Fazer Shimmando. O que será?
Fazer Shimmando. O que será?
Pessoal, há uns dois dias reparei que a minha moto (fazer 250) está shimmando.
Hoje eu saí com o Tato Petry e com o Lucas_BH pra dar um rolé e resolvemos testar a calibragem. Coloquei 33 libras (calibragem recomendada pelo manual) e continuou shimmando. Pus 30 libras e piorou consideravelmente. Acabou que pus 35 e deu uma boa melhorada.
A parada é +- assim: se eu solto o guidão a +- 60 km/h / 70 km/h ela começa a shimmar.. às vezes é uma vibração pequena, mas às vezes balança MUITO, a ponto do tanque começar a balançar. Não deixei ir além disso porque não quero ver onde isso vai dar.....
Quando a velocidade cai abaixo de 60 a moto estabiliza.
Outra coisa: Não dá pra sentir oscilação nenhuma nas mãos. Só shimma se eu soltar o guidão nessa velocidade em específico. Também não é nenhum shimmy muito forte. Se eu voltar as mãos pro guidão ela pára instantaneamente.
Dado importante: Há umas 3 semanas meu irmão foi colocar a moto pra dentro, perdeu o ponto da embreagem e deu uma cacetada com a roda na parede.
Na hora não deu nada, mas agora notei esse problema por acaso.
O Jabsb disse que poderia ser óleo de bengala, mas não acho que seja porque ela não shimma quando pega ondulações na pista.
Tava conversando com o Lucas BH que disse que pode ser o parafuso do eixo dianteiro torto ou bengalas desalinhadas por causa da porrada.
Meu medo é ser roda, pois as rodas da Fazer são de liga leve e é um SACO pra arrumar.
Pneu não acho que seja. Ainda é o original e tá com 20500 km rodados. Não sou de fritar pneu. O traseiro também é o original, tá com essa KM e ainda aguenta mais 3 mil tranquilo.
O que acham que pode ser?
Agradeço imensamente qualquer ajuda.
Hoje eu saí com o Tato Petry e com o Lucas_BH pra dar um rolé e resolvemos testar a calibragem. Coloquei 33 libras (calibragem recomendada pelo manual) e continuou shimmando. Pus 30 libras e piorou consideravelmente. Acabou que pus 35 e deu uma boa melhorada.
A parada é +- assim: se eu solto o guidão a +- 60 km/h / 70 km/h ela começa a shimmar.. às vezes é uma vibração pequena, mas às vezes balança MUITO, a ponto do tanque começar a balançar. Não deixei ir além disso porque não quero ver onde isso vai dar.....
Outra coisa: Não dá pra sentir oscilação nenhuma nas mãos. Só shimma se eu soltar o guidão nessa velocidade em específico. Também não é nenhum shimmy muito forte. Se eu voltar as mãos pro guidão ela pára instantaneamente.
Dado importante: Há umas 3 semanas meu irmão foi colocar a moto pra dentro, perdeu o ponto da embreagem e deu uma cacetada com a roda na parede.
O Jabsb disse que poderia ser óleo de bengala, mas não acho que seja porque ela não shimma quando pega ondulações na pista.
Tava conversando com o Lucas BH que disse que pode ser o parafuso do eixo dianteiro torto ou bengalas desalinhadas por causa da porrada.
Meu medo é ser roda, pois as rodas da Fazer são de liga leve e é um SACO pra arrumar.
Pneu não acho que seja. Ainda é o original e tá com 20500 km rodados. Não sou de fritar pneu. O traseiro também é o original, tá com essa KM e ainda aguenta mais 3 mil tranquilo.
O que acham que pode ser?
Agradeço imensamente qualquer ajuda.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
Re: Fazer Shimmando. O que será?
tem bauleto, experimenta fazer isso sem o bauleto pra ve se continua fazendo a mesma coisa. Eu tive uma strada que quando com peso no bauleto se comportava assim.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
tá com bauleto sim, kalixto. Givi 25l. Mas ja tinha colocado antes e nunca tinha dado problema.... E olha q hoje eu só levo a capa de chuva nele (alba). Já carreguei coisa bem mais pesada.
Mas vou tentar sim! Valeu a dica.
Mas vou tentar sim! Valeu a dica.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Relação causal: se antes da cacetada na parede não dava nada, e agora dá, provavelmente tem alguma coisa a ver com isso, não? 
Roda amassada, capaz...
Roda amassada, capaz...
orgulho de ser CGzeiro!
PriesT, pode ter levemente desalinhado as bengalas...
Pode ser os pneus sim, já estão bem usadinhos...
Como também pode ser balanceamento...
