Xenon dá multa ???

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bigato
Novato

Xenon dá multa ???

Mensagem por Bigato »

Neste final de semana estava indo pro encontro em Camboriu - SC. No meio do caminho achei uma viatura da policia rodoviária do PR e fui “obrigado” a tirar um racha com os caras. Claro que me dei mal né (trouxa, burro e tudo mais. Podem me xingar).

Estávamos na rodovia. O limite aqui é 110 km/h. Cheguei de mansinho atrás da viatura. O cara não abria pra eu passar. Andei uns 5 minutos atrás da viatura entre 110 e 130 por hora. Quando abria 3º faixa, a viatura não entrava na pista da direita pra eu passar. Não agüentei. Numa retinha, esperei acabar a faixa continua e acelerei. Pois o safado acelerou tb atrás de mim... ele grudou na minha traseira e eu fui acelerando pra ver se ele desgrudava. E ele acelerava tb. Quando bati 180km/h ele ligou o giroflex e falou pra eu parar. Meu amigo vinha atrás e parou tb.

Fui parando e pensei. Os sacanas querem um cafazinho. Quase tive um treco. Desceram 2 policiais. O que dirigia a viatura era um Tenente (depois fui descobrir que é um dos comandantes da policia rodoviária no paraná – os próprios policiais tiraram sarro de mim. Falaram: Cara, vc é muito azarado). Ele só pegou os documentos e falou: nos acompanhe até o próximo posto da policia rodoviária (30 km adiante).

No caminho fui pensando: ele vai prender a motoca. Bom, pra resumir. Ele me deu uma multa por minha moto estar com faróis de xenon e outra multa pelo pisca traseiro direito que estava queimado (mais essa, nem tinha me tocado e “descobrimos isso quando chegamos no posto da policia).

Vou recorrer da multa do farol. Meu, o outro policial me mostrou depois o código de transito. Dizia que é proibido faróis que não sejam de luz amarela ou branca. E o meu é levemente azulada.

Sei que esta rodando ae uma proposta de lei pra proibir xenon... mas ainda não foi aprovado. Alguém sabe o numero/copia desse projeto de lei??? Vou argumentar que é subjetivo “achar” que meu farol é mais branco ou mais azulado, e que corre no Brasil um projeto de lei pra proibir xenon, mas que ainda não foi aprovado.

A multa do pisca nem vou discutir. Vou pagar

Ajudas são bem vindas, se alguém souber.

Abraço

Ps: Fui falar com o Tenente num tom de brincadeira que ele tinha me instigado a correr. Ele falou: quem disse que eu vou te multar por excesso de velocidade. Puts, levei duas multa e ainda sai agradecendo o Tenente.
Raphael
Motoqueiro

Re: Xenon dá multa ???

Mensagem por Raphael »

Sim. Xenon é proibido.
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**

Imagem
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

voce teve foi sorte...
HIRA®
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Raphael escreveu:Sim. Xenon é proibido.
Não é não raphael, pode mas tem que ser o de 6.000 ºK...
Puts bigato, voce ainda deu sorte de ele não lascar a multa da velocidade...
R$ 600,00 ou mais...
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

decoh6 escreveu:
R$ 600,00 ou mais...

Acho que era mais.. 180 numa pista de 110? :lol:
Beer: Helping ugly people have sex since 1862.
97' Honda C100 Dream - "Vermêia": 1999 ~ 2001
08' Suzuki Intruder 125 - "Pequena": 2008 ~ 2014.
13' DjiiiAsss - "Polaca": 2014 ~ ...
Imagem
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Deco..xenon é proibido para veículos que não saem com ele de fábrica

Alterar características originais do veículo é passivel de multa..vide a galera que já tomou multa com escapes, retirada de para-lamas e etc..pode ser interpretado mas para um policial que multou por estar com um pisca queimado é previsível que o que ele visse, ia canetar

Imagem
Bigato
Novato

Mensagem por Bigato »

