Coisas que não devemos fazer porque estraga a moto.
-
Epicuro
Re: Coisas que não devemos fazer porque estraga a moto.
Galera tá fazendo confusão nesse lance de lavar motor quente.
Pra explicar meu ponto de vista peço aos colegas q lembrem-se do procedimento correto para colocar agua no radioador dum motor quente. Cumé q faz mesmo?
SEMPRE COM O MOTOR LIGADO. E pq? para evitar o risco do choque térmico.
Uma coisa é o motor da motoca estar ligado (temperatura interna constante) e o cara atravessar um rio, metendo a maquina dentro d'agua, outra é pegar o mesmo motor, na mesma temperatura, deligar e submergi-lo (do mesmo jeito q o motor ligado).
Na situação 2 (motor quente e desligado) pode ter certeza que vai esgualepar a maquina.
Quem divergir desse conceito gostaria imensamente q explicasse bem pormenorizadamente para eu poder entender.
É isso ae. Espero ter colaborado.
Uma dica para aumentar a vida util da motoca é sempre liga-la em ponto-morto (neutro) e com a embreagem pressionada.
Pra explicar meu ponto de vista peço aos colegas q lembrem-se do procedimento correto para colocar agua no radioador dum motor quente. Cumé q faz mesmo?
Uma coisa é o motor da motoca estar ligado (temperatura interna constante) e o cara atravessar um rio, metendo a maquina dentro d'agua, outra é pegar o mesmo motor, na mesma temperatura, deligar e submergi-lo (do mesmo jeito q o motor ligado).
Na situação 2 (motor quente e desligado) pode ter certeza que vai esgualepar a maquina.
Quem divergir desse conceito gostaria imensamente q explicasse bem pormenorizadamente para eu poder entender.
Uma dica para aumentar a vida util da motoca é sempre liga-la em ponto-morto (neutro) e com a embreagem pressionada.
-Ligar o motor e acelerar forte.
-Não aquecer o motor devidamente antes de aceleradas fortes.
-Não verificar o nível do óleo entre as trocas.
-Ficar parado muito tempo com embreagem acionada e marcha engatada (em motos desgasta prematuramente os discos da embreagem).
-E por fim uma coisa que odeio, ficar acelerando o motor até limitar o giro, em ponto morto.
São coisas que não se deve fazer, mas que todo mundo faz rssss...
-Não aquecer o motor devidamente antes de aceleradas fortes.
-Não verificar o nível do óleo entre as trocas.
-Ficar parado muito tempo com embreagem acionada e marcha engatada (em motos desgasta prematuramente os discos da embreagem).
-E por fim uma coisa que odeio, ficar acelerando o motor até limitar o giro, em ponto morto.
São coisas que não se deve fazer, mas que todo mundo faz rssss...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Opa.. fiquei curioso.Epicuro escreveu:Uma dica para aumentar a vida util da motoca é sempre liga-la em ponto-morto (neutro) e com a embreagem pressionada.
Tem algum motivo técnico?
-
GoGoBoy
- Mito
papo de coxinha esse daqui...
nunca vi esse papo em forum de caminhoneiro
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
-
Epicuro
braniak escreveu:Opa.. fiquei curioso.Epicuro escreveu:Uma dica para aumentar a vida util da motoca é sempre liga-la em ponto-morto (neutro) e com a embreagem pressionada.
Tem algum motivo técnico?
Cara no antigo M@D antigo isso já foi discutido. Leia esse tópico:
Partida com embreagem acionada
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &nrpag=120
Gurizada esse link, tópico do camarada Ander q, tchê deveria estár no pérolas. Tem uma relacao lincada de varios tópicos legais:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 2836&pag=1
- marlonbrasilia
- Novato
Epicuro escreveu:Galera tá fazendo confusão nesse lance de lavar motor quente.
Falou tudo!
Cair com a moto estraga
Bater com ela também costuma a estragar bastante
Logo chegamos a conclusão que :
MITO
OU
VERDADE ?
KSA escreveu:Geralmente,
Cair com a moto estraga![]()
Bater com ela também costuma a estragar bastante![]()
Logo chegamos a conclusão que :Não se deve andar caindo a toa nem batendo
![]()
MITO
OU
VERDADE ?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
-
Robson
Ricardo Skolaude escreveu:Parra escreveu:Não é que não pode ... o problema é o fedor da fumaça que levanta !mau/santos escreveu:Já foi discutido ( e quase saiu porrada...hehehehehe!!) longamente.Cachorro escreveu:Lavar a moto com o motor quente.
Alguém tem algum embasamento técnico pra explicar?
Não pode nao...
Motos atravessam rios ... pegam enchurradas .... isso de lavar com motor quente não fode em nada, só não é legal !
[]'s !
Concordo com vc Parra, se lavar a moto com motor quente fizesse mal, minha moto já tava um lixo, pois moto de trilha chega com o motor quente pa cacete e passa a toda na agua, levanta fumaceira e vamos adiante!!! E te garanto, não pinga 1 gota de óleo, motor sereninho melhor que muita moto de rua!! hehe
Claro que fode.
E como.
Passar por uma poça, até mesmo uma riacho ou pegar chuva com o motor LIGADO não é a mesma coisa que jogar água nele quente DESLIGADO.
Com o motor ligado ele está gerando calor constantemente, e não sofre o resfriamento qdo joga-se água nele.
Qdo vc lava a moto com o motor quente, o bloco do motor se resfria rapidamente, e as peças internas (pistão, camisa, rolamentos, virabrequim) não.
Aí as folgas vão para o espaço e o risco de danificar algo é grande.
Eu tenho certeza que fodi o motor de uma CB400 recém feito pq joguei água no dito cujo com ele fervendo.
Foi lavar a merda do motor e a moto começar a fumacear.
Abraços
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Eu que o diga ou melhor o ml que o digaericsn escreveu:ligar a moto no tranco ...deve-se evitar !

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
- mmalafaia
- Motociclista
- Contato:
Bode escreveu:- Dizem que não é bom emprestar a moto para cegos.
- Também é desaconselhável atropelar anão.
- Evitar ao máximo usar o bocal do tanque de gasolina como cinzeiro.
- Nao usar oleo diesel no lugar de gasolina.
- Evitar deixar a moto cair de viadutos.
Ih... tem muitos outros itens... mas não vou ficar postando para não parecer o sabe-tudo...
Bode escreveu:Sim, em todo caso há de se observar se a piscina está cheia ou vazia pois as consequencias são diferentes. Outra dica valiosíssima!Baeta escreveu:Estacionar a moto próximo a piscina. O risco é grande
Mas aposto que você não sabia nada sobre atropelamento de anões! Confessa Birita!
--
Toomuch -> Kawasaki Ninja 1000 Tourer 2015 -> 2025 até...
Malazul -> Yamaha FZ6-S 2009 -> 2012 até 2025
Tomatão -> Suzuki Bandit 650N 2007 -> 2007 até 2009
Cabeção -> Honda Sahara 1996 -> 1999 até 2002
Toomuch -> Kawasaki Ninja 1000 Tourer 2015 -> 2025 até...
Malazul -> Yamaha FZ6-S 2009 -> 2012 até 2025
Tomatão -> Suzuki Bandit 650N 2007 -> 2007 até 2009
Cabeção -> Honda Sahara 1996 -> 1999 até 2002
-
cardozo
Sim, antigamente faziam muito isto. Em moto e carro... Dois tempos!!!RMD escreveu:o Wallace o mecanico q acredito eu q o Baeta leva suas motos e eu tb ja me disse q mesmo q o motor esteja devidamente aquecido nao é bom ficar subindo muito o giro com a moto parada no neutro. Eu nao me lembre direito pra dizer com termos tecnicos mas ele me disse q "algo" pode "escapar" e fuder tudo dentro do motor.
Eu sei q antigamente eles faziam muito isso. Tipo qnd chegavam ao destino antes de desligar o carro davam "aquela çulerada" e desligavam logo em seguinte. Eu sei q isso fode com o motor pois desligando vc interrompe o funcionamento da bomba de oleo mas o motor roda mais um pouco ainda. Entao a lubrificalao fica deficiente e ocorre um desgaste maior.
BOM EU ACHO Q É ISSO.
O motivo é acumular alguma mistura gasolina x óleo na câmara de combustão e carter para ajudar na lubrificação da próxima partida.
Em motores quatro tempos, este costume é um crime, servindo apenas para lavar o óleo do carter.
Um abraço,
Peter
-
cardozo
Apenas corrigindo, a explosão ocorre no coletor de espape e cano de descarga, não no cilindro.Wolvera escreveu:Cachorro escreveu:Acho que é isso que a mulecada faz com as Titans pra ficar dando aqueles tiros insuportáveis: enrola o cabo e fica ligando e desligando a chave. Não sei direito, mas parace que tem a ver com a compressão do motor, detona mesmo....wardini escreveu: acelerei a moto parada e logo em seguida desliguei ela no botão de mata motor (dei uma roncada forte no motor e bate o dedo no mata motor).
O Baeta me disse que isso poderia estragar uma peça na moto. ..........
Um abraço,
Essa proeza pode estragar retentores de válvulas, empenar a biela, quebrar rolamento do vira e estourar o tímpano alheio.
Pra quem não sabe o que acontece, basta ligar o imaginômetro na potencia 8 : vc desliga a corrente da bobina quando aciona o botão de emergencia, mas o cilindro continua a puxar gasolina do carburador. Quando vc liga o botão novamente, aquele acumulo de gasolina que estava no cilindro é queimado de uma só vez.
Por que será que estraga, né? Como dizia meu professor de mecanica: "Eu quero é mais".
Quando o meliante desliga o engine-stop, mistura não queimada é expulsa pela válvula de escape, vindo a queimar expontaneamente quando em contato com as paredes muito quentes do coletor de escape e o próprio escape.
Um abraço,
Peter
GoGoBoy escreveu:papo de coxinha esse daqui...
GoGoBoy e mais uma de suas participações que nunca diverte e nem ajuda ninguém!
Vai namorar um caminhoneiro, manezão!!!!!!!!!!!!
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
B65S
GSR 150i
Eventualmente estoura no cilindro também, pois a mistura não queimada se acumula no cliindro e escapamento e não estoura quando encontra as paredes do escape, que não tem temperatura sufuciente para autocombustão, ma sim quando se reinicia a ignição.cardozo escreveu: Apenas corrigindo, a explosão ocorre no coletor de espape e cano de descarga, não no cilindro.
Quando o meliante desliga o engine-stop, mistura não queimada é expulsa pela válvula de escape, vindo a queimar expontaneamente quando em contato com as paredes muito quentes do coletor de escape e o próprio escape.
Um abraço,
Peter
na verdade é um pouco diferente o que acontece.Wolvera escreveu:Cachorro escreveu:Acho que é isso que a mulecada faz com as Titans pra ficar dando aqueles tiros insuportáveis: enrola o cabo e fica ligando e desligando a chave. Não sei direito, mas parace que tem a ver com a compressão do motor, detona mesmo....wardini escreveu: acelerei a moto parada e logo em seguida desliguei ela no botão de mata motor (dei uma roncada forte no motor e bate o dedo no mata motor).
O Baeta me disse que isso poderia estragar uma peça na moto. ..........
Um abraço,
Essa proeza pode estragar retentores de válvulas, empenar a biela, quebrar rolamento do vira e estourar o tímpano alheio.
Pra quem não sabe o que acontece, basta ligar o imaginômetro na potencia 8 : vc desliga a corrente da bobina quando aciona o botão de emergencia, mas o cilindro continua a puxar gasolina do carburador. Quando vc liga o botão novamente, aquele acumulo de gasolina que estava no cilindro é queimado de uma só vez.
Por que será que estraga, né? Como dizia meu professor de mecanica: "Eu quero é mais".
quando você vira o motor umas voltas sem centelha, a mistura em vez de ser queimada, vai se acumulando no escape... e uma hora explode por lá mesmo, dando os infames pipocos de mortoboy. não creio que estrague nada no motor não, talvez o escape, já que escape de cg de mortoboy é tudo enferrujado e fudido mesmo... rs
[]x
- fernando-ric
- Roda Presa
Prov. vai acumular gasolina não-queimada no cilindro, deixando a mistura mais rica, quando da explosão, acelerando o efeito de carbonização;
Falei merd@ ?
Falei merd@ ?
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
- SPEED RACER
- Mito
Não tem como acumular gasolina não queimada no cilindro, ja que a cada 4 voltas no virabrequim o cilindro é "lavado" (entra o tempo escapamento).fernando-ric escreveu:Prov. vai acumular gasolina não-queimada no cilindro, deixando a mistura mais rica, quando da explosão, acelerando o efeito de carbonização;
Falei merd@ ?
A mistura é acumulada sim no cano de escap, e é por lá mesmo que ela explode, concordo com o b0th, em nada estraga o motor, no maximo estraga o escap.
B-King Of The Urban Jungle
- Bode
- Motociclista
- Contato:
O Speed tem experiência em tirinho! Montou até um Motogrupo @migos do Tirinho! kkkkkkkkkkkkSPEED RACER escreveu:Não tem como acumular gasolina não queimada no cilindro, ja que a cada 4 voltas no virabrequim o cilindro é "lavado" (entra o tempo escapamento).fernando-ric escreveu:Prov. vai acumular gasolina não-queimada no cilindro, deixando a mistura mais rica, quando da explosão, acelerando o efeito de carbonização;
Falei merd@ ?
A mistura é acumulada sim no cano de escap, e é por lá mesmo que ela explode, concordo com o b0th, em nada estraga o motor, no maximo estraga o escap.
Faltou você, o Ortega e Rods na foto oficial pô!!!

Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Estraga o motor sim... a explosão ocorre no coletor, que está ligado direto à valvula de escape... quando ocorre a explosao no coletor, esta explosão empurra a valvula pra baixo.... caso isso ocorra quando o pistão estiver "no alto", a valvula pode acabar batendo no mesmo, ferrando o motor... pode estourar o comando de valvulas, virabrequim, pistao, entortar valvula, e mais um mte d coisa q vcs ja podem imaginar....SPEED RACER escreveu:Não tem como acumular gasolina não queimada no cilindro, ja que a cada 4 voltas no virabrequim o cilindro é "lavado" (entra o tempo escapamento).fernando-ric escreveu:Prov. vai acumular gasolina não-queimada no cilindro, deixando a mistura mais rica, quando da explosão, acelerando o efeito de carbonização;
Falei merd@ ?
no MSM