Sportster 883C - teste-drive de 2.000 km
Re: Sportster 883C - teste-drive de 2.000 km
hmmm... será que eu preciso mudar pra + longe? rs
ou quem sabe tomar vergonha na cara e fazer uma viagenzinha legal de moto tb.
[]x
ou quem sabe tomar vergonha na cara e fazer uma viagenzinha legal de moto tb.
[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Excelente relato! Parabéns pela viagem. Sul de Minas é muito bom mesmo.
Nesta área prefiro as cachoeiras da cidade de Aiuruoca, se vc tiver a oportunidade de visitar numa próxima vez, vale a pena...
Nesta área prefiro as cachoeiras da cidade de Aiuruoca, se vc tiver a oportunidade de visitar numa próxima vez, vale a pena...
-
Toecutter
Biagioni escreveu:foto?b0fh escreveu:uma 883r preta? é dum camarada... ficou um barato a moto.... e tem umas outras cositas legais tb.Toecutter escreveu:Trombei um maluco agora a pouco na estrada que pegou o guidão da 883 dele, inverteu e virou pra baixo. A moto ficou parecendo um búfalo !!!!
[]x

Subindo na moto parada pareceu confortável, ele disse que ia fazer a primeira trip hoje para testar....
Putz, é a primeira vez que vejo uma 883 "mocha", eheheh...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Cara, isso aí além de esquisito e feio, deve ser péssimo para manobrar a moto... outra, será que o guidon não pega no tanque?
Não gostei...
Não gostei...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21***
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
-
Toecutter
Quando vi achei que fosse uma "club bar" de café racer.
Não pega no tanque não, nem de longe. Pelo que ele falou foi uma "prova de conceito" mesmo, se achar a postura suportável, daí ele vai atrás de alguma coisa com acabamento melhor.
Não pega no tanque não, nem de longe. Pelo que ele falou foi uma "prova de conceito" mesmo, se achar a postura suportável, daí ele vai atrás de alguma coisa com acabamento melhor.
uma vez eu virei o da intruder assim...mas fico apontando pra frente hahaha..eu nem consegui dobrar a eskina direito...fiz só pra testar pq nem ia dexa pq fico feio...
Desde 23/06/2006
Intruder 125
Intruder 125
BELA VIAGEM E RELATO ....
MUITO BEM DETALHADO ... HEHEH
MUITO BEM DETALHADO ... HEHEH
Compro Tornado 2004
Belo relato kamarat Russo, muito legal.. gostei da foto do Bodinho.. rsss
Valeu .
Valeu .
É o nosso velho kamerad Bode faturando uns trocos nas férias, eheheh...tuca escreveu:Belo relato kamarat Russo, muito legal.. gostei da foto do Bodinho.. rsss
Valeu .
Tudo fruto de um planejamento bem feito: a data e a duração da viagem foram cuidadosamente estudadas para que não coinsidissem com a época da TPM, eheheheh...Marp escreveu:Camarada...
fazendo séquiçu desse jeito, vai gastar a economia toda com a azulzinha...hehehehehe...
Beleza de viagem....E de quebra, ainda consegue animar a patroa a ir junto. Realmente, essa mulher te ama, Russowiski...
Parabéns.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Puma
Bela viagem Russo, parabens.
fui................
fui................
-
Rodrigo - Ctba
- Motoqueiro
Caramba, achou um cara mais bração que vc? Devia ter mandado prender essa ameaça! 
Bela viagem!
Flws
Bela viagem!
Flws
Legal o relato, é bom viajar assim sem rotinha estabelecida (para quando quer, sem obrigação).
Fiquei surpreso com o consumo e com a velocidade de cruzeiro da motoca, bem melhor que os da XT600 (cruzeiro = 120 km/h / consumo = 20 km/l). O que achei estranho é essa extrema diferença no consumo de estrada x cidade. Independente da tocada, temperatura do motor, CNTP, etc. achei que oscilar mais de 100% foi demais, não? Até entendo que em condições atípicas, como altitude (c/ moto não preparada) ou rodando em autódromo o consumo seja muito diferente, mas cidade x estrada oscilar tanto eu nunca tinha visto. É coisa de Harley?
A XT600 (pelo menos a minha = 100% original) o consumo oscila BEM pouco. Eu viajando a 90~100 ou a 120~130 km/h não passa de 5 km/l o ganho (24 km/l x 19 km/l). Falando em termos de estrada x cidade, a diferença é praticamente nula. Se esgoelar na estrada ou cidade, bebe mais. Se andar ligeiro, idem.
Valeu,
Marcus DT
Fiquei surpreso com o consumo e com a velocidade de cruzeiro da motoca, bem melhor que os da XT600 (cruzeiro = 120 km/h / consumo = 20 km/l). O que achei estranho é essa extrema diferença no consumo de estrada x cidade. Independente da tocada, temperatura do motor, CNTP, etc. achei que oscilar mais de 100% foi demais, não? Até entendo que em condições atípicas, como altitude (c/ moto não preparada) ou rodando em autódromo o consumo seja muito diferente, mas cidade x estrada oscilar tanto eu nunca tinha visto. É coisa de Harley?
A XT600 (pelo menos a minha = 100% original) o consumo oscila BEM pouco. Eu viajando a 90~100 ou a 120~130 km/h não passa de 5 km/l o ganho (24 km/l x 19 km/l). Falando em termos de estrada x cidade, a diferença é praticamente nula. Se esgoelar na estrada ou cidade, bebe mais. Se andar ligeiro, idem.
Eu nunca tive moto "grande", mas a impressão que eu tenho é que parece mais difícil de tocar as grandes ou a habilidade é inversamente proporcional a cilindrada. Já tive a oportunidade de andar forte contra algumas motos maiores que minha XT600 e quando o assunto é curvas até uns 120 km/h, dificilmente a moto grande acompanha. Na última subida da serra das Araras, acompanhei um amigo de Tornado... subimos forte. Outro dia peguei uma V-Strom garupada, a moto parecia que raspar tudo e a XTzona ainda tava começando a inclinar!!Rodrigo - Ctba escreveu:Caramba, achou um cara mais bração que vc? Devia ter mandado prender essa ameaça!
Bela viagem!
Flws
Valeu,
Marcus DT
Ae Kamerad MarcusDT:
Com a CB400CR eu faço 17 km/L na cidade e na estrada faço 19 (garupado) a 22 (sozinho).
Com a Savage 650 eu fazia 15 km/L na cidade e na estrada fazia 21 (garupado) a 27 (sozinho)
E com a 883 faço 13 km/L na cidade e na estrada 23 (garupado) a 26 (sozinho).
A diferença no consumo pode estar no regime de rotações:
A 100 Km por hora, na estrada:
- a CB400CR está a +/- 6.200 rpm em sexta marcha
- a Savage estava a +/- 4.300 rpm em quinta marcha
- a 883C está a +/- 4.000 rpm em quinta marcha
Com a CB400CR eu faço 17 km/L na cidade e na estrada faço 19 (garupado) a 22 (sozinho).
Com a Savage 650 eu fazia 15 km/L na cidade e na estrada fazia 21 (garupado) a 27 (sozinho)
E com a 883 faço 13 km/L na cidade e na estrada 23 (garupado) a 26 (sozinho).
A diferença no consumo pode estar no regime de rotações:
A 100 Km por hora, na estrada:
- a CB400CR está a +/- 6.200 rpm em sexta marcha
- a Savage estava a +/- 4.300 rpm em quinta marcha
- a 883C está a +/- 4.000 rpm em quinta marcha

- Saurus
- Mito
Russo, até entendo o que você quiz dizer com isso, mas temos que levar em conta o volume deslocado pelos ciclindros. Uma desloca 400cc, outra o dobro.
Na CB 400, o sistema de alimentação tem que, a cada 2 voltas do virabrequim, encher os cilindros com 400cc de mistura ar/combustível na proporção de 15 de ar para 1 de gasolina.
Na sua HD o sistema tem que encher o dobro de volume na porporção 15:1
Mesmo considerando o fator da frequência da 883 ser menor que o da CB, a 883 até poderia ser mais econômica em função de uma série de fatores como faixa de torque máximo, forma de condução, tipo de tráfego, etc. Mas não seria assim tãããããão mais econômica.
Posso ter me enganado nos cálculos, mas mantendo-se os 100 km/h, a cada minuto a CB400 consumiria algo em tôrno dos 82,6cc de gasolina e a 883 algo em tôrno 117,7cc de gasolina.
Estou errado?
Na CB 400, o sistema de alimentação tem que, a cada 2 voltas do virabrequim, encher os cilindros com 400cc de mistura ar/combustível na proporção de 15 de ar para 1 de gasolina.
Na sua HD o sistema tem que encher o dobro de volume na porporção 15:1
Mesmo considerando o fator da frequência da 883 ser menor que o da CB, a 883 até poderia ser mais econômica em função de uma série de fatores como faixa de torque máximo, forma de condução, tipo de tráfego, etc. Mas não seria assim tãããããão mais econômica.
Posso ter me enganado nos cálculos, mas mantendo-se os 100 km/h, a cada minuto a CB400 consumiria algo em tôrno dos 82,6cc de gasolina e a 883 algo em tôrno 117,7cc de gasolina.
Estou errado?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ae Kamerad Saurus:
Não é a 883 que é tão econômica, eheheh, pois eu comparei-a também com a Savage, que era mais econômica. E cheguei à conclusão que a CB400 é que é beberrona, eheheheh...
Mas acredito que as boas médias de consumo que tenho obtido são resultantes do maior torque ( 7kgf a 4500 rpm na HD 883, 4,6 kgf a 3400 rpm na Savage 650 3,2 kgf a 8500 rpm na CB400) e do modo de pilotar que por sua vez é favorecido pelo tipo de moto (custom).
O texto abaixo talvez ajude a explicar melhor:
A borboleta de aceleração controla a admissão de ar pelo motor: quanto mais aberta, maior o fluxo; mais fechada, cria-se uma resistência e a admissão diminui. Esta resistência, que gera o efeito de freio-motor quando se corta a aceleração, provoca as chamadas perdas por bombeamento. Portanto, quanto mais aberta a borboleta (mais pressionado o acelerador), menores as perdas por bombeamento e melhor o rendimento.
Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.
Fonte: Best Car
Mais detalhes podem ser obtidos nos links abaixo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia2.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/bomb.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm
Não é a 883 que é tão econômica, eheheh, pois eu comparei-a também com a Savage, que era mais econômica. E cheguei à conclusão que a CB400 é que é beberrona, eheheheh...
Mas acredito que as boas médias de consumo que tenho obtido são resultantes do maior torque ( 7kgf a 4500 rpm na HD 883, 4,6 kgf a 3400 rpm na Savage 650 3,2 kgf a 8500 rpm na CB400) e do modo de pilotar que por sua vez é favorecido pelo tipo de moto (custom).
A borboleta de aceleração controla a admissão de ar pelo motor: quanto mais aberta, maior o fluxo; mais fechada, cria-se uma resistência e a admissão diminui. Esta resistência, que gera o efeito de freio-motor quando se corta a aceleração, provoca as chamadas perdas por bombeamento. Portanto, quanto mais aberta a borboleta (mais pressionado o acelerador), menores as perdas por bombeamento e melhor o rendimento.
Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.