Raphael escreveu:Deco..xenon é proibido para veículos que não saem com ele de fábrica

Alterar características originais do veículo é passivel de multa..vide a galera que já tomou multa com escapes, retirada de para-lamas e etc..pode ser interpretado mas para um policial que multou por estar com um pisca queimado é previsível que o que ele visse, ia canetar
Mas e ae Raphael, se acha que vale a pena eu recorrer ou é "causo" perdido??? Penso que a questão é que não alterei a caracteristica do veiculo. O veiculo tem que ter farol e o meu tinha. A lei diz que tem que ser luz branca ou amarela. Aqui é que estou me apegando. Como o seu guarda vai dizer que o meu farol é mais branco ou mais azulado??? A lei não diz nada sobre a "qualidade" do farol. Se é de xenon, xenonio, uranio ou o diabo. A lei só regulariza a corzinha da luz. Subjetivo não???

Abraço
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Sim cara, subjetivo mesmo..por isso algumas pessoas são canetadas e outras não..é foda e acho que deveria haver uma normatização ou um flexibilização pra isso tudo. Filme escurecido nos carros é proibido acima de X % e 99% colocam acima disso e ninguém é multado.

Imagem
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

Bigato escreveu:
Raphael escreveu:Deco..xenon é proibido para veículos que não saem com ele de fábrica

Mas e ae Raphael, se acha que vale a pena eu recorrer ou é "causo" perdido??? Penso que a questão é que não alterei a caracteristica do veiculo. O veiculo tem que ter farol e o meu tinha. A lei diz que tem que ser luz branca ou amarela. Aqui é que estou me apegando. Como o seu guarda vai dizer que o meu farol é mais branco ou mais azulado??? A lei não diz nada sobre a "qualidade" do farol. Se é de xenon, xenonio, uranio ou o diabo. A lei só regulariza a corzinha da luz. Subjetivo não???

Abraço
Mas após qualquer alteração no veículo, vc tem que passar por inspeção no Detran pra que fique legalizado.
Imagem
Bigato
Novato

Mensagem por Bigato »

Vamos aos fatos, ou melhor, o que diz a lei:

O seu guarda me multou pq eu estava em desacordo com a RESOLUÇÃO 14, ARTIGO 1º, INCISO Nº2, que tem a seguinte redação (e é por isso que é PROIBIDO O XENON):

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10)dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Algum advogado ae?? Hein, hein??? :wink: :wink:

Abraços
PAULO PINHO
Novato

Mensagem por PAULO PINHO »

eu tenho xenon desde janeiro e numca foi multado, ja cheguei aperguntar ao detran e a CTTU policia de transito municipal , e em viagem numa me pararam.
Sou de Recife
Tenho uma kawasaki ninja 250 R, gosto de modificar( personalizar ) motos e gostaria de receber sugestoes. Paulo - Recife
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Bom, se a lampada era azulada, perdeu paga a multa e fique feliz ue ele não deu nenhum de direção perigosa, que apreende o veículo, a habilitação e dá processo...
NC750x

-- no donut for you! --
Bigato
Novato

Mensagem por Bigato »

braniak escreveu:
Mas após qualquer alteração no veículo, vc tem que passar por inspeção no Detran pra que fique legalizado.

Mas é justamente isso. Quem disse que eu alterei o veiculo??? Se queimar o farol original da moto e eu trocar por outro paralelo eu estou alterando o veiculo???? O que fiz foi alterar a COR do farol. Isso sim esta na lei. Tem q ser branco ou amarelo. Agora, como o seu guarda vai definir o que é branquinho ou o que é amarelinho??? Puts. Eu vou argumentar q se fosse a noite, o seu guarda ainda teria condição de "analisar" o facho de luz azulado. Mas de dia (a multa foi as 2 da tarde), vou apostar na subjetividade da lei.

Tomara que algum amigo ae tenha passado por algo parecido. O valor da multa não é grande (R$ 102,15). É questão de saber mesmo até que ponto ela é aplicável. Se a Lei fosse clara, pq estariam falando em uma resolução pra proibir o xenon??? Alguem sabe dessa resolução?? Ela me ajudaria no meu processo. Se alguem souber, please.

Abraço
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

braniak escreveu:
decoh6 escreveu:
R$ 600,00 ou mais...

Acho que era mais.. 180 numa pista de 110? :lol:
Mas ae os homim pra multar ele por estar acima da velocidade, teriam que estar necessariamente de um radar móvel dentro da viatura e dentro de uma faixa onde houvesse placar indicando que naquele trecho existe fiscalização por radar, certamente eles não tinham isso senão daria apreensão do documento, suspensão do direito de dirigir e multa gravíssima x 3

Quanto a cor do farol, acho que eles teriam razão se o farol for azulado, no entanto, eles não realizaram a medida administravia que seria - retenção do veículo para regularização;[;b] então penso que tua defesa deve ser por ae, afinal se eles tivessem certeza que o seu farol não era de fato branco ou amarelo, eles não poderiam permitir que vc seguissem viagem...
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Tu deu foi muita sorte!

A multa de excesso de velocidade tu perde a carteira...
Ainda bem que não ganhou...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

quando a lei foi feita ne, tinha xenom hehehehe c certeza num vai achar o termo xenom no codigo

fica a critério do fiscalizador apontar como sendo alteração
vai pela linha de que é acessório de segurança...eu ia por ai
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Bigato escreveu: Mas é justamente isso. Quem disse que eu alterei o veiculo??? Se queimar o farol original da moto e eu trocar por outro paralelo eu estou alterando o veiculo????

Cara, uma coisa é ser injustiçado, mas nesse caso você sabe sim que modificou uma característica original da moto. Ela veio com xenon? Não né?

É aquela história, se eu modifico o farol, e deixo ele muito parecido com o original, na teoria "ficou a mesma coisa", mas na prática ENTÃO POR QUE NÃO DEIXOU ORIGINAL? É aí que eles pegam, precisaria vistoriar isso..... eles procuram pêlo em ovo, e nesse caso além de encontrarem o pêlo ainda era de verdade!

A polícia não é besta, ainda mais quando o assunto é "arrecadar" multas......
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

fernando-ric escreveu: A polícia não é besta, ainda mais quando o assunto é "arrecadar" multas......
E polícia incompetente.. podia ter limpado o guri.
Se duvidar o tenente tava se divertindo pra ver até onde ia a bagaceira.. :lol:
Imagem
mobi
Motociclista
Contato:

Mensagem por mobi »

Só uma coisa: quando o guarda disse "xenon é proibido" ele quiz dizer que luz azulada, que PRA ELE é xenon, é proibido. Um xenon com lâmpada de 6000 ºK não seria PARA ele, xenon. A legislação, na minha opinião, é claríssima, e não deixa nenhuma margem de dúvida, muito menos de interpretação quanto à origem do feixe de luz ser halógeno ou xenon: pode qualquer um, filamento ou gás, contanto que seja branca ou amarelada.
PS: vou colocar xenon 3200ºK no carro como farol de neblina, já tenho 6000ºK no principal; parei em dois comandos na federal (116 e 277) e não tive nenhuma advertência, nem nenhum tipo de problema

[]s,

Mobi
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

realmente a legislação é claríssima:

Art. 230. Conduzir o veículo:
VII - com a cor ou característica alterada;
XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;
- Infração - grave (cinco pontos na carteira)
- Penalidade - multa (R$ 127,69)
- Medida administrativa - retenção do veículo para regularização

Xenon pode? Claro que pode! Desde que seja original do veículo OU tiver vistoria/autorização do Detran! ;-)

Agora, nunca ter tido problemas com fiscalização NÃO significa que se está certo, ok?
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Responder