Gasolina de Avião
- SPEED RACER
- Mito
Re: Gasolina de Avião
Robson, eu chamei de mais rica pelo fato de ter que usar gicles menores.
B-King Of The Urban Jungle
Também não me prendo muito à teoria absoluta, mas nos anos 90 quando vinham para cá as motos de enduro e motocross de 2 Tempos com 55 cv pra rodar na nossa gasolina de baixa octanagem com álcool o resultado era uma bost* em algumas delas.Gelous escreveu:Robson, não sei nada da parte técnica, mas realmente, se botar podium sem trocar o gicleur fica uma bosta. Pelo menos em motos preparadas e/ou de competição!Robson escreveu:Speed, eu não vou discutir com vc e seu empirismo de novo....SPEED RACER escreveu: Robson, de fato não deve existir relação entre octanagem e a gasolina ser mais ou menos rica.
Porém a PODIUM é sim mais rica que a normal, eu pude fazer varios testes com ela.
Pra andar legal, a giclagem éra menor![]()
Minha TW tinha 13,5:1 de taxa, só dava pra rodar com podium, se colocasse a normal batia pino e batia feio, dava medo.![]()
![]()
![]()
Se a própria Petrobrás, fabricante da Pódium diz que a gasolina NÃO É MAIS RICA nem mais potente que outras.... 8)
http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument
AbraçoDá um excesso muito grande!
Aí abríamos BEM os giglês ( quer dizer, trocando-os por medidas muito maiores ) e adicionávamos um pouco de avgas ( coisa de 2 lts. diluído em 10 lts, se não me engano ) antes de sair para o trail ou ir para a pista. A moto que antes dava batida de pino só de funcionar, com motor frio ainda, rodava redondo e forte. Por outro lado, para permanecer rodando com a bost* da nossa gasolina tinha que achar um meio termo de giglagem que desse conta ora da comum somente ora da mistura de ambas. É que muitas vezes saíamos cedo com tanque cheio dividindo avgas e comum. No abastecimento, lá pras 13 horas, completava-se com gasolina comum e a mistura empobrecia.
Speed,SPEED RACER escreveu:Robson, acho que vc precisa entender o que é gasolina mais RICA ou mais POBRE.
Ser mais rica não quer dizer que é mais ou menos potente.
E em momento algum eu disse isso.
Por exemplo, o álcool é mais pobre que a gasolina, se é que se pode dizer isso...pois precisa-se de uma giclagem 30% maior, e o metanol é mais pobre que o álcool, pois precisa de uma giclagem 5% maior que a do álcool.
Qqr motor aceita podium numa boa, mas faça uma enquete aqui de quem ja usou podium com motor original e verá que a maioria não gostou e achou que o consumo aumentou.
O aumento do consumo se deve ao motor ficar mais preguiçoso pelo excesso, com isso tem que abrir mais o acelerador pra compensar a perda e ai o consumo vai nas alturas...mas se refizer a carburação diminuindo os gicles, o consumo será o mesmo, e a potência tbm.
Voce está se referindo exatamente ao poder calorífico do combustivel, quanto maior mais potencia o motor terá.
O alcool tem baixissimo poder calorifico, sendo necessário +- 30% a mais de combustivel, em relação a gasolina, para obter uma mistura estequiométrica.
O diesel tem um poder calorifico bem maior que a gasolina, por isso motores a diesel sao economicos.
A podium tem o mesmo poder calorifico das outras gasolinas!!! apenas tem mais octanas, aguentando maiores taxas de compressão.
O que faz esta diferença aí que vc diz, pode ser uma menor adição de alcool na podium por algum motivo!
Ou porque é uma gasolina mais fiscalizada ou a que voce usava ou usa tinha menos alcool mesmo, ou qualquer outra mistura nela.
Pode até ser que ela seja de maior poder calorifico, mas nunca ouvi dizer isso antes.
Quando eu preparava motor de carro, nunca mudei giclagem por usar gasolina podium em relação aditivada.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Marquinho, começou bem e tal... falando de estequiometria.... show! Depois fala que a Podium tem menos álcool? rsrsrsrs Aí não pô. Toda gasolina, de qualquer marca, de qualquer cor ou modelo, por lei, tem a mesma quantidade de álcool.
É, 23%...Gelous escreveu:Marquinho, começou bem e tal... falando de estequiometria.... show! Depois fala que a Podium tem menos álcool? rsrsrsrs Aí não pô. Toda gasolina, de qualquer marca, de qualquer cor ou modelo, por lei, tem a mesma quantidade de álcool.
- SPEED RACER
- Mito
Marquinho, aceito seu argumento, se ambas tem o mesmo poder calorífico teóricamente deveriam usar a mesma giclagem, correto?
Mas na pratica isso não acontece...como eu disse, ja ouvi varios relatos de gente que usou podium e a moto ficou mais beberrona.
E eu fiz centenas de testes com uma TW e ela rendia melhor diminuindo a giclagem qdo usava podium.
Claro que a diminuição é minima, mas ficava melhor.
Mas gostei das infos trocadas, eu realmente não sabia que o aumento/diminuição da giclagem éra em função do poder calorífico.
