O mundo dá voltas... depois de mais de 20 anos estou de 125 e 400 cc again!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

O mundo dá voltas... depois de mais de 20 anos estou de 125 e 400 cc again!

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Durante os últimos 20 anos eu sempre tive duas motos na garagem, sendo uma delas era utilizada prioritariamente rodar na cidade enquanto a outra era usada preferencialmente para rodar na estrada. O que começou com a Daelim Magma 125 e a CB 400 transformada para cafe race está hoje se repetindo.

Já a algum tempo em vinha pensando em ter apenas uma única moto para uso na cidade e na estrada, pois até alguns anos atrás a D. Russa consumava me acompanhar em viagens e por isso eu viajava com maior frequência e para mais longe. Depois que ela parou de me acompanhar em viagens e passei a viajar menos de moto e para mais perto, fazendo de carro as viagem mais longas. Logo, não fazia mais sentido viajar com a HD Softail FX, então acabei comprando uma Ducati Scrambler 800, que é uma excelente moto, me atendia em tudo e até "sobrava" (era "muita moto para pouco piloto" rsrsrs), razão pela qual eu acabei trocando-a por uma Royal Enfield Interceptor 650 2020, que atendia os requisitos mínimos para ser a minha "moto estradeira": estilo clássico (isso é fundamental) e potência e torque acima de 35 CV e de 3,5 kg (as RE 650 tem 47 CV e 5,3 kgf.m de torque).

A RE 650 acabou revelando-se uma "moto honesta", parecendo uma "CB 450" melhorada, atualizada e mais forte, com bom custo benefício, confortável e econômica na estrada (22 a 26 km/L) mas, à exemplo da Ducati Scrambler, "sobrava" na cidade e o consumo em uso urbano era um pouco alto (15 a 17 km/L), razão pela qual eu rodava de segunda a sexta com a Burgman 125 (média de 32 km/L) e usava a RE 650 apenas nos finais de semanas e em (cada vez mais) raras viagens de moto, as quais a livraram por pouco de se transformar num cabide ou num suporte de samambaias na minha garagem.

Quando lançaram a RE Super Meteor 650 eu fiquel tentado em trocar a Interceptor, mas três coisas fizeram com que eu segurasse a onda:
- o fato da motorização ser a mesma, mudando apenas o estilo e a posição de pilotagem e, além de um eventual conforto, não teria grandes diferenças de desempenho e/ou consumo na estrada e haveria perda de agilidade no uso urbano;
- a minha Interceptor estava muito bem cuidada e com baixa quilometragem;
- e por fim, a diferença de valor que eu teria que voltar numa moto zero seria igual ou superior ao valor que eu pegaria na troca.

Um tempo depois, a RE lançou a Shotgun 650, com um apelo mais bobber, mas essa também não me amimou muito, pois por conta das pedaleiras mais recuadas, a posição de pilotagem ficou muito parecida à de uma Interceptor baixinha. Na verdade, a posição de pilotagem da Shotgun me lembrou muito a Savage 650 que tive, com a diferença que a Savage era "apenas" 80 kg mais leve!!!

Nesse meio tempo, ocorreu o lançamento das 400 cc da Triumph, a Speed e a Scrambler, motos com um motor de 40 CV a 8.000 rpm e 3,8 kgf.m a 6.500 rpm. Esses números superam um pouco os meus requisitos mínimos e são meus velhos conhecidos, pois são quase que identicos aos do motor da Honda CB400, sendo que eu tive durante 13 anos (40 CV a 9.500 rpm e 3,2 a 8.000 rpm) e que me atendeu razoavelmente bem tanto na cidade quanto na estrada.
Outra semelhança entre ambas é o peso, cerca de 170 kg. E só, pois de resto são quase 50 anos que separam uma moto da outra e como não poderia deixar de ser, tudo nas novas Triumph é superior às antigas CBs 400/450: rodas, freios, quadro, suspensões, balança, pneus, painel, etc. Arrisco dizer que em vários desses ítens citados as Triumph 400 são até mesmo superiores às RE 650.

