Será que moto é coisa de "terceiro mundista mesmo"?
-
Helder.soares
- Dinossauro
Será que moto é coisa de "terceiro mundista mesmo"?
Estou há mais de dois meses nos EUA,
No Brasil andava de moto 80% do tempo, por conta de trânsito, etc.
Desde os meus 18 anos, nunca passei mais de uma semana sem andar de moto.. aqui as vezes me pego olhando um ou outro classificado, mas nem me interesso muito e não sinto falta.
As ruas TB é raro ver moto aqui. Chuto que menos de 1% da frota circulante.
Sei que na Europa tem muito, etc. Mas porque o trânsito "indiano" das cidades europeias obriga a isso.
E aí? Tô com impressão errada?
Desde os meus 18 anos, nunca passei mais de uma semana sem andar de moto.. aqui as vezes me pego olhando um ou outro classificado, mas nem me interesso muito e não sinto falta.
Sei que na Europa tem muito, etc. Mas porque o trânsito "indiano" das cidades europeias obriga a isso.
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
- WellNosense
- Novato
Re: Será que moto é coisa de "terceiro mundista mesmo"?
Segundo um amigo meu, o problema tá no preços do estacionamento, que é praticamente igual para carro e moto, por isso o pessoal dá preferenia para ter carro mesmo. Mas isso depende da sua localidade também. Tem mil e um fatores, cara... Deve ser impressão sua mesmo.
"Depois da meia noite, a tendência é amanhecer."
-= Fazer YS250 - 2007 =-
-= Fazer YS250 - 2007 =-
-
Helder.soares
- Dinossauro
Estacionamento? Como assim? Nos estados que "vivo", florida e Texas, pagar pra estacionar somente nos "quarteirões centrais" ou entao nos parques...
-
Jota
Minha impressão é que andar de moto por satisfação não é a norma, em canto algum.
A maioria anda ou pq é mais barato que busão ou pq usa pra trabalhar.
A maioria anda ou pq é mais barato que busão ou pq usa pra trabalhar.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Tá com a impressão parcialmente errada. Galera aí tem carro, moto e o que mais quiser e usa carro no dia a dia porque tá cagando pro custo de combustível.
Scooter e moto pequena sim é coisa de indiano, asiático e latino. Moto mesmo, moto de verdade, tem aos montes aí. Só que usam pra lazer.
Scooter e moto pequena sim é coisa de indiano, asiático e latino. Moto mesmo, moto de verdade, tem aos montes aí. Só que usam pra lazer.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Optimus Leo
- Mito
- Não pode andar no corredor (exceto na Califa). Isso ai já mata demais o uso da moto como veículo pro dia a dia. Se aqui no Bostil fosse igual, muita gente não usaria moto nas grandes cidades porque não faz sentido ter uma moto se for para ficar preso no trânsito.
- Preço de carros e a manutenção do mesmo são muito mais baratos. Com o preço de uma Ninjinha usada, vc compra algum carrinho usado decente. E o preço de manutenção é mais em conta. Vc gasta menos em pneus no carro do que na moto. Um kit de relação tem que trocar com mais frequência, etc. Seguro é mais barato também, a longo prazo ter o carro é mais barato do que uma moto.
- Lugares com invernos frios e neve, se for para ter somente um veículo, é melhor um carro. Não é nada prático ter que perder minutos para se equipar para andar no frio se teu commute vai ser de 15 min.
- Infraestrutura americana é bem diferente de outros lados. Distâncias grandes, suburbia, etc.
- Transporte público é deficiente, mas comprar e manter um carro não é algo proibitivo como em outros paises. Tanto da parte de preço de compra, manutenção assim como impostos e taxas que não são abusivos (não é uma putaria aqui tipo IPVA, licenciamento, etc...são valores bem mais simbólicos)
- Combustível é relativamente barato no âmbito mundial, então não é uma preocupação
- Culturalmente nunca houve necessidade de motos pequenas e econômicas, então lá uma 250 é uma "motinho" enquanto que aqui já é uma moto mediana
- Poder aquisitivo maior. O cