XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Grupo de discussão geral sobre motos.
T-6
Roda Presa

Re: XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Mensagem por T-6 »

Saiu no site da Web Motors ontem:

(04-12-08) - O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução (número 294) que proíbe o kit de xenônio. Só poderão usar o sistema de iluminação com gás xenônio os carros com faróis originais de fábrica.

A argumentação do Contran é que as lâmpadas de xenônio, quando adaptados a um conjunto óptico que não foi feito para funcionar com esse tipo de sistema, prejudicam os outros motoristas. Um exemplo: quando o automóvel está com sobrecarga, especialmente no eixo traseiro, o facho tende a ficar mais alto e acaba ofuscando os outros motoristas. O kit, no mercado de reposição, varia de R$ 500 a R$ 1,5 mil.

De acordo com a lei, todo veículo equipado com faróis de xenônio deve ter limpadores de farol, para que sujeiras na lente não mudem a direção do facho de luz, algo que só está presente em modelos originais.

Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Recentemente, a Citroën lançou o C4 Pallas com faróis de xenônio opcionais. O valor sugerido pelo equipamento é de R$ 6,7 mil. Isso porque o que equipa o sedã da Citroën não é apenas um kit, mas todo um conjunto projetado para utilizar o sistema com descarga de gás xenônio, com regulagem de altura do facho.

Se o guarda lhe parar e você quiser teimar com ele sobre a originalidade do seu xenônio, prepare-se para ter em mãos o manual do proprietário do carro. Você só ficará sem a multa se for comprovado que seu carro veio com o sistema de fábrica e atende aos requisitos da resolução. Arranque as lâmpadas coloridas e as coloque na árvore de natal. É melhor tê-las lá do que estragar o bolso do seu papai Noel.

:emo166:
Imagem
Lucato
Roda Presa

Mensagem por Lucato »

Sou meio cético com essas resoluções...
Eu acho que deveriam ser baseadas em fatos. Quanto e como essa iluminação causa acidentes?

Mesma coisa houve há um tempo, com os extintores.
Lembro de uma reportagem dizer que 0,5% dos acidentes resultavam em incêndio. Desse número, um número também ínfimo (mas não lembro exatamente quanto) dos motoristas realmente usavam o extintor com sucesso. Dava aí uns 40-50 casos num ano.
Fazer uma exigência dessas, para 40-50 casos é como obrigar todo prédio ter um helicóptero em cima, para no caso de um incêndio o pessoal ter como sair por cima.
Coisas de um órgão amador e/ou corrupto.
Lucato
______

MSM - Movimento dos Sem-Moto (por enquanto)
macaco
Novato

Mensagem por macaco »

Lucato escreveu:Sou meio cético com essas resoluções...
Eu acho que deveriam ser baseadas em fatos. Quanto e como essa iluminação causa acidentes?

Lembro de uma reportagem dizer que 0,5% dos acidentes resultavam em incêndio. Desse número, um número também ínfimo (mas não lembro exatamente quanto) dos motoristas realmente usavam o extintor com sucesso. Dava aí uns 40-50 casos num ano.
Fazer uma exigência dessas, para 40-50 casos é como obrigar todo prédio ter um helicóptero em cima, para no caso de um incêndio o pessoal ter como sair por cima.
Acho que nem é questão de qto como ela causa acidntes mas sim de qto isso incomoda os outros motoristas.

Eu viajo bastante e posso dizer por experiência própria que essa praga incomoda pra kct.

sds
Robson

Mensagem por Robson »

Sem contar que tudo nesse país precisa ser regulamentado, senão vira zona.

Semana passada eu estava voltando de Sampa pela Airton Senna quando vejo um monte de luz piscando no retrovisor... eu estava no limite da rodovia, 120 km/h... saí para a direita, pensando ser algum carro oficial, que nada, era a porra de um Siena cheio de strobo piscando na frente e atrás....

Incomodou ? não, mas confunde, tira a atenção desnecessariamente...

Xenon é a mesma coisa, mas nesse caso incomoda pra caceta.
Virou moda, é instalado sem critério nenhum... aí para o abuso é um pulinho....