E novamente segurei a onda, continuando com a Interceptor, pois havia sido noticiado para breve o lançamento das novas motos da Royal, Himalayan e Guerrilla com o novo motor 450 cc com 40 CV a 8.000 rpm e 4 kgf.m a 5.500 rpm, performance muito similar ao motor das Triumph. Então resolvi esperar para ver como essas motos se comportariam, uma vez que as antigas Himalayam/Scran 411, além do motor fraco, apresentavam vários outros problemas.

Mas tudo mudou no domingo, 12/10/25, quando fui a Joinville visitar o Mestre Ogro, o Kamerad Kalixto. Mal cheguei ao portão de sua casa e ele já foi esticando o braço, entregando-me a chave de sua recém adquirida Himalayan 450 para que eu fizesse um teste drive. Ai ferrou tudo, a minha racionalidade foi-se ralo abaixo junto com o meu pão-durismo kkk... óbvio que gostei da moto e, na segunda feira dia 13, já em Curitiba, estava indo às concessionárias da Royal Enfield e da Triumph, que ficam bem próximas uma da outra, para fazer teste drives nas Himalayan/Guerrilla e Speed/Scrambler.

Um adendo, a D. Russa foi comigo às concessionárias e mostrei a ela as motos, fiz questão que ela subisse na garupa de todas, inclusive das Super Meteor/Shotgun. A moto que mais a encantou foi a Super Meteor "Celestial Blue", topo de linha, com bolha e sissy bar de série e pintura clássica em dois tons, azul marinho e branco. Eu perguntei: se eu comprasse essa moto você voltaria a viajar na garupa comigo? E a resposta dela foi um seco e sonoro "não!" rsrsrs...

Na Royal o atendimento foi ruim, pois devido ao lançamento recente da Guerrilla os vendedores estavam mais interessados em "tirar pedidos" do que em vender motos, e piorou após eu demonstrar interesse em colocar a minha Interceptor como parte do pagamento. Mas as motos são boas, bonitas, confortáveis, com boa ciclística e o motor é aquilo que eu esperava, potente e com bom torque.

Na Triumph o atendimento foi bem melhor, avaliaram até que bem a minha Interceptor,o que me interessou pois eu não estava nem um pouco a fim de anunciar a moto e ter negociar com particulares. As motos também são boas, bonitas, confortáveis e com boa ciclística e comparando com as RE 450, as Triumph, apesar de serem um tiquinho mais caras são um pouco mais leves, o acabamento é um pouco melhor e o motor me pareceu um pouco menos "áspero".

Os preços estão muito similares e todas estavam disponíveis para pronta entrega: Himalayan R$ 30k, Guerrilla R$ 29k, Speed 400 R$ 30k e Scrambler 400 R$ 34k. Faltava ainda definir o estilo: Street ou Scrambler?
Fazendo um restrospecto das motos que tive, cheguei à conclusão que pelas das estradinhas de chão que rodei com a Ducati Scrambler rodei também e sem problemas com as motos custom e street que tive, descartando assim a Himalayan 450 e a Scrambler 400, maiores, mais pesadas e mais caras que que suas irmãs street.

Acabei optando pela Triumph Speed pelo fato de aceitarem a minha moto na negociação, assim eu ficaria menos descapitalizado, e também por outros motivos, como o acabamento ligeriramente superior ao das motos da RE, usar pneus Pirelli (atualmente as REs estão vindo com pneus CEAT) e pela suspensão dianteira invertida, presente nas duas Triumph e na Himalayan e inexplicavelmente ausente na Guerrilla. Aliás, uma das coisas que eu mais lamentei quando peguei a Interceptor foi ela não ter suspensões invertidas, que foi uma das coisas que muito apreciei na Scrambler da Ducati.

A favor da Triumph pesou também o esquema de manutenções: As revisões das Royal Enfield 450 seguem um cronograma a cada 5.000 km ou 6 meses, com a primeira revisão aos 500 km. Os valores das revisões fixos são de aproximadamente R$ 453,43 (para 500, 5.000 e 15.000 km). As revisões da Triumph Speed 400 são realizadas em intervalos de 16.000 km ou 12 meses, sendo as duas primeiras revisões (aos 1.000 km e aos 16.000 km) com preço fixo de R$ 100,00 cada, incluindo a troca deo óleo sintético. Ou seja, ao cabo de um ano recuperarei com sobra os mil reais que a Speed 400 custa à mais que a Guerrilla 400.

