Gasolina de Avião

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Gasolina de Avião

Mensagem por Robson »

decoh6 escreveu:
No caso de subutilização de mistura rica (gasolina de alta octanagem), há a possibilidade de formação de fuligem, o que ocasionará a carbonização das velas, na cabeça dos pistãos, nas válvulas de escape e no 1º anel...

Deco, o fato da gasolina ter mais octanas não a torna mais ou menos rica.

A carbonização só vai acontecer se a mistura ar-combustível estiver com excesso de combustivel, e o acúmulo de resíduos no motor depende da composição da gasolina.

A alta octanagem da gasolina só previne a auto-ignição em motores de alta compressão, ou seja, a famosa batida de pino.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

Abraços
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

O que quebra o motor não é o uso da gasolina de aviação. É que, quando se chega no nível de preparação para usar avgas, o bagulho já tá feio! hehehehe

Taxa nas alturas, pistãozinho leve, cabeçote prepado, etc.

A taxa da Banditossauro não dá pra queimar nem gasolina comum direito, quem dirá avgas! rsrsrsrs
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Emmanuel escreveu:Meu pai usava gasolina de aviação nos Opalas que ele teve nos anos 70 e 80. Para bater uns pegas. Pelo menos com ele funcionou e não quebrou o motor. Com motos ainda não vi ninguém fazer. :)
Meu pai fazia a mesma coisa só que era com Fuscão...hehaheha

E o pessoal da epoca sempre disse que deixava o carro um demonio e meu pai sempre fez isso e nunca acabou com motor nenhum tb...

A unica diferença é que naquela epoca, tanto a gasolina azul, como a de aviação, custava alguns centavos... Hoje deve estar quase uns 10 paus o litro... :-( :-( :-(
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

pois é, a gasolina azul eu usei muito nos idos dos anos 70, eu tinha um maverick 302 canadense, e como não poderia ser diferente, era laranja com faixa preta, lindão kra, e a gasolina ajudava e muito, mas hoje não existe mais essa gasolina, usar gasolina de aviação, não vejo necessidade, hoje tem a PODIUM ou a V POWER RACING, tb muitissimo boa e a preços convidativos....

abraços.

PS: agora se quer potencia, voar baixa, compra uma RF900R, menos a minha é claro, ou uma HAYABUSA, que também é boa...KKKKKKKKKKK
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Robson escreveu:
decoh6 escreveu:
No caso de subutilização de mistura rica (gasolina de alta octanagem), há a possibilidade de formação de fuligem, o que ocasionará a carbonização das velas, na cabeça dos pistãos, nas válvulas de escape e no 1º anel...

A carbonização só vai acontecer se a mistura ar-combustível estiver com excesso de combustivel, e o acúmulo de resíduos no motor depende da composição da gasolina.

A alta octanagem da gasolina só previne a auto-ignição em motores de alta compressão, ou seja, a famosa batida de pino.

Abraços

Sim, eu que me expressei errado, o que eu quis dizer é que com uma gasolina de tão alta octanagem, se a proporção da mistura for a mesma, ela ficaria mais rica pois, do poder da 120 octanas... e pelo ponto de fulgor...
Se bem que alguns dos aviões menores, que não voam tão alto, usam avgas de 87 octanas...(é vermelha)
A mais comum 100 octanas (é verde)
E a de 120 a 130 octanas (é roxa)
Editado pela última vez por decoZ em 25 Nov 2008, 09:15, em um total de 1 vez.
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Robson escreveu:
decoh6 escreveu:

Abraços

Robson, de fato não deve existir relação entre octanagem e a gasolina ser mais ou menos rica.
Porém a PODIUM é sim mais rica que a normal, eu pude fazer varios testes com ela.
Pra andar legal, a giclagem éra menor ;-)
Minha TW tinha 13,5:1 de taxa, só dava pra rodar com podium, se colocasse a normal batia pino e batia feio, dava medo.
B-King Of The Urban Jungle
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Fala sério, se alguém tem vontade de ver o OCO mesmo, prepare um motor de ciclo OTTO com taxa equivalente a 15:1 e use GNV.
O GNV tem equivalência de 120 octanas, ou seja, é um gás pra lá de "esportivo", encontra-se praticamente em qualquer posto de combustível e custa uma merreca de R$1,74 o m³.