- Nakayama
- Motociclista
Russo escreveu:Ae Kamerad Saurus:
Mas acredito que as boas médias de consumo que tenho obtido são resultantes do modo de pilotar que por sua vez é favorecido pelo tipo de moto (custom).
Russo é interessante você colocar esse link pois tem muita gente que defende esse método de marchas altas e acelerador aberto. Chamado também de método de carga.
Lembro que li uma vez sobre o assunto em um teste com um carro 4 cilindros 4 tempos que realmente utilizar marchas mais altas mesmo com total aceleração pode ser mais econômico em veículos com injeção eletrônica. Porém foi notado que pelo maior esforço acontecia a detonação (batida de pino).
Depois disso eu acabei perdendo o interesse. Mas seria legal alguém da área que pudesse falar com maior propriedade sobre o assunto.
Ae Kamerad Nakayama:
As motos custom, por terem muito torque em baixa rotação favorecem bastante a utilização do "método da carga". Em testes com carros esse método mostrou uma economia média da ordem de 15% a 24% no consumo (quanto maior o torque em baixas rotações, maior a economia do método).
Já as nackeds e esportivas, por sua própria natureza, incentivam o uso de rotações mais altas.
Na CB400, só vou obter os 3,2 kg de torque nas 8500 rpm, enquanto que na Savage eu obtinha esse mesmo torque por volta das 2800 rpm e na 883 lá pelas 2500 rpm.
As motos custom, por terem muito torque em baixa rotação favorecem bastante a utilização do "método da carga". Em testes com carros esse método mostrou uma economia média da ordem de 15% a 24% no consumo (quanto maior o torque em baixas rotações, maior a economia do método).
Já as nackeds e esportivas, por sua própria natureza, incentivam o uso de rotações mais altas.
Na CB400, só vou obter os 3,2 kg de torque nas 8500 rpm, enquanto que na Savage eu obtinha esse mesmo torque por volta das 2800 rpm e na 883 lá pelas 2500 rpm.

E russo e se usar o método carga numa 125cc por exemplo (até aonde é possivel faze-loRusso escreveu:Ae Kamerad Nakayama:
Abraços

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Ae Kamerad Filipe:
Faça você mesmo o teste. O pior que pode acontecer é a moto avisar, dando uns trancos na corrente, pedindo redução de marha. Quando isso ocorrer, você aprenderá os limites do método da carga aplicados a sua moto.
Faça você mesmo o teste. O pior que pode acontecer é a moto avisar, dando uns trancos na corrente, pedindo redução de marha. Quando isso ocorrer, você aprenderá os limites do método da carga aplicados a sua moto.