Esses dias vi um Astra com simplesmente 4 lâmpadas Xenon acesas... 2 nos faróis principais, 2 nos faróis auxiliares... se na cidade incomodou, imagina na estrada, vindo em sentido contrário ???
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

macaco escreveu:
Lucato escreveu:Sou meio cético com essas resoluções...

Acho que nem é questão de qto como ela causa acidntes mas sim de qto isso incomoda os outros motoristas.

Eu viajo bastante e posso dizer por experiência própria que essa praga incomoda pra kct.

sds
Dois ;-)

Cara isso é um pé no saco. Aquela luz cega qualquer um :pqp:
O cara vem em sentido contrário, você tem que se guiar pela faixa do acostamento pra poder se manter na pista.
O cara vem no mesmo sentido você cega com aquela porcaria de luz no seu retrovisor :pqp:

Por outro lado, carros que vem com o kit de fábrica já não causam o mesmo mal. Agora, o que tem de chevette e fusca com estas porcarias :pqp: ...

É de ferrar...
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Uma pergunta, quem aqui parou pra ler essa resolução??

que aliás, só altera um trecho de redação da resolução 227...
NC750x

-- no donut for you! --
xoran
Roda Presa

Mensagem por xoran »

Podem jogar pedras, mas acho que deve proibir mesmo, porque infelizmente o brasileiro não tem bom senso. Sei que bem regulado ele não atrapalha ninguem, mas a grande maioria usa desregulado e atrapalha bagarai!
Lucato
Roda Presa

Mensagem por Lucato »

Eu concordo com vocês.
O problema é que incomodar por incomodar há inúmeras coisas que incomodam tanto quanto.
-Escapes abertos em motos;
-Som excessivamente altos;
-O xenon;
-Caminhões a 5km/h numa via de 80km/h;
-Motos costurando ou passando nos corredores com os carros em movimento;
-Caminhões derramando carga nas vias;
-Conversões proibidas;
-Estacionamento em local proibido;
-Motos em vagas de carros;
-Carros em vagas de motos;
-Caminhões a menos de 10m da esquina;

Mas só resolveram "pegar no pé" do xenon. Vão descer a lenha na fiscalização do xenon e para o resto não estão nem aí.
Lucato
______

MSM - Movimento dos Sem-Moto (por enquanto)
Bira

Mensagem por Bira »

Lucato escreveu:Eu concordo com vocês.
(...)
-Motos costurando ou passando nos corredores com os carros em movimento;
(...)
engraçado é que as mesmas freias que descem o malho no xenon aqui no fórum se revoltam quando querem regulamentar a questão do corredor.

minha b12 tem xenon. não fui eu quem colocou, é coisa do Jota... :lol: :lol: :lol: na vistoria feita na DFRV (porque foi transferência de estado) passou com o xenon e o yoshimura. se tivesse sido feita no DETRAN não passaria.

de qualquer forma, eu acho xenon visualmente feio pra cacete... mas que ajuda numa estrada à noite (principalmente de moto, já que farol de moto não ilumina merda nenhuma :-? ), isso ajuda.

se eu soubesse de antemão que ia dar essa merda, quando pifou o reator eu tinha tirado logo o kit fora em vez de gastar 150 mangos num reator novo. mas enfim.

mas eu já sei como os malacos vão resolver. é só começar a importar lâmpada de 4500K.

abç,
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Importar pra que ? Tem H4 xingling eagleeye de 60w branca pra caraio que pareçe xenon e encomoda pra cacete, mas é "legal"
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Robson

Mensagem por Robson »

Lucato escreveu: -Conversões proibidas;
-Estacionamento em local proibido;
-Motos em vagas de carros;
-Carros em vagas de motos;
-Caminhões a menos de 10m da esquina;

Mas só resolveram "pegar no pé" do xenon. Vão descer a lenha na fiscalização do xenon e para o resto não estão nem aí.
Bom, onde eu moro se vc fizer alguma coisa da lista acima é multa na certa, principalmente no centro da cidade ou perto dele, que é onde tem mais movimento.

