Ó duvida - Lander ou Tornado - SEM PESCARIA

Grupo de discussão geral sobre motos.
cardozo

Re: Ó duvida - Lander ou Tornado - SEM PESCARIA

Mensagem por cardozo »

Lander na cabeça!!!

Já tive as duas. A Tornado é mais off-road, suspensões mais duras, motor com pouco fôlego em baixas rotações. Também não me acostumei com a posição das pedaleiras, muito adiantadas para um uso normal.

A Lander é uma moto que te surpreende positivamente. As suspensões não são tão boas quanto a Tornado (mais macias e a traseira não copia tão bem os desníveis do solo) e o motor é barulhento para baralho. O freio dianteiro é um absurdo de ruim.
Os prós constituem o motor, com muito torque em baixa e desempenho em alta muito bom. Basta aprender a virar o punho! Injeção eletrônica (quem usa não quer saber de outra coisa), ciclística, freio traseiro, banco relativamente confortável, etc.

Obs: Parem com esta questão da 6a. marcha!!! A última marcha de um motor tem que casar com a rotação de torque e potência máximas, apenas isto. Se assim não fosse, a velocidade de uma motocicleta seria infinita se infinitas fossem as marchas!!!
Já o caso do escalonamento é outra questão, onde um motor com mais marchas teoricamente teria uma marcha "mais ideal" do que outra com menos marchas. De qualquer forma, isto também não é totalmente correto, pois depende muito de quanto torque um motor pode liberar em determinada rotação, vide a XT 600, com suas 5 marchas bem escalonadas e final perto de 160 km/h.

A questão não acaba por aí pois outras variáveis podem entrar, como estilo da moto, custo de fabricação, etc.

Grande abraço,

Peter
Jota

Mensagem por Jota »

cardozo escreveu:Obs: Parem com esta questão da 6a. marcha!!! A última marcha de um motor tem que casar com a rotação de torque e potência máximas, apenas isto. Se assim não fosse, a velocidade de uma motocicleta seria infinita se infinitas fossem as marchas!!!r
eu discordo.
pra mim falta uma sexta pra estradas.
e o escalonamento não é bom, a primeira e segunda poderiam ser um pouco mais curtas, o que beneficiaria o off-road.
mas não é um problema só da lander, a super tb falta uma marcha, o escalonamento da tdm850 não é o ideal, etc.
nesse aspecto prefiro a tornado.
Guga
Motociclista

Mensagem por Guga »

Seus xiitas, sanguinolentos!!!!

Amigo, sem interesse algum, olha que espetáculo!!!

http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... 901#192901

Abraço!!!!!!!!! ;-)
BMW F 800 GS Trophy
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:
cardozo escreveu:Obs: Parem com esta questão da 6a. marcha!!! A última marcha de um motor tem que casar com a rotação de torque e potência máximas, apenas isto. Se assim não fosse, a velocidade de uma motocicleta seria infinita se infinitas fossem as marchas!!!r
eu discordo.
pra mim falta uma sexta pra estradas.
e o escalonamento não é bom, a primeira e segunda poderiam ser um pouco mais curtas, o que beneficiaria o off-road.
mas não é um problema só da lander, a super tb falta uma marcha, o escalonamento da tdm850 não é o ideal, etc.
nesse aspecto prefiro a tornado.
Bem, eu creio que a 120 km/h o regime de rotação de motor de uma Tornado em 6ª marcha é o mesmo de uma Lander em 5ª marcha.

Penso que um motor que requer menos marchas para fazer o mesmo trabalho se mostra um motor mais "elástico" que outro que necessita de um número maior de relações distintas.

Pelo que tenho visto, Fazer e lander aos 100 km/h e 5ª marcha = +/- 6.000~6.300 rpm. Twister e Tornado aos mesmos 100 km/h em 6ª marcha = +/- 6.300~6.500 rpm. Ou seja, são praticamente iguais. O escalonamento e relações de cada marcha, bem como a quantidades de marchas são diferentes em função das diferenças dos motores.

