A Caçadora de Mitos (Meu encontro com uma RD350)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: A Caçadora de Mitos (Meu encontro com uma RD350)

Mensagem por Optimus Leo »

numero41 escreveu:
Optimus Leo escreveu:Como eu disse, eu posso explicar melhor a historia das 250 e 400 dos 90, que sao motos que jamais voltaram a ser fabricadas, ja que elas existiram por uma serie de eventos que vai ser dificil repetir, e tambem dificil que as 4 grandes voltem a fazer uma jogada tao arriscada. ;-)
Falemos sobre, então. Se achar conveniente, abre um post, mas tanto faz. De qualquer forma, eu pelo gostaria de ouvir sobre.

Eu tenho curiosidade sobre essas quatro cilindros de baixa cilindrada. Até hoje acho bizarra a existência da Cbr 250, e a potência e o giro daquela coisa.
Aqui esta o prometido:

Historia das 250/400 4cil japonesas!
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
neoredes
Roda Presa

Mensagem por neoredes »

Caramba, RD já "foi" moto, hoje é somente para aqueles apaixonados pelo modelo, colecionadores, etc.
Não vejo nenhum absurdo uma CB 400Cc 4 cilindros, muuuito mais atual ganhar numa disputa.
Preparar uma RD não vale po, de moto original pra moto original acredito que ela perca sim.
Agora assim, não é nenhuma vergonha isso, pelo contrario, essa moto é tão boa que mesmo depois de tantos anos, hoje ainda encontra disputas na rua.
Acredito no relato do colega!

abs
HAYABUSA
Optimus Leo
Mito

hardmen escreveu:Leo, acho que você está falando um pouco de merda sobre a RD.

Ela teve sim a época dela e esse lance de não freia, cheira fumaça e o escambau à quatro é coisa de incauto que nunca acelerou de verdade uma moto 2T (ainda mais as RDs)...

Pergunta, você já acelerou uma RD??

Melhor ainda, já acelerou uma moto 2T com mais de 25cv na rua??

Não sei à quantas anda o seu português pra leitura, mas falar que uma moto (que foi fabricada por 20 anos) é merda, soa um tanto "naive"
Leia toda a matéria abaixo (caso ainda não tenha lido) e entenda o que o cara que escreveu tentou mostrar.

http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/rd350-1.htm

O mundo inteiro gostou e comprou "essa moto que você chama de merda" por vinte anos (e tem quem compra ainda hoje pelo mundo afora as usadas que ainda existem).

As 4cilindros 4T aceleram muito, mas as 2T quando chegam na faixa perto dos 6K RPM "surtam" na potência...

Abraços.
Nao tenho acelerado uma RD, mais tenho andado em algumas 2T:

CR250 e WR250, sao umas baita motos, e incrivel o "kick" que elas dao, fiquei impresionado. Mais depois pude andar numa KTM 525EXC e sinceramente, a KTM e igual de bruta, empina praticamente em qualquer marcha, e nem comentar que tem muitos melhores componentes e desenho que as japonesas antigas. Tambem pude andar em CRF450 e WR450, e sao igual de exageradas, um nao precissa tanta potencia no meio do mato :lol:

E outra coisa...a RD350 vendida no Brasil e uma motinho de passeio...um 2T "seria" sao as TZR250, NSR250, RG250...isso sim sao MOTO. Suspensao, freios, chassis e motor numa armonia. RD e coisa tosca, colocam um motor (potente para a epoca) e o resto da moto e uma completa porcaria.

O mundo inteiro e algo exagerado...ademais do Brasil que tem esse estado de "mito", outros paises aonde elas foram popular sao a Espanha ate aonde tenho entendido. Mais sabe a diferenca? Os espanhois vem ela como uma boa memoria, especialmente os que foram donos dela. Mais os brasileiros ainda acham que a moto e imbativel, que nao existe moto melhor, que da coro ate em Busa, etc.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Aqui so tem cara velho que ainda mora nos 80's que ainda acha que RD e a melhor moto, a mais rapida
E o que tu tá fazendo aqui então?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
numero41
Roda Presa

Mensagem por numero41 »

PriesT escreveu:
Aqui so tem cara velho que ainda mora nos 80's que ainda acha que RD e a melhor moto, a mais rapida
PriesT, ele tá contribuindo ao debate e expondo um ponto de vista diferente. Acredito que como um elemento heterogêneo, ele tem mais a acrescentar, mesmo que por meio de divergência, do que um adorador das 2t poderia, no caso. Já dizia um certo anjo... "Toda unanimidade é burra". Nem que seja para argumentar, eu acho que tá valendo.

