Teste dos Melhores Capacetes

Grupo de discussão geral sobre motos.
decoZ
Mito

Teste dos Melhores Capacetes

Mensagem por decoZ »

O SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme) divulgou uma lista com os capacetes mais seguros do mercado europeu. A entidade realizou provas de movimentos e impactos com os capacetes.

Os testes feitos em laboratório concluíram que há grande diferença entre a segurança proporcionada entre os capacetes, assim o órgão criou um ranking.

Tipos de provas
Linear: o capacete é submetido a uma prova de impacto linear. Este teste serve para medir a capacidade de absorção de impacto do equipamento, ao deixá-lo cair em uma trajetória vertical sobre diferentes objetos em variadas velocidades. Assim, se comprova as possíveis lesões na cabeça do usuário.

Oblíqua: na prova oblíqua, o capacete é submetido a um impacto com fricção, em uma superfície similar ao asfalto. É o equivalente cair a da moto e raspar a cabeça no asfalto.

Zonas de impacto: as pesquisas do Sharp concluíram que a zona de impacto mais freqüente são as laterais do capacetes, que recebem 53% dos golpes. A parte frontal leva 24% dos impactos, a traseira 21% e a superior 2%. Quanto ao tipo de impacto, 60% são de trajetória oblíqua, 38% linear e 2% contra arestas.

Velocidade de impacto: as provas foram feitas com velocidades entre 27 e 30 km/h, as mesmas utilizadas pelas autoridades européias. Além de um teste a 22 km/h, para analisar o comportamento dos capacetes a impactos de baixas velocidades. O Sharp recomenda que as próximas homologações aconteçam com provas a 34 km/h, para que os capacetes fiquem mais seguros no futuro.

Segue a lista dos capacetes que atingiram cinco estrelas, a apresentação está em ordem alfabética. Desse modo, todos estão no mesmo nível:

- AGV S.4 – 1 350 g - XXS-XXL
- Arai GP5x – 1 300 g - XS-XXL
- Bell M1 – 1 350 g - XS-XXL
- HJC HQ-1 – 1 364 g - XS-XL
- Lazer LZ6 – 1 350 g - XS-XL
- Shark RSR2 – 1 290 g - XS-XL

Confira a lista completa dos 65 capacetes testados no site: http://sharp.direct.gov.uk/

Fonte: Blog DuasRodas
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
rafaexpress
Motoqueiro

Re: Teste dos Melhores Capacetes

Mensagem por rafaexpress »

Pô, que legal !!

Mas essa velocidade que eles testaram.. e se eu cair a 200 km/h? como fica? :roll:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Eu ja sonhava com este capa
Imagem

HJC HQ-1

Agora entao...
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

rafaexpress escreveu:Pô, que legal !!

Mas essa velocidade que eles testaram.. e se eu cair a 200 km/h? como fica? :roll:
Tua cabeça salva... ;-)
O resto se vai... :roll:
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Bem, do AGV Pro eu já ralei um a 140 km/h... ficou inteiro tirando a ralada, sinto saudades, foi aposentado...

Era este aqui:
Imagem
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Bonito esse HJC. Sempre tive vontade de ter o AC12, mas procurando por esse HQ, achei mais bonito.

Só estranhei a classificação dos Sharks. Depois do RSR, o S500 Air está com a mesma classificação dos RSF, RSI, S800
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

decoh6 escreveu:Bem, do AGV Pro eu já ralei um a 140 km/h... ficou inteiro tirando a ralada, sinto saudades, foi aposentado...

Era este aqui:
Imagem
Porra, cair a 140 km/h é phoda meu! Ficou inteiro depois disso? Como foi?

Abs,
Queiroz
Motoqueiro

Mensagem por Queiroz »

Vale também uma menção desonrosa pros SHOEI, KBC, Schubert e Suomy hein... Tudo bem que alguns tem 4 estrelas, mas pela propaganda que recebem é pouco :-(
Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Cachorro escreveu:
decoh6 escreveu:Bem, do AGV Pro eu já ralei um a 140 km/h... ficou inteiro tirando a ralada, sinto saudades, foi aposentado...

Era este aqui:
Imagem

Abs,
Eu estava indo para Aracaju e anoiteceu, já estava quase chegando, faltavam uns 90 km, quando de repente um quebra molas sem placa e da cor do asfalto...
Voou moto eu e minha mulher que estava na garupa, aterrizou com a dianteira e veio para cima de mim a Lu e a bagagem, devo sem querer ter tocado o freio dianteiro, bastou, a moto que ainda estava com a trazeira no ar, capotou, eu saí voando e atravessei a pista de costas para o asfalto, saí deslizando, quando parei, levantei-me imediatamente e vi minha mulher em baixo da moto, corri e imediatamente levantei a H6, virei-a na contra mão e deixei o farol ligado para se algum carro viesse não passasse por cima, a Lu só ficou com uma bolha enorme na testa que acho, foi o atrito dentro do capacete, aliás o dela, pasmem, arrebentou a fixação da cinta no capacete imagino, pois o mesmo desapareceu, deve ter voado para o mato, era um Mach 5 da Peel's... :-( e além da bolha deixou uma marca forte na linha que passa a cinta, no maxilar...
Fora isto, ela ficou toda doida por uma semana e só, eu nem dor no corpo tive, a jaqueta de cordura só ficou com arranhões nas costas e é a que uso até hoje, é uma Dainese...

