Barulho no motor da Fazer

Grupo de discussão geral sobre motos.
juraX
Motoqueiro

Re: Barulho no motor da Fazer

Mensagem por juraX »

Enfim: os proprietários da Faker, digo Fazer, além de ter que aguentar a barulheira desse motor (já levantei essa lebre faz teeeempo) ainda tem que aguentar o barulho da corrente da Tw porque no máximo conseguem ficar do lado da TW,na frente numca ! Ô vida difícil!!!}:)
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

juraX escreveu:Enfim: os proprietários da Faker, digo Fazer, além de ter que aguentar a barulheira desse motor (já levantei essa lebre faz teeeempo) ainda tem que aguentar o barulho da corrente da Tw porque no máximo conseguem ficar do lado da TW,na frente numca ! Ô vida difícil!!!}:)
Luvas: Lúmica
Jaquetas: couro/T.Bruneli e cordura/Augustus
JuraX, a Lenda viva continua...
TW com 18.500km, e sem apagão!!!
opiniões de motoqueiros gays do quebec não serão consideradas.

Afinal de contas, vocês gostam que a gente vá por trás mesmo! }:)
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

PriesT escreveu:
juraX escreveu:Enfim: os proprietários da Faker, digo Fazer, além de ter que aguentar a barulheira desse motor (já levantei essa lebre faz teeeempo) ainda tem que aguentar o barulho da corrente da Tw porque no máximo conseguem ficar do lado da TW,na frente numca ! Ô vida difícil!!!}:)

Hehe, quem deve tá acostumado a tomar pau é tu mesmo! }:) Fakero.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Pô Priest, você descreveu exatamente os barulhos da minha Lander.
Pelo menos fico feliz em saber que o defeito é congênito.
Será que se trocarmos a marca do óleo os barulhos internos diminuem?
E se fizermos igual a DT, que possui borrachas nas aletas para diminuir a ressonância?
Robson

Mensagem por Robson »

A moto tá com 30 mil km, tá com barulho desde os 15 mil km, e só agora vc ficou preocupado ???

hehehehe

Se fosse alguma coisa grave, já era pra ter acontecido.

Qto aos Twisteiros xiitas, Fazer não arrebenta corrente de comando nem tensionador, não entra água no painel aquário, nem tem kick back....

hahahahaha
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

juraX escreveu:
PriesT escreveu:

Hehe, quem deve tá acostumado a tomar pau é tu mesmo! }:) Fakero.
Apelou perdeu! }:) }:) }:)

Alguém me empresta uma balança pra eu pesar o peixe? :lol:
Pô Priest, você descreveu exatamente os barulhos da minha Lander.
Pelo menos fico feliz em saber que o defeito é congênito.
Será que se trocarmos a marca do óleo os barulhos internos diminuem?
E se fizermos igual a DT, que possui borrachas nas aletas para diminuir a ressonância?
No FOL e no Highlanders tem mta gente dizendo que usando MILITEC melhora 90%. Eu não arrisco.
Editado pela última vez por Bira R34 em 22 Fev 2009, 10:53, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

O problema de usar aditivo é a embreagem patinar.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Well escreveu:O problema de usar aditivo é a embreagem patinar.
Justamente.

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Militec não patina embreagem. Pode usar.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Será que eu sou surdo???

Nunca ouvi nada de anormal na minha, e alias, acho o ronco dela uma beleza...

Os hondeiros xiita parecem urubu, voam em bando e na primeira oportunidade caem bicando!
Versys 650 S ABS
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Henrique Marmota escreveu:Será que eu sou surdo???

Nunca ouvi nada de anormal na minha, e alias, acho o ronco dela uma beleza...

Os hondeiros xiita parecem urubu, voam em bando e na primeira oportunidade caem bicando!
Eu também nunca ouvi nada de anormal no motor, e olha que eu abusava. Na estrada era 120/130 direto, andei com ela em pista também. Sempre usei Yamalube ou Motul 3000 e Militec. Motor sempre redondo. Passei ela pro Louzada com uns 26mil km e na mão dele também não deu problema nenhum de motor.

Mas motor nenhum está livre de dar problema em algumas unidades, e também pode ter havido alguma deficiência na lubrificação. PriesT, tu disse que nunca passou dos 5000km a troca, mas 5000 já é uma quilometragem meio alta. A concessionária onde comprei recomendava trocar com 3000km, ou 2000km se a utilização fosse muito exigente, provavelmente porque com 5000 devem ter aparecido alguns casos semelhantes.

