V-Strom 1000

Grupo de discussão geral sobre motos.
eclinck
Mito

Re: V-Strom 1000

Mensagem por eclinck »

Euclides escreveu:GSA 1200.
E tu vai tirar os escorpiões do bolso quando e abraçar a alemoa?
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Qual seria a moto mais proxima da perfeição analisando os itens abaixo?????????

1-Viajar uns 1000km por dia (com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
2-Passear uns 200km num domingo de sol e chuva;
3-Com otima relacao de consumo e combustivel;
4-Pra andar uns 80% de asfalto e 20% de terra ((com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
5-Pra andar uns 20% de asfalto e 80% de terra (com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
6-Pra ter arrancada forte;
7-Pra ter arrancada fraca;
8-Pra ter velocidade de cruzeiro alta (acima de 180);(com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
9-Pra ter velocidade de cruzeiro media 140 ((com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
10-Boa de revenda;
11-Boa de concessionaria;
12-Relacao de peso;
13-Relacao de potencia;
14-Preco de seguro;
15-Visada pra roubo;
16-Vibracao de motor;
17-Marca da moto;
18-Peças duraveis;
19-Custo da aquisicao;
20-Beleza;

99-Adicionem ai mais....

Se alguem chegar a uma conclusao me avise ai até o final da tarde que vou la compra-la!!! }:)
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Full Throttle

Mensagem por Full Throttle »

andress escreveu:Qual seria a moto mais proxima da perfeição analisando os itens abaixo?????????

1-Viajar uns 1000km por dia (com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
4-Pra andar uns 80% de asfalto e 20% de terra ((com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
5-Pra andar uns 20% de asfalto e 80% de terra (com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
8-Pra ter velocidade de cruzeiro alta (acima de 180);(com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
9-Pra ter velocidade de cruzeiro media 140 ((com garupa e sem mala, com garupa e com mala, sem garupa e sem mala e sem garupa e com mala);
10-Boa de revenda;
12-Relacao de peso;
13-Relacao de potencia;
14-Preco de seguro;
15-Visada pra roubo;
16-Vibracao de motor;
17-Marca da moto;
18-Peças duraveis;
19-Custo da aquisicao;
20-Beleza;

99-Adicionem ai mais....

Se alguem chegar a uma conclusao me avise ai até o final da tarde que vou la compra-la!!! }:)
Chama-se GSX 750F :-D
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Full Throttle escreveu:
andress escreveu:Qual seria a moto mais proxima da perfeição analisando os itens abaixo?????????

10-Boa de revenda;
12-Relacao de peso;
13-Relacao de potencia;
14-Preco de seguro;
15-Visada pra roubo;
16-Vibracao de motor;
17-Marca da moto;
18-Peças duraveis;
19-Custo da aquisicao;
20-Beleza;

99-Adicionem ai mais....

Chama-se GSX 750F :-D
Tive uma 2007 que vendi no meio de 2008!!! Vermelha igual a monica.....
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Jota

Mensagem por Jota »

Andress, talvez a melhor moto "super-versátil" seja a Tiger. Em custo-benefício a Super-Teneré é difícil de ser batida, mas infelizmente já saiu de linha faz mais de 10 anos. Seguramente eu compraria uma Super zero km se houvesse. Farol, painel, grafismos novos e i.e. Pronto, tá aí a moto perfeita. :-D

Agora, falando sério, veja que curioso o comparativo feito por um cabra do clube XT, o nelseixas:

"Pessoal, fiz um comparativo entre os dados técnicos das big trails 1000cc a seguir: BMW 1200 GS e 1200 GS Adventure, KTM 990, Suzuki V-strom, Honda Varadero, TDM 900, Buell Ulysses, Triumph Tiger 955 e 1050, Highland 950 V2.

O critério de escolha dos dados técnicos foi encontrar uma moto que fosse confortável para longas viagens, em estradas ruins ou péssimas, com excelente desempenho e autonomia. O custo não foi levado em conta, pois queria analisar apenas a moto em si e, além disso, o consumo de combustível desses brinquedões em estradas é sempre razoável se comparado ao de carros.

Por isso, os dados técnicos utilizados foram:
- curso da suspensão traseira (9% da nota) - mede a capacidade de transitar carregada em estradas péssimas

- curso da suspensão dianteira (9% da nota) - mede a capacidade de transitar carregada em estradas péssimas

- distância mínima do solo (vão livre) (9% da nota) - mede a capacidade de transitar carregada em estradas péssimas

- peso (16% da nota) - mede a diribilidade da moto em estradas péssimas

- relação peso-potência (16% da nota) - mede a capacidade da moto eme gerar velocidade final

- relação peso-torque (16% da nota) - - mede a capacidade de acelerar da moto

- tamanho do tanque (16% da nota) - mede a autonomia da moto, pois o consumo não difere muito entre elas, pois, a menos da Varadero, todas dispõem de injeção eletrônica.

- e conforto (9% da nota). Sei que conforto é subjetivo, mas acho que muita gente vai concordar comigo que a ordem de conforto da melhor para a pior é: Tiger; V-strom empatada com a Varadero; BMW Adventure; 1200 GS; Buell e TDM empatadas; e, empatadas em último, a KTM 990 e a Highland 950 V2.

Chamo a atenção que as notas foram dadas, por meio de aproximação linear, atribuindo 10 a melhor moto no quesito especificado. Entendo as limitações deste método, mas, sem conhecimento de dados técnicos específicos que as montadoras não divulgam (por exemplo, toda a curva de potência da moto), isto é o melhor que dá pra fazer.

O resultado final foi o seguinte:

1. Highland 950 V2 - Nota média = 9,92
2. 1200 GS Adventure - Nota média = 9,05
3. KTM 990 - Nota média = 8,49
4. 1200 GS - Nota média = 8,42
5. Tiger 1050 - Nota média = 8,21
6. Tiger 955 - Nota média = 8,20
7. Buell Ulysses - Nota média = 8,02
8. V-strom - Nota média = 7,91
9. Varadero - Nota média = 7,38
10. TDM 900 - Nota média = 7,28

Como não levei em conta o custo de carregamento das motos (preço + custo de manutenção + desvalorização na venda) nem a facilidade de se obter manutenção, alguns resultados acima não refletem o meu gosto pessoal. Por exemplo, não compraria a Highland, nem a Tiger, nem a Buell para viajar na América latina, pois elas não dispõem de assistência técnica. Por isso, sobrou a BMW, a KTM, a Suzuki, a Yamaha e a Honda.

Parece que, contrariando o que sempre acreditei, a GS Adventure é melhor que a KTM para quem realmente quer usá-la para longas viagens (especialmente se for levado em conta a rede de atendimento BMW). A 1200 GS é praticamente tão boa quanto a KTM, mas, para longas viagens, eu ainda prefiro a BMW (embora minha paixão seja a KTM!!!!).

A Strom foi fortemente prejudicada pela seu curso de suspensão e distância livre do solo. A Varadero foi uma decepção: baixa (suspensão e distância do solo) e pesadíssima (241kg!). Para se ter uma idéia a GS Adventure é a segunda mais pesada (223kg), mas sua potência e torque mais do que compensam, como pode ser visto pelas relação peso-potência e peso-torque que, no caso da BMW são, respectivamente, 1,96 e 16,97 (as melhores relações peso-potência e peso-torque entre todas), enquanto na Honda são 2,56 e 24,12 (as piores relações peso-potência e peso-torque entre todas). Lembrando que, quanto maiores são as relações acima, pior é o desempenho da moto. Isto fez com que, em termos de nota e na estrada, a Varadero tivesse um baixo desempenho comparada às suas rivais.

A TDM tem como ponto forte seu baixo peso, mas seu curso de suspensão traseira de ridículos 6,15cm reduziu bastante sua média. Chamo a atenção que o segundo pior curso de suspensão dianteira é da Varadero com 14,5cm. Isto dá uma dimensão de quanto a TDM não é apropriada para estradas ruins (por isso, a Yamaha mudou a propagando no site e não a coloca mais como uma big trail e sim como uma touring).

Quando calculei a relação benefício-custo, levando em conta apenas a tabela de preços da FIPE, aí a Tiger e a Buell se destacaram, seguidas da Strom. Mas, quando se considera preço de peças e facilidade de obtê-las aí a Strom é insuperável. Por tudo isso, concluí que, se o sujeito tem dinheiro e não precisa se preocupar com benefício-custo, a melhor moto de todas para longas viagens é a 1200 GS Adventure, mas, se dá trabalho ganhar dinheiro, a Strom é a moto. Fica aí a minha opinião para todo mundo.

PS 1: Quem quiser ver a planilha com os dados completos, deixa um MP com e-mail que eu mando.

PS 2: Vamos conversar, Galera! Essa é apenas uma opinião, fortemente fundamentada nos dados. Não pretendo ser o dono da verdade.

Fiz o mesmo para as motos 650cc. O ranking foi:

1. KTM 640 - Nota média = 9,66
2. V-STROM 650 - Nota média = 8,02
3. XT 660 R - Nota média = 7,88
4. BMW 650 GS Dakar - Nota média = 7,86
5. BMW 650 GS - Nota média = 7,72
6. Honda Transalp - Nota média = 7,70

Só não incluí a Kawasaki Versys 650, porque a Kawasaki parece que não tem interesse em big trails no Brasil.

De curiosidade, fiz as contas para Super Teneré. Incrível! A Super é super mesmo!!! Ficou com 9,03 de média final. Galera, como eu usei o mesmo critério da 1000cc, relativamente falando, a Super ainda é o que há para grandes viagens, afinal tem a quase a mesma nota que a BMW 1200 GS Adventure, mas custa pouco menos da metade. Já pensou uma Super com I.E., sem o problema do quadro, pesando uns 175kg e por R$ 35.000,00???? Destruiria o mercado, pois, mesmo com menos desempenho que as 1000cc, ela mais do que compensaria nos outros quesitos. Pena que a Yamaha resolveu fazer a TDM 900..."

