XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Grupo de discussão geral sobre motos.
Paulinhu
Dinossauro

Re: XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Mensagem por Paulinhu »

decoh6 escreveu:
ewinters escreveu:Caro Maggiolo,

Por incrível que pareça, o xenon passará a ser PERMITIDO no ano que vem, pois entrará em vigor uma resolução do CONTRAN disciplinando o assunto. Hoje a exigência se resume a luz ser branca.

Quem tiver interesse em fuçar segue o link com uma discussão mais técnica sobre o assunto:

http://www.ceatnet.com.br/modules/newbb ... umpost1187

[edit] Agora, pra quem tem paciência MESMO, segue o link da nova norma:

Resolução CONTRAN 227/07

Abs
Boa ewinters, agora as freiras vão parar de encher... CHUUUUPPPAAAAAAAAAAA... :lol: }:)
}:) }:) }:)
Eu tô com um kit de 55w 6000K que usava no meu carro parado aqui em casa!
Queria pôr na Neo mas na loja do Faro fui informado que minha motoca só aguenta o de 35w!
:x

Alguém sabe dizer se isso procede mesmo ??!
O funcionário disse que a elétrica dela funfa com 35w, se pôr 55w queima tudo! :-D
Robson

Mensagem por Robson »

ewinters, eu li meio por cima a tal resolução 227/07, e deixa eu te fazer uma correção....

Eles não estão simplesmente PERMITINDO o uso de lâmpada de xenon, e sim regulamentando a sua instalação.

E lá está claro, tem um apêndice com requisitos construtivos e testes para faróis de lâmpada de filamento, e outro apêndice com requisitos para faróis de lâmpada de descarga de gás.

Não achei em nenhuma parte do texto algum tipo de regulamentação para fazer a troca de uma lâmpada de filamento por uma de descarga de gás.... se tiver, por favor, indica onde está.

Pelo que entendi, vai continuar dependendo da boa vontade do gualda vc receber uma multa ou não pelo uso de farol com xenon, já que é alteração de características originais do veículo....

E outra, pelas descrições dos testes que devem ser feitos com cada tipo de farol, não sei não, vai ser dificil um farol adaptado com lâmpada xenon conseguir passar por todos os requisitos.

Abraços
ewinters
Roda Presa

Mensagem por ewinters »

O strobo, por exemplo, vai cair na ilegalidade:
"3.9 Na ausência de instruções específicas, nenhuma luz pode ser intermitente, exceto
as indicadoras de direção e as de advertência."
Se bem que... eu instalei o meu no corpo do pisca, basta eu chamá-los de indicadores :lol:
..........
ANEXO 9 - APÊNDICE 3
COR DA LUZ EMITIDA
COORDENADAS TRICROMÁTICAS
BRANCO:
limite para o azul: x ³ 0,310
limite para o amarelo: x £ 0,500
limite para o verde: y £ 0,150 + 0,640 x
limite para o verde: y £ 0,440
limite para o roxo: y ³ 0,050 + 0,750 x

....................
ANEXO 10
FARÓIS PRINCIPAIS EQUIPADOS COM FONTE DE LUZ DE DESCARGA DE GÁS
.........
3. ILUMINAÇÃO
3.1 Requisitos gerais
3.1.1. Os faróis devem ser construidos de maneira que, com uma fonte de luz de descarga de
gás apropriada, forneça iluminação adequada, sem causar ofuscamento quando estiverem
emitindo o facho de luz baixa, e boa iluminação quando emite o facho de luz alta.
...........
3.2. Requisitos relativos aos fachos de luz baixa
3.2.1. Os fachos de luz baixa devem produzir um “corte” suficientemente definido para
permitir uma regulagem satisfatória com seu auxílio. O “corte” deve ser uma linha reta
horizontal no lado esquerdo e não deve estender-se além da linha inclinada HV/H2 do
Apêndice 1, Tela 1, ou acima da linha HV/H3/H4 do Apêndice 1 , Tela 2. Um “corte”
estendendo-se acima de uma combinação destas linhas não deve ser permitido, em nenhuma
circunstância
e por aí vai

Pra mim não está claro se a norma se dirige a veículos novos ou a todos. Também não há nenhuma menção a motos no texto.

Agora, se está regulamentado, pra mim está permitido desde que atenda àquelas condições que -- se alguém entendeu -- me explica pf. E, pra multar, pelo menos o guarda vai ter que entender e justificar o que está fora das especificações.
Editado pela última vez por ewinters em 27 Nov 2008, 16:21, em um total de 1 vez.
Fazer 250 LE
Imagem
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Paulinhu escreveu: }:) }:) }:)
Eu tô com um kit de 55w 6000K que usava no meu carro parado aqui em casa!
Queria pôr na Neo mas na loja do Faro fui informado que minha motoca só aguenta o de 35w!
:x

Alguém sabe dizer se isso procede mesmo ??!
O funcionário disse que a elétrica dela funfa com 35w, se pôr 55w queima tudo! :-D
Com o de 35W já corre o risco de derreter o farol... com o de 55W a moto vai sair pingando fogo }:)
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

eu só falo uma coisa tomara que a parte elétrica de todos os veiculos que tenham xenon desrregulado, mal instalado...etc...., DERRETA. e que isso se estenda pra essas lâmpadas que imitam xenon também.

não aguento mais viajar a noite e com essas tosqueiras ofuscando a visão.

é como diz o velho ditado: Pimenta no olho dos outros é refresco.
Editado pela última vez por Agro em 27 Nov 2008, 21:33, em um total de 1 vez.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Desde quando o guarda precisa entender ou justificar pra mandar multa??

Ele só quer saber do extra no final do ano...
NC750x

-- no donut for you! --
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

decoh6 escreveu:
ewinters escreveu:Caro Maggiolo,

Por incrível que pareça, o xenon passará a ser PERMITIDO no ano que vem, pois entrará em vigor uma resolução do CONTRAN disciplinando o assunto. Hoje a exigência se resume a luz ser branca.

Quem tiver interesse em fuçar segue o link com uma discussão mais técnica sobre o assunto:

http://www.ceatnet.com.br/modules/newbb ... umpost1187

[edit] Agora, pra quem tem paciência MESMO, segue o link da nova norma:

Resolução CONTRAN 227/07

Abs
Boa ewinters, agora as freiras vão parar de encher... CHUUUUPPPAAAAAAAAAAA... :lol: }:)
como 99,9% dos policiais não possuem aparelho para medição homologado pelo inmetro e a medição é feita quase que sempre no olho
poderia facilmente contestar na justiça colocar uma lâmpada super branca dentro da lei e ir lá tirar casquinha um pouco ...

a Respeito do Xenon , meu caro minha legalização está em andamento :lol:
assim que ficar pronta vou por com gosto no rabo de todos que odeiam Xenon , escapamento esportivo , pneus largos , efim.
mais alguns dias estou com documento em mãos ;-)
Teste do inmetro e Aprovação Detran modificações da característica da moto.

vou poder falar com classe : não gosto , Xupa ...
simplesmente enfiando documento goela abaixo de quem me encher o saco ...
البحث عن السلام
cbzudo
Roda Presa

Mensagem por cbzudo »

Ai, pra resolve esse lixo de lei, tem um xenom que vem com duas lâmpadas.
Uma comum, igual a original da motoca mesmo e a xenom. Comprei la na general em uma loja legal com garantia de 1 ano e paguei R$208,00 de 10.000. Viu os puliça, liga o farol comum e tchau !!!!

Parei em várias batidas por ai e numca seques comentaram sobre a lampada !!!!
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Brasil, il ,il!!!!!!!!!! :-( :-( :-(
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Paulo da Rita
Novato

Mensagem por Paulo da Rita »

Tô ferrado então..

A JAKAsinski veio com bi-xenon azul, nem sei de quantos megawats é... :lol:

Pretendo viajar no fim do ano pra Ubachuva, será que vão me perturbar? :shock:
" Se emperrar, force. Se quebrar, precisava trocar mesmo... "

" Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo. "

Imagem
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

georgesjr escreveu: a Respeito do Xenon , meu caro minha legalização está em andamento :lol:
assim que ficar pronta vou por com gosto no rabo de todos que odeiam Xenon , escapamento esportivo , pneus largos , efim.

Nossa, como você é educado. Tenho certeza que você reclama bastante quando alguém faz algo que te incomoda. Mas você é o centro do universo né....
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
darko
Motoqueiro

Mensagem por darko »

pro pessoal ae que colcou xenon, qual foi o motivo?

visual ou aumentar a segurança porque costumam viajar durante a noite?
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

fernando-ric escreveu:
georgesjr escreveu: a Respeito do Xenon , meu caro minha legalização está em andamento :lol:

Nossa, como você é educado. Tenho certeza que você reclama bastante quando alguém faz algo que te incomoda. Mas você é o centro do universo né....
algum dia você vai descobrir o porque o xenon pode salvar sua vida
dai você vai dar valor , aguarde.

Dreveck escreveu:pro pessoal ae que colcou xenon, qual foi o motivo?

visual ou aumentar a segurança porque costumam viajar durante a noite?
os dois :)

tanto nossas maravilhosas estradas com iluminação otima tanto que quase nula em algumas estradas
ruas também dependendo bairro chique tem poste de sobra agora algumas ruas não tem dai não existe outra lâmpada de 35w que ilumine :lol:

segurança , xenon abre caminho em meio ao corredor e permite ver se carros está te fechando ou vai abrir a porte evitando acidente por motivo estúpido

Xenon bem regulado não causa distúrbio , toda essa afobação , odio é causado 80% das vezes por : Xenon mirando no teto , Luz alta confundida com Xenon , carros que não deveriam ter Xenon mas tem e mau instalado de quebra.

meu Xenon bica um pouco abaixo dos espelhos dos carros iluminando totalmente o chão de quase 1 quadra , bastante dos lados

alta passa por cima dos retrovisores pegando de leve em cima dos mesmos , pode causar cegueira , não uso a alta então está ok
alta so uso para piscar no caso ou para acordar alguem dormindo no transito ...
البحث عن السلام
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Nunca falei que era contra o Xenon, pelo contrário

Só acho que manés com uma chave philips na mão não tem capacidade de adaptar um sistema desses numa moto que originalmente não tinha.

Quer xenon, compra uma moto/carro que venha de fábrica.

Ou, em último caso, instala o xenon, faz a vistoria do Detran/Inmetro, se falarem que está ok, calo a minha boca.

Mas duvido que 10% dos "adaptadores de fundo de garagem" vão fazer isso.....
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Hoje vi muitos xenons ligados de dia na estrada.
Até achei legal, os caras podem mostrar pra todo mundo que tem o tal farolzinho sem ficar cegando os outros à noite e pondo em risco a vida da coletividade.
Fica então a sugestão pros fãs desta merda de farol: nem precisa sair de noite, liga o farolzão de dia e vai comer toda a mulherada siriri por aí.
ewinters
Roda Presa

Mensagem por ewinters »

Deu no Jornal nacional ontem:

Na prática, as exigências que virão com a regulamentação do xenon vão inviabilizá-lo.

Enfatizaram que o CARRO precisaria de ajuste eletrônico da altura do facho, que compense sozinho variáveis como carga e inclinação do terreno, além de um "lavador de faróis", e nada disso vem com os kits.

Isso pra mim reforça a idéia de que a norma é dirigida a carros, pq nem os cruzadores da classe bmw gs ou goldwing tem essas coisas. Beleza, pq concordo que tem uns malucos por aí, de carro, que ainda colocam xenon nos faróis de milha (que as vezes são mais de um par), tudo desregulado, tipo "chamando o batman".

O Richard e o Robson devem ser amigos do Willian Bonner...

Imagem

Abs :lol:
Fazer 250 LE
Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

ewinters escreveu: Enfatizaram que o CARRO precisaria de ajuste eletrônico da altura do facho, que compense sozinho variáveis como carga e inclinação do terreno, além de um "lavador de faróis", e nada disso vem com os kits.
E sobre moto fala algo ?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

ewinters escreveu:Deu no Jornal nacional ontem:

Na prática, as exigências que virão com a regulamentação do xenon vão inviabilizá-lo.

Enfatizaram que o CARRO precisaria de ajuste eletrônico da altura do facho, que compense sozinho variáveis como carga e inclinação do terreno, além de um "lavador de faróis", e nada disso vem com os kits.

Isso pra mim reforça a idéia de que a norma é dirigida a carros, pq nem os cruzadores da classe bmw gs ou goldwing tem essas coisas. Beleza, pq concordo que tem uns malucos por aí, de carro, que ainda colocam xenon nos faróis de milha (que as vezes são mais de um par), tudo desregulado, tipo "chamando o batman".

O Richard e o Robson devem ser amigos do Willian Bonner...

Imagem

Abs :lol:
Dirigidas as carros de ricos diga-se de passagem :lol: Por que para um carro ter lavador de farol (esse até mais comum) e ajuste de compensação de faixo de luz automático, olha so carro acima de 250 mil pra ter...pois é um opcional muito caro...se essas duas medidas realmente forem aplicadas, nenhum carro nacional que vem xenon de fabrica estaria dentro da lei...
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
DirtAction
Motociclista

Mensagem por DirtAction »

q merda....

o meu nao ofusca a visão pois tem uma capinha sobre a lampada...

paguei caro nele...e é de qualidade...

ele desenha certinho o facho do farol...como se estivesse com a lampada original...

abraços!
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

bla blablabla... um monte de baboseira, mais blabla e bla bla bla... Opa.. Perai que tem algo interessante...
georgesjr escreveu:Xenon bem regulado não causa distúrbio , toda essa afobação , odio é causado 80% das vezes por : Xenon mirando no teto , Luz alta confundida com Xenon , carros que não deveriam ter Xenon mas tem e mau instalado de quebra.

Interessante.... Sua moto era pra usar??? Acho que não...
Ué... Não entendo... O que que vc tem de melhor que os outros que vc pode usar na sua super-mega-blaster Fracon e o outro zé não pode usar no carrinho dele???

O principio dele fazer a merda, serve para o senhor tb... Ou não serve pq vc é um ser superior ao resto dos meros e boçais mortais???

E continuemos...

bla bla bla e mais um monte de desculpinhas e... Opa... outra coisa interessante

georgesjr escreveu:alta passa por cima dos retrovisores pegando de leve em cima dos mesmos , pode causar cegueira , não uso a alta então está ok
"Olha... Como eu não uso, pode cegar os outros e que se foda e bla bla bla"...

Otimo pensamento... Esse ó pra vc ó ;-)

Só pra avisar tá... Um carrinho que tenha Xenon de fabrica, ORIGINAL, que o roia que comprou o carro não mudou lampada pra deixar ele mais forte e tal...

NÃO CEGA EM FAROL ALTO, FAROL BAIXO NEM FAROL DO AVESSO DE PONTA CABEÇA

Acho que alem do Pretti ser o predestinado a ser o mestre Vader, devido a toda a sua experiencia com motos e talz, vc deve ser o SENHOR DOS XENONS, pela sua arrogancia em falar "dos outros carro que não deveriam ter xenon", sendo que sua moto QUE TAMBÉM NÃO DEVERIA, ter...

Bom... Paciencia...

Ahhhh... Ia me esquecendo de um detalhe... Tenho um colega que sempre teve carros rebaixados, turbinados, aspirados e todos os "ados" possiveis de se fazer em um carro... Eu não lembro a cavalria exata que ele deixou o carro dele, porem quando ele foi fazer a vistoria do Inmetro, ele bateu um papinho de canto com o responsavel pela certificação e o cara certificou o turbo dele com metade da cavalaria real do carro, só pra ele não aumentar muito o imposto do carro...

Ou seja... Vc aparecer aqui com um certificado não quer dizer nada e muito menos vc vai poder enfiar na bunda de ninguem, já que conseguir burlar uma vistoria do Inmetro não é coisa muito dificil não...
A unica coisa eh que vc vai poer falar pro policial... Olha ae... Chupa... Enfia o certificado no rabo... Olha só... E ele pode fazer vc engolir o certificado junto com os dentes....

Vai lá espertão.... ;-) ;-) ;-)
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Responder