Na MOTO! de janeiro mostrou o teste de 30mil km da Lander. Ela apresentou desgaste acentuado na biela. Como também havia algum desgaste na bomba de óleo, ficou a dúvida se isso poderia ter causado uma deficiência na lubrificação, além da moto ser um modelo pré-série.

O motor é excelente, acho que a maioria dos usuários de Fazer e Lander vão confirmar isso, mas não pode descuidar da lubrificação.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

MAD, nunca exigi muito da Fazer. Não sou do tipo "vai na padaria e volta", ando sempre distâncias maiores de 30 km por dia.

Comecei a trocar o óleo de 2500 km em 2500 km por precaução, e filtro troca sim e troca não.

Vou tentar o Militec se não resolver a barulheira. Quem usou me disse que melhora 90%.

Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

PriesT escreveu:MAD, nunca exigi muito da Fazer. Não sou do tipo "vai na padaria e volta", ando sempre distâncias maiores de 30 km por dia.

Comecei a trocar o óleo de 2500 km em 2500 km por precaução, e filtro troca sim e troca não.

Vou tentar o Militec se não resolver a barulheira. Quem usou me disse que melhora 90%.
Na minha finada Strada, barulheira no motor era indicio de oleo baixo.... na Fazer nunca precisei completar.

Sobre utilização, a minha tah com 15kkm, 80% na cidade, transito pesado e andando rápido, muitas vezes pilotando "esportivamente" dentro dos limites da 250... E na pista tbm, sempre 110-130, oleo SEMPRE yamalube, trocado em media a cada 4kkm ultimamente a cada 3kkm (depende da condição financeira do momento hehehhe).
Versys 650 S ABS
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads:

Nos tempos aureos dos fuscas, kombis, brasílias e variants, os picaretas costumavam enfiar uma banana verde, com casca e tudo, dentro do diferencial.

Putz, eventuais roncos motivados por engrenagens detonadas sumiam na hora... e só voltavam a aparecer uma semana depois, quando o carro já estava em mãos do novo propriotário, ehehehehehe...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Osiel escreveu:
PriesT escreveu:Possíveis explicações técnicas da bateção e das "rajadas" do motor da Fazer que pesquisei até agora:

1- A espessura e tamanho das aletas de refrigeração podem amplificar e ressonar os barulhos internos do motor.

2- O pistão da Fazer é forjado e por isso trabalha com uma folga grande (a folga é de 4 mm, o dobro da TW). O pistão também é do tipo "skirtless" (sem saia de apoio lateral), o que aumenta o barulho.

3- Os componentes internos dela também trabalham com folgas maiores, que se acentuam quando o motor esquenta (explicação também dos ruídos aumentarem com a moto quente).

4- A centralina da injeção regula o ponto de ignição de acordo com a rotação, e num desses tempos os barulhos aparecem. Na Fazer esse ponto é entre 4 e 6 mil RPM nas acelerações. Aí é que parece que o motor vai desmontar mesmo.

5- Taxa de compressão alta (9,8:1)

6- Pelo fato da moto ser silenciosa (escape, corrente, etc) os barulhos do motor são mais perceptíveis.

7- Parede fina do cilindro

8- Duas válvulas por cilindro, que acabam tendo um ruido maior.

9- Relação R/L muito grande, acima de 3.

Acho muito difícil que meu motor tenha algum problema. Todos os testes de resistência da Fazer que eu vi elogiam o pistão e o cilindro por terem um desgaste muito pequeno.

Lembrando que, pra quem não tem Fazer, o motor dela não tem só um barulho estranho... tem VÁRIOS. Tem um que é de de válvulas, outro que parece que tem algo solto dentro do motor, e que aumenta depois que a moto esquenta bem, outro que parece corrente de comando indo pro pau.... Depois de um trecho de estrada parece que o motor tá todo solto.

Nos dizeres de um usuário do FOL, ela faz um barulho que parece areia no motor (dizem ser do bico injetor que é barulhento mesmo) ... na hora que desacelera faz o tutututu acelerando e na desaceleração faz um rajado, tipo Scrhh parece k tao passando uma regua no disipador dela. Esse é o mais feio.

Detalhe: andei hoje numa XT 600 (PQP, q moto boa!) e vários barulhos eu notei nela tbm... Acho que é característica de motor mono a ar.

De qualquer forma vou levar na concessionária. Dia desses caí num buraco com ela que quebrou a roda traseira. Teve um cara do FOL que aconteceu a mesma coisa e quando foi ver tinha entortado o eixo do Câmbio...
Priest

Eu diria o seguinte com relação ao item 3 que você escreveu.