Mas que a podium tem maior poder calorifico tem, rsrsrsrs
Mas na pratica isso não acontece...como eu disse, ja ouvi varios relatos de gente que usou podium e a moto ficou mais beberrona.
E eu fiz centenas de testes com uma TW e ela rendia melhor diminuindo a giclagem qdo usava podium.
Claro que a diminuição é minima, mas ficava melhor.
Mas gostei das infos trocadas, eu realmente não sabia que o aumento/diminuição da giclagem éra em função do poder calorífico.
Mas que a podium tem maior poder calorifico tem, rsrsrsrs
B-King Of The Urban Jungle
E outra coisa, a adicao de alcool na gasolina, aumenta a octanagem dela. O alcool tem o equivalente a octanagem 110.
Se tirassem o alcool que tem na nossa gasolina, a octanagem seria ainda menor.
Se tirassem o alcool que tem na nossa gasolina, a octanagem seria ainda menor.
HIRA®
-
Murilo_Gomes
- Roda Presa
Errado, por lei qualquer gasolina vendida em postos no brasil tem que ter no minimo 24 e no maximo 26% de alcool anidro. Estando entre 24 a 26 ta dentro da especificação relacionado a quantidade de alcool.decoh6 escreveu:É, 23%...Gelous escreveu:Marquinho, começou bem e tal... falando de estequiometria.... show! Depois fala que a Podium tem menos álcool? rsrsrsrs Aí não pô. Toda gasolina, de qualquer marca, de qualquer cor ou modelo, por lei, tem a mesma quantidade de álcool.
Abraços
murilo gomes
( Acho que no caso deve ser sem álcool? Divergindo do Speed, sem conhecer muito, talvez com acréscimo de chumbo para chegar na octanagem adequada.
Eu talvez usasse para testar. Se tivesse uma B6 e dinheiro para ter duas ou três dessas.)
Somente agora eu vi que escrevi o que já havia sido dito.
Eu talvez usasse para testar. Se tivesse uma B6 e dinheiro para ter duas ou três dessas.)
Somente agora eu vi que escrevi o que já havia sido dito.
Abraços.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-
Robson
Murilo_Gomes escreveu:Errado, por lei qualquer gasolina vendida em postos no brasil tem que ter no minimo 24 e no maximo 26% de alcool anidro. Estando entre 24 a 26 ta dentro da especificação relacionado a quantidade de alcool.decoh6 escreveu:É, 23%...Gelous escreveu:Marquinho, começou bem e tal... falando de estequiometria.... show! Depois fala que a Podium tem menos álcool? rsrsrsrs Aí não pô. Toda gasolina, de qualquer marca, de qualquer cor ou modelo, por lei, tem a mesma quantidade de álcool.
Abraços
murilo gomes
Ih !!!
http://extranet.agricultura.gov.br/sisl ... r&id=17360
RESOLUÇÃO Nº 36, DE 31 DE OUTUBRO DE 2006.
Dispõe sobre a adição de álcool etílico anidro combustível à gasolina.
O CONSELHO INTERMINISTERIAL DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL - CIMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº 3.546, de 17 de julho de 2000, alterado pelo Decreto nº 4.267, de 12 de junho de 2002, com base no art. 9º da Lei nº 8.723, de 28 de outubro de 1993, alterado pelo art. 18 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, e tendo em vista o que consta do Processo nº 21000.012969/2006-05, resolve
Art. 1º Aprovar a fixação em vinte e três por cento, a partir da zero hora do dia vinte de novembro de 2006, do percentual obrigatório de adição de álcool etílico anidro combustível à gasolina.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Mas já foi alterada Robs...
O Murilo está certo:
Dúvidas Frequentes
Qualidade dos Combustíveis
Como se precaver quanto ao abastecimento do veículo com combustível adulterado?
Exija sempre a nota fiscal para garantir o conhecimento da origem do combustível em seu tanque. Além disso, podem ser verificadas outras obrigações do posto, tais como: placa da ANP visível com o telefone do Centro de Relações com o Consumidor (0800 970 0267), bandeira do posto, marca da distribuidora no caminhão que abastece o posto igual à informada na bomba.
Também é possível solicitar ao posto revendedor de combustível que faça o "teste da proveta", que verifica o teor de álcool na gasolina. Esse teste, quando solicitado pelo consumidor, é obrigatório para o posto revendedor de combustíveis, conforme a Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007.
Desde o dia 1º de julho de 2007, o percentual obrigatório de álcool etílico na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
Como é feito o teste de teor de álcool ("teste da proveta") na gasolina?
O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007 é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v, isto é, 100g de sal para cada 1 litro de água:
- em uma proveta de vidro de 100ml, graduada em subdivisões de 1ml, com boca esmerilhada e tampa, colocar 50ml da amostra de gasolina na proveta previamente limpa, desengordurada e seca;
- adicionar a solução de cloreto de sódio até completar o volume de 100ml;
- misturar as camadas de água e amostra por meio de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação enérgica;
- deixar em repouso por 15 minutos, a fim de permitir a separação completa das duas camadas;
- anotar o aumento da camada aquosa, em mililitros;
- a gasolina, de tom amarelado, ficará na parte de cima do frasco e a água e o álcool, de tom transparente, na parte inferior. O aumento em volume da camada aquosa (álcool e água) será multiplicado por 2 e adicionado mais 1.