(fonte: http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic20152.html)
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Meio "Mandrake" esse comparativo aí, Jota.

A Tiger 1050 estar na frente da 955 é no mínimo ridículo. Final de semana passado fui ver a Tiger 1050 ao vivo e notei que ela está na mesma categoria da TDM. Não dá para elas terem uma colocação tão distante assim nessa lista.

Já a 955 é outra estória. Talvez, essa sim, se aproxime da categoria da Tenere 750. Acho que se não fosse pela assistência, a 955 seria o que os aficcionados da Tenere 750 sempre quiseram.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Marp escreveu: Acho que se não fosse pela assistência, a 955 seria o que os aficcionados da Tenere 750 sempre quiseram.
Tu conhece alguém assim? :lol:
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

evandro escreveu:
Marp escreveu: Acho que se não fosse pela assistência, a 955 seria o que os aficcionados da Tenere 750 sempre quiseram.
Tu conhece alguém assim? :lol:
Hummmm.....xápensa....

Não, acho que não...

:roll:
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

No minimo interessante o conceito desse teste, apenas discutivel o peso para cada item... Mas pelo menos se usou criterios definidos... Como nao foi considerado preco e muito menos concessionarias nacionais para venda e assistencia das motos, se fosse usado a briga entre as 3 "nacionais", v-strom, varadeiro e tdm iriam la pro topo da parada... ;-) ;-)

Mas o que sempre da pra tirar de conclusao, analisando friamente, é que não existe moto perfeita e mesmo se tivesse moto perfeita, nunca iriamos tirar 100% dela, acho que uma moto que se tirar 70% do que ela oferece e digo mais, se 20% da caracteristica da moto tiver "defeitos" da pra curtir pra caramba...

O problema é que nao temos dinheiro suficiente pra podermos ter e manter 03 motos na garagem uma pra cada tipo... }:)
Jota

Mensagem por Jota »

Marp, de qualquer modo é um comparativo honesto, onde os critérios estão estabelecidos objetivamente.

A Tiger 1050 não é big-trail, é touring e, assim como a TDM, não pode participar de comparativo de big-trail. A tiger 955 é o ideal de uma big-trail, sem dúvida. Perfeita sua observação: se houvesse assistência fácil seria a moto dos sonhos. A vstrom está no limite, pode entrar na categoria big-trail, e a Varadero teria de encontrar uma categoria específica, para "motos" acima de 1/4 de tonelada.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Jota escreveu: (...) e a Varadero teria de encontrar uma categoria específica, para "motos" acima de 1/4 de tonelada.
:-XX

:lol: :lol: :lol:
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Tabelinha furada... totalmente questionável.

XT660 a moto kkk

bom... negócio é viajar de CB500 mesmo, pelo menos essa sempre foi e voltou de cada "missão"
melhor do que era... não perde parte pelo caminho, nem aperto de corrente precisa em pelo
menos 12.000km rodados... é...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marp escreveu:
Jota escreveu: (...) e a Varadero teria de encontrar uma categoria específica, para "motos" acima de 1/4 de tonelada.

junto com a Sportster 883, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

A Sporster pesa tudo isso? :shock:
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Russo escreveu:
Marp escreveu:

junto com a Sportster 883, eheheheheh...

Calma Russo, a gente tá falando de Moto...

brincadeira, amigo...

lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

evandro escreveu:Tá Leandro, esquecendo a análise fria qual tu gostaria de ter realmente?
Euclides escreveu:GSA 1200.
;-) :lol: :kkk: :bnn: :wsh: :grpwv: :dce: :ft:

O duro é ter coragem de sacar R$85k para pagar. :-?
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

750F - CB500 - xt660 - B6/65(por experiência própria) - todas excelentes pra viajar longa distância....e pra provar que não sou xiita....nem vou botar a H6 (fiz a melhor viagem da minha vida com ela) pois pra viajar com garupa etc....com certeza não é boa igual as citadas aqui.
O plantio não é obrigatório, planta quem quer. Porém, da colheita não tem como fugir.
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Jota, sua moto seria uma Super com motor da TDM!!!
Não só sua mas se a Yamaha tivesse feito isso teríamos uma bela moto.
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Acho que o banco original da Super não é tão bom... (achismo pela aparência)

Mas, se fabricasse 0km, eu compraria uma para mim. Nem precisa mudar painel, grafismo, farol, ...
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Euclides

Mensagem por Euclides »

lchicralla escreveu:Acho que o banco original da Super não é tão bom... (achismo pela aparência)
.
;-) Quando comparo com o do panzer então. Mas pro tamanho do jota deve dar pro gasto. :-D
Responder