Bateria pifa e moto fica na estrada....

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kmikz
Roda Presa

Re: Bateria pifa e moto fica na estrada....

Mensagem por Kmikz »

;-) Só mais um comentário. Para medir a corrente (amperagem) precisa ligar o multímetro em série, ou seja, desconecte o cabo positivo da bateria (ou qqr outro ponto) e refaça o circuito com os dois contatos do mult. ;-) já para medir DDP (voltagem) a ligação é em paralelo, aí é só encostar o cabo vermelho no positivo e o preto no negativo ;-) ;-) ;-)

Achei importante esclarecer pois estamos aconselhando novatos e o uso incorreto além de não fornecer a informação correta pode danificar o aparelho ;-)
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
Guembezao
Roda Presa

Mensagem por Guembezao »

Comigo aconteceu de maneira semelhante (CB 500)... a bateria ja estava dando sinais de que nao tava legal mas acabei deixando, por muito pouco nao fico pra rua... a bateria nao pifou por completo, mas aparentemente caiu bastante a voltagem, nem sei como dei conta de chegar em casa.
Troquei a bateria (Jamil) e ficou tudo ok.

Um abraço.
Robson

Mensagem por Robson »

Rad escreveu:
julio batatais escreveu:justo... mas bateria queimada não gera carga nenhuma né ?
ou pode queimar só uma parte e gerar ainda um pouco de carga ?
no caso dele, acredito, que ainda tinha um pouco de carga. lembro que bateria tem voltagem e amperagem. :wink:

veja o sintoma: ele disse que quando acelerava ( aumentando a carga) se o retificador tiver ruim ( e não sei se é o caso dele) não transformar a energia, esquenta, pode evaporar solução,, e a bateria vai pro pau...

não gosto de " achismo" mais no caso especifico do amigo, eu faria uma inspeção mais detalhada

A minha Intruder tinha um problema com bateria, usava 1 mês e começava a dar problema.

Descarregava por completo, e não segurava a carga.

Era o retificador, estava dando picos de 18V, por consequência secava a bateria até inutilizá-la.

Troquei o retificador e agora ficou bom.

Mau, com um multímetro vc pode fazer alguns testes.

Primeiro é o retificador.

Medindo a tensão nos pólos da bateria (com a moto ligada e acelerada) nao pode estar abaixo de 13V ou acima de 16V.

Com a moto desligada, vc desconecta o polo negativo da bateria e liga no multímetro em série (com a escala certa para medir corrente) e tem de ficar em 0 mA. Se tiver marcando alguma coisa está com fuga de corrente. É óbvio que se a moto tiver alarme, vai consumir um pouco de corrente.

Eu tenho um multímetro em casa, e uma vez por mês eu checo o funcionamento do retificador e a saúde da bateria.

Abraço
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Troquei o retificador da XT semana passada.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder