Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
b0fh
Bastard operat0r

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por b0fh »

eu tenho 1.75 e nem fudendo que eu andaria numa ultra com altura original. a minha vai um rebaixador do guerra (top!) mais um banco 'tallboy' que apesar do nome é bem mais baixo que o original. na maior parte do tempo q ficou comigo andou sem tourpack e com um banco solo rebaixado do pedrinho, bom d+.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Gambler
Roda Presa

Mensagem por Gambler »

mumorato escreveu: 10 Set 2024, 20:19 O banco original da ultra é bão dimaise, mas de fato é trambolhado e fica muito feio sem o tourpack. Compra um banquinho solo desses do Pedrinho, usado, no olx/facebook, vale muito a pena. Eu só usava o original quando levava minha muié pra algum canto.

No mais, tá lindona a motoca, ela é uma 103?
É uma 2009, snme o motor é 96A ainda. Tem apenas 25kkm, bem zerada e poucos detalhes estéticos pra uma moto de 15 anos. Aos poucos vou arrumando o que incomodar.
b0fh escreveu: 10 Set 2024, 21:00 eu tenho 1.75 e nem fudendo que eu andaria numa ultra com altura original. a minha vai um rebaixador do guerra (top!) mais um banco 'tallboy' que apesar do nome é bem mais baixo que o original. na maior parte do tempo q ficou comigo andou sem tourpack e com um banco solo rebaixado do pedrinho, bom d+.
Com 1,80m e andando sozinho tenho achado bem tranquilo. Ainda não botei garupa para testar o quanto atrapalha e nem rodei muito na cidade.
Vou dar uma olhada nesses bancos
300 - 1250S - 800 - 150 - 250 - 750 - 300i - 750 (again) - MSM - 1600 - MSM
"Sacrifícios precisam ser feitos"
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Voltando aos trampos, semana passada consegui resolver um problema que estava pendente na minha moto há algum tempo.
Uns dois anos atrás eu comprei um par de pneus technic deluxe, aquele modelinho vintage. Eu sempre quis esses pneus “vintage” na motoca, fica muito bonito, mas era foda de conseguir. A technic fabricou esse modelo deluxe pro BR e deve ter vendido muito, pois o pneu é bonito e muito barato. Tá certo que a qualidade não é das melhores, mas tendo em mente que não é um pneu para performance, dá pra usar sem se decepcionar.
O pneu dianteiro ficou bom, aro 21, é um pouco mais largo do que eu gostaria, mas até aí tá ok. O problema é o pneu traseiro. Nas sportsters mais novas ele cabe direitinho e não há problemas, mas nas mais antigas que 2003, ele fica muito apertado.
Quando fiz a instalação, eu precisei fazer muitos ajustes para os parafusos internos do paralamas não ficarem pegando na lateral do pneu, e até que relativamente ficou bom. A parte que não ficou boa foi o espaçamento da correia. Ficou muito próximo da banda lateral do pneu, de modo que quando andava, as oscilações do asfalto deformavam o pneu e acabava raspando na correia. No início fiquei bem cabreiro com isso, precisei fazer até uns ajustes milimétricos no alinhamento da roda para tentar mitigar ao máximo esse contato entre pneu/correia, mas não ficou bom.
Ó como tava, parado já ficava quase pegando. Andando o pneu raspava na correia:
Imagem

Imagem

Eu já estava convivendo com esse problema, mas ocorreu de esta semana eu ver no Instagram um cara compartilhando a foto instalando um pneu Shinko, vintage. Mandei mensagem e ele me passou o contato de onde comprar.
Os pneus shinko são muito bons, mundo a fora muita gente usa mas choppers, mas aqui no BR só encontrava de vez em quando na hd peças, e num valor que eu não estava muito disposto a pagar.
Imagem

O pneu shinko equivale à medida 130, o technic que estava instalado era equivalente a 150. Colocando ambos lado a lado já dá para notar uma pequena diferença.
Imagem