Abraço
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Richard_CBBrasil escreveu:
georgesjr escreveu:rodar com 35w ? quase destrui a fazer em um buraco desviei de ultima hora em abril antes de colocar Xenon ....

A Falcon é 35 tb????

PUTAQUEOPARIU.... Até a minha pseudo xing ling tem lampadas 60/55w e a super motona fodastica Falcon não tem???

Depois as coreanas que são um lixo....

Chuuuuuuppppppaaaaaaaa (sic)

Ps... O farol da coreana ilumina muito bem com lampada normal...

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:

Falcon é 55w/60w ;-) , para mim indiferente chutar luz alta nas ruas mais escuras agora ...

agora 2 colegas no trabalho tem twister e fazer , ambos tinham xenon fico imaginando rabanete de eles terem que voltar usar 35w motovision
البحث عن السلام
DirtAction
Motociclista

Mensagem por DirtAction »

existe uns de 2500k...amarelãoooo
helder
Roda Presa

Mensagem por helder »

Maggiolo escreveu:Mas galera...fiz uma vistoria na moto há duas semanas no Detran...e eles olharam o farol e não falaram nada...

Pelo contrário, eu questionei o fiscal que fez a vistoria e ele me disse que a luz não podia ser laranja (ou amarela...já não me lembro), de resto passa...
Tem muito mané de bota nos Detrans que não sabe nem quem é o pai, quanto mais o que é xenon.
cb 1300cc
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bira escreveu:
Lucato escreveu:...
...de qualquer forma, eu acho xenon visualmente feio pra cacete... mas que ajuda numa estrada à noite (principalmente de moto, já que farol de moto não ilumina merda nenhuma :-? ), isso ajuda. ...
O da sua moto, cara-pálida! O farol da minha XT600 ilumina excelentemente bem tanto em vias urbanas quanto em vias não urbanas, rodovias, etc. Aliás, ela ainda está com a "lâmpida" original de fábrica.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
razael
Roda Presa

Mensagem por razael »

Pra mim é simples....se me pararem direi que é farol original de fabrica...o meu é branco , se insistirem vou pedir um aparelho de aferição para que provem a infração , negarei até a morte que tenho xenon ,vao ter que abrir minha moto para provar...
facil :)
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Pior que na GS apareçe o reator, (esta instalado no quadro), mas acho que consigo esconde-lo hoho
Mas boa idéia, o meu também é "super branco" vou dizer uqe é uma eagle eye 60w hahaha

Bom que a lente do farol da Gs é com ranhura, não dá pra ver a lampada!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Phlips 55w/60w Motovision em mãos , alguns problemas relacionado a Tentativa de homicidio para resolver :-(

Reborn na sexta feita deve tar pronta ... sem saco para fazer topico sobre maiores detalhes :cry:
البحث عن السلام
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Saurus escreveu:
Bira escreveu:
Lucato escreveu:...
...de qualquer forma, eu acho xenon visualmente feio pra cacete... mas que ajuda numa estrada à noite (principalmente de moto, já que farol de moto não ilumina merda nenhuma :-? ), isso ajuda. ...
O da sua moto, cara-pálida! O farol da minha XT600 ilumina excelentemente bem tanto em vias urbanas quanto em vias não urbanas, rodovias, etc. Aliás, ela ainda está com a "lâmpida" original de fábrica.
Concordo

Em vez de gastar com xenon deviam visitar o oftalmo
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Rici
Novato

Mensagem por Rici »

razael escreveu:Pra mim é simples....se me pararem direi que é farol original de fabrica...o meu é branco , se insistirem vou pedir um aparelho de aferição para que provem a infração , negarei até a morte que tenho xenon ,vao ter que abrir minha moto para provar...
facil :)
Depois no pátio do DETRAN, vc é que vai provar que não é xenon ou que é original de fábrica...mas aí já foi. Lâmpadas c/ luminosidade branca serão proibidas.Aquelas de 100w totalmente desreguladas pode???Aí phode!!!!!
B 650
Responder