E a bolha NUNCA ESTOUROU.
- Optimus Leo
- Mito
Re: E a bolha NUNCA ESTOUROU.
Isso é novamente o circulo vicioso que descrevi da oferta das peças paralelas.
Honda tem em cada vilarejo do Bostil, ai o povo de dito vilarejo só compra Honda "porque vende fácil", ai as outras marcas não se sentem motivadas a abrir uma CC lá porque acham que não tem mercado. E assim segue...
E o problema que comentei, as marcas chegam aqui e só focam em vendas, vendas, vendas e zero pós-vendas. Olha a Royal ai, "queridinha" do forum, mas é uma mercenária que vende moto "barata" mas depois querem enfiar a faca em revisões com intervalos mais frequentes e não tem peças a pronta entrega e afins. Ai o cara compra uma Hunter para o dia a dia, leva um tombo ou quebra algo, e se depara que a motinho de 19.9k feita de materiais baratos tem preço de peças de uma moto de 30, 40, 50k e que não tem paralela. Ai ele cansa, e volta para a Honda ou Yamaha.
Honda tem em cada vilarejo do Bostil, ai o povo de dito vilarejo só compra Honda "porque vende fácil", ai as outras marcas não se sentem motivadas a abrir uma CC lá porque acham que não tem mercado. E assim segue...
E o problema que comentei, as marcas chegam aqui e só focam em vendas, vendas, vendas e zero pós-vendas. Olha a Royal ai, "queridinha" do forum, mas é uma mercenária que vende moto "barata" mas depois querem enfiar a faca em revisões com intervalos mais frequentes e não tem peças a pronta entrega e afins. Ai o cara compra uma Hunter para o dia a dia, leva um tombo ou quebra algo, e se depara que a motinho de 19.9k feita de materiais baratos tem preço de peças de uma moto de 30, 40, 50k e que não tem paralela. Ai ele cansa, e volta para a Honda ou Yamaha.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Pesquisei e vi isso de ter que fazer revisão na moto a cada 5mil km e só trocar óleo e filtro a cada 10mil km na Royal Enfield, realmente é esquisito.
De qualquer forma, os modelos da marca que me parecem ser mais vantajosos são 650 que custam entre 30 e 35mil. Aí os valores das revisões são um pouco mais justificáveis.
Nao tem produto pra uso diário. Aí o terreno tá livre pra chinesas. Talvez fosse o caso ter, mas acho que a Royal mira hoje em criar algo mais parecido com a Triumph e a Harley (não incluo aqui BMW porque esses tem um público ainda mais susceptível a deixar dinheiro na mesa), mirando em um público com menor poder aquisitivo mas que busca o mesmo tipo de produto/experiência, que traduzindo significa ter lojas bem decoradas e lucrar bem mais com souvenirs, acessórios, revisões e manutenção do que no comissionamento pela venda da moto em si.
De qualquer forma, os modelos da marca que me parecem ser mais vantajosos são 650 que custam entre 30 e 35mil. Aí os valores das revisões são um pouco mais justificáveis.
Nao tem produto pra uso diário. Aí o terreno tá livre pra chinesas. Talvez fosse o caso ter, mas acho que a Royal mira hoje em criar algo mais parecido com a Triumph e a Harley (não incluo aqui BMW porque esses tem um público ainda mais susceptível a deixar dinheiro na mesa), mirando em um público com menor poder aquisitivo mas que busca o mesmo tipo de produto/experiência, que traduzindo significa ter lojas bem decoradas e lucrar bem mais com souvenirs, acessórios, revisões e manutenção do que no comissionamento pela venda da moto em si.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Estou com uma leve decepção com a Triumph Campinas, 135 esperando a bolha da tiger 660, que a minha esta toda riscada, porém, resolvi de outro modo, agora para cada postagem deles no instagram, eu coloco o tempo que esta demorando minha peça, percebendo o quanto isto esta incomodando eles, e diversos usuarios respondendo minha postagem que devido a isso, vão deixar de adquirir a mesma.
Alguém do marketing deve estar meio chateado....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Tenho a mesma impressão, minholi.minholi escreveu: 31 Mai 2025, 23:10 Talvez fosse o caso ter, mas acho que a Royal mira hoje em criar algo mais parecido com a Triumph e a Harley ...
Na CC Anália Franco (SP), é bem esse perfil.
