Vida corrida – Joelho no asfalto
Re: Vida corrida – Joelho no asfalto
diniz escreveu:!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!pretti escreveu: .... e não teve jeito, os caras do SAMU me amordaçaram e levaram pro Pronto Socorro...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
AHAIUHAOIUAHOIUAHOIAUHAOIUHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
AMORDAÇARAM!!! HAOUAHOIAUHOAIUHAOIUHAOIAUH!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
ESSA FOI FODA!! HAIOUAHOIAUHAOIUHAOUHAOIUHAO!!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
REFAZENDO:
a) coloca o ombro no lugar dando um porrada com o outro braço, monta na moto e se manda - RAMBO
b) se levanta e vai pro hospital sozinho, sem reclamar - MACHO
c) Fica esperando o resgate, pedindo pra ligar pra mamãe - TENDÊNCIA HOMOSSEXUAIS
d) Fica chorando e quando alguém aponta pro ombro dele, vê e desmaia - MOTOCICLISTA GAY DO QUEBEC
e) Os caras do SAMU amordaçam, jogam na viatura e seja o que Deus quiser - LOUCA DESESPERADA
AHAIUHAOIUHAOIUAHA!!!!
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- giggio
- Roda Presa
Concordo com o prettipretti escreveu: Basta ler um artigo dele, como o citado nesse tópico, pra perceber quanto conhecimento um cara desses nos oferece.
Há tempos que não leio algo interessante aqui no fódum... algo que enriquece o aprendizado...
Quanto ao Tite ser assim mal relacionado com alguma (s) marca (s) isso é normal... o cara é humano e também tem o direito de fazer a sua "pescaria". Em Brasília sempre acaba em pizza e aqui no M@d quase sempre acaba em pescaria (só entram pra baixar o cacete, falar mal ou enaltecer ao cubo suas marcas...) Compartilhar conhecimento e discutir coisas que NÃO SEJA Religião, Política, Futebol e "pescaria" é muito bem vinda para enriquecer o fódum Mas estão ficando raras.
Outra coisa que comentam sobre o jornalista lá no fódum que ele participa e a arrogância... também é normal... aqui também vive cheio de fodões, (se acham "o cara", a bala que matou Kennedy") tão fodões que eu acho que na vida real ninguém mais aguenta ouvir ele falar e acaba parando aqui.
Eu quero é compartilhar informacão.
Nunca estimule o mercado de peças usadas, ou no futuro a sua moto poderá ser a próxima "encomenda".
-
1998 - 2004 GS500E - Sold - 2007 - 2011 Bandit 650N Sold - Tô no MSM.
- fernando-ric
- Roda Presa
giggio escreveu: aqui no M@d quase sempre acaba em pescaria (só entram pra baixar o cacete, falar mal ou enaltecer ao cubo suas marcas...)
Isso não é verdade, afinal Honda é Honda!
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Eu já gosto do fórum e estou satisfeito (e viciado) com os posts daqui. As palhaçadas e brincadeiras, pegações de pé e xiitismos estão bem identificados nos posts e lê quem quer. Quanto à informação, todas (TODAS MESMO) vezes que eu precisei saber alguma coisa ou algum conselho, foi só perguntar e em instantes aparece um montão de gente muito prestativa e com respostas ou links que me ajudaram a decidir muita coisa... pesooal nota 10...giggio escreveu:Concordo com o prettipretti escreveu: Basta ler um artigo dele, como o citado nesse tópico, pra perceber quanto conhecimento um cara desses nos oferece.
Há tempos que não leio algo interessante aqui no fódum... algo que enriquece o aprendizado...as vezes fico de saco cheio com os novos tóxicos e volto a fuçar o velho M@d e fico surpreso com a qualidade das contribuições postadas LÁ.
Quanto ao Tite ser assim mal relacionado com alguma (s) marca (s) isso é normal... o cara é humano e também tem o direito de fazer a sua "pescaria". Em Brasília sempre acaba em pizza e aqui no M@d quase sempre acaba em pescaria (só entram pra baixar o cacete, falar mal ou enaltecer ao cubo suas marcas...) Compartilhar conhecimento e discutir coisas que NÃO SEJA Religião, Política, Futebol e "pescaria" é muito bem vinda para enriquecer o fódum Mas estão ficando raras.
Outra coisa que comentam sobre o jornalista lá no fódum que ele participa e a arrogância... também é normal... aqui também vive cheio de fodões, (se acham "o cara", a bala que matou Kennedy") tão fodões que eu acho que na vida real ninguém mais aguenta ouvir ele falar e acaba parando aqui.
Eu quero é compartilhar informacão.
LeoOptimus Leo escreveu:Eu ainda discordo, aqui esta uma citacao minha de outro post:pretti escreveu:Alguém se lembra da discussão sobre pêndulo em nakeds?!?Pra variar o capeta em forma humana que vos fala
![]()
, era tão pedante quanto o Tite, e dizia ser desnecessário fazer o pêndulo. :
Optimus Leo escreveu: Nao. E tambem assim eu tenho ideia de cuanto mais eu posso deitar a moto. E tambem porque cuanto mais jogado para fora o corpo estiver da moto, mais vertical eu posso manter a moto, assim maximizando o grip disponivel caso eu precissar deitar mais, ou conseguir alguma irregularidade no caminho (Na saida dessa curva en particular tem uma parte com cemento e outra com asfalto) e cuanto mais vertical estiver a moto, mais estavel sera.
Entendo sua oposição e o conceito físico contido em seu pensamento, mas como como o próprio Tite diz no artigo, ficou muito fácil, muito inculcada essa idéia no mundo speed afora, o que é um equívoco em muitos casos (ou seja, não deve ser tomada como uma regra geral, uma verdade absoluta ). Infelizmente, por razões práticas e pretendendo abordar a diversidade de situações reais, eu prefiro discutir isso num box a beira da pista pra demonstrar meu pensamento melhor. Aqui vamos avançar pouco....
Queria apenas que soubesse que a discussão a qual me refiro diz respeito ao antigo m@d em uma debatíamos pêndulos em motos naked. Por experiência própria, e pela posição também do meu instrutor, é praticamente descartável o pêndulo, ainda que possa ser preferência pessoal de algumas pessoas, e ainda que sendo necessário fazer um ajustamento ergonômico sobre a moto pro resultado final não ser esquisito do tipo bunda-pêndulo.
Nessa curva que fiz numa CB 500 não havia contorcionismo, pelo contrário, o corpo estava alinhado e a massa estava apoiada sobre as pedaleiras enquanto as pernas envolviam com firmeza o tanque. Com isso, curvas de baixa podem ser feitas com total eficiência e rapidez, até porque, como disse o próprio Tite e eu ratifico, os pneus oferecem grip de sobra hoje em dia, especialmente nessas curvas de relativamente baixas velocidades. Ou seja, desnecessário contar com maior área de contato do pneu como resultado de uma menor inclinação da moto, pois o grip e a tração necessárias já estão disponíveis com esses modernos pneus numa curva feita como na foto abaixo.

Não entrei muito no mérito do pêndulo nas SS naquela ocasião.
Numa SS tal, como se vê meu colega Pablo nessa foto, com o corpo bastante lançado, a questão é completamente distinta em vários sentidos. A começar pelo fato de que ergonomicamente ficaria desfuncional para ele guiar sua motocicleta ao longa da curva sem efetuar o pêndulo. Curiosamente, a velocidade nessa curva na pista aqui em BH também é baixa e diferentemente do que fiz na CB a GSXR "pede" outro estilo.
Como pode ver há muitos aspectos a serem levados em conta.
Abraço.

Pretti,
Se você estivesse mais rápido na CB500 conseguiria fazer a mesma curva sem pendular?