Como a minha moto entrou na negociação e eu peguei a Triumph mais barata, também não será necessário vender, ao menos já, a Suzuki Burgman 125. Vou deixá-la na garagem por enquanto, como "backup", para poder avaliar melhor a Speed 400 no dia a dia e em viagens e ver se me acostumo com ela, pois faz mais de 20 anos que eu não viajo com uma moto menos de 4,5 kgf.m de torque. Acabei instalando lá na concessionária dois acessórios, o protetor do radiador por R$ 304,00 ()os paralelos custam entre R$ 150 e R$ 250,00) e o bagageiro por R$ 711,00, (os paralelos custam entre R$ 450 e R$ 550,00).

Imagem

[Imagem

2004: Daelim Magma 125 e CB400 cafe race na garagem

Imagem

2025: Suzuki Burgman 125 e Triumph Speed 400 na garagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
minholi
Dinossauro
Contato:

Re: O mundo dá voltas... depois de mais de 20 anos estou de 125 e 400 cc again!

Mensagem por minholi »

Deve fazer pouca curva essa criatura. Se a Royal já era uma bicicleta pra pilotar essa aí então nem se fala.

Parabéns @Russo. Bom demais ler o relato.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

motinha bunitinha. por aqui tem de rodo, mais até que HONDA :)
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Bom relato Russo !!!
Eu também as vezes ficou nessas de vender a tiger 660 por ser muito motor pelo modo como ando....
Agora que estou com a Duke 390 e a tiger, penso numa outra 400 pra viagem também, pois, a duke é uma moto de performance, mas dura pra caramba pra longas viagens...
Tenho pensado bem na 400 scrambler da triumph, vamos ver como vai ser o futuro.
Felicidades com o novo motor !!!!
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Belo relato Russo, e excelente escolha! Bons ventos com a motoca.
Obs: queremos impressões dela no seu dia a dia.
Z900RS
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Parabéns Russo. Essa cor ficou linda.

Próxima vez que vier a jlle manda um whats.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Tio Frei escreveu: 31 Out 2025, 19:25 Parabéns Russo. Essa cor ficou linda.
Obrigado!
Tio Frei escreveu: 31 Out 2025, 19:25 Próxima vez que vier a jlle manda um whats.
;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Fabio Ninja escreveu: 29 Out 2025, 07:19 Bom relato Russo !!!
Eu também as vezes ficou nessas de vender a tiger 660 por ser muito motor pelo modo como ando....
Agora que estou com a Duke 390 e a tiger, penso numa outra 400 pra viagem também, pois, a duke é uma moto de performance, mas dura pra caramba pra longas viagens...
Tenho pensado bem na 400 scrambler da triumph, vamos ver como vai ser o futuro.
Felicidades com o novo motor !!!!
Valeu kamerad
O banco da Speed 400 é anatômico, tem um bom tamanho, boa quantidade de espuma, mas essa espuma é muito dura. O Scrambler é um pouco mais macio.
Mas para ambas existe a opção de um banco confort, por módicos R$ 1.370,00
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

minholi escreveu: 28 Out 2025, 13:52 Deve fazer pouca curva essa criatura. Se a Royal já era uma bicicleta pra pilotar essa aí então nem se fala.

Parabéns @Russo. Bom demais ler o relato.
Ryu escreveu: 29 Out 2025, 07:50 Belo relato Russo, e excelente escolha! Bons ventos com a motoca.
Obs: queremos impressões dela no seu dia a dia.
Em breve farei um review, mas a moto é uma delícia de pilotar, parece uma Twister melhorada e turbinada
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Fez test ride na scramble?? Tem muitas com menos de 500km e preço bom a venda
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Tio Frei escreveu: 31 Out 2025, 22:03 Fez test ride na scramble?? Tem muitas com menos de 500km e preço bom a venda
Fiz teste drive nas duas.
Optei pela Speed por vários motivos. Como disse mais acima, pelas estradinhas de chão onde e como ando, não faz tanta diferença ter mais curso de suspensão ou pneus gomudos.
Além disso e do fato da Speed ser 10% mais barata que a Scrambler, ela me passou a impressão de ser mais ágil e divertida. Deve ter algo de diferente nas relações de marcha e/ou na calibração do motor e das suspensões.
Fora que achei o ronquinho mais gostoso.
Imagem
samurai
Motoqueiro

Mensagem por samurai »

Parabéns Russo!