Colegas que não tem ânimo de pagar o que outras marcas pedem, se sentem felizes lá.
E a loja está vendendo muito bem.
Mas quando os colegas percebem que as revisões, peças e acessórios são uma bica, começa a reflexão.
O desempenho das 350 também é motivo de reflexão, para quem pega estrada.
Alguns tentam migrar para às 650, e percebem que moto + acessórios não vale o que imaginam.
Vende fácil, se tiver preço.
Um conhecido pagou 23mil na Classic. Tentou vender por 22.
Ninguém ligava. Por 19 mil, vendeu na hora que baixou e ainda tem gente ligando.
Meses depois de lançarem a Speedmaster, tentei comprar uma na JK(SP).Fabio Ninja escreveu: 02 Jun 2025, 08:31 Estou com uma leve decepção com a Triumph Campinas, 135 esperando a bolha da tiger 660, ....
O atendimento foi tão ruim, que fiquei com medo de arriscar.
Pelo que vc está descrevendo, não é só ali esse problema.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- Optimus Leo
- Mito
A RE fez justamente isso, querer pegar a parcela de clientes que se acham muito para comprar uma "simples japonesa", mas que devido a piora da situação economica do pais nos ultimos anos e a perda do poder aquisitivo, agora não tem bala para ter a "experiência premium" (ser paparicados e ter enxoval na CC) da BMW, Harley, Triumph e Ducati então acharam na RE justamente o meio termo, se sentir cliente premium comprando produto sub mediano.
Mas ai novamente o que digo, foco apenas em venda, venda, venda e o pós-vendas? Nada.
Lembro na época na empresa que trabalhava, tivemos reuniões com a RE para definir o lubrificante a ser usado e indiquei usar óleo sintético para revisões cada 10 mil kms, mas eles insistiram que não, que queriam uma alternativa mais barata "como é na India e o que manda a matriz", suponho que a intenção é a de "girar o pós-vendas". Ai o cara se deixa levar por uma moto "estilosa e baratinha", ai depois se decepciona com o desempenho de jegue e o preço de manutenção de italiana exotica. A conta não fecha. E realmente não sei porque as montadoras pensam assim, ainda mais se quer ser uma "marca pseudo premium", nessas marcas o que importa é fidelização do cliente, vender a "experiência", o life style. E fidelização do cliente se consegue com um bom pós-vendas, manter o cliente satisfeito.
A Triumph tentou uma estratégia com as 400 de oferecer as 2 primeiras revisões por R$ 100 de forma "promocional" (supostamente era para os primeiros lotes aonde comprei a minha, mas acho que até com as 0km continuam oferecendo isso). Pegaram MUITA gente nisso, já que tem muita gente que só fica fazendo continha na hora de comprar a moto (entendo, mas para mim não faz sentido. Se quer economia, anda de bike ou Biz). A quantidade de gente comprando as T400 para depois perceber que um tombinho besta tudo é caro (e não tem a pronta entrega). Para ter ideia, um protetor de mão da Scrambler 400X custa 600 reais CADA LADO (1200 o par). Um pedaço de plástico sem nada de especial. O cara compra uma moto na faixa dos 30k para usar no dia a dia, ai derrubam ela no bolsão, no estacionamento da academia, no trabalho, etc e sai com um puta prejuizo...(lembro até no inicio montão de RE davam PT por tombos bestas pelo custo das peças).
Pelo menos as Triumph tem várias coisas que estamos descobrindo que compartilham com Bajaj. Manete de embreagem na Triumph é uns 300 e dele. Na Bajaj? 50 reais (não são identicos, mas encaixa certinho e funciona).
Mas é o que eu digo, se o cara vai comprar uma moto dessas alternativas pro dia a dia e vai ser seu único veículo, é pedir para tomar no cu. Dia a dia é japonesa (ou chinesa tipo Haojue que é Suzuki). O resto é gostar de andar de busão ou uber até as peças chegar (e se o cara ta apertado pagando parcela da moto, seguro, manutenção e tudo mais...vai ser pesado pro bolso comprar as peças).
Mas ai novamente o que digo, foco apenas em venda, venda, venda e o pós-vendas? Nada.
Lembro na época na empresa que trabalhava, tivemos reuniões com a RE para definir o lubrificante a ser usado e indiquei usar óleo sintético para revisões cada 10 mil kms, mas eles insistiram que não, que queriam uma alternativa mais barata "como é na India e o que manda a matriz", suponho que a intenção é a de "girar o pós-vendas". Ai o cara se deixa levar por uma moto "estilosa e baratinha", ai depois se decepciona com o desempenho de jegue e o preço de manutenção de italiana exotica. A conta não fecha. E realmente não sei porque as montadoras pensam assim, ainda mais se quer ser uma "marca pseudo premium", nessas marcas o que importa é fidelização do cliente, vender a "experiência", o life style. E fidelização do cliente se consegue com um bom pós-vendas, manter o cliente satisfeito.
A Triumph tentou uma estratégia com as 400 de oferecer as 2 primeiras revisões por R$ 100 de forma "promocional" (supostamente era para os primeiros lotes aonde comprei a minha, mas acho que até com as 0km continuam oferecendo isso). Pegaram MUITA gente nisso, já que tem muita gente que só fica fazendo continha na hora de comprar a moto (entendo, mas para mim não faz sentido. Se quer economia, anda de bike ou Biz). A quantidade de gente comprando as T400 para depois perceber que um tombinho besta tudo é caro (e não tem a pronta entrega). Para ter ideia, um protetor de mão da Scrambler 400X custa 600 reais CADA LADO (1200 o par). Um pedaço de plástico sem nada de especial. O cara compra uma moto na faixa dos 30k para usar no dia a dia, ai derrubam ela no bolsão, no estacionamento da academia, no trabalho, etc e sai com um puta prejuizo...(lembro até no inicio montão de RE davam PT por tombos bestas pelo custo das peças).
Pelo menos as Triumph tem várias coisas que estamos descobrindo que compartilham com Bajaj. Manete de embreagem na Triumph é uns 300 e dele. Na Bajaj? 50 reais (não são identicos, mas encaixa certinho e funciona).
Mas é o que eu digo, se o cara vai comprar uma moto dessas alternativas pro dia a dia e vai ser seu único veículo, é pedir para tomar no cu. Dia a dia é japonesa (ou chinesa tipo Haojue que é Suzuki). O resto é gostar de andar de busão ou uber até as peças chegar (e se o cara ta apertado pagando parcela da moto, seguro, manutenção e tudo mais...vai ser pesado pro bolso comprar as peças).
Editado pela última vez por Optimus Leo em 02 Jun 2025, 13:23, em um total de 1 vez.
- Optimus Leo
- Mito
Liga diretamente pro SAC da Triumph. Eu fiz isso e resolveram meus problemas de garantia e bem rápido.Fabio Ninja escreveu: 02 Jun 2025, 08:31 Estou com uma leve decepção com a Triumph Campinas, 135 esperando a bolha da tiger 660, que a minha esta toda riscada, porém, resolvi de outro modo, agora para cada postagem deles no instagram, eu coloco o tempo que esta demorando minha peça, percebendo o quanto isto esta incomodando eles, e diversos usuarios respondendo minha postagem que devido a isso, vão deixar de adquirir a mesma.
Outra dica que dou é ir no Linkedin, fazer um post reclamando e marca a Triumph e os diretores, gerentes pós-vendas da montadora e também os da CC...no linkedin ai rapidinho vão querer solucionar, lá é a terra perfeita aonde todo mundo é o trabalhador perfeito e odeiam ser expostos...
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Isso do pessoal comprar e vender em seguida porque se decepcionou achando que era uma coisa e é outra é bem coisa de moto custom. O incauto comprador por impulso olha a capacidade cúbica do motor e logo imagina um milhão de coisas que não condizem com a realidade.
Se olhar pra média de idade dos compradores acho que deve ser na faixa dos 35 aos 45 (mesmo público da Triumph, BMW e Harley, sendo a última ainda mais alta a faixa etária). Considerando a possível renda, boa parte desses sem muita experiência prévia com motos maiores. Cenário pra dar origem a muita venda por decepção ou de motos de enfeitar garagem com baixa quilometragem.