Eu mesmo na RD350R, que é uma moto complicada pra deixar estável, quando pendulo também tenho a mesma impressão do Optimus Leo.
Se eu estiver bem rápido, em estrada de asfalto bom, sinto necessidade de pendular pra entrar na curva mais seguro.
Abraço
Se você estivesse mais rápido na CB500 conseguiria fazer a mesma curva sem pendular?
Eu mesmo na RD350R, que é uma moto complicada pra deixar estável, quando pendulo também tenho a mesma impressão do Optimus Leo.
Se eu estiver bem rápido, em estrada de asfalto bom, sinto necessidade de pendular pra entrar na curva mais seguro.
Abraço
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
-
Gaucho
Sempre fiz curvas nesse estilo..............nunca penduleipretti escreveu:
Marquinho, eu já estava na maior velocidade possível naquela curva que aliás é uma curva de uns 150 graus da qual vc vê nessa foto apenas seu início. Essa ali era minha pista de treinamento semanal, a qual conheço em seus limites ( outros trechos dela vc vê, por exemplo, na foto em minha assinatura ). Desnecessário, e ainda, desajeitado numa CB - ergonomicamente falando - ficar pendulado ali. Como já disse, por preferência pessoal, pra se sentir mais seguro, vc poderia até deslocar mais o quadril/torax para dentro da curva, porém sem maior efetividade que não segurança psicológica maior ( digo isso para vc, pois eu sinto absoluta confiança curvando numa naked "agarrando" o tanque e fazendo uso dos pés para centrar massa, direcionar e inclinar a moto). Lembre-se, a velocidade da curva é tal que o pêndulo não trará diferencial traduzido em menor tempo para percorrê-la. O grip que vc precisa está ali "sobrando" à sua disposição. Resta um instrutor ou alguém mais experiente para lhe passar essa segurança com base em outras informações complementares.marquinho escreveu:Pretti,
Abraço
Na Rio-Juiz de Fora - uma verdadeira auto-pista com traçado de autódromo - as curvas já eram em pista dupla de média velocidade ( 150-170 ) e ainda assim, a forma de fazer a curva na CB era exatamente a mesma. Os Pirelli MT 75 usados na época eram muito seguros aquecidos, tanto que eram usados também no Brasileiro de Motovelocidade das 500cc.
Ademais, Marquinho, em se tratando de maiores ou altas velocidades - território não comum às nakeds - desaparece o sentido do pêndulo mais ainda ( por várias razões ). Até os pilotos de SS têm preferido o estilo "enfiado" junto à moto para determinadas curvas, como vc pode ver o Stoner nessa foto:

Tudo aquilo que o Leo cita no post é a teoria que se faz melhor explicada e tem mais sentido a bordo de uma moto SS de mais de 120 cv quando a potência bruta se faz presente no contorno e na saída de curva, mas não nas modestas 250cc, CB, GS, Hornet
Enfim, não quero me alongar porque logo irão aparecer vivências diferentes, níveis de experiência distintos, motos distintas, locais diferentes ( estrada x pista) e aí a discussão não tem fim nem denominador comum. 8)
Como falei, essas coisas têm que ser demonstradas numa pista.
Editado pela última vez por Pretti em 22 Nov 2008, 16:43, em um total de 2 vezes.
Valeuuuu meu camarada!pretti escreveu:Marquinho, eu já estava na maior velocidade possível naquela curva que aliás é uma curva de uns 150 graus da qual vc vê nessa foto apenas seu início. Essa ali era minha pista de treinamento semanal, a qual conheço em seus limites ( outros trechos dela vc vê, por exemplo, na foto em minha assinatura ). Desnecessário, e ainda, desajeitado numa CB - ergonomicamente falando - ficar pendulado ali. Como já disse, por preferência pessoal, pra se sentir mais seguro, vc poderia até deslocar mais o quadril/torax para dentro da curva, porém sem maior efetividade que não segurança psicológica maior ( digo isso para vc, pois eu sinto absoluta confiança curvando numa naked "agarrando" o tanque e fazendo uso dos pés para centrar massa, direcionar e inclinar a moto). Lembre-se, a velocidade da curva é tal que o pêndulo não trará diferencial traduzido em menor tempo para percorrê-la. O grip que vc precisa está ali "sobrando" à sua disposição. Resta um instrutor ou alguém mais experiente para lhe passar essa segurança com base em outras informações complementares.marquinho escreveu:Pretti,
Abraço
Na Rio-Juiz de Fora - uma verdadeira auto-pista com traçado de autódromo - as curvas já eram em pista dupla de média velocidade ( 150-170 ) e ainda assim, a forma de fazer a curva na CB era exatamente a mesma. Os Pirelli MT 75 usados na época eram muito seguros aquecidos, tanto que eram usados também no Brasileiro de Motovelocidade das 500cc.
Ademais, Marquinho, em se tratando de maiores ou altas velocidades - território não comum às nakeds - desaparece o sentido do pêndulo mais ainda ( por várias razões ). Até os pilotos de SS têm preferido o estilo "enfiado" junto à moto para determinadas curvas, como vc pode ver o Stoner nessa foto:
Tudo aquilo que o Leo cita no post é a teoria que se faz melhor explicada e tem mais sentido a bordo de uma moto SS de mais de 120 cv quando a potência bruta se faz presente no contorno e na saída de curva, mas não nas modestas 250cc, CB, GS, Hornet, etc. pilotadas "com postura ereta".
Enfim, não quero me alongar porque logo irão aparecer vivências diferentes, níveis de experiência distintos, motos distintas, locais diferentes ( estrada x pista) e aí a discussão não tem fim nem denominado comum. 8)
Como falei, essas coisa tem que ser demonstradas numa pista.
Entendi a parada!
Então o que me falta é uma SS, rsrsrsrs, to brincando!
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
O tite é phoda....foi o seu artigo que me fez comprar a minha moto:
*http://www.motonline.com.br/testes/test ... out07.html[/web]
*http://www.motonline.com.br/testes/test ... out07.html[/web]
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Depois de ler esse post e pegar umas dicas eu comecei a abandonar o pêndulo e fazer as curvas apoiando as pernas no tanque. A diferença é que dou mais pressão com o joelho de fora da curva e jogo o peso mais na pedaleira do lado interno.
Realmente não faz falta o pêndulo e eu sinto a moto mais "na mão".
Quanto ao Tite, pouco me importa se o cara é um merda ou não. Isso é problema dele e da esposa que aguenta a mala. O que me interessa é que ele escreve muita coisa boa e, se eu souber filtrar as merdas que ele escreve e tirar a informação produtiva, eu só tenho a ganhar.
Realmente não faz falta o pêndulo e eu sinto a moto mais "na mão".
Quanto ao Tite, pouco me importa se o cara é um merda ou não. Isso é problema dele e da esposa que aguenta a mala. O que me interessa é que ele escreve muita coisa boa e, se eu souber filtrar as merdas que ele escreve e tirar a informação produtiva, eu só tenho a ganhar.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
É isso ai, do teste acima eu filtrei o "“in medius virtus”". e to feliz pra caralho com o custo x beneficio...PriesT escreveu:Quanto ao Tite, pouco me importa se o cara é um merda ou não. Isso é problema dele e da esposa que aguenta a mala. O que me interessa é que ele escreve muita coisa boa e, se eu souber filtrar as merdas que ele escreve e tirar a informação produtiva, eu só tenho a ganhar.
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Muito boa a avaliação comparativa do Tite ( especialmente para quem não tem não tem grande experiência ainda, ou seja, a quase totalidade dos seus leitores, né Andress!?andress escreveu:O tite é phoda....foi o seu artigo que me fez comprar a minha moto:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
http://www.motonline.com.br/testes/test ... out07.html
Me remete à discussão deste outro tópico recente ( http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewtopic.php?t=7434 ) sobre as aptidões da CBR600RR frente às demais SS...
A propósito, vou refrescar a memória de uns nerds. Olha como se parecem as impressões e opiniões do Tite nesse artigo e a minha colocação citada abaixo:
"Kuati, como vc disse num forum fica mais difícil explicar, mas vamos tentar...
Sua idéia de moto pauleira, fodástica está ligada às 1.000, 1200, RF900R
É mais ou menos como comparar as 250 do Mundial de Motovelocidade e as 900cc MOTOGP (na época correndo no Rio ): as 250 chegavam para a curva do final das retas dos boxes mais rápido e contornavam também mais rápido, sendo que o tempo de final de volta era pouca coisa abaixo das potentíssimas 900 cilindradas!
Assim dizer que vai tirar tudo da moto em três dias só dá pra imaginar dando uns esticões em estrada aberta com acelerador no talo, mas com os joelhos longe do chão e sem explorar as qualidades dela em serrinhas. Dito de outra maneira, é fácil achar o limite do motor dela na rodovia dupla saída para o Rio de Janeiro que apresenta quase que somente uns retões e algumas semi-retas. Mas isso é ver o ôco em reta - primo de boy de reta.
Pretti
Hoje me veio outra dúvida,
Voce comentou sobre não precisar fazer pêndulo nas Nakeds, e no caso das motos médias CB500 por exemplo o grip sobra pois a moto não tem o torke bruto.
Então no caso de uma bandit 1250, ou 1200, onde tem muito torke e é naked, com guidon alto, pedaleiras menos recuadas etc...
Também não há necessidade de pêndulo?
Ou por serem maiores, pesadas e com torke alto precisa?
Abraço valeu!
Hoje me veio outra dúvida,
Voce comentou sobre não precisar fazer pêndulo nas Nakeds, e no caso das motos médias CB500 por exemplo o grip sobra pois a moto não tem o torke bruto.
Então no caso de uma bandit 1250, ou 1200, onde tem muito torke e é naked, com guidon alto, pedaleiras menos recuadas etc...
Também não há necessidade de pêndulo?
Ou por serem maiores, pesadas e com torke alto precisa?
Abraço valeu!
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Da ultima vez q raspei o joelho, foi o ombro, braços, cotovelos e td meu lado esquerdo... Parecia q tinha deitado na frigideira...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
Marquinho, aquela idéia que o Optimus reproduziu é válida no sentido de que motos torcudas mantenham-se menos inclinadas ao despejar potência numa saída de curva, por exemplo. Mas fica difícil imaginar um posicionamento correto sobre a moto pra "equação fechar". Pois afinal o posicionamento afeta diretamente também o tracionamento.marquinho escreveu:Pretti
Hoje me veio outra dúvida, voce comentou sobre não precisar fazer pêndulo nas Nakeds, e no caso das motos médias CB500 por exemplo o grip sobra pois a moto não tem o torke bruto. Então no caso de uma bandit 1250, ou 1200, onde tem muito torke e é naked, com guidon alto, pedaleiras menos recuadas etc... Também não há necessidade de pêndulo? Ou por serem maiores, pesadas e com torke alto precisa?
Abraço valeu!
Veja nessa foto abaixo como a posição do piloto não ajuda, não traz benefício para o contorno da curva e ainda deixa-o em condições não ideais de controle sobre sua moto. As mãos e semi-braços não podem fazer ou ter pressão excessiva, o braço externo deveria servir para ancoragem no tanque, o quadril não se alinha com o torax .... coisas que seriam perfeitamente obtidas em uma SS.

Acredito que no máximo um leve deslocamento de massa para dentro da curva já é suficiente, permitindo manter a B12 pouca coisa mais elevada. Mas lembre-se, vc não está disputando uma corrida com uma naked e sim buscando sair de curva de baixa ou média velocidade com prontidão e segurança, portanto, desnecessário maiores preocupações. Um pneu sport devidamente aquecido a uns 35-40 graus ( M3, Pilot Power, BT 15, Pilot Road, etc. ), a centralização de massas, os semi-braços ligeiramente relaxados e os chassis atuais dão conta do recado. Ademais, a distribuição de massa bem como os ângulos de trail numa naked são distintos de uma SS e praticamente "pedem" ao piloto que mantenha uma posição neutra sobre a moto. Já nas SS modernas a estória é outra, quanto mais o piloto pendular mais confiança terá que haver em relação ao eixo/pneu dianteiro. Ele se projeta para fora da moto pra trazer o centro de gravidade para o centro da curva e obter maiores velocidades num ângulo de inclinação menor.
A foto abaixo é pra ilustrar não exatamente um pêndulo, mas um deslocamento de massa para o interior da curva que é válido dentro da idéia que expliquei acima.

Concordo 100%!!pretti escreveu: ...Já nas SS modernas a estória é outra, quanto mais o piloto pendular mais confiança terá que haver em relação ao eixo/pneu dianteiro. Ele se projeta para fora da moto pra trazer o centro de gravidade para o centro da curva e obter maiores velocidades num ângulo de inclinação menor.
No meu caso, saí direto das trails para as SS, e de cara logo a Kawa "7", que é super-socada. Não passei por nakeds e não tenho experiência nenhuma de naked na curva.
Esse fds subi na GSX 750 F do 7Galo e estranhei demais os semiguidões altos e recuados; achei a posição muitíssimo parecida com uma naked. Como fica o posicionamento nas curvas pra uma moto tão touring assim? Pendular não fica com os braços muito fora do tanque? Na SS que tive dá pra pendular "abraçando" o tanque com o braço de fora, fica muito mais fácil e natural...
Opa! Grande Diniz!diniz escreveu:Concordo 100%!!pretti escreveu: ...Já nas SS modernas a estória é outra, quanto mais o piloto pendular mais confiança terá que haver em relação ao eixo/pneu dianteiro. Ele se projeta para fora da moto pra trazer o centro de gravidade para o centro da curva e obter maiores velocidades num ângulo de inclinação menor.![]()
![]()
No meu caso, saí direto das trails para as SS, e de cara logo a Kawa "7", que é super-socada. Não passei por nakeds e não tenho experiência nenhuma de naked na curva.
Esse fds subi na GSX 750 F do 7Galo e estranhei demais os semiguidões altos e recuados; achei a posição muitíssimo parecida com uma naked. Como fica o posicionamento nas curvas pra uma moto tão touring assim? Pendular não fica com os braços muito fora do tanque? Na SS que tive dá pra pendular "abraçando" o tanque com o braço de fora, fica muito mais fácil e natural...
Também tenho esta dúvida!
Este sabadão eu e o Diniz demos um rolé muito legal em Morungaba, Serra Negra e talz. Rodamos aproximadamente 400KM entre ida e volta. Eu nunca tinha andado por lá de moto, ainda mais em parceria com uma SS. E a impressão que tive da diferença de performance entre as máquinas é brutal (opinião minha). Sempre ouvi muita gente falando que a F consegue "acompanhar" SS na estrada. Bom , eu só conseguia pq o Diniz foi "na boa", senão ficava pra trás nas retas, nas curvas, em tudo.
Nas serrinhas então...vixi! Na subida o motor não acompanha, na descida o peso em conjunto com os freios deficientes ficam em evidência.Tudo bem que sou super novato, não sou parâmetro pra analisar, mas acho que tem que ser muiiiiiito piloto pra acompanhar de F as SS naquelas serrinhas travadas, isso se for possível acompanhar. Sei não...