O consumidor pode solicitar que o posto faça o teste de teor de álcool na gasolina ("teste da proveta") sempre que julgar conveniente.
Desde o dia 1º de julho de 2007, o percentual obrigatório de álcool etílico na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
Foi extraído daqui:
http://www.anp.gov.br/falecomanp/duvida ... ust%EDveis
O Murilo está certo:
Dúvidas Frequentes
Exija sempre a nota fiscal para garantir o conhecimento da origem do combustível em seu tanque. Além disso, podem ser verificadas outras obrigações do posto, tais como: placa da ANP visível com o telefone do Centro de Relações com o Consumidor (0800 970 0267), bandeira do posto, marca da distribuidora no caminhão que abastece o posto igual à informada na bomba.
Também é possível solicitar ao posto revendedor de combustível que faça o "teste da proveta", que verifica o teor de álcool na gasolina. Esse teste, quando solicitado pelo consumidor, é obrigatório para o posto revendedor de combustíveis, conforme a Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007.
O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007 é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v, isto é, 100g de sal para cada 1 litro de água:
- em uma proveta de vidro de 100ml, graduada em subdivisões de 1ml, com boca esmerilhada e tampa, colocar 50ml da amostra de gasolina na proveta previamente limpa, desengordurada e seca;
- misturar as camadas de água e amostra por meio de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação enérgica;
- deixar em repouso por 15 minutos, a fim de permitir a separação completa das duas camadas;
- a gasolina, de tom amarelado, ficará na parte de cima do frasco e a água e o álcool, de tom transparente, na parte inferior. O aumento em volume da camada aquosa (álcool e água) será multiplicado por 2 e adicionado mais 1.
O consumidor pode solicitar que o posto faça o teste de teor de álcool na gasolina ("teste da proveta") sempre que julgar conveniente.
Foi extraído daqui:
Editado pela última vez por decoZ em 25 Nov 2008, 13:38, em um total de 1 vez.
-
Robson
É, vi isso agora tb...
Desculpa aí Murilo.
Vc está certo, esqueci que vc trabalha na área.
Abraços
Desculpa aí Murilo.
Abraços
- Mau/Santos
- Mito
É engraçado como mês sim, mês não acontece algum tópico sobre gasolina, e sempre rola a maior confusão em relação aos conceitos que o povo tem da Podium e demais gasolinas, né!
Imagina só o tópico GS x CB ou TW x FZ , abastecidas com as gasolinas comum, aditivada e Podium......
Ia ter nego saindo da sua cidade pra assassinar companheiro de outra....
Enquanto tamos só no debate amigável, tá lindo!
Oq ferra é q cada vez q aparece tópico novo parece que eu desaprendo tudo oq aprendi na discussão anterior, ou então mudam os conceitos....
Q zona!
Já to todo confuso de novo.......na dúvida, só boto Podium na bixinha.....e continuo sem precisar lavar o tanque ou mexer na carburação!
Imagina só o tópico GS x CB ou TW x FZ , abastecidas com as gasolinas comum, aditivada e Podium......
Ia ter nego saindo da sua cidade pra assassinar companheiro de outra....
Enquanto tamos só no debate amigável, tá lindo!
Oq ferra é q cada vez q aparece tópico novo parece que eu desaprendo tudo oq aprendi na discussão anterior, ou então mudam os conceitos....
Q zona!
Já to todo confuso de novo.......na dúvida, só boto Podium na bixinha.....e continuo sem precisar lavar o tanque ou mexer na carburação!
Since 03/03/2006
-
Murilo_Gomes
- Roda Presa
Ihh!!! 8)Robson escreveu:É, vi isso agora tb...
Desculpa aí Murilo.![]()
Abraços
Abraços
Murilo Gomes
-
Robson
tá.
eu mereço.

eu mereço.
Ou seja, 0,5% que não vai fazer porra nenhuma de diferença.
15 minutosss ??? Que isso .... ninguém tem tempo pra fazer essa merda de teste !decoh6 escreveu:Mas já foi alterada Robs...
O Murilo está certo:
Dúvidas Frequentes
Foi extraído daqui:
Se fosse em 3 minutos eu faria em todo lugar ... mas 15 minutos ... da pra tomar 5 cervejas !
[]'s
RMD escreveu:"gasolina de aviao" de maneira BEM grosseira e resumida é nada mais q querosene. E estes aditivos da STP e outros tb possuem em sua composiçao boa parte de querosene. Entao pra q gastar dinheiro com isso. Basta colocar querosene e deixa fu*&# tudo.
Né assim não, QAV (querosene de aviação) e AVIGAS (gasolina aeronautica) é outra. Um dos problemas é que o litro de AVIGAS deve estar mais de 6 reais o litro, hehehe E em motor "normal" não daria muita diferença.
.
MSM
MSM