Só isso.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Jota

Mensagem por Jota »

Saurus, na prática não é assim
A 100km/h o motor da Lander já está bem mais "áspero", a sensação de pedir marcha é iminente. Na Tornado, a 100km/h, vc ainda está tranquilo.
Guga
Motociclista

Mensagem por Guga »

Jota escreveu:Na Tornado, a 100km/h, vc ainda está tranquilo.
Não gosto muito de concordar com o Jota não, mas ele está certíssimo. ;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:Saurus, na prática não é assim
A 100km/h o motor da Lander já está bem mais "áspero", a sensação de pedir marcha é iminente. Na Tornado, a 100km/h, vc ainda está tranquilo.
Como você bem o disse, é apenas uma "sensação". Não siginifica que o motor da Lander ou Fazer esteja em giros mais ou menos elevados que o de uma Tornado ou Twister.

Relaxe e deixe de se preocupar com isso, pois senão você iria se assustar com o regime de trabalho de motores subquadrados (motos SS, SBK, Ferrari, Lamborguini e outros motores que privilegiam altos giros).
Alequirino
Dinossauro

Mensagem por Alequirino »

Guga escreveu:
Não concordo
A 100kmh o motor da lander esta em 6500rpm em quinta marcha, enquanto a Tornado esta em 7000rpm sexta marcha.......na verdade estas medidas são da Fazer e Twister respectivamente mais Lander x Tornado naõ deve ser muito difernte disso....
Jota

Mensagem por Jota »

vou tentar explicar com um exemplo:

a xt600 pode ir até talvez a 8000rpm, mas a 5000rpm ela já tá pedindo pelamordideus pra trocar marcha. uma sexta cairia bem. o motor da lander fica subaproveitado com a relação default.

talvez a 100km/h tornado e lander estejam à mesma quantidade de rpm da rotação de potência máxima, mas na tornado o motor roda liso, na lander já se está vibrando muito e pedindo marcha. ande nas duas, saurus, e tire vc mesmo suas próprias conclusões. não precisam ser iguais às minhas, mas suas impressões teóricas não vão mudar minha impressão obtida na prática.
Jota

Mensagem por Jota »

Alequirino escreveu:
Guga escreveu:
Não concordo
A 100kmh o motor da lander esta em 6500rpm em quinta marcha, enquanto a Tornado esta em 7000rpm sexta marcha.......na verdade estas medidas são da Fazer e Twister respectivamente mais Lander x Tornado naõ deve ser muito difernte disso....
A explicação para tal fato não se encontra na rotação do motor, mas mais possivelmente na curva de torque.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:talvez a 100km/h tornado e lander estejam à mesma quantidade de rpm da rotação de potência máxima, mas na tornado o motor roda liso, na lander já se está vibrando muito e pedindo marcha.
Jota, acho que essa sensação se dá pela construção do motor mesmo.... folgas, número de válvulas, balanceamento, etc.

Pq se as duas se encontram em última marcha, na mesma faixa de rotação a uma velocidade idêntica, não tem pq ter a Lander ter mais uma marcha.

Se fosse como vc fala, bastaria alongar a relação final para a Lander não ter esse comportamento em última marcha na estrada.

Abraços
Nakayama
Motociclista

Mensagem por Nakayama »

Realmente a minha X "pede" uma marcha a mais.
Mas se tivesse uma a mais em toda subida eu teria que reduzir, visto que mesmo em quinta ela perde um pouco de velocidade.
Se tivesse uma sexta marcha ela iria rodar mais suave a 110 120 km/h, mas as trocas de marcha seriam muito maiores.
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:Se fosse como vc fala, bastaria alongar a relação final para a Lander não ter esse comportamento em última marcha na estrada.

Abraços
é como eu falo mesmo, ande nela pra vc ver, rs.
se alongar a relação final a primeira vai ficar muito longa.
o torque na lander é mais forte em médias rotações, daí a sexta seria bem aproveitada.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Tio Róbs, nuadianta!!!! Se você quiser continuar insistindo, que vá em frente. Eu jogo a toalha....
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

eu amo minha Lander ... realmente não da problemas, é show de bola ... mas vou repetir peças pra ela não existem ! Se eu pudesse voltar no tempo compraria uma tornado e boaz ... tem peças paralelas e de customização em todos os lugares além de serem muito mais em conta.

[]'s
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:o torque na lander é mais forte em médias rotações, daí a sexta seria bem aproveitada.
Vc sentiu a Lander mais fraca que a Tornado em última marcha ??

Pq a curva de torque só vai influenciar nisso.... uma retomada, por exemplo, em 5a marcha.

A "aspereza" do motor, pelo jeito que vc descreveu, depende apenas de suas características construtivas.

Abraços
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Parra escreveu:eu amo minha Lander ... realmente não da problemas, é show de bola ... mas vou repetir peças pra ela não existem ! Se eu pudesse voltar no tempo compraria uma tornado e boaz ... tem peças paralelas e de customização em todos os lugares além de serem muito mais em conta.

[]'s
Penso que isso sim sejam bons argumentos.
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:Vc sentiu a Lander mais fraca que a Tornado em última marcha ??
se eu estou a 100km/h e quero acelerar pra 120km/h, sim, senti.

se eu estou a 50km/h e quero acelerar pra 90km/h, não, ao contrário.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

cardozo escreveu:Obs: Parem com esta questão da 6a. marcha!!! A última marcha de um motor tem que casar com a rotação de torque e potência máximas, apenas isto. Se assim não fosse, a velocidade de uma motocicleta seria infinita se infinitas fossem as marchas!!!
Já o caso do escalonamento é outra questão, onde um motor com mais marchas teoricamente teria uma marcha "mais ideal" do que outra com menos marchas. De qualquer forma, isto também não é totalmente correto, pois depende muito de quanto torque um motor pode liberar em determinada rotação, vide a XT 600, com suas 5 marchas bem escalonadas e final perto de 160 km/h.
ahn?

se vou manter velocidade constante por longo período, é melhor que o faça em rotações médias. mais marchas ajudam nisso. não é pra correr mais, é pra tornar o rodar mais confortável, com economia de combustível e de motor (menor desgaste).
Robson escreveu:
Jota escreveu:talvez a 100km/h tornado e lander estejam à mesma quantidade de rpm da rotação de potência máxima, mas na tornado o motor roda liso, na lander já se está vibrando muito e pedindo marcha.
Jota, acho que essa sensação se dá pela construção do motor mesmo.... folgas, número de válvulas, balanceamento, etc.

Pq se as duas se encontram em última marcha, na mesma faixa de rotação a uma velocidade idêntica, não tem pq ter a Lander ter mais uma marcha.

Se fosse como vc fala, bastaria alongar a relação final para a Lander não ter esse comportamento em última marcha na estrada.

Abraços
É... mas assim você alonga as outras marchas todas também. Pode dar no mesmo em quinta marcha, mas e o uso da moto até chegar nela? Por isso mesmo eu disse que as seis marchas são úteis se ele for alongar a relação.

Com uma marcha a mais, tens menor "gap" de rotação entre as trocas de marcha. Evita o problema de, em uma determinada situação, uma marcha ser fraca demais e a outra forte demais, por exemplo.
Jota escreveu:
Robson escreveu:Vc sentiu a Lander mais fraca que a Tornado em última marcha ??
se eu estou a 100km/h e quero acelerar pra 120km/h, sim, senti.

se eu estou a 50km/h e quero acelerar pra 90km/h, não, ao contrário.
Tornado - fraca em baixa, começa a "deslanchar" em médias/altas rotações. DOHC 4 valves - eis a razão.

Lander - resposta excelente em baixa.

Eu pondero da seguinte forma: a Tornado é uma boa escolha para uso em estradas, ou situações de velocidades maiores e constantes. Mas se for uso predominantemente urbano, com anda-e-para, a Lander é melhor.

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Desisto.
Responder