Parte da idolatria que a Rd suscita até hoje é porque de fato, entre as motos de baixa cilindrada, na real... Ela é a Única coisa abaixo de R$30.000 (no mercado de motos novas; no de usadas, dá para achar já a partir de R$15-20 mil) que atinge 200 por hora. Eu acho que o quadro é até pior do que o Optimus pinta, não é que nosso mercado não tinha motos decentes na época, nosso mercado Continua não tendo motos decentes até hoje. ¬¬'

Agora assim, ela tem suas limitações, tanto frente às 4t modernas, como em frente às próprias 2t modernas. Uma Aprilia Rs 250, com 100cc a menos, dá uma naba vergonhosa numa Rd, assim como já ouvi relatos de ter dado uma naba do cara quase vender a moto, em uma Gsx-r 750 Srad (interna do 35), com direito a revanche para confirmar se não foi sorte. De fato, o cara vendeu a moto e comprou uma Fzr 1000, hahahahahahah, para se ter idéia do trauma que a Apriliazinha gerou, mas isso já é outra história...

Eu não acho que seja uma moto ruim, tem uma na minha garagem, afinal. Ela tem seus méritos, cheira muitíssimo bem, um verdadeiro perfume, quando dou a primeira pedalada do dia, e a velocidade me impressiona. Mas a ciclística dela tem defasagens, o motor é antigo com taxa de compressão baixa, por aí vai. Lá fora inclusive às vezes recebia a alcunha de "Nasty Rd", especialmente depois de ter passado a ser montada no brasil para exportação.

Eu não acho que a moto seja ruim, como disse, muito longe disso, mas muito do que o Optimus fala procede.
Editado pela última vez por numero41 em 01 Dez 2008, 07:45, em um total de 1 vez.
Celso_RJ

Mensagem por Celso_RJ »

Optimus Leo escreveu:E a CBR250RR MC22 e uma moto incrivel. Uma 250tinha que bate 180 km/h, gira a quase 20 mil RPM, super leve e divertida para andar na serrinha, na pista e na cidade ;-)
180 km/h??? Mas isso uma Cagiva Mito 125 2T já faz. Isso é que é incrível.
Celso_RJ

Mensagem por Celso_RJ »

Sei não...
Mas acho que o Hugo Chaves fez uma lavagem cerebral no Optimus.
Max
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Max »

Como todo mundo está expondo suas opiniões, vou aproveitar o post do 41 para expor as minhas:

Parte da idolatria que a Rd suscita até hoje é porque de fato, entre as motos de baixa cilindrada, na real... Ela é a Única coisa abaixo de R$30.000 (no mercado de motos novas; no de usadas, dá para achar já a partir de R$15-20 mil) que atinge 200 por hora. Eu acho que o quadro é até pior do que o Optimus pinta, não é que nosso mercado não tinha motos decentes na época, nosso mercado Continua não tendo motos decentes até hoje. ¬¬'

Falar de idolatria a RD, é a mesma coisa de chamar de maravilhosas mulheres como Rita Cadillac e Gretchen, dentre outras... já fizeram sucesso no seu tempo, hj estão derrubadas nem se comparam a Samambaia e Sabrina Sato, por exemplo, tudo tem seu tempo.
Amo RD mas não sou xiita ao ponto de afirmar que não tem moto a sua altura dentro do preço dela, tem sim e muitas, com um detalhe, não quebram e todo mecanico mexe, fora peças que se encontram..