Eu também não abusei, fui apenas praticando o "contra esterço" que eu não tinha idéia do que era e gostei pacas! Como disse, sou muiiiiito novato, com 7 meses de habilitação, a F tá sendo minha escola e prefiro não ir muito além da minha zona de conforto...principalmente "tentar" fazer dela o que ela não é...uma SS! Rapar o joelho no chão? Tenho muito treino ainda pela frente mas um dia, com mais experiência, chego lá!
Bom, é isso ai!
Graaande 7Galo!7Galo escreveu:Opa! Grande Diniz!diniz escreveu:Concordo 100%!!pretti escreveu: ...Já nas SS modernas a estória é outra, quanto mais o piloto pendular mais confiança terá que haver em relação ao eixo/pneu dianteiro. Ele se projeta para fora da moto pra trazer o centro de gravidade para o centro da curva e obter maiores velocidades num ângulo de inclinação menor.![]()
![]()
Também tenho esta dúvida!
Este sabadão eu e o Diniz demos um rolé muito legal em Morungaba, Serra Negra e talz. Rodamos aproximadamente 400KM entre ida e volta. Eu nunca tinha andado por lá de moto, ainda mais em parceria com uma SS. E a impressão que tive da diferença de performance entre as máquinas é brutal (opinião minha). Sempre ouvi muita gente falando que a F consegue "acompanhar" SS na estrada. Bom , eu só conseguia pq o Diniz foi "na boa", senão ficava pra trás nas retas, nas curvas, em tudo.![]()
Nas serrinhas então...vixi! Na subida o motor não acompanha, na descida o peso em conjunto com os freios deficientes ficam em evidência.Tudo bem que sou super novato, não sou parâmetro pra analisar, mas acho que tem que ser muiiiiiito piloto pra acompanhar de F as SS naquelas serrinhas travadas, isso se for possível acompanhar. Sei não...
Eu também não abusei, fui apenas praticando o "contra esterço" que eu não tinha idéia do que era e gostei pacas! Como disse, sou muiiiiito novato, com 7 meses de habilitação, a F tá sendo minha escola e prefiro não ir muito além da minha zona de conforto...principalmente "tentar" fazer dela o que ela não é...uma SS! Rapar o joelho no chão? Tenho muito treino ainda pela frente mas um dia, com mais experiência, chego lá!
Bom, é isso ai!
Frisei nas suas colocações, em negrito, o que me levou a dizer no passado - com todo respeito - que a 750 F é uma pacacycle
Ontem lembrei de você, pois tinha um colega com uma F preta rodando na pista do MegaSpace aqui em BH e mostrando muito acerto na técnica tendo feito um único curso de pilotagem e três meses de prática(!).
Outro detalhe ele colocou um escape cotoco parecido com o da GSXR750 que ficou show, além de ser muuuito mais leve e mantere aquele ronco maravilhoso da F!
Então diniz e 7Galo, fica um samba mal resolvido...diniz escreveu:Concordo 100%!!pretti escreveu: ...Já nas SS modernas a estória é outra, quanto mais o piloto pendular mais confiança terá que haver em relação ao eixo/pneu dianteiro. Ele se projeta para fora da moto pra trazer o centro de gravidade para o centro da curva e obter maiores velocidades num ângulo de inclinação menor.![]()
![]()
Cada caso vai ser um caso ( dependendo da estatura do piloto, do modelo da moto), mas em se tratando da F, provavelmente vc terá que usar mais a força da perna contra o tanque e tentar evitar com que se dependure no guidon por falta de apoio dos braços usando a musculatura dorsal e toraxica.
Mas ainda tem as pedaleiras em posição baixa e as suspensões molengas e o freio deficiente....
Por fim, vc pode trocar de moto se o propósito é pilotar de verdade.
Pra andar rápido e dar uns tiros tudo bem, mas pra acompanhar SS ou rodar em pista tem que fazer uma adaptação no estilo.
Pena não ter filmado o cara ontem nas curvinhas de baixa na pista, pendulando bem pra caramba!