Coisas que não devemos fazer porque estraga a moto.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bode
Motociclista
Contato:

Re: Coisas que não devemos fazer porque estraga a moto.

Mensagem por Bode »

- Dizem que não é bom emprestar a moto para cegos.
- Também é desaconselhável atropelar anão.
- Evitar ao máximo usar o bocal do tanque de gasolina como cinzeiro.
- Nao usar oleo diesel no lugar de gasolina.
- Evitar deixar a moto cair de viadutos.

Ih... tem muitos outros itens... mas não vou ficar postando para não parecer o sabe-tudo... }:)
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Cara lavar moto com motor quente é tranquilo, procura no www.motoonline.com.br que tem uma matéria sobre isso

Até porque se fosse assim quando voce passasse em uma poça d agua ou chovesse forte derrepente vc ia ter que parar em um lugar coberto rsrs...nada a ver.......jogar agua em temperatura ambiente com mangueira nao da para dar um choque termico para causar algum dano, se vc esquentasse o motor inteiro e megulhasse ele de uma vez num tanque de agua fria ai sim poderia ocorrer algo, mas com mangueira de jardim ou vap............nada.

E quanto a andar no neutro não é bom não pois a lubrificação do cambio é feita com o óleo do motor, e se voce colocar o motor em neutro o eixo do cambio que está ligado a roda continua em altos giros mas o motor está em marcha lenta........ai da uma lubrificação ineficiente....

Uma coisa que faço que gasta mais combustivel, mas sei que poupa pneu, relação e deixa a condução suave é dar uma bombada na redução de marcha, principalmente quando se está com garupa.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

E quanto a andar no neutro não é bom não pois a lubrificação do cambio é feita com o óleo do motor, e se voce colocar o motor em neutro o eixo do cambio que está ligado a roda continua em altos giros mas o motor está em marcha lenta........ai da uma lubrificação ineficiente....
experimente colocar em marcha lenta em alta velocidade e depois engatar uma marcha com a moto em movimento. Dá um CLACK BOOM do caralho na caixa. Já testei.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
wardini
Roda Presa

Mensagem por wardini »

Daninean escreveu:Cara lavar moto com motor quente é tranquilo, procura no www.motoonline.com.br que tem uma matéria sobre isso

Até porque se fosse assim quando voce passasse em uma poça d agua ou chovesse forte derrepente vc ia ter que parar em um lugar coberto rsrs...nada a ver.......jogar agua em temperatura ambiente com mangueira nao da para dar um choque termico para causar algum dano, se vc esquentasse o motor inteiro e megulhasse ele de uma vez num tanque de agua fria ai sim poderia ocorrer algo, mas com mangueira de jardim ou vap............nada.

Uma coisa que faço que gasta mais combustivel, mas sei que poupa pneu, relação e deixa a condução suave é dar uma bombada na redução de marcha, principalmente quando se está com garupa.
Boa dica Daninean...sempre achei que anda com o neutro era ruim. Agora vc explico o prq. Valeu ;-)
Imagem
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

PriesT escreveu:
experimente colocar em marcha lenta em alta velocidade e depois engatar uma marcha com a moto em movimento. Dá um CLACK BOOM do caralho na caixa. Já testei.
Lembrei do Guile agora, hahah, Sonic Boom!

Imagem
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

anão não anda de girafa e não me venha falar que andar na ponta dos dedinhos do pé é andar
البحث عن السلام
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

mau/santos escreveu:
Cachorro escreveu:Lavar a moto com o motor quente.

Alguém tem algum embasamento técnico pra explicar?
Já foi discutido ( e quase saiu porrada...hehehehehe!!) longamente.
Não pode nao...
Não é que não pode ... o problema é o fedor da fumaça que levanta !
Motos atravessam rios ... pegam enchurradas .... isso de lavar com motor quente não fode em nada, só não é legal !

[]'s !
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

Parra escreveu:
mau/santos escreveu:
Cachorro escreveu:Lavar a moto com o motor quente.

Alguém tem algum embasamento técnico pra explicar?
Já foi discutido ( e quase saiu porrada...hehehehehe!!) longamente.
Não pode nao...
Não é que não pode ... o problema é o fedor da fumaça que levanta !
Motos atravessam rios ... pegam enchurradas .... isso de lavar com motor quente não fode em nada, só não é legal !

[]'s !

Concordo com vc Parra, se lavar a moto com motor quente fizesse mal, minha moto já tava um lixo, pois moto de trilha chega com o motor quente pa cacete e passa a toda na agua, levanta fumaceira e vamos adiante!!! E te garanto, não pinga 1 gota de óleo, motor sereninho melhor que muita moto de rua!! hehe :wink:
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

duca escreveu: tomar cuidado tambem com as malditas sinalizacoes de transito pintadas no chao (em especial as faixas de pedestres)...na garoa fina , ficam muito escorregadias...
flws....
Verdade!
Hoje escorreguei em uma.
E estava a pé!
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Nesses casos eu sempre me lembro de quem gosta de "cortar o giro", como se isso fosse um "recurso natural da máquina", e não um "último limite para idiotas sem noção!!!".
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

o Wallace o mecanico q acredito eu q o Baeta leva suas motos e eu tb ja me disse q mesmo q o motor esteja devidamente aquecido nao é bom ficar subindo muito o giro com a moto parada no neutro. Eu nao me lembre direito pra dizer com termos tecnicos mas ele me disse q "algo" pode "escapar" e fuder tudo dentro do motor.