Daqui 2 anos vai ser uma festa no mercado de usados se lançarem mais um degrau acima, e pelo visto os motores tem carne pra entregar mais sem nem demandar investimentoa nas linhas de produção. Um comando de válvulas menos restritivo aqui e um aumento de diâmetro de cilindro ali e pronto, sai uma 800cc com 65cv fácil. Puro creme do upgrade pra quem pegou uma 650cc de 47cv
Se olhar pra média de idade dos compradores acho que deve ser na faixa dos 35 aos 45 (mesmo público da Triumph, BMW e Harley, sendo a última ainda mais alta a faixa etária). Considerando a possível renda, boa parte desses sem muita experiência prévia com motos maiores. Cenário pra dar origem a muita venda por decepção ou de motos de enfeitar garagem com baixa quilometragem.
Daqui 2 anos vai ser uma festa no mercado de usados se lançarem mais um degrau acima, e pelo visto os motores tem carne pra entregar mais sem nem demandar investimentoa nas linhas de produção. Um comando de válvulas menos restritivo aqui e um aumento de diâmetro de cilindro ali e pronto, sai uma 800cc com 65cv fácil. Puro creme do upgrade pra quem pegou uma 650cc de 47cv
- Optimus Leo
- Mito
Mas isso é comum com todas as motos...todo grupo de motos está cheio de motos com baixa km e uso sendo anunciadas.
Muita gente vai na empolgação, depois as contas apertam, mudam prioridades, vê que comprou e não tem uso, ou anda uns 6 meses e já acha que está pronto para uma moto maior e quer migrar...tem diversos motivos
Muita gente vai na empolgação, depois as contas apertam, mudam prioridades, vê que comprou e não tem uso, ou anda uns 6 meses e já acha que está pronto para uma moto maior e quer migrar...tem diversos motivos
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Ja liguei e ainda não resolveram, imagine uns caras tristes por ver cada postagem no instragam com minha contagem de tempo que esta levando pra chegar a peça, cada postagem esta assim , dia 134, dia 135 dia 136, percebo como incomoda eles esse tipo de postagem, e estou vendo coisa pior, esta estimulando outros que estão com peças atrasadas a fazerem o mesmo...Optimus Leo escreveu: 02 Jun 2025, 13:23Liga diretamente pro SAC da Triumph. Eu fiz isso e resolveram meus problemas de garantia e bem rápido.Fabio Ninja escreveu: 02 Jun 2025, 08:31 Estou com uma leve decepção com a Triumph Campinas, 135 esperando a bolha da tiger 660, que a minha esta toda riscada, porém, resolvi de outro modo, agora para cada postagem deles no instagram, eu coloco o tempo que esta demorando minha peça, percebendo o quanto isto esta incomodando eles, e diversos usuarios respondendo minha postagem que devido a isso, vão deixar de adquirir a mesma.
Outra dica que dou é ir no Linkedin, fazer um post reclamando e marca a Triumph e os diretores, gerentes pós-vendas da montadora e também os da CC...no linkedin ai rapidinho vão querer solucionar, lá é a terra perfeita aonde todo mundo é o trabalhador perfeito e odeiam ser expostos...
a minha ideia é sentir o que estou sentindo...
- Optimus Leo
- Mito
É na Triple Campinas né? Um conhecido tava a mais de 80 dias esperando peça para a Triumph dele na Triple Anália, depois dele ter tentado tudo, disse que contatou um influencer de motos, o cara falou com o Diretor da Triumph e está indo pegar a moto hojeFabio Ninja escreveu: 03 Jun 2025, 08:21 Ja liguei e ainda não resolveram, imagine uns caras tristes por ver cada postagem no instragam com minha contagem de tempo que esta levando pra chegar a peça, cada postagem esta assim , dia 134, dia 135 dia 136, percebo como incomoda eles esse tipo de postagem, e estou vendo coisa pior, esta estimulando outros que estão com peças atrasadas a fazerem o mesmo...