Não sou entendido, mas a tendencia do metal ao esquetar é dilatar, desta forma dimiuiria a folga a qual você mencionou.

Então talvez o oleo não seja o adequado para altas temperaturas.

O problema talvez seja justamente ao contrário, andar em baixas rotações, provocaria maior desgaste do dito pino devido ao tipo de vibração que ele fica sujeito nas baixas rotações, pelas folgas que possui.

Ai quando submetido a altas rotações já com o desgaste maior apresenta assim o determinado ruido.

Outra coisa importante: Quanto tempo fica parado em sinaleiros com o motor rodando. Faço a sugestão aos NAVEGANTES que troquem o óleo antes mesmo de completar a quilometragem que normalmente trocariam, pois é tempo de funcionamento que conta e não km em alguns casos. Pelo menos uns 500 Km de antecedência.

Conclusão: pino com desgaste excessivo material não adequado em sua totalidade para o fim que se destina.
Osiel,

O barulho do pistão "batendo" quando o motor está frio geralmente é mais alto do que quando está quente, principalmente pistões forjados.
Isso ocorre porque, o material do pistão dilata muito mais do que o do cilindro, preenchendo a folga excessiva de quando estava frio.
Este é um dos motivos que se deve aquecer um pouco o motor antes de acelerar forte, o desgaste do pistão e cilindro com o motor frio é 6x maior por causa da diferença de dilatação.

Outro detalhe que já li, é que se voce aquecer o motor rápido demais (ligar e já sair acelerando forte), o pistão dilata rapidamente, e o cilindro, por demorar mais a dilatar, faz aumentar o desgaste.

Um local que isso ocorre que é importante é na folga do balancim X tucho X valvula.
Se a valvula for regulada (sempre com o motor frio) com folga menor do que a correta, quando aquece a dilatação impede que ela (a valvula) feche perfeitamente na sede do cabeçote fazendo o motor perder compressão e aumentando o desgaste também.

Agora ainda tem a viscosidade do óleo que diminui quanto mais ele aquece, isso interfere nas folgas e se o óleo "afinar" demais, o motor gera barulho e pode sofrer desgaste excessivo. Mas isso ja é outra história...

Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

(Judas?)Priest, releva o q o jurax fala... Pratica a pesca esportiva e devolve esse otár...digo, peixe, pro lago de onde saiu...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad PriesT....

É que você nunca teve uma Suzuki Savage, eheheheh...
quando liga, até esquentar o motor parece que tem um conjunto de talheres (garfo, faca, colher e colherinha) batendo dentro de um liquidificador.

Depois que o motor esquenta, esses barulhos desaparecem entá pode-se ouvir nitidademte os barulhos da corrente de comando, do próprio comando e das saias do pistão batendo nas paredes do cilindro. E, quando o óleo está por vencer, ouve-se os anéis raspando nos cilindros... e o pior é que são barulhos normais, eheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Russo escreveu:Ae Kamerad PriesT....

quando liga, até esquentar o motor parece que tem um conjunto de talheres (garfo, faca, colher e colherinha) batendo dentro de um liquidificador.

Depois que o motor esquenta, esses barulhos desaparecem entá pode-se ouvir nitidademte os barulhos da corrente de comando, do próprio comando e das saias do pistão batendo nas paredes do cilindro. E, quando o óleo está por vencer, ouve-se os anéis raspando nos cilindros... e o pior é que são barulhos normais, eheheh...
Russóvski, eu já andei numa Savage. Com todo o respeito à sua finada senhora: QUE MOTO RUIM DA P*****!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Fala PriesT!!
A Revista da Moto fez um teste de longa duração com a Lander. Aos 10 mil km, a biela apresentou "carie"... aumentou o barulho do motor. Até os 20 mil km a moto foi "bem", sendo que aos 30 mil km a biela estava destruída(segundo o teste).
Da uma pesquisada com um mecânico de confiança. Pode ser barulho normal(as XTs fazem uma zoeira!! ;-) ), ou pode ser algo mais grave. :-(
Espero q consiga arrumar a máquina.
Abraços!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

PriesT escreveu:
Russo escreveu:Ae Kamerad PriesT....

Russóvski, eu já andei numa Savage. Com todo o respeito à sua finada senhora: QUE MOTO RUIM DA P*****!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Que qui é isso Kamerad PriesT... só porque é um motor da 3ª idade, véio, babão, peidorrento e tremeliquento, não precisa excrachar, eheheh...
Imagem
Responder