A Caçadora de Mitos (Meu encontro com uma RD350)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

A Caçadora de Mitos (Meu encontro com uma RD350)

Mensagem por Optimus Leo »

Primeiro que nada, me desculpe se o meu portugues nao e o mesmo de um escritor. Espero que isso nao seja um impedimento para que voces possam gostar de ler esta historia. :D

Agora sim, aqui esta a historia do meu encontro hoje com "O mito", a RD350LC:

Sinto na minha boca o amargo gosto que voce sente na manha seguinte depois de ter enchido a cara na noite anterior. Tambem sinto o meu estomago todo estragado, e uma leve dor de cabeca. Ah sim, tipicas secuelas de quem bebeu demais. Me levanto da cama, abro as cortinas e olho pela janela. Voces sabem, daquelas tipicas manhas de sabado aonde voce pode apreciar o Sol na sua maior plenitude, aquelas manhas que de verdade da vontade de pegar a jaqueta, capacete e luvas para pular encima da moto e so voltar para a casa bem de tarde?

Bom, esta nao era uma dessas manhas. Pelo contrario, o ambiente era totalmente cinzento, o ceu carregado de nuvems, nem dava para apreciar bem o Sol. O dia tinha amanhecido entre as trevas. Mesmo assim, eu notei que nao tinha chuvido ainda, e o solo estava seco. "Suficiente" disse eu, e comecei a me vestir e fazer algum cafe da manha improvisado.

Entao chega o momento da decisao: Qual das duas eu pego? A japonesinha ou a ragazza? Nao pensei muito, e como pensava dar uma volta sem ir muito longe da cidade, peguei a japonesinha.

Passo a chave no contato, puxo so um pouquinho do afogador, coloco o neutro e aperto o botao de arranque. Um forte ronco do motor NC23 interrumpe a calma e silencio que impeirava na cinza manha, cuando este e acordado. As RPM se estabilizan en 1500, enquanto esquenta termino de colocar a jaqueta, o capacete e as luvas. Tudo pronto, puxo o pezinho para acima e com un movimento descendente do pe engato 1ra marcha. Vamos la.

Nada como para comecar um dia do que ouvir um 4 cilindros cantando (e acordando) enquanto voce ve as agulhas do velocimetro e tacometro fazendo sua danca sincronizada. O NC23 e o tipico 4 cilindros: baixa fraca, para depois passar de certo ponto, neste caso entre 6 e 7 mil RPM, para disparar e poder notar como as agulhas mergulhan rapidamente para direita do painel.

Eu estava rodando por ai, sem destino fixo, entao chego num sinal vermelho. Ai parado, cuando olho nos retrovisores, o que ja e rutina para qualquer motociclista que more numa cidade grande, eu reparo um par de farois redondos vindo atras de mim.

"CBR250? 400? FZR Genesis?" Eu pensei.

Ela vem rodando e fica parada do meu lado. Ai foi cuando eu finalmente pude reparar bem nela. Os caracteristicos escapamentos das 2T, a carenagem e design avant-garde (Bom, nos 80's era isso :lol: ) e na carenagem, as duas letras e 3 numeros que muito pessoal sempre baixa a cabeca cuando menciona.

RD350

Eu estava lado a lado com "O MITO", como muitos brasileiros chaman ela. E nao so isso, estavamos lado a lado num sinal vermelho, com uma pista livre de 4 canais e uma longa reta que depois levava para um bom conjunto de curvas, e nem um carro na frente. Parecia algo irreal. Tudo era muito perfeito para ser verdade.

O piloto da RD nota que es estou olhando para sua moto, e responde com uma leve acelerada. Eu faco o mesmo, junto com um movimento de aprovacao com o capacete, o qual e retribuido da mesma forma pelo piloto da RD. Ja estava tudo decidido, as palavras sobravam. Os dois sabiamos que cuando o sinal mudar para verde, um duelo ia acontecer. Nem fama, nem dinheiro. So por honra. So por diversao. So pela emocao de derrotar o adversario. So por se medir contra outro e querer ser melhor.

A RD levanta as RPM, e eu tambem faco o mesmo. Mantenho elas fixas pela faixa das 4500-5000 RPM, para ter uma boa saida. O sinal muda para amarelo. O coracao batendo forte. Eu me inclino para a frente e minha mao esquerda comeca a soltar um pouquinho o clutch, o suficiente para que a moto ja queira sair disparada, mais que eu possa manter ela domada so com minhas pernas.

Verde. E hora.

"PORRA!!!!!!!!!!"

Eu tinha estragado a partida, soltei o clutch muito rapido, o que fez que as RPM caissem justo na parte da banda de potencia que o NC23 e mais fraquinho. Vejo na frente o que a RD saiu bem, deixando sua caracteristica trilha de fumaca preta.

O cabo totalmente enrolado, chego a 7 mil RPM en 1ra. La vamos nos!

Acelerando forte, o ronco dos 4 cilindros berrando forte a traves do escape DIC, vendo a agulha passar do territorio das 13 mil RPM. Soltar o acelerador, chute pra cima, 2da e novamente levar a agulha de passeio ate a casa das 13 mil RPM.

Ja posso ver que estou recuperando distancia com a RD. Meto 3ra e ja estou como a duas motos de distancia dela, e recuperando forte. Ja no final da 3ra estou lado a lado com ela.

Seguimos acelerando e vejo que a CB comeca a tirar vantagem da RD a medida que iamos mais rapido. 3ra, 4ta e 5ta velocidade passam e a CB segue na frente.

Mais adiante, vem um trecho com umas curvas legais. Reduzindo rapidamente ate 2da, me preparo para tomar elas. Reviso rapidamente o retrovisor e a RD voltou a colar atras.

Faco a curva usando a transferencia de peso, nao pendulo completamente mais sim uso o posicionamento do meu corpo para me ajudar a curvar. Nisso eu aprecio pelo retrovisor o estilo do piloto da RD, totalmente rigido, parecia uma prancha na moto. Ja pela 4ta curva tinha perdido ele de vista...ai eu ja decido que nao vale a pena seguir acelerando, e baixo o ritmo para esperar a RD...

O cara passa pelo lado, eu dou minha sinal de aprovacao com o pulgar pra cima, ele asente com a cabeca e uma buzinada. Um verdadeiro cavaleiro que aceita sua derrota. Eu realmente esperava um tipico "fly-by do perdedor", aquela tipica de cuando voce ja solta o acelerador e o perdedor passa a toda velocidade pelo teu lado, achando que vou ele o ganhador.

Voltando para a casa, com um grande sorriso escondido dentro do meu capacete, eu pensei num novo sobrenome para a CBzinha:

"A Caçadora de Mitos" ;-)

FIN.

Espero que tenham gostado do relato, pena nao ter videos ou fotos, mais pelo menos assim e mais interesante.

Ah, nao e pescaria nao. Somente queria compartilhar essa historia de uma disputa divertida, ja que e muito estranho eu conseguir uma boa racha aqui en Caracas.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
fernando-ric
Roda Presa

Re: A Caçadora de Mitos (Meu encontro com uma RD350)

Mensagem por fernando-ric »

CB 400 dando pau em RD 350? ou entendi errado?
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
tope
Novato

Mensagem por tope »

sem foto é pescaria...
Optimus Leo
Mito

fernando-ric escreveu:CB 400 dando pau em RD 350? ou entendi errado?
CB400 Super Four japonesa...nao a CBjaca brasileira ;-)

E no papel, a RD tem a mesma potencia que a CB400...pela zona dos 50-55 HP.
sem foto é pescaria...
Os malacos roubaram minha digicam faz duas semanas (Por algo nao tenho publicado mais fotos dos meus passeios) :pqp:

E tambem, esta dificil tomar foto correndo :lol:
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

...aí vc acordou do sonho e percebeu que estava sentado numa cadeira no fundo de um bar, bêbado feito um gambá e todo mijado.

edit: acho que esta sua moto está parelha com a mega-ultra-sonic-master-dual-double-dupla-fodástica RF900.
vantagem para a CB400 por um nariz :pnq:
Editado pela última vez por Bode em 29 Nov 2008, 18:32, em um total de 1 vez.
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
tope
Novato

Mensagem por tope »

se fosse o pretti ou o deco de rd, a cb ia tomar pau :lol:
Optimus Leo
Mito

Bode escreveu:...aí vc acordou do sonho e percebeu que estava sentado numa cadeira no fundo de um bar, bêbado feito um gambá e todo mijado.
Acaso e tao fodastica a fumacenta dos 80's que nao pode perder nunca? E mais ainda contra uma 4 cilindros mais moderna?
fernando-ric
Roda Presa

tope escreveu:se fosse o pretti ou o deco de rd, a cb ia tomar pau :lol:
:lol: :lol: :lol: ;-)
Só de carro
Optimus Leo
Mito

Investigando um pouco...vi que o tempo de 0-100 km/h da RD350 esta pelos 6 segundos.

A CB400SF esta pelos 5 segundos.

Entao, porque e dificil acreditar?
fernando-ric
Roda Presa

Eu até acredito

É que sempre li que um motor 2T teoricamente chega perto de um 4T com o dobro da cilindrada.

Por isso estranhei.... mas a RD também já tá cansada (hehe)
Só de carro
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

quando eu crescer quero ser igual esse cara :rof:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Optimus Leo
Mito

Olha o tempo das 400tinhas, a FZR400RR e CB400SF...no rango dos 5 segundos ;-)

Optimus Leo
Mito

fernando-ric escreveu:Eu até acredito

É que sempre li que um motor 2T teoricamente chega perto de um 4T com o dobro da cilindrada.

Por isso estranhei.... mas a RD também já tá cansada (hehe)
Isso e papo furado de quem ainda mora no passado (anos 80)....

Hoje em dia tem motor V-twin 650 4T com mais potencia do que V4 2T 500cc de algums anos atras :lol:
brolha
Roda Presa

Mensagem por brolha »

hum dificil de acreditar hein...
pois a 7 galo (cbx 750) e a RD 350 ficam meio que no pau a pau.. e a sete galo tem 75 hp aproximadamente...
acho que o cara era muito bração ou.... a moto tava zuada
... ou vc é um belo dum pinhochio :lol: :lol: :lol: :lol:
kkkkkkkkk
Suzuki é Suzuki, Honda é Honda, Yamaha é Yamaha..., ...Xing Ling é Fria!!!
Imagem
Optimus Leo
Mito

brolha escreveu:hum dificil de acreditar hein...
pois a 7 galo (cbx 750) e a RD 350 ficam meio que no pau a pau.. e a sete galo tem 75 hp aproximadamente...
Esqueceu falar que a 7galo e uma jaca dos 80's de 240 kgs ;-)

E nao so isso...a velocidade maxima da 7galo e practicamente a mesma atingida por uma CBR400RR NC29, de ums 220 por ai.

As 250 e 400 japonesas de meiados dos 90's sao motos muito avancadas para a cilindrada, se quizer eu posso explicar a historia completa por detras do desenvolvimento delas. :D
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Hoje de manhã vi uma RD 350 preta parada. O estado de conservação dela não era muito bom... :(
Imagem
neoredes
Roda Presa

Mensagem por neoredes »

perfeitamente normal, RD é moto do passado!!!
HAYABUSA
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Já dizia o grande mestre JACA PALADIUM!
Ahhhh assim eu gosto! Crianças inteligentes que acreditam em mim... sabem contar e tem duas orelhinhas cada uma!!!!
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Nada de novo. Mas experimenta pegar uma RD devidamente trabalhada, ou mesmo conservada, aí a conversa muda.

Motor 2T manda em matéria de cc/desempenho.

Tudo na normalidade, comparativo sem noção pra se fazer hj em dia, não prova nda.

Quem viveu, viveu, quem não viveu fica de teoremas, teorias, ou vá comparar motos coerentes do seu tempo.

[ ]'s
Imagem
Optimus Leo
Mito

Kuati escreveu:Nada de novo. Mas experimenta pegar uma RD devidamente trabalhada, ou mesmo conservada, aí a conversa muda.
Entao pega uma CB com o NC23 trabalhado e um 30 shot. ;-)

A ideia do topico era contar uma historia de uma forma diferente, como uma novela ou livro, eu sempre gostei de escrever (mais so em ingles e espanhol que sao os idiomas que eu mais domino) so que aqui o pessoal como que nao gostou :-(
Responder