Bem, numa moto ficaria meio esquisito uma botija amarelinha super pesada e a prova de balas. :lol:
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Robson

Mensagem por Robson »

SPEED RACER escreveu: Robson, de fato não deve existir relação entre octanagem e a gasolina ser mais ou menos rica.
Porém a PODIUM é sim mais rica que a normal, eu pude fazer varios testes com ela.
Minha TW tinha 13,5:1 de taxa, só dava pra rodar com podium, se colocasse a normal batia pino e batia feio, dava medo.

Speed, eu não vou discutir com vc e seu empirismo de novo.... :-D :-D :-D

Se a própria Petrobrás, fabricante da Pódium diz que a gasolina NÃO É MAIS RICA nem mais potente que outras.... 8)

http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument

Abraço
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Speed, você é EMO?
Imagem
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Robson escreveu:
SPEED RACER escreveu: Robson, de fato não deve existir relação entre octanagem e a gasolina ser mais ou menos rica.

Se a própria Petrobrás, fabricante da Pódium diz que a gasolina NÃO É MAIS RICA nem mais potente que outras.... 8)

Abraço
Robson, não sei nada da parte técnica, mas realmente, se botar podium sem trocar o gicleur fica uma bosta. Pelo menos em motos preparadas e/ou de competição! ;-) Dá um excesso muito grande!
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

A AVGÁS é pura, não tem alcool. Teoricamente pode apresentar um maior rendimento, mas é mínimo.

O pessoal costuma usá-la como "aditivo" p/ alta octanagem, misturando com gasolina comum, oq deve sair mais barato que podium ou aditivos reais.

Em veículos injetados o chumbo presente estraga principalmente o catalizador.

Flws
Editado pela última vez por Rodrigo - Ctba em 25 Nov 2008, 10:15, em um total de 1 vez.
SPEED RACER
Mito

Gelous escreveu:
Robson escreveu:

Abraço
Robson, não sei nada da parte técnica, mas realmente, se botar podium sem trocar o gicleur fica uma bosta. Pelo menos em motos preparadas e/ou de competição! ;-) Dá um excesso muito grande!

GELOUS, esquece...
Quem sabe das coisas é ele ;-)
Robson

Mensagem por Robson »

Não Speed, quem sabe das coisas é quem fabrica a gasolina, só isso.

Ou vc acha que se a gasolina Pódium fosse realmente mais potente ela não ia usar isso na propaganda do produto ?

Mas não, a própria Petrobrás diz no site da BR que a gasolina Pódium não tem maior poder calorífico que as outras.

Gelous, em motores preparados se mexe em tanta coisa, que fica dificil culpar a gasolina por qualquer tipo de problema na mistura .

Na minha XT600 com zero preparação aceitava a Pódium numa boa, o mesmo para a RD350.

Abraços
SPEED RACER
Mito

Robson, acho que vc precisa entender o que é gasolina mais RICA ou mais POBRE.
Ser mais rica não quer dizer que é mais ou menos potente.
E em momento algum eu disse isso.
Por exemplo, o álcool é mais pobre que a gasolina, se é que se pode dizer isso...pois precisa-se de uma giclagem 30% maior, e o metanol é mais pobre que o álcool, pois precisa de uma giclagem 5% maior que a do álcool.

Qqr motor aceita podium numa boa, mas faça uma enquete aqui de quem ja usou podium com motor original e verá que a maioria não gostou e achou que o consumo aumentou.
O aumento do consumo se deve ao motor ficar mais preguiçoso pelo excesso, com isso tem que abrir mais o acelerador pra compensar a perda e ai o consumo vai nas alturas...mas se refizer a carburação diminuindo os gicles, o consumo será o mesmo, e a potência tbm.
Editado pela última vez por SPEED RACER em 25 Nov 2008, 10:30, em um total de 1 vez.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Robson escreveu:Mas não, a própria Petrobrás diz no site da BR que a gasolina Pódium não tem maior poder calorífico que as outras.

