meu baú givi maxia e52 levantou vôo a 150 km por hora...

Grupo de discussão geral sobre motos.
cardozo

Re: meu baú givi maxia e52 levantou vôo a 150 km por hora...

Mensagem por cardozo »

Dias atrás fiz uma viagem de XT até Lumiar/Sana, aqui no RJ.

Mal tinha começado a viagem, em plena Francisco Bicalho, e escutei a maior barulheira atrás de mim. Chequei pelo retrovisor e vi o meu Givi E450 estava rolando colado ao meio fio.

Parei a moto na guia, voltei um pouco a pé e recuperei o fujão.

Ele está bem arranhado na parte de cima, quebrou o acrílico e lixou toda a logomarca da Givi. Apesar disto tudo, o baú não abriu e bastou colocá-lo de volta na moto para continuar a viagem.

Lá em Sana fiz bastante trail com a motocona e o baú nem aí. Vou providenciar umas fotos.

Finalizando, o culpado fui eu mesmo, que esqueci de travar o baú na base. Realmente é muito bom este Givi.

Um abraço,

Peter
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

mau/santos escreveu:eu sempre checo e recheco se estaobem presos
....
So para garantir passe a fazer uma fase antes de toda esta checagem ou seja a "pre-checagem"... :roll:
Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Eu quando viajo sempre prendo ele com uma redinha!
Não faz mal a ninguém e deixa ele mais firme na base!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
nina

Mensagem por nina »

que perigo... acertar o veículo de trás... que bom que nada pior aconteceu.
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Marcio-Bsb escreveu:
mau/santos escreveu:eu sempre checo e recheco se estaobem presos
....
So para garantir passe a fazer uma fase antes de toda esta checagem ou seja a "pre-checagem"... :roll:
Cara.....a ferragem sob o paralama traseiro das Shadows é tão merreca que to pensando até em ir fazendo umas paradas a cada 20 ou 30 Km pra checar se tá tudo em ordem!
hehehehehehehehehe!!!
Mas a real é que eu sou meio neuras mesmo.....e mais do que neuras, ZICADO......sábado de carnaval tava na estrada e qdo fui ver as horas, cadê meu relógio de estimação?????????? Já era.....com a vibração algum pino da pulseira havia se soltado e já era meu "bobo".......
É mais um motivo pra eu ficar preocupado em não perder nada na estrada.....
Marcio-Bsb
Dinossauro

Po mau...
Sera que é problema de regionalismo?
Aqui seria uma piada pela cacofonia:
"pre-checagem"...

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
Imagem
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Emano escreveu: Rad, será que uma redinha segura o baú de 52l + a tralha dentro dele a 150 km/h? de repente pode se tornar até mais perigoso o troço pendurado na moto numa situação dessas :? :?
sim segura. ;-)

a explicação é bem simples, o baú solta devido a trepidação no engate. usando redinha evita trepidação.

esta trepidação é motivada por excesso de velocidade ou imperfeições da pista.
aranha é colocado para firmar e evitar trepidação. se estiver firme, ele pode até soltar da base, mais 6 ganchos ainda assim irão segurar, mantenha-os tesos e em pontos estratégicos, que no caso de o bauleto se desprender da base, ainda assim não soltem as tiras,,

como falou a Nina, fora a questão pessoal tem o lance de evitar um acidente para terceiros.

então por segurança e respeito a terceiros, firme-o na aranha.

outra coisa, bauleto não tem aerodinamica, é um corpo estranho na moto, e decerto após certa velocidade, provoca perda de estabilidade da moto, e este tipo de lance pode acontecer ( desgarrar). não é sem razão que os bons bauletos vem com recomendação do fabricante quanto a velocidade e carga.

bote a redinha, se achar feia, coloque uma estampa de um iron maiden, de uma caveira, mais num deixe de usar.
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Esse lap top foi feito em casa com vergalhões??? rsrs

Graças à Deus não acertou ninguém atrás e não quebrou o lap!!!

Além dele, ainda teria que salvar os arquivos caso quebrasse o HD.
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
Mau/Santos
Mito

Marcio-Bsb escreveu:Po mau...
Sera que é problema de regionalismo?
Aqui seria uma piada pela cacofonia:
"pre-checagem"...

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não é regionalismo, não, é falta de atenção minha, mesmo! Paguei mico agora!
Até pq já andei muito por esses lados e dou conta de entender tudinho!
:-D
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Meu givi 45 me salvou a perna num tombo. Além de tem minimizado os danos da moto ;-)

Aproveitando,

Alguém sabe onde comprar aquelas borrachinhas pretas da base ? :roll:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Marcio-Bsb
Dinossauro

Rad escreveu:
Emano escreveu: Rad, será que uma redinha segura o baú de 52l + a tralha dentro dele a 150 km/h? de repente pode se tornar até mais perigoso o troço pendurado na moto numa situação dessas :? :?
sim segura. ;-)

a explicação é bem simples, o baú solta devido a trepidação no engate. usando redinha evita trepidação.

esta trepidação é motivada por excesso de velocidade ou imperfeições da pista.
aranha é colocado para firmar e evitar trepidação. se estiver firme, ele pode até soltar da base, mais 6 ganchos ainda assim irão segurar, mantenha-os tesos e em pontos estratégicos, que no caso de o bauleto se desprender da base, ainda assim não soltem as tiras,,

como falou a Nina, fora a questão pessoal tem o lance de evitar um acidente para terceiros.

então por segurança e respeito a terceiros, firme-o na aranha.

outra coisa, bauleto não tem aerodinamica, é um corpo estranho na moto, e decerto após certa velocidade, provoca perda de estabilidade da moto, e este tipo de lance pode acontecer ( desgarrar). não é sem razão que os bons bauletos vem com recomendação do fabricante quanto a velocidade e carga.

bote a redinha, se achar feia, coloque uma estampa de um iron maiden, de uma caveira, mais num deixe de usar.
no dia a dia :no:
Para viagens, meu bau sempre vai preso pela redinha! ;-) ;-)
Imagem
Mau/Santos
Mito

Gostei da idéia da redinha.....meus Givi agora só de rede pra não saírem voando! Daí vai sobrar mais tempo pra prechecagem! hehehehehe
Since 03/03/2006
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

Marcio-Bsb escreveu:
Rad escreveu:
sim segura. ;-)
esta trepidação é motivada por excesso de velocidade ou imperfeições da pista. aranha é colocado para firmar e evitar trepidação. se estiver firme, ele pode até soltar da base, mais 6 ganchos ainda assim irão segurar, mantenha-os tesos e em pontos estratégicos, que no caso de o bauleto se desprender da base, ainda assim não soltem as tiras,, como falou a Nina, fora a questão pessoal tem o lance de evitar um acidente para terceiros. então por segurança e respeito a terceiros, firme-o na aranha. outra coisa, bauleto não tem aerodinamica, é um corpo estranho na moto, e decerto após certa velocidade, provoca perda de estabilidade da moto, e este tipo de lance pode acontecer ( desgarrar). não é sem razão que os bons bauletos vem com recomendação do fabricante quanto a velocidade e carga. bote a redinha, se achar feia, coloque uma estampa de um iron maiden, de uma caveira, mais num deixe de usar.
no dia a dia :no: Para viagens, meu bau sempre vai preso pela redinha! ;-) ;-)
o baú solta devido a trepidação e a causa principal de ter a trepidação são 04 ou cinco cabeças de borracha que servem para dar firmeza
e essas borrachas saem com muita facilidade do encaixe com o põe e tira do bauleto que acaba por ser montado sem uma delas e aí vai voar
tenho preferido fixar o bauleto na base já que não fico pondo e tirando da moto

quando sai da moto o perigo é o carro da frente e não o de trás porque a inercia o leva a frente como qq coisa que caia de moto em movimento
uma bobeira comum de acontecer é procurar o que caiu da moto atrás do ponto em que escapou
e aí não acha, o perdido esta sempre em uma posição na frente pq o movimento se mantém

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
nina

Mensagem por nina »

prechecagem, aranha...

papo estranho.
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Precheca é bom }:)

:kkk:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Como diriam o pessoal do xt600...

Mete uma rede por cima se quiser rodar em estradas ruins ou em altas velocidades ( acima de 120....)...

Ainda bem que o estrago foi pouco imagina teu bau indo em direção de um carro e causando um acidente grave....

Pega uma redinha das graudas e enrola nele....

Ténéré....
De supertenere 750 ano 1997
Robson

Mensagem por Robson »

Rad escreveu: aranha é colocado para firmar e evitar trepidação. se estiver firme, ele pode até soltar da base, mais 6 ganchos ainda assim irão segurar, mantenha-os tesos e em pontos estratégicos, que no caso de o bauleto se desprender da base, ainda assim não soltem as tiras,,
Rad, vou discordar de vc.

A rede não evita a trepidaçõa, mesmo pq ela é elástica e por mais que vc puxe e estique, sempre vai ter uma sobra.

Eu acho interessante manter o bauleto preso com rede para ele não sair voando, caso se solte da base.

mas em altas velocidades a pressão do ar no bauleto é tão grande, justamente por que ele não é nada aerodinâmico (apesar de ir na sombra aerodinâmica do piloto) que mesmo com a rede é perigoso o bauleto cair.

Portanto, que viaja com bauleto deveria ter bom senso e viajar em velocidades mais baixas.

Abraço
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Robson, depende da rete, a minha fica tão, mas tão esticada, que mesmo quando tinha folga no bau/base não vibrava com ela por cima!

Mas resolvi a vibração colando aqueles "feltros" pra cadeiras/mesas não riscarem o chão na base do bau

duplo na frente e simples atrás, agora mesmo andando com o bau vaziu ele não faz mais barulho!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

E usar bauleto lá é coisa de quem tem bom senso?
e depois, andar a menos de 150 prefiro ir empurrando a moto pra economizar gas =)
Desde que coloquei um givi 29e reparei que é muito fácil ele ficar mal preso, parece que engatou mas com um puxão ele já pula fora, precisa verificar bem mesmo o travamento.
No manual e nos folhetos da givi não se faz nenhuma menção a colocar redinha ou fitas de segurança. Com certeza por mais esticada que esteja a redinha ela não vai impedir um deslocamento de poucos milimetros que já seria suficiente para desengatar o baú, e daí o perigo de ficar o troço meio caído pendurado em cima da roda traseira é pior do que ele sair voando pra longe mesmo.
Outro dia passando em cima da ponte do rio o bauleto abriu e pulou um dourado de tres quilos dentro, passei um mes fazendo churrasco do peixinho.
"Que me perdoem os freios, mas acelerar é fundamental".
Nvícios Imoraes.
adulterado por limites de caráter
Henrique Xaropiño
Roda Presa

Mensagem por Henrique Xaropiño »

FALCAO escreveu:Ontem, na BR135, bati num caroço no asfalto (remendo que virou saliência elevada ) a 150 km/h, e percebi voando ao meu lado o baú givi de 52l, contendo o meu notebook que uso há três anos. Depois de parar e fazer uma varredura, encontrei a "caixa preta", fechada, tendo soltado os acessórios, a lanterna, a faixa, ...etc. Reinstalei o top case e prossegui viagem. Ao chegar percebi que a fechadura estragou, mas o notebook prossegue perfeito como há três anos, sem nenhuma visita à assistência técnica. Ufa!
QUANDO O GIVI COMEÇA AFAZER BARULHO (EXEMPLO DO MEU E27) É PORQUE AS BORRACHINHAS CALÇO MURCHARAM. PROBLEMA É QUE ENQUANTO A TRALHA FAZ BARULHO É ATRANCA DE METAL BATENDO E ROÇANDO NO ENCAIXE DA BASE QUE É PLÁSTICO. COM O TEMPO ELE AFINA O ENCAIXE E DESGASTA O METASL TRAVANDO POR UMA PONTINHA SOMENTE, AI QUALQUER SOLAVANCO ELE VOA.

A DICA DA REDINHA, SE BEM ARROCHADA, ACHO VÁLIDA. TEM UM SITE QUE DEPOIS POSTO O NOME, ONDE VENDE TODAS AS PEÇAS DO BAÚ DA GIVI, RRANCA, MIOLO COM CHAVES, AQUELA PRESILHONA, MAS LEMBRE SE TIVER DESGASTE NO ENCAIXE DA BASE FÚ... SOMENTE OUTRA BASE. PRA COMPROVAR TENTE DESTRAVAR O BAÚ, PARA TIRAR DA BASE, SEM ABRIR COM A CHAVE, DANDO UM GOLPE NO BOTÃO VERMELHO, SE ABRIR É MUITO DESGASTE.
Responder