Ridiculo ter que chamar um famosinho para interceder por você...mas fica a dica
Eu fiz a revisão de 1000 na Triple JK porque é a mais conveniente para mim (proximidade e podia ir andando pro escritório passar o tempo em vez de gastar com uber ida e volta), mas depois de ter visto tanto relato ruim de atendimento da Triple, vou repensar aonde faço a 2da revisão.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
eu comprei a bolha da tiger 660 , diga-se que é uma peça bem comum, imagina se fosse algo que impossibita-se da moto andar, deixa totalmente inseguro com relação a moto, fora que deve alimentar o mercado de furtos devido essas faltas. Não é atoa que procura sobre tiger 660 no instagram e só ve no meio das favelas.Optimus Leo escreveu: 03 Jun 2025, 09:30É na Triple Campinas né? Um conhecido tava a mais de 80 dias esperando peça para a Triumph dele na Triple Anália, depois dele ter tentado tudo, disse que contatou um influencer de motos, o cara falou com o Diretor da Triumph e está indo pegar a moto hojeFabio Ninja escreveu: 03 Jun 2025, 08:21 Ja liguei e ainda não resolveram, imagine uns caras tristes por ver cada postagem no instragam com minha contagem de tempo que esta levando pra chegar a peça, cada postagem esta assim , dia 134, dia 135 dia 136, percebo como incomoda eles esse tipo de postagem, e estou vendo coisa pior, esta estimulando outros que estão com peças atrasadas a fazerem o mesmo...
Ridiculo ter que chamar um famosinho para interceder por você...mas fica a dica
Eu fiz a revisão de 1000 na Triple JK porque é a mais conveniente para mim (proximidade e podia ir andando pro escritório passar o tempo em vez de gastar com uber ida e volta), mas depois de ter visto tanto relato ruim de atendimento da Triple, vou repensar aonde faço a 2da revisão.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
PROCON resolve. Esses dias um aplicativo de estacionamento deixou de operar na cidade e fiquei com uns trocados presos na conta. Depois de 2 tentativas e mais de 2 meses sem resposta abri uma reclamação no PROCON. Em 2 dias devolveram o dinheiro.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Abri a reclamação agora a tarde no Procon, como a empresa não aceita reclamação do procon por e mail, a moça do procon imprimiu tudo e mandou eu colocar nos correios com AR.
A empresa de 15 dias uteis para responder, caso nao responda eles abrem um processo, enfim, vou atualizando vocês com o passar dos processos.
A empresa de 15 dias uteis para responder, caso nao responda eles abrem um processo, enfim, vou atualizando vocês com o passar dos processos.
-
Pedrada_B@ssi
- Novato
A pouco tempo iniciei uma discussão sobre "primeira moto em 2025", concordo com boa parte do que você pontuou O.L. mas vou contar a minha situação aqui.
Estou com os meus 20 anos, com 1 Curso técnico, uns 7 profissionalizantes ou específicos, buscando curso superior, namorando, trabalhando na área da qual me formei para adquirir experiência, pagando parte das contas de casa e tentando conciliar tudo isso. Com o que sobra liquido do salário (+ou- R$950 ) guardo por volta de R$300 e "vivo" com o restante, no momento atual estou quase mudando de emprego (sendo este em outra cidade) e por isso preciso de uma moto já que o transporte publico aonde moro além de caro é ruim e carece de horários, diante desta situação me deparo com o mercado de motos atuais onde uma cabrita de leilão está custando 4K e eu não vou entrar em um financiamento de 24/36x, porque é loucura uma moto 0km que vale 6k estar sendo vendida a vista por 20k e no financiamento custa 35k, diante disto chego no mercado de usadas e a mesma moto já destruída está a 13k.
A melhor opção que me apareceu até o momento que está dentro da realidade foi uma Suzuki Katana 125cc (compartilha peças com a Yes 125cc), muito bem conservada com 44mil km custando 6K e já que tenho experiência com mecânica (aprendi cedo que ou conserta ou fica sem) creio que se aparecer alguma intempérie consigo resolver.
Mas deixo aqui a minha humilde opinião: A culpa por todo esse abuso, não só do mercado de motos ou autos mas também da situação geral do país, É DO PRÓPRIO BRASILEIRO! Todos nós somos culpados e eu não me excluo dessa, se a cada patifaria da politica fossemos as ruas (Como nas Diretas e Impeachment do Color) o país seria um lugar extremamente melhor, mas como gostamos de terceirizar o serviço para politico "A" ou "B" continuamos na merda e ainda por cima conformados.
E sobre a população periférica da qual já fiz parte, pois até os 18 morei na periferia (se o quesito de divisão for renda, ainda sou periférico...) e que o O.L. classificou como "favelado médio"
acho que falta educação financeira e cultura, isso já deveria vir do berço pois conheci pessoas que depois que juntavam tudo o que recebia no mês dava por volta de 10k, mas não sabiam dizer pra onde ia o dinheiro e ainda ficavam endividados.
Agradeço a Deus pelos pais que tenho quando vejo certos tipos de situação.