Ela não tem maior poder calorífico, mas tem maior octanagem, o que propicia aumentar a taxa de compressão dos motores para obter um maior rendimento, entenda-se potência...

Se usada em motores de baixa compressão, simplesmente não será aproveitada para o que foi desenvolvida...

PS. Procuro somente usar Podium em minha moto, mas às vezes não acho, principalmente em viagens, e aí percebe-se claramente que altera o desempenho, mesmo sendo injetada, quando não uso Podium, a marcha lenta oscila um pouquinho...
Robson

Mensagem por Robson »

SPEED RACER escreveu:Robson, acho que vc precisa entender o que é gasolina mais RICA ou mais POBRE.
Ser mais rica não quer dizer que é mais ou menos potente.
E em momento algum eu disse que ela é mais potente.
Por exemplo, o álcool é mais pobre que a gasolina, se é que se pode dizer isso...pois precisa-se de uma giclagem 30% maior, e o metanol é mais pobre que o álcool (porém bem mais potente) pois precisa de uma giclagem 5% maior que a do álcool.

Speed, eu entendo da seguinte maneira.

Não existe combustivel rico ou pobre.

E sim combustivel com alta ou baixa octanagem (indice anti-detonante), com alto ou baixo poder calorífico.

O que está querendo dizer é MISTURA rica ou pobre.

Vc altera giclês para ajustar a mistura ar+gasolina que vai para dentro da câmara de combustão.

Em motores preparados, com alta taxa de compressão, deve ser mesmo necessário usar pódium (por causa do IAD alto) e giclês maiores (para acertar a mistura).

O álcool precisa de uma giclagem maior pq tem poder calorífico menor que o da gasolina. Ou seja, precisa ser consumido em quantidade maior para se obter o mesmo resultado que a gasolina, e isso explica o consumo maior de álcool em carros flex.

Agora... pelo que eu sei e pelo que eu já li, a gasolina pódium não é mais potente nem tem poder calorífico maior que da gasolina comum.

Abraço
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Tinha um colega que colocava esta gasosa na TW dele no aeroclube de maricá (RJ) onde eu pilotava.

Ele ebiru o motor depois que foi trocar a vela...a mesma estava completamente branca! sintoma de superaquecimento.

O mecânico tinha explicado para ele não colocar pois esta gasosa não possui álcool e contém chumbo..a vela estava de tal maneira que parecia que ia esfarinhar a ponta do eletrodo parecia meio que derretido ..câmara de combustão, válvulas..tudo esbranquiçado. O mec tinha falado ainda que por causa das características da Avgas a mesma não lubrifica a câmera de combustão e que ele deu sorte do motor não ter "colado" por superaquecimento.
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**

Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Raphael escreveu:Tinha um colega que colocava esta gasosa na TW dele no aeroclube de maricá (RJ) onde eu pilotava.

Ele ebiru o motor depois que foi trocar a vela...a mesma estava completamente branca! sintoma de superaquecimento.

O mecânico tinha explicado para ele não colocar pois esta gasosa não possui álcool e contém chumbo..a vela estava de tal maneira que parecia que ia esfarinhar a ponta do eletrodo parecia meio que derretido ..câmara de combustão, válvulas..tudo esbranquiçado. O mec tinha falado ainda que por causa das características da Avgas a mesma não lubrifica a câmera de combustão e que ele deu sorte do motor não ter "colado" por superaquecimento.
Aí o mecânico falou besteira, é porque a gasolina de alta octanagem se usada em motor com baixa compressão, não é toda aproveitada e produz uma fuligem que acumula na câmara de combustão. Isto seria a carbonização causando superaquecimento e pré ignição...
Em resumo f**e tudo... :lol: }:)
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Raphael escreveu: "colado" por superaquecimento.
IIIIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....
COLOU O GIGUELÊ!!!!

:lol:
Imagem
Responder