Agora assim, ela tem suas limitações, tanto frente às 4t modernas, como em frente às próprias 2t modernas. Uma Aprilia Rs 250, com 100cc a menos, dá uma naba vergonhosa numa Rd, assim como já ouvi relatos de ter dado uma naba do cara quase vender a moto, em uma Gsx-r 750 Srad (interna do 35), com direito a revanche para confirmar se não foi sorte. De fato, o cara vendeu a moto e comprou uma Fzr 1000, hahahahahahah, para se ter idéia do trauma que a Apriliazinha gerou, mas isso já é outra história...

Aprilia é um fato isolado, não se compara a RD.
Qto ao lance da RS dar pau em Srad 750, é outra lenda que foi criada no 35, primeiro pq o W dono da Srad nem acelera e além disso é muito bração.
Agora esse a papo de ele vender a moto por isso......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é pura lenda... eu sou amigo dele e sei do que estou falando.
O pessoal que tem RD acredita em certas "lendas" com uma facilidade tremenda. E acreditam tanto que começam a propagar a lenda.
41 nada pessoal, mas esse papo da RS a gente só inventou para tirar o W e ele vendeu a Srad para completar o dinheiro da casa que ele adquiriu, comprou a FZR pq ele fez rolo na RDR 91 dele.
Quer ver uma lenda que o pessoal daqui vai adorar, Pepsi dando pau em RD, e tem relato do dono da RD no 35......
Max
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Max »

As RDs que o Celso teve, não se compara com 99% das motos que rodam por aí.. todas 0 km, e vi quase todas.
Lee
Roda Presa

Mensagem por Lee »

numero41 escreveu:
PriesT escreveu:
Uma Aprilia Rs 250, com 100cc a menos, dá uma naba vergonhosa numa Rd, assim como já ouvi relatos de ter dado uma naba do cara quase vender a moto, em uma Gsx-r 750 Srad (interna do 35), com direito a revanche para confirmar se não foi sorte. De fato, o cara vendeu a moto e comprou uma Fzr 1000, hahahahahahah, para se ter idéia do trauma que a Apriliazinha gerou, mas isso já é outra história...

.
Não sou de postar aqui mas esse tópico está interessante...

Vamos à verdade, já que eu presenciei o fato :

1o. A Suzuki não era Srad
2o. Não foi uma naba vergonhosa
3o. Não houve revanche
4o. O cara da Suzuki estava com a noiva na garupa
5o. A moto foi vendida por outros motivos
6o. Ele adquiriu a FZR 1000 numa oportunidade única

Estávamos todos abastecendo as motos em um posto de estrada (Petrobras no início da Imigrantes na baixada, pra quem vai subir a serra) e o amigo da Suzi saiu acelerando (engarupado), com o cara da RS atrás (sozinho e peso pena). A RS acompanhou quase que lado a lado por um bom tempo mas jamais passou à frente. Assisti de camarote, montado em uma RD 350! Foi uma simples acelerada, não combinada, por uns 600/700 mts. Depois disso, subimos a serra normalmente.

Sou fan dos 2 T, sou fan das RD, inclusive tive 8 delas.
Gosto da "pegada" que elas transmitem mas negar que possam perder uma disputa ou outra com determinadas motos é besteira e não leva a nada. Assim como em uma acelerada de semáforo, deixar uma 2 T pra trás com uma moto mais moderna sem conhecer quem estava tocando ou o estado da moto não significa nada também...

Abraços...
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

Optimus Leo escreveu: Como eu disse, eu posso explicar melhor a historia das 250 e 400 dos 90, que sao motos que jamais voltaram a ser fabricadas, ja que elas existiram por uma serie de eventos que vai ser dificil repetir, e tambem dificil que as 4 grandes voltem a fazer uma jogada tao arriscada. ;-)
Aqui eu não vejo muita diferença entre essa velharada dos 80's que vc tanto detona e sua moto véia dos 90's. Todas as duas tiveram seu tempo e sua "lenda" na sua época. Quem vê vc detonando a clássica RD pode até pensar que vc com sua 400 4 cil é um arroubo de modernidade. Pra mim que sou mais velho que vc mas acabei vivendo mais intensamente o mundo das SS dos anos 2000, ambas são velharias, mas não as vejo como lixo descartável, mas sim como máquinas a serem respeitadas no seu devido tempo. Comparar sua moto com a RD é a mesma coisa que comparar uma moto dos anos 2000 com a sua e veja que bobagem isso é...
Pra mim soa ridículo tanto se dizer que a RD dá pau numa japa 400 Four quanto uma japa 400 four preparada andar com uma R6...
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

numero41 escreveu: Uma Aprilia Rs 250, com 100cc a menos, dá uma naba vergonhosa numa Rd, assim como já ouvi relatos de ter dado uma naba do cara quase vender a moto, em uma Gsx-r 750 Srad (interna do 35), com direito a revanche para confirmar se não foi sorte. De fato, o cara vendeu a moto e comprou uma Fzr 1000, hahahahahahah, para se ter idéia do trauma que a Apriliazinha gerou, mas isso já é outra história...
Esse mito já foi destruído aí em cima por testemunhas oculares, mas só pra constar, eu tinha um amigo que resolveu comprar uma Aprília RS 250 pra escapar de seguro e veio andar comigo, eu na época com uma ZX7R (equivalente da Srad). Eu fiquei decepcionado com a performance da Aprília (e esse meu camarada também) pois ele comprou achando que era uma coisa do além, um mito, uma moto de pista com piscas e documentos pra andar na rua. Acompanhai ela fácil de "7", o cara esgoelando a motinha e eu no meio acelerador. Aprília dando pau em qualquer coisa acima de 600cc 4cil!? Ahouhiauhoaiuhaha...
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Por isto que Hondeiro é tudo motoboy.

São todos marias vai com as outras.

Só sabem falar que Honda é Honda.

Pois, bem, Yamaha é Yamaha e Suzuki é Suzuki.

Por iisto, vou de Kawasaki que é Kawasaki.

Já pensaram se Kasinsky fosse Dafra ou Trax?

Pior que isto só se fossem Sundown.

Ou seria Flyn?

Garini?

Jiailing?

Um abraço,
Kleber

cbzudo escreveu:
brolha escreveu:hum dificil de acreditar hein...
pois a 7 galo (cbx 750) e a RD 350 ficam meio que no pau a pau.. e a sete galo tem 75 hp aproximadamente...
acho que o cara era muito bração ou.... a moto tava zuada
... ou vc é um belo dum pinhochio :lol: :lol: :lol: :lol:
kkkkkkkkk

Pqp, esse assunto denovo naum, pelo amor de Deus. Daqui a pouco começam a discutir sobre GS-500 e CB-500 !!!

Ninguém aguenta mais.... Honda é Honda !!!

C H E G A.........
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Quanta bobagem.

Tenho uma Suzuki GT750/75 - 2T e 3 cilindros, tem 68HP.

É uma potência considerável?

Uma Bandit 600 tem bem mais potência do que ela e tem mais final também, sem contar que freia e curva muito melhor.

É uma 600 contra uma 750 e vai tomar pau da Bandit todas as vezes.

Só por ser 2T não vai dar para nada.

Mesmo assim, acho a GT muito legal e anda bem para uma moto muito velha.

Se duvidar, uma RDLC deve dar pau nela também, pois, são 55HP, mas, numa relação peso potência bem melhor para a RD.

A GT pesa mais de 200Kg, a RD apenas 150Kg.

Aliás, as 250 antigas andavam mais do que as de hoje?

Não sei.

Uma RD250/74 tinha 30 hp e uma twister tem 24 hp.

Só que a RD tinha 160Kg e a Twister?

Uma coisa sei que as RD125 andavam prá cacete e tinha 16Hp e as de hoje tem o que 12?

Só para ter uma idéia, era a mesma potência de um DT180.

Um abraço,

Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

The Highlander.
Optimus Leo
Mito

Celso_RJ escreveu:
Optimus Leo escreveu:E a CBR250RR MC22 e uma moto incrivel. Uma 250tinha que bate 180 km/h, gira a quase 20 mil RPM, super leve e divertida para andar na serrinha, na pista e na cidade ;-)
180 km/h??? Mas isso uma Cagiva Mito 125 2T já faz. Isso é que é incrível.
Incrivel seria que pudesse fazer isso por mais de 100 mil kms sem fazer motor...

