas e te derruba.

Valeu! Agora entendi, é que moto de trilha não tem essas coisas, rs! ;-)
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

A pedidos, diminuí o tamanho das fotos.
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

dnunes escreveu:

AUHauH, dava sim, mas era minha primeira vez no autódromo.. Só tinha rodado forte em serras com asfalto bom e etc...
Outra coisa, onde tá mais gasto é onde eu colo mão saindo de curva.
Se eu colasse com a banda lateral no máximo, iria perder aderência e até sofrer high-side. Pense no pneu com 100 pontos de aderencia - Você tá deitado usando 90 pontos, acelera mantendo 10, tudo ok. Se acelerar equivalendo a 20 pontos, vai começar a perder aderencia e derrapar. Se insistir ainda mais na aceleração quando muito deitado, logo logo toma um susto feio e uma chicotada de traseira, indo pro chão. Com pneus mistos rua/pista isso se multiplica ainda mais. Não dá para abusar muito. Se não a diversão vira prejuizo.
O cara de Srad1000 caiu com pneus Pirelli Supercorsa, que mal duram 2000km e são extremamente aderentes, usados no Brasileiro de Superbike. Tudo é questão de limites. me foquei em aprender o traçado nesse dia, peguei numa boa. Como disse na ultima foto, as 4 voltas finais eu aumentei de 5 em 5kmh a entrada de curva em cada volta, também atrasei ainda mais a frenagem e antecipei a saída, mas sempre com progressividade no acelerador.
Muita gente pensa que por estar de 600, é só colar mão que não tem risco. Bobeira.
Se vocês prestarem atenção no Valentino Rossi e Casey Stoner, o que os diferencia em saídas de curva é a aceleração do Vale, sempre progressiva, nunca colando mão de uma vez.
O Stoner mesmo com uma Ducati com controle de tração acaba perdendo a traseira e errando o traçado nas corridas.

Mas também toco em outro assunto:
A posição de pilotagem da hornet. Pra uma tocada forte em autódromos, é necessário semi-guidons eles ajudam a evitar esse problema: As veses você tá em alta ou muito inclinado em médias e não tem onde apoiar os ante-braços (o que não acontece numa super-esportiva)
Quando precisa dar um contra esterço, não tem apoio, isso limita bastante a velocidade. E apoiar com os joelhos não dá conta, você já tá bem pra fora da moto para ter mais apoio.
O ideal de uma pilotagem é sempre apoiar os ante-braços no tanque, assim você tem mais estabilidade para usar o contra-esterço e, principalmente, dosar essa técnica.

Abraço.
Editado pela última vez por Mensa em 04 Abr 2009, 18:10, em um total de 1 vez.
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Curiosidade. Qual a marcha que entra/sai da curva da bruxa(mergulho antes da reta oposta).
Na época em que andava de RD350 era complicada essa curva. De segunda a moto esgoelava, e de terceira saia da curva meio bobona. Claro que o ideal era melhorar a relação de marchas, mas a categoria não permitia mudar o cambio.
Outra curiosidade: voces inverteram a vareta do cambio? Pois na saida da reta oposta, onde se faz aquele curvão de alta, bem inclinado, com o cambio convencional fica ruim pra subir as marchas.
Boa diversão!!!
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

JAL escreveu:Curiosidade. Qual a marcha que entra/sai da curva da bruxa(mergulho antes da reta oposta).
Na época em que andava de RD350 era complicada essa curva. De segunda a moto esgoelava, e de terceira saia da curva meio bobona. Claro que o ideal era melhorar a relação de marchas, mas a categoria não permitia mudar o cambio.
Outra curiosidade: voces inverteram a vareta do cambio? Pois na saida da reta oposta, onde se faz aquele curvão de alta, bem inclinado, com o cambio convencional fica ruim pra subir as marchas.
Boa diversão!!!
EDIT: tinha confundido a curva que você falou...
Essa curva da bruxa é a 4, tinha confundido com a 3 (da junção)
Eu começava a frear em torno de 177 e entrava e saía de segunda, sem problemas. Pórem, eu vou priorizar mais inclinação nela e, nesse caso, talvez eu encontre uma falha por falta de motor em 3a e excesso de 2a... Na próxima vez eu posto sobre isso.
É muito inconveniente subir marcha nesse caso que você mencionou, atrapalha bastante a concentração. Mas eu não inverti a vareta. O jeito foi subir uma antes de entrar e no máximo 2 segundos depois, subir outra.
Subindo só uma eu cheguei a 217kmh, com o motor em 14k rpm. Subindo duas do jeito que falei, 208kmh quase no vermelho. Há algumas situações assim que merecem um estudo melhor da minha atitude na pista pra encontrar a melhor forma de fazer o traçado em relação a minha moto.
Abraço.
Editado pela última vez por Mensa em 05 Abr 2009, 21:14, em um total de 2 vezes.
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
samukka
Roda Presa

Mensagem por samukka »

parabens pela maquina..........
boa sorte na corrida...
Imagem

Junte-se aos fortes , tenha uma HONDA.
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

aEEE ALGUMAS FOTOS!!! Achei q ia ter no post do FGR!!!

Amanha a noite quero ver da corrida! Boa sorte à qeuipe M@D DF!
Versys 650 S ABS
RREIS
Roda Presa

Mensagem por RREIS »

Mensa, o site do Roberto Carlos é:

www.autoesport.br22.com
Fritz
Roda Presa

Mensagem por Fritz »

e aí irmão ...

show as fotos heim? pelo jeito deu pra vc aproveitar bem como primeira vez ... sempre com o juizo caracteristico :) e o irmão mais velho andou tb?
dps vc conta mais no msn ...

acbsssss ;-)
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Não consigo ver nenhuma foto... está cheio de XIZINHOS vermelhos aki kkkkkkkkkkk :-D
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

Fritz escreveu:e aí irmão ...

show as fotos heim? pelo jeito deu pra vc aproveitar bem como primeira vez ... sempre com o juizo caracteristico :) e o irmão mais velho andou tb?
dps vc conta mais no msn ...

acbsssss ;-)
Fala fritão! Mensalão foi à tarde, deu pra dar umas 8 voltas, aí começou a chover!
Ficamos das 16 até as 18horas esperando a chuva passar, mas nada... Ai voltamos pra casa navegando nas ruas uhauhahuauha
Meu macacão, capacete, luvas e botas eu lavei, tava tudo enxarcado. Agora é esperar secar hehe
Deu pra aproveitar bem sim, o asfalto tá bom, tirando alguns remendos que dão uma escapadinha, se abusar.
Mal posso esperar pelo próximo...
Abração!

- Valeu pelo site RReis! 8)
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
Mensa
Roda Presa

Mensagem por Mensa »

Fotos novas pelo fotógrafo Roberto Carlos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Todas as fotos foram tiradas pela manhã, logo quando entrei na pista.
Estava aprendendo o traçado ainda, dá pra deitar bem mais. No próximo track day ou treino eu tô dentro com certeza!
Abraço a todos!
- Honda Biz + 2003
- Hornet 600 2008
Imagem
Mil... É MIL.
Responder