Executando de fato o trabalho eu esqueci de tirar foto :e131: , mas tá aí um trampo de corno, faltou um pentelhésimo para eu levar pra uma oficina trocar esse pneu. Só não fiz pois eu queria analisar bem os rolamentos de roda, lubrificar, limpar o cubo e ajustar certinho a tensão da correia.
Moto custom em geral é uma merda pra tirar a roda traseira, pois não tem cavalete. Então usei um macaco para levantá-la. Acontece que o paralamas traseiro é meio curvo para baixo na parte traseira, e ainda tem a placa da moto. Portanto, para tirar a roda desse envolucro todo, precisa levantar muito o chassi do chão, o que oferece um risco adicional, já que eu uso um macaco simples, de carro, que levanta a moto meio torta. Foda.
Tirei a placa, soltei a pinça de freio e saquei a roda. Com ela fora, inspecionei os rolamentos para ver se havia alguma folga irregular, mas estavam bonzinhos. Pudera, acho que rodaram nem uns 5k km.
Feito isso, rodei a cidade atrás de uma borracharia aberta. Era sábado à tarde, cidade pequena fecha tudo. Felizmente achei uma e o cara me cobrou 30pilas para tirar um pneu e colocar o outro. Achei meio salgado, dado que estava tudo desmontado e era “só” trocar. Mas paguei sem pestanejar, o trampo é uma bosta de fazer sozinho, arriscado rasgar a câmara. Também não ia pechinchar, empresa grande nenhuma abre margem para negociar valor, acho injusto fazer essa “briga” por preço com trabalhador local. Enfim, acho que demorou uns 3 min de trabalho e tava pronto :lol:
Imagem

O resultado ficou bom, montado na roda deu para notar o quão mais fino é. O desenho na banda de rodagem até que é parecido, mas a borracha é bem mais macia. Acho que tem muito mais aderência.

Esqueci de comentar, mas antes de levar para o borracheiro eu tirei a polia da correia. Fiz isso para evitar qualquer possível acidente na máquina de sacar pneu. Amassar essa porra ia me custar muito caro. Pensar em sacar a polia me dá até um arrepio no cu, pois é quase que normal quebrar os parafusos de fixação na hora de soltar. Eles são colados e como não é normal de se mexer, acaba que fica muito preso.
Consegui soltar com alguma facilidade, aqueci com o soprador térmico, coloquei uma chave estrela e fui batendo no sentido de afrouxar com um martelo de borracha. Logo soltou.
Imagem

Aproveitei para comprar parafusos e arruelas da mesma medida em inox, para deixar mais bonito. Quando fui instalá-la novamente, usei trava rosca conforme o manual e todo mundo recomenda.
No lugar, esteticamente não deu muita diferença. Graças a Deus a moto não caiu do macaco (era um medo real) e pude descê-la dali
Imagem

O próximo passo foi pegar a ferramenta da NASA que é feita para alinhar a roda das Hds: um arame com enforca gato.
Imagem

É impossível ser claro só descrevendo como usa, mas vamos lá. No quadro elástico da hd tem um furinho em cada lado da moto. Esse furo é usado como guia para centralizar o eixo traseiro. Partindo deste furo é possível medir a distância entre ele e o centro do eixo da roda de um lado. Usando esta medida, é possível compará-la com o valor encontrado no outro lado da moto (entre o eixo e o furinho). Ambos os lados do eixo devem ficar à mesma distância.
Na prática a ferramenta se usa enfiando no buraquinho da balança, e tu puxa o enforca gato até o centro do eixo de um lado.
Imagem

Depois tu vai pro outro lado da moto e enfia o arame no buraquinho do quadro elástico. Se o enforca gato ficar no centro do eixo, a roda está alinhada. Se ficar para frente ou para trás, precisa puxar mais, ou soltar o parafuso esticador.
Imagem

Aparentemente “simpres” de resolver, mas tem a variável da tensão da correia, que atrapalha um pouco.
O tensionamento da correia eu faço no zoiometro, a experiência nos últimos quase 15 anos com hd já calibraram meu dedo :lol:

Por fim, com a roda centralizada, deu para conferir o resultado. Aumentou bastante o espaço na parte de cima e de baixo entre o pneu e a correia. Agora passa um dedo tranquilamente no vão. Uma bomba a menos prestes a estourar, hehe.
Imagem

Imagem

E foi só isso mesmo, tudo no lugar e não deu tempo de testar a moto, esqueci a chave virada e ficou uns 4 dias com o farol aceso. A bateria tava marcando 5v. Sei lá se tem recuperação, vou tentar resolver isso daqui uns dias. Antes disso ainda tenho umas fotos que tirei da adaptação do botão de seta que eu fiz (finalizando aquele serviço do chicote que eu postei uns dias atrás).
Valeus!
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Dando sequência ao serviço que postei esses dias atrás, onde eu instalei parte do chicote para as setas, dessa vez eu finalizei a instalação do botão de acionamento.
Como eu já havia dito, eu tirei da minha moto quase tudo de eletrônico que havia e não era essencial. Uma parte disso foi eliminar os comandos que ficam no guidão, pois são muitos fios. Alguns botões que são essenciais eu trouxe para a lateral da moto, em um lugar discreto, mas de não tão fácil acesso. Deste modo, instalar o botão de acionamento da seta ali junto com os outros ficaria muito fora de mão.
Naquele momento de reforma da elétrica eu julgava que não precisaria das setas, mas na real, a falta desse componente obrigatório me causa um pouco de cagaço com a polícia. As setas físicas eu já havia reinstalado na moto há bastante tempo, só não havia feito a ligação elétrica mesmo, então esse é o último passo para colocá-las para funcionar por completo.