Oh wait...e uma 2T...cada duas trocas de oleo tem que trocar aneis :lol: :lol: :lol:
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

[quote="Optimus ]
Oh wait...e uma 2T...cada duas trocas de oleo tem que trocar aneis :lol: :lol: :lol:[/quote]

Quem te disse isto?

Isto não é verdade.

Um abraço,
Kleber

The Highlander.
Optimus Leo
Mito

diniz escreveu: Aqui eu não vejo muita diferença entre essa velharada dos 80's que vc tanto detona e sua moto véia dos 90's. Todas as duas tiveram seu tempo e sua "lenda" na sua época. Quem vê vc detonando a clássica RD pode até pensar que vc com sua 400 4 cil é um arroubo de modernidade. Pra mim que sou mais velho que vc mas acabei vivendo mais intensamente o mundo das SS dos anos 2000, ambas são velharias, mas não as vejo como lixo descartável, mas sim como máquinas a serem respeitadas no seu devido tempo. Comparar sua moto com a RD é a mesma coisa que comparar uma moto dos anos 2000 com a sua e veja que bobagem isso é...
Pra mim soa ridículo tanto se dizer que a RD dá pau numa japa 400 Four quanto uma japa 400 four preparada andar com uma R6...
Diniz e diferente. A RD era somente uma moto com un motor decente para a epoca, mais a ciclistica dela estava longe da ideal, nao era armoniosa como outras verdadeiras esportivas do seu tempo.

E ainda hoje, muitas das 250/400 dos 90's sao motos muito avancadas para sua epoca. Me diz aonde eu posso conseguir hoje uma 400 que:

1) Tenha 65 HP
2) Suspensoes totalmente ajustaveis
3) Ciclistica de uma SBK (so que a menor escala)
4) Que supere os 200 km/h sem suar
5) Que possa acompanhar a grande maioria das SS modernas en circuitos mais travados

Uma RD acelerava "forte" e ja...mais uma VFR400 por exemplo, e uma moto que ainda hoje pode ser muito capaz na pista sem modificar muito (Nao precissa de Akra, Brembos nem Ohlins :lol: ).

Hoje em dia as 250 e 400 nao tem o mesmo performance que tiveram nos 90, pelos motivos descritos no topico, basicamente ficariam muito caras para a cilindrada, elas custavam quase o mesmo que uma 600/750 comparavel.
Optimus Leo
Mito

KleberGT escreveu: Quem te disse isto?

Isto não é verdade.

Um abraço,
Kleber
Exagerando, mais vai querer me dizer que uma 2T aguenta 100 mil kms sem abrir o motor so com sua manutencao preventiva? Sabe que nao...
Max
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Max »

Optimus Leo escreveu:
KleberGT escreveu: Quem te disse isto?

Isto não é verdade.

Um abraço,
Kleber
Exagerando, mais vai querer me dizer que uma 2T aguenta 100 mil kms sem abrir o motor so com sua manutencao preventiva? Sabe que nao...
Não sou xiita e nem gosto de ser injusto, mas segundo experiências de muitos donos de RD, o motor não chega a 100 k km nem fudendo.... posso falar de RD pq conheço muita gente que tem, agora qto as outras 2T não arrisco falar.
Optimus Leo
Mito

E ai a diferenca, e uma 250 que pode chegar a 180 km/h, durar 100 mil kms sem fazer motor, e pode ser usada de diario todos os dias girando perto das 20 mil RPM. Nao e qualquer motor que aguenta isso nao.

Uma Cagiva Mito 125 2T pode chegar ate 180 blablabla...mais nao aguenta nem 1/10 do que aguenta uma CBR250 rodando. Cuando o cara da Mito tiver parado na garagem trocando aneis, o da CBR vai passar pela frente e falar "Puxa cara hoje nao vamos dar um rolezinho?" :-D
Responder