Estou com os meus 20 anos, com 1 Curso técnico, uns 7 profissionalizantes ou específicos, buscando curso superior, namorando, trabalhando na área da qual me formei para adquirir experiência, pagando parte das contas de casa e tentando conciliar tudo isso. Com o que sobra liquido do salário (+ou- R$950 ) guardo por volta de R$300 e "vivo" com o restante, no momento atual estou quase mudando de emprego (sendo este em outra cidade) e por isso preciso de uma moto já que o transporte publico aonde moro além de caro é ruim e carece de horários, diante desta situação me deparo com o mercado de motos atuais onde uma cabrita de leilão está custando 4K e eu não vou entrar em um financiamento de 24/36x, porque é loucura uma moto 0km que vale 6k estar sendo vendida a vista por 20k e no financiamento custa 35k, diante disto chego no mercado de usadas e a mesma moto já destruída está a 13k.
A melhor opção que me apareceu até o momento que está dentro da realidade foi uma Suzuki Katana 125cc (compartilha peças com a Yes 125cc), muito bem conservada com 44mil km custando 6K e já que tenho experiência com mecânica (aprendi cedo que ou conserta ou fica sem) creio que se aparecer alguma intempérie consigo resolver.
Mas deixo aqui a minha humilde opinião: A culpa por todo esse abuso, não só do mercado de motos ou autos mas também da situação geral do país, É DO PRÓPRIO BRASILEIRO! Todos nós somos culpados e eu não me excluo dessa, se a cada patifaria da politica fossemos as ruas (Como nas Diretas e Impeachment do Color) o país seria um lugar extremamente melhor, mas como gostamos de terceirizar o serviço para politico "A" ou "B" continuamos na merda e ainda por cima conformados.
E sobre a população periférica da qual já fiz parte, pois até os 18 morei na periferia (se o quesito de divisão for renda, ainda sou periférico...) e que o O.L. classificou como "favelado médio"
Agradeço a Deus pelos pais que tenho quando vejo certos tipos de situação.
Optimus Leo escreveu: 30 Mai 2025, 20:23 É o que eu falei inumeras vezes aqui no forum.
Bostileiro médio aceita qualquer coisa e é muito "Maria vai com as outras". De outro lado, temos empresas ultra mercenárias apoiadas pelos governos de turno e seu ultraprotecionismo (que só serve para enriquecer os empresários amigos do rei - não desenvolve nem protege a economia nacional).
Junta os dois, e ai temos o que é o Bostil. Não só em mercado de motos, mas de carros e outros itens.
É a velha história, as coisas são caras aqui porque dão status ou dão status porque são caras?
Pro favelado médio, feio, fudido e aonde as mulheres do seu meio também são alpinistas sociais em formação (os extremos são os piores, as mais fudidas e as mais ricas são as mais exigentes), ter uma moto é um sonho, a famigerada "CONQUISTA". Real que um veiculo ajuda a tornar a vida menos miseravel, não depender de transporte publico lixento, ser mais independente e nos ultimos anos, tem se tornado umas das poucas fontes de renda decente para alguém sem formação nem possibilidades (até porque no Bostil querem pagar 2.5k PJ para muitos com diploma superior e experiência...reflexos de um pais desindustrializado e fudido).
Mas ai, além de fudido maioria tem preferência temporal curta, potencializada pela cultura de ostentação que é super presente no Bostil. É um mecanismo de cope. O cara fudido é o que quer mais ostentar e aparecer. Ai junta esse povo sem educação financeira, preferência temporal curta e essa cultura de ostentação, e tem o famoso cope "CONQUISTA É CONQUISTA, SEJA A VISTA OU X60". É a romantização do endividamento. Vejo um montão de moleque pobre sonhando em fazer 18 para "lancá a naveras e ir pras entregas" (financiar uma 160 e trabalhar nos app). Em vez de procurar uma motinho usadinha barata (bom, até uns anos atrás era possivel, hoje ate uma CG só pra rodar ta mais de 5k), eles querem é uma moto 0km para "chaviá nas entregas" (como se uma 160 fosse grande bosta, mas no meio deles, é). Por isso também os bancos adoram o Bostil.