Para começar, a solução mais simples que eu encontrei foi instalar um botão de 3 posições(esquerda/desligado/direita). Procurando localmente e no mercado livre só achava uns botões esteticamente feios, e que poderiam apresentar problemas de durabilidade por estarem expostos ao tempo, isto é, à chuva. Até comprei um kit com 5, mas não estava convencido que ficaria bom. Algum tempo depois encontrei no AliExpress um botão “bonito” e resistente à água. Uma ótima opção. O ponto negativo foi o preço, uns 25 reais.
Imagem

Com o botão em mãos, procurei um lugar que desse para instalar e que ficasse com uma usabilidade razoável, não escondido como os botões de partida farol, etc.
O melhor lugar que encontrei foi na boininha do farol. Ali já é um local usado para algo do tipo em algum modelo de Sportster, pois há uma chapinha que tampa um buraco que, acredito, só pode ser para luzes espia.
Imagem

Eu retirei a chapinha e tava lá o buraco, quase do tamanho que eu precisava. Usei uma micro retífica com disco de corte para aumentar um pouquinho ele e caber o botão que eu queria instalar. Essa micro retífica é bem vagabundinha, comprei faz uns 10 anos, achei que não ia durar nada, mas já me quebrou muito galho. Os disquinhos de corte são meio caros, +-10 reais um kit de 10, mas são bem úteis e fácil de encontrar pra comprar.
Imagem

Fiz um corte aumentando o rasgo que já existia. Não gastei tempo medindo ou fazendo perfeitinho, pois a ideia era de fazer algo para cobrir aquele buraco todo e deixar só o botão para fora.
Imagem

Aproveitei que estava mexendo por ali e já tirei as medidas desse retângulo grande, para fazer uma tampinha. Ele tem 61x29x5mm.
Fui para o pc e usei toda a minha habilidade(quase zero) em modelagem 3d para fazer a tampa.
Imagem

Basicamente um retângulo com bordas arredondadas e com um furo no meio. Acabei fazendo esse segundo rebaixo envolta do furo para assentar melhor o botão, e não ficar com a base muito saltada para fora da chapa. Aproveitando o tempo, dei uma pesquisada no YouTube e aprendi a como gerar um esboço a partir de uma imagem. Então peguei um logo simples da HD e joguei ali dos lados, para cobrir o espaço vazio.
Imagem

Isso de colocar o logo eu fiz meio que como um teste, pois não sei se em um pedaço tão pequeno ia ficar com resolução de impressão suficiente. Eu tenho uma impressora 3d que funciona à base de resina. Comprei faz uns 3 anos e vez ou outra imprimo alguma coisa. A qualidade da impressão dessas impressoras de resina são muio boas, mas é um trampo chato pra caramba imprimir peças nela. A resina fede demais, e depois que tu imprime, precisa lavar bem as peças(com álcool de posto) para não deixar nenhum resíduo secar na máquina. Nesse quesito usabilidade as impressoras de filamento dão de 10 a 0.
Aqui é a impressora no banheiro pronta pra imprimir. Deixo ela imprimindo no banheiro, e fecho a porta, pra isolar o fedor da resina lá :lol:
Imagem

Para fazer este primeiro teste eu coloquei 2 chapinhas para imprimir, uma com, e outra sem o logo da hd, pois não sabia se a qualidade ia ficar boa. O tempo total da impressão ficou em 26min, e o resultado do primeiro teste ficou assim
Imagem

O logo da hd ficou com uma ótima qualidade, se não fosse por um “pequeno” erro, essa já teria sido a versão final :lol:
Imagem

O "erro" que eu cometi foi de que modelei o furo do botão errado. Eu fiz o furo com 11mm e era para ser 16mm :pow:
Mas sem problemas, aproveitando que a impressora ainda tava suja, alterei o modelo para a medida correta e mandei novamente imprimir mais 3 chapinhas.
Finalizada a impressão da peça final, eu fiz a “cura” dela. Explicando rapidamente, a resina utilizada na impressão das peças reage aos raios uv, e é isso que transforma ela de líquido em sólido. A impressora faz esse trabalho de solidificar no formato do modelo 3d, mas ao final, a peça ainda não fica completamente solidificada, ainda é um pouco gosmenta. Então essa cura 100% precisa ser feita colocando a peça sob raios uv. Antigamente eu colocava no sol, mas hoje uso uma luminária de manicure, que é feita para secar aquelas unhas em gel :bnn:

Feito isso, que é jogo rápido, 10min, eu dei uma lixadinha na peça para criar melhor aderência para a pintura
Imagem

Pra pintar usei um spray de tinta cromado, que eu já tinha. Eu comprei pra pintar alguma coisa uns anos atrás, nem sabia se ainda tava na validade.
Imagem

Pra finalizar, só esperei a tinta secar um pouco e coloquei o botão na chapinha. Como o plugue dele já estava pronto na moto, foi só conectá-lo. Dei uns pinguinhos de cola de contato na chapinha e colei na boininha do farol. O resultado ficou assim
Imagem

Imagem

Imagem

O resultado ficou muito bom para o tempo investido, :lol:
Essa tinta até que fez a peça se mesclar bem com o alumínio da boina do farol, não ficou chamando a atenção.
Testei a seta e já ta funcionando, mas não sei por quanto tempo essa chapinha fica aí, pois já to pensando num modelo novo, mais “arrojado” kkkkkk
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
fellpz
Novato

Mensagem por fellpz »

Craque demais, hein. Parabéns
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Resina tem suas vantagens. Acabamento ficou perfeito. O meu carro ja tem umas 4 pecas impressas. Kkk
Tornado 300
ClaudemilsonDebortoli
Roda Presa

Mensagem por ClaudemilsonDebortoli »

Muito legal seu relato @mumorato e a motoca tá um espetáculo.

Onde vc comprou esse pneu Shinko?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

a otoridade policial vai ficar deboas com esse acionador de seta ai?
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Projeto sensacional hein, @mumorato ? Me tira uma dúvida? Vc tirou os comandos do punho. No lado direito tem o interruptor do freio e no lado esquerdo tem o da embreagem. Como vc fez com ele? Simplesmente eliminou?
Zeh :emo206:
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Do it yourself levado à sério!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Ficou bem legal!!
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

valeus pelos feedbacks.
b0fh escreveu: 13 Set 2024, 09:59 a otoridade policial vai ficar deboas com esse acionador de seta ai?
Se o cara tiver "boa vontade", acho que ter as setas funcinando certinho já é o suficiente. Agora, se o cara quiser encontrar problemas, esse é só mais um entre os outro 99 posíveis :lol:
Zeh escreveu: 13 Set 2024, 10:32 Projeto sensacional hein, @mumorato ? Me tira uma dúvida? Vc tirou os comandos do punho. No lado direito tem o interruptor do freio e no lado esquerdo tem o da embreagem. Como vc fez com ele? Simplesmente eliminou?
Cara, o interruptor da luz de freio dianteiro eu removi. A luz só acende se utilizar o freio traseiro... Já o sensor de embreagem, nesse ano da sportster não tinha ainda. O circuito já é naturalmente fechado.
Russo escreveu: 13 Set 2024, 10:56 Do it yourself levado à sério!
Aprendi com o mestre, fazendo banco de savage :rof:
Atual:
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

mumorato escreveu: 13 Set 2024, 13:50 Se o cara tiver "boa vontade", acho que ter as setas funcinando certinho já é o suficiente. Agora, se o cara quiser encontrar problemas, esse é só mais um entre os outro 99 posíveis :lol:
A minha esta nessa rumo tb. Nada fora do comum, apenas seca suvaco, lanternas e farol em led, e ponteira esportiva. Se quiser encrencar, motivo não falta. :lol:
mumorato escreveu: 13 Set 2024, 13:50 Cara, o interruptor da luz de freio dianteiro eu removi. A luz só acende se utilizar o freio traseiro... Já o sensor de embreagem, nesse ano da sportster não tinha ainda. O circuito já é naturalmente fechado.
A uns tempos atrás, eu considerei modificar os punhos de comando. Vi em alguma foto, gostei e fui pesquisar. Eram no estilo dessa imagem abaixo. Mas o kit custa uma fortuna lá fora, trazer pra cá então ficou inviável. Cheguei a achar uns kits genéricos no aliexpress que poderiam ser adaptados, mas empaquei nessa questão dos interruptores de freio e acabei abandonando a idéia.

Imagem
Imagem
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Bonito esse modelo. Se tivesse pra vender direto da china seria barato e uma ótima opção.

Eu já instalei uma vez um modelo de botoeira que vai direto no guidão, mas foi uma merda pra fazer o furo no guidão e a fiação, conectores, dentro da 1''do guidão. Acabou que depois troquei de guidão e nem quis refazer, daí eu passei os botões pra outra posição.

Não sei que ano é tua sportster, mas nas mais novas eliminar esses botões não parece tão simples. Principalmente nas que já tem uma placa de circuito impresso ali dentro. Não é só botão analógico, eles conversam por algum protocolo com a central.
Atual:
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

mumorato escreveu: 17 Set 2024, 09:12 Bonito esse modelo. Se tivesse pra vender direto da china seria barato e uma ótima opção.

Eu já instalei uma vez um modelo de botoeira que vai direto no guidão, mas foi uma merda pra fazer o furo no guidão e a fiação, conectores, dentro da 1''do guidão. Acabou que depois troquei de guidão e nem quis refazer, daí eu passei os botões pra outra posição.

Não sei que ano é tua sportster, mas nas mais novas eliminar esses botões não parece tão simples. Principalmente nas que já tem uma placa de circuito impresso ali dentro. Não é só botão analógico, eles conversam por algum protocolo com a central.
A minha é a 883R, 2008. Ainda não é o sistema CAN-BUS, que usa essa placa eletrônica. E agora q vc falou, eu poderia realmente furar e embutir os botões direto no guidom, mas ainda não resolveria a questão de precisar dos interruptores do neutro e luz de freio....
Imagem
Gambler
Roda Presa

Mensagem por Gambler »

Gambler escreveu: 06 Ago 2024, 22:34 Notei outro problema hoje. A luz do ABS pisca logo que liga a chave, porém andando ela fica acesa ao invés de apagar. Amanhã vou levar num mecânico para limpar o sensor e ver se resolve.
No mais, só alegrias (e mendigos puxando papo nos postos dizendo que vale mais que uma casa)
Atualizando sobre o ABS da Ultra:
Levei a moto em 3 mecânicos, sendo que dois só trabalham com Harley. Um nem olhou por falta de tempo, mas disse que deveria ser módulo. O segundo puxou código de erros e deu "No RSP" no código B, disse também que deveria ser módulo. O terceiro deixei a moto mais tempo para ele olhar e o diagnóstico foi o mesmo... módulo.

Como esses dias notei que às vezes a luz do ABS ficava piscando na ignição e andando ficava acesa direto e em outras vezes ela piscava uma vez e já ficava acesa, mesmo com a moto parada, concluí que era algum problema intermitente e dificilmente seria módulo. Comecei a fuçar toda a fiação agora de tarde e realmente era fio rompido.
Logo acima do conector do sensor da roda dianteira estava com uma curva acentuada (ponto verde na foto) e mexendo ali enquanto a luz estava piscando, ela parava de piscar e ficava acesa, indicando o problema.

Resumindo: Achei um ponto de dobra que ele funcionava, passei um enforca gato para manter dobrado ali e economizei 1k do reparo de módulo desnecessário. Fiz um teste na rua e está 100%.
Quando levar a moto na oficina vou pedir para trocarem a fiação danificada.

Imagem
300 - 1250S - 800 - 150 - 250 - 750 - 300i - 750 (again) - MSM - 1600 - MSM
"Sacrifícios precisam ser feitos"
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

minha Hayabusa está assim. Dependendo de como paro o guidão, aparece o código F1. Faço o jump no conector e aparece C42 (immobilizer system malfunction)

só que as brazucas não tem imobilizador. É fio quebrado que sai do punho departida e vai pra dentro da moto. "Travei" com enforca gato e estou esperando a paciencia chegar para desmanchar o chicote e achar o fio quebrado.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Não tenho fotos mas farei um video , comprei um OBD2 para a Tiger 660, tem que ser OBD bem especifico, tinha tentado outros e nao deu certo, entao comprei um que vi um americano usando, falar pra vcs, o negocio é muito bacana.
Primeiro passo vc tem que comprar a licença do aplicativo para celular TUNEECU que sai mais ou menos 170 reais, e depois o OBD, que saiu por 260 reais.
Com ele eu posso alterar as datas de revisão e manutenções da moto, posso fazer remap, e apagar erros , por exemplo, luz da injeção acesa, as vezes e apenas um combustivel ruim e fica aceso direto, com ele posso corrigir o erro e apagar, caso nao seja nada, nao liga mais.
Você tem total controle sobre a parte eletronica, é bem bacana.
Essa licença do TUNEECU é para duas motos, durante um ano.
So um serviço deste num mecanico ja gastaria uns 200 lulos ou mais, bricando....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Responder