Tenho certeza que quando trocar os pneus melhora tudo, mas não deixe de olhar o alinhamento das bengalas...
Outra coisa, voce não passou em algum buraco grande???
Pode ser os pneus sim, já estão bem usadinhos...
Como também pode ser balanceamento...
Tenho certeza que quando trocar os pneus melhora tudo, mas não deixe de olhar o alinhamento das bengalas...
Outra coisa, voce não passou em algum buraco grande???
Passou não.
O irmão dele (DNA é sóda) é que meteu a moto na parede.
Eu acho que a roda deve ter amassado um pokito, nada demais.
PriesT, como sempre, traz a moto aqui um fim de semana que a gente investiga
O irmão dele (DNA é sóda) é que meteu a moto na parede.
Eu acho que a roda deve ter amassado um pokito, nada demais.
PriesT, como sempre, traz a moto aqui um fim de semana que a gente investiga
orgulho de ser CGzeiro!
- Optimus Leo
- Mito
20500kms os Sport Demon? Como o pessoal faz para durar tanto?
Os meus Dunlop GT501, que por sinal sao mais duros (Acorde a testes) ja estao gastos...con menos da metade dessa kilometragem.
E falando disso, tenho notado que agora a moto e muito mais propensa ao head-shake que antes, seu problema deve ser pneu. Antes de eu trocar pneu novos, a CB tambem teve uma epoca que sufreu muito, ao trocar os pneus ela ficou como se nada.
Vai comprar um par novo, pneu de moto se degradam de uma maneira diferente ao pneu de carro
Os meus Dunlop GT501, que por sinal sao mais duros (Acorde a testes) ja estao gastos...con menos da metade dessa kilometragem.
E falando disso, tenho notado que agora a moto e muito mais propensa ao head-shake que antes, seu problema deve ser pneu. Antes de eu trocar pneu novos, a CB tambem teve uma epoca que sufreu muito, ao trocar os pneus ela ficou como se nada.
Vai comprar um par novo, pneu de moto se degradam de uma maneira diferente ao pneu de carro
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
a minha Fazer foi roubada com 36000Km é ainda tinha o pneu dianteiro original!!Optimus Leo escreveu:20500kms os Sport Demon? Como o pessoal faz para durar tanto?
Padreco,
olha no manual e deixa de ser munheca, acho que deveria ter trocado o oleo da bengala com 20000, outra, deixa de ser munheca e leva numa oficina pro mecânico olhas o alinhamento das bengalas e deixa de ser munheca e manda balancear as rodas, e por último, deixa de ser ...
... bração!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Acho que o demo resumiu todas as possíveis respostas...

braço duro e mão fechada???JaZz escreveu:Acho que o demo resumiu todas as possíveis respostas...
![]()
![]()
![]()
Roda amassada - Você veria logo de cara, então não é.
Suspensão dianteira desalinhada - Acho dificil ser isso.
Óleo da suspensão - Deve ser trocado a cada 10k km ou 1 ano, independente de passar em buracos ele faz shimmar se estiver "velho".
Balanceamento - O peso de balanceamento pode soltar da roda por algum motivo e vc não perceber, ou com alguma pancada a roda precisar de um novo balanceamento.
Pneus - Ta parecendo ser isso, 20k km é muita coisa, mesmo o pneu com frisos ainda pode estar fazendo ximar, principalmente quando se tira a mão do guidon, o comportamente é exatamente este!
E voce citou que se calibrar mais melhora... então deve ser o pneu.
Abraço!
Suspensão dianteira desalinhada - Acho dificil ser isso.
Óleo da suspensão - Deve ser trocado a cada 10k km ou 1 ano, independente de passar em buracos ele faz shimmar se estiver "velho".
Balanceamento - O peso de balanceamento pode soltar da roda por algum motivo e vc não perceber, ou com alguma pancada a roda precisar de um novo balanceamento.
Pneus - Ta parecendo ser isso, 20k km é muita coisa, mesmo o pneu com frisos ainda pode estar fazendo ximar, principalmente quando se tira a mão do guidon, o comportamente é exatamente este!
E voce citou que se calibrar mais melhora... então deve ser o pneu.
Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
demo escreveu:a minha Fazer foi roubada com 36000Km é ainda tinha o pneu dianteiro original!!Optimus Leo escreveu:20500kms os Sport Demon? Como o pessoal faz para durar tanto?
![]()
![]()
![]()
Padreco,
olha no manual e deixa de ser munheca, acho que deveria ter trocado o oleo da bengala com 20000, outra, deixa de ser munheca e leva numa oficina pro mecânico olhas o alinhamento das bengalas e deixa de ser munheca e manda balancear as rodas, e por último, deixa de ser ...
... bração!!![]()
![]()
Os óleos da bengala foram trocados com 15000 km rodados.
Vou levar numa oficina semana que vem sim. Agora que meu irmão disse que vai arcar com os custos vou levar mais rápido ainda! >:D
Quanto a eu ser bração ou não, já que virou moda desafios no M@D.....
Não sei se você conhece a saída da QE 14 do Guará II aqui em brasília. Uma sequência de dois balões. A primeira curva de inclinação positiva, dá pra cortar a uns 100 por hora. Depois vem uma curva bem aberta, mas que dá uma fechada monstra do meio pro final. Tem que ter cuidado porque a moto espalha. E depois outro balão com uma leve inclinação positiva, mas o asfalto geralmente é escorregadio.
Ida e volta duas vezes. 1 whisky black label e 1 pack de marlboro que voce não chega na minha frente.
E bração é o pai dos seus filhos, cachorrinho do BOPE!
Cara, eu achei foi que os meus duraram pouco. Quando for comprar agora vou pegar os Michelin Pilot Sporty pra ver se duram mais. Não sou de andar chutado nem de sair arrancando em sinal. E ainda tô propenso a acreditar que o pneu dianteiro está bom. Desgastou MUITO pouco até agora.20500kms os Sport Demon? Como o pessoal faz para durar tanto?
PriesT, pode ser tambem falta de aperto na porca da direção, quando levar na oficina pede pra dar uma conferida.
sim sim!Padreco escreveu:
Não sei se você conhece a saída da QE 14 do Guará II aqui em brasília. Uma sequência de dois balões. A primeira curva de inclinação positiva, dá pra cortar a uns 100 por hora. Depois vem uma curva bem aberta, mas que dá uma fechada monstra do meio pro final. Tem que ter cuidado porque a moto espalha. E depois outro balão com uma leve inclinação positiva, mas o asfalto geralmente é escorregadio.
Ida e volta duas vezes. 1 whisky black label e 1 pack de marlboro que voce não chega na minha frente.![]()
me parece que tu conhece muito bem o terreno, não??
assim é fácil, tu treina todo o dia a mesma coisa e o tonto aqui vai competir com você!!
faz o seguinte, marginal tietê, sexta-feira, às 18:00, ponte do piqueri até ponte de Guarulhos, qualquer faixa, 4 absolut flavour que tu NEM chega!!
passando pro masculino a fraseFender escreveu:falta de aperto na porca da direção
falta de esporro no bração que pilota!!!
Te dou uma semana pra praticar antes. Tá bom assim?demonho escreveu: sim sim!
me parece que tu conhece muito bem o terreno, não??
assim é fácil, tu treina todo o dia a mesma coisa e o tonto aqui vai competir com você!!
faz o seguinte, marginal tietê, sexta-feira, às 18:00, ponte do piqueri até ponte de Guarulhos, qualquer faixa, 4 absolut flavour que tu NEM chega!!
Aceito teu desafio, afinal de contas é vantajoso.
Se eu chegar eu ganho minhas 4 absolut. Se eu não chegar, bem... Defunto não paga ninguém mesmo!
VTNODMDSC!demonho escreveu:passando pro masculino a frase
falta de esporro no bração que pilota!!!
Sem ofensa!
Sim sim. Pensei nisso tbm. Pra falar a verdade tô torcendo pra que um reaperto na caixa de direção funcione.PriesT, pode ser tambem falta de aperto na porca da direção, quando levar na oficina pede pra dar uma conferida.
estadia paga??PriesT escreveu: Te dou uma semana pra praticar antes. Tá bom assim?![]()
![]()
![]()
esse é o isprito da coisa!!PriesT escreveu: Aceito teu desafio, afinal de contas é vantajoso.
Se eu chegar eu ganho minhas 4 absolut. Se eu não chegar, bem... Defunto não paga ninguém mesmo!![]()
-
Robson
Aperto na caixa de direção.
Abraço
Abraço
se vai mexer pede pra verificar o rolamento também, a minha fazer tinha que apertar em toda as revisões a porcaria da caixa, mas o rolamento nunca zuouRobson escreveu:Aperto na caixa de direção.
Abraço
Pessoal, brincadeiras à parte, valeu todo mundo pelas dicas.
Conforme disse o Calixto, o problema realmente era o bauleto. Tirei o dito cujo e a moto voltou a se comportar decentemente.
De qualquer forma vou mesmo pedir pra reapertar a caixa de direção e conferir o rolamento.
Conforme disse o Calixto, o problema realmente era o bauleto. Tirei o dito cujo e a moto voltou a se comportar decentemente.
De qualquer forma vou mesmo pedir pra reapertar a caixa de direção e conferir o rolamento.