PS. Isto foi em 2006 com minha ex H6...

FuSoYa
Motoqueiro

Mensagem por FuSoYa »

decoh6 escreveu:- Shark RSR2 – 1 290 g - XS-XL
Eu tenho esse, realmente o capacete é demais, o único porém é seu preço salgado ... ( R$ 2.640 )

FLWs
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

FuSoYa escreveu:
decoh6 escreveu:- Shark RSR2 – 1 290 g - XS-XL
Eu tenho esse, realmente o capacete é demais, o único porém é seu preço salgado ... ( R$ 2.640 )

FLWs
X 2, tenho um Arai Corsair RX 7 também, é melhor em aerodinâmica e menos confortável que o Shark...

Franco Rithele
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Franco Rithele »

Esse teste está estranho mesmo, S500 é feito em ABS e receber classificação igual ao RSI ??????

ou ficar no mesmo patamar que Shoei X-11 e afins....
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Imagem
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

decoh6 escreveu:
Cachorro escreveu:

Era este aqui:
Imagem

Abs,
Eu estava indo para Aracaju e anoiteceu, já estava quase chegando, faltavam uns 90 km, quando de repente um quebra molas sem placa e da cor do asfalto...
Voou moto eu e minha mulher que estava na garupa, aterrizou com a dianteira e veio para cima de mim a Lu e a bagagem, devo sem querer ter tocado o freio dianteiro, bastou, a moto que ainda estava com a trazeira no ar, capotou, eu saí voando e atravessei a pista de costas para o asfalto, saí deslizando, quando parei, levantei-me imediatamente e vi minha mulher em baixo da moto, corri e imediatamente levantei a H6, virei-a na contra mão e deixei o farol ligado para se algum carro viesse não passasse por cima, a Lu só ficou com uma bolha enorme na testa que acho, foi o atrito dentro do capacete, aliás o dela, pasmem, arrebentou a fixação da cinta no capacete imagino, pois o mesmo desapareceu, deve ter voado para o mato, era um Mach 5 da Peel's... :-( e além da bolha deixou uma marca forte na linha que passa a cinta, no maxilar...
Fora isto, ela ficou toda doida por uma semana e só, eu nem dor no corpo tive, a jaqueta de cordura só ficou com arranhões nas costas e é a que uso até hoje, é uma Dainese...

PS. Isto foi em 2006 com minha ex H6...
Deco, isso deve ter sido já na 101 certo? Na Linha Verde tem umas "baixadas" que são bem perigosas tbém, umas ondulações pra baixo. Passei de carro por lá + - nessa mesma velocidade e dá um baita cagaço no cara...

Ainda bem que tu estava bem equipado!

Abs,
FuSoYa
Motoqueiro

Mensagem por FuSoYa »

decoh6 escreveu: X 2, tenho um Arai Corsair RX 7 também, é melhor em aerodinâmica e menos confortável que o Shark...
Eu babo nesse Arai Corsair RX 7 Com grafismo da Monster ...

Imagem

Eu tenho 2 shark's, um S800 Special Edition e o RSR2 ...

Pro dia-a-dia uso esse S800 ...

Imagem

E pros findi uso esse RSR2 ...

Imagem

FLWs
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Franco Rithele escreveu:Esse teste está estranho mesmo, S500 é feito em ABS e receber classificação igual ao RSI ??????

ou ficar no mesmo patamar que Shoei X-11 e afins....
É relativo ao que os capacetes corresponderam nos testes desta associação ou seja o S500 passou em todos os testes de impacto com louvor, é isso, em nenhum momento o teste diz que este é melhor que aquele, faz as comparações para determinados parâmetros e dentro destes parâmetros eles tiveram o mesmo resultado nos testes...
É muito séria esta associação eu imagino, veja que meu Arai considerado top de linha não é o melhor da Arai na qualificação deles...

decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Aqui meus capas FuSo Ya, também tinha um S 800 até semana passada mas dei de presente pra meu enteado...

Imagem

FuSoYa
Motoqueiro

Mensagem por FuSoYa »

Show brother, eu tinha um Shark RSI com a bandeira do brasil ...

Mas acabei vendendo, pois havia caído no chão, tava no espelho da moto ! :pqp:

Acabou riscando bastante a viseira e no casco deu um pequeno arranhão que corrigi com esmalte ...

Mas o brother que comprou não se estressou e me pagou R$ 1.400,00 à vista ...

Pois ele tava louco pelo grafismo do brasil, e aqui na minha city não tinha mais esse modelo ...

PS - Vendi super bem ... }:)

FLWs
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-)

ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

não testou o Reevu, o capacete do capeta que mostra tudo o que acontece atrás
http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewtopic.php?t=9840
que não pegou nem aqui e nem lá.

shoei 3 *, o multitec seria o meu próximo, e tem neguinho sem conseguir explicar o que aconteceu com o capa no teste .........

tenho um bmw 5 * e um nolan 4 * que gosto mais, estou cheio de estrelas

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

E depois vem os xiitas dizerem que Shark é só marca kkk

os "entendidos do M@D"... tá igual ao óleo usado kkkk
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Responder