As montadoras, nada burras, já perceberam que o bostileiro pode reclamar que é caro, mas depois vai lá e compra (financiado). E fica nesse ciclo de consumismo. Termina uma divida e se enfia em outra. E que aceita qualquer lixo também. Nas motos, ainda ridiculo ter moto com tambor traseiro, que dizer de tambor dianteiro! E as motos tudo peladas, com poucas coisas e cada vez mais descartáveis. Igual nos carros, vi nesses dias que a Volks lançou seu novo plastimóvel (vulgo SUV) com CALOTAS num carro de 100k! É ridiculo como o bostileiro aceita isso como normal.
E claro, elas enfiam a faca nas margens de lucro, sempre procurando o que podem retirar do veículo, não para baixar o preço mas sim para manter a margem de lucro alta.
E outra coisa que eu reparei aqui, é que toda marca nova vem só focada em vendas, vendas, vendas, vendas...e esquecem do pós-vendas por completo. Um dos motivos principais que a Honda domina tanto (e falam isso no video e nos comentários) é que vc acha um montão de peça e MO barata. Peças paralelas, mas é o que salva o motoboy e o trabalhador (até porque peça original de CGzolas é cara proporcionalmente para a motinho que é).
E ai fica um circulo vicioso.
Honda vende muito, então os fabricantes de peças paralelas se dedicam a fazer peças para Honda. Então, o povo vê que tem mais oferta de peça "baratinha" então compra mais Honda. Repeat.
Yamaha vendo mais ou menos, então alguns fabricantes diversificam e fabricam peças para Yamaha também. O povo compra, mas não tanto.
Mas a Royalkawaumph vende menos, então não tem demanda para fazer peça paralela, que se foda! Foco total em Honda e Yamaha. Ai, o cara interessando na Royalkawaumph, tem que ter mais bala para arcar com a manutenção, ou ficar com dor de cabeça de esperar peças por 30, 60 ou 90 dias ou termina indo na Honda e compra uma moto pro dia a dia.
Realmente falta esse foco e dedicação em pós-vendas para essas marcas menores vingar aqui. Mas é aquilo, mercenarismo total. Já trabalhei na industria automotiva na parte de peças e pós-vendas, posso afirmar como é NOJENTO a margem da montadora em peças originais vendendo para a CC. A margem da CC pro cliente final até que é normal, 20 a 30%. Mas a montadora lucra HORRORES vendendo para a concessionária.
Eu vejo isso mesmo no mundo de carros e preparação. Aqui no Bostil, basicamente só existe peças e aftermarket para AP, VW aircooled, Opala e GM familia II (vulgo Monzatech). QUALQUER outro carro que fuja dessas mecânicas, o custo é proibitivo. Tem que importar peças, pagar mais caro (e agora com o Taxxad, imagina). O que sempre teve no Bostil foi AP e Monzatech, então os fabricantes de peças de preparação focaram nisso. Eles veem que a demanda é para isso.
Então muita gente deixa de pegar algum carro diferente para preparar, porque não querem lidar com isso, é uma ladeira ingrime de custos, é mais complicação. E ai, continuam vendendo AP e Monzatech, sem nunca diversificar a oferta de peças.
Enfim, acho algo muito dificil de mudar porque a pesar das nossas bolhas online pensar diferente, no resto do Bostil tem um montão de fudido que a unica opção é uma Biz ou CG velha, ou partir para a "conquista em x60".
"Se tá vazando, é porque ainda tem óleo.
E se sobrou peça, é porque eu montei melhor do que a fábrica."
E se sobrou peça, é porque eu montei melhor do que a fábrica."
- Fabio Ninja
- Dinossauro
atualizando vocês sobre a bolha da tiger 660 , depois de 147 dias, fui buscar a bolha na concessionaria em campinas.
O que pegou bastante pra eles, foi ter reclamado no Procon e ficar comentando sobre o atraso nas Publicações que eles faziam no instagram, realmente ficam preocupados.
Nada justifica todo esse tempo de atraso de uma peça, que diga-se, peça simples da moto.
Bom para ambas as partes !
O que pegou bastante pra eles, foi ter reclamado no Procon e ficar comentando sobre o atraso nas Publicações que eles faziam no instagram, realmente ficam preocupados.
Nada justifica todo esse tempo de atraso de uma peça, que diga-se, peça simples da moto.
Bom para ambas as partes !
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
PROCON resolve tudo. Nem adianta perder tempo quando as coisas pegam um rumo como esse que descreveu.