Eu sei q antigamente eles faziam muito isso. Tipo qnd chegavam ao destino antes de desligar o carro davam "aquela çulerada" e desligavam logo em seguinte. Eu sei q isso fode com o motor pois desligando vc interrompe o funcionamento da bomba de oleo mas o motor roda mais um pouco ainda. Entao a lubrificalao fica deficiente e ocorre um desgaste maior.

BOM EU ACHO Q É ISSO.
Tornado 300
Nakayama
Motociclista

Mensagem por Nakayama »

Tunning
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

wardini escreveu:Podíamos citar algumas coisas que devemos evitar fazer para não danificar a moto.

Tipo um dia fui na oficina do Baeta e acelerei a moto parada e logo em seguida desliguei ela no botão de mata motor (dei uma roncada forte no motor e bate o dedo no mata motor).
O Baeta me disse que isso poderia estragar uma peça na moto.

Pode ligar a moto em movimento (tipo numa decida em neutro apertar o botão de ignição)?

Andar com a moto no neutro, pode estragar alguma peça?

..........
Bom, empresta a moto pra muiê, por uma semana, depois me fala se estraga a moto ou não...
Wolvera
Motoqueiro

Mensagem por Wolvera »

Cachorro escreveu:
wardini escreveu: acelerei a moto parada e logo em seguida desliguei ela no botão de mata motor (dei uma roncada forte no motor e bate o dedo no mata motor).
O Baeta me disse que isso poderia estragar uma peça na moto. ..........
Acho que é isso que a mulecada faz com as Titans pra ficar dando aqueles tiros insuportáveis: enrola o cabo e fica ligando e desligando a chave. Não sei direito, mas parace que tem a ver com a compressão do motor, detona mesmo....

Um abraço,

Essa proeza pode estragar retentores de válvulas, empenar a biela, quebrar rolamento do vira e estourar o tímpano alheio.

Pra quem não sabe o que acontece, basta ligar o imaginômetro na potencia 8 : vc desliga a corrente da bobina quando aciona o botão de emergencia, mas o cilindro continua a puxar gasolina do carburador. Quando vc liga o botão novamente, aquele acumulo de gasolina que estava no cilindro é queimado de uma só vez.

Por que será que estraga, né? Como dizia meu professor de mecanica: "Eu quero é mais".
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?

Sem popopó.

M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Estacionar a moto próximo a piscina. O risco é grande :-D
Xincha
Novato
Contato:

Mensagem por Xincha »

RMD escreveu:Eu sei q isso fode com o motor pois desligando vc interrompe o funcionamento da bomba de oleo mas o motor roda mais um pouco ainda. Entao a lubrificalao fica deficiente e ocorre um desgaste maior.
Não por isso, a bomba de óleo, ao menos nas motos que conheço, é mecância e está atrelada ao giro do motor.
Imagem
Since 11/09/2003
ericsn
Novato

Mensagem por ericsn »

ligar a moto no tranco ...deve-se evitar !
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

RMD escreveu:o Wallace o mecanico q acredito eu q o Baeta leva suas motos e eu tb ja me disse q mesmo q o motor esteja devidamente aquecido nao é bom ficar subindo muito o giro com a moto parada no neutro. Eu nao me lembre direito pra dizer com termos tecnicos mas ele me disse q "algo" pode "escapar" e fuder tudo dentro do motor.

Eu sei q antigamente eles faziam muito isso. Tipo qnd chegavam ao destino antes de desligar o carro davam "aquela çulerada" e desligavam logo em seguinte. Eu sei q isso fode com o motor pois desligando vc interrompe o funcionamento da bomba de oleo mas o motor roda mais um pouco ainda. Entao a lubrificalao fica deficiente e ocorre um desgaste maior.

BOM EU ACHO Q É ISSO.
Na verdade não tem a ver com a bomda de óleo, pois essa é acionada mecanicamente, se o motor esta virando a bomba tbm vira.

O que acontece qdo se faz isso é que a mistura não é queimada e pode acontecer dessa gasolina contaminar o oleo do cárter a medio prazo, fazendo o mesmo perder a viscosidade etc.
Mas o que mais acontece mesmo é a elevação do consumo.
B-King Of The Urban Jungle
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

SPEED RACER escreveu:
RMD escreveu:o Wallace o mecanico q acredito eu q o Baeta leva suas motos e eu tb ja me disse q mesmo q o motor esteja devidamente aquecido nao é bom ficar subindo muito o giro com a moto parada no neutro. Eu nao me lembre direito pra dizer com termos tecnicos mas ele me disse q "algo" pode "escapar" e fuder tudo dentro do motor.

BOM EU ACHO Q É ISSO.
Na verdade não tem a ver com a bomda de óleo, pois essa é acionada mecanicamente, se o motor esta virando a bomba tbm vira.

O que acontece qdo se faz isso é que a mistura não é queimada e pode acontecer dessa gasolina contaminar o oleo do cárter a medio prazo, fazendo o mesmo perder a viscosidade etc.
Mas o que mais acontece mesmo é a elevação do consumo.
Alguem aí acredita q já vi um 6 canecos diesel partir o girabrequim por conta disso :shock:

Não sei falar qual o real motivo da quebra, mas quebrou logo apos uma "açulerado" e em seguida, com o gira alto, puxar o mata motor.
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Baeta escreveu:Estacionar a moto próximo a piscina. O risco é grande :-D
Sim, em todo caso há de se observar se a piscina está cheia ou vazia pois as consequencias são diferentes. Outra dica valiosíssima!
Mas aposto que você não sabia nada sobre atropelamento de anões! Confessa Birita!
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Responder