Muito linda a machina! ;-)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Parabéns, Russo! No aguardo das impressões ;-) !

Desconheço completamente esse segmento dessas 400 novas, bem como, as 650 da RE.

Preciso tirar um final de semana para andar nessas motos, pois direto amigos que nada entendem me perguntam e eu simplesmente fico sem saber como ajudar.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu: 01 Nov 2025, 20:14 Parabéns, Russo! No aguardo das impressões ;-) !
Valeu ;-)
Marcus DT escreveu: 01 Nov 2025, 20:14 Desconheço completamente esse segmento dessas 400 novas, bem como, as 650 da RE.

Preciso tirar um final de semana para andar nessas motos, pois direto amigos que nada entendem me perguntam e eu simplesmente fico sem saber como ajudar.
Sem considerar aspecos da modernidade e/ou tecnologia, como suspensóes, injeção, freios, quadro, pneus, etc e considerando apenas o motor, essa tabela pode te dar alguma indicação:
Imagem
Imagem
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Parabéns, Russo! ;-)
Tenho dois vizinhos que tem e gostam bastante dessa 400cc.
Como comentou, acho que é uma das melhores opções para ambos cenários (cidade e estrada) numa máquina só.
A relação benefício/custo é muito boa.
E ainda as revisões são bem melhores que na Royal.
Não sei aí, mas aqui, para marcar uma revisão na Royal, dá trabalho.
Acho que vc não vai ter dificuldade em se acostumar com o desempenho.
Talvez, no começo, vc estranhe o motor ser mono.

Felicidades com a nova moto!
Um abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Parabéns Russo, você ja deve ter andado mais; sentiu diferença do motor, ou os cavalos a menos nao fazem falta pelo peso menor?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kokimoto escreveu: 02 Nov 2025, 15:19 Parabéns Russo, você ja deve ter andado mais; sentiu diferença do motor, ou os cavalos a menos nao fazem falta pelo peso menor?
Obrigado Kokimoto.

Andei pouco e a moto tem uma coisa "diferente" das outras motos que peguei zero: como o acelerador é eletrônico, durante o período de amaciamento do motor (até completar 1.000 km) a moto é eletronicamente "capada" aos 6.500 rpm ...
... quando a coisa começa a ficar divertida o motor dá aquela brochada kkkkk... na estrada está cortando por volta dos 100 km/k em 5ª e a pouco menos de 120km/h em 6ª marcha.

No geral, comparando a Speed 400 com a Interceptor 650, os 7 cavalos à menos acabam meio que sendo compensados pelos quase 30 kg a menos que a moto pesa, mas que realmente faz a diferença é o torque, ou melhor, a falta dele, pois a RE 650 tem 40% a mais de de torque, são 5,3 kg a 5.500 rpm contra 3,8 kg a 6.500 rpm da Triumph.

Por causa dessa diferença de torque o motor da Inteceptor "empurra" mais e exige menos trocas de marcha. Na estrada creio que as duas devem andar juntas, com ligeiro ganho de final para a RE 650, sendo que prá isso a Speed 400 exigirá muito mais trocas de marchas, ou seja, não é uma moto para quem tem preguiça de cambiar.
Imagem
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Saquei Russo, obrigado! essa restrição eletrônica vai até quando?
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Essa Triumph é bonita demais. Pra mim é a mais bonita dessa faixa de cilindrada, se não ficasse igual uma CG pra mim era uma seria candidata a ocupar o lugar da Lander.

Parabéns Russo, que essa motoca te traga muita alegria!

PS.: Conseguiu emplacar uma foto da CB né? :lol: :lol:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kokimoto escreveu: 03 Nov 2025, 09:59 Saquei Russo, obrigado! essa restrição eletrônica vai até quando?
Até completar os primeiros 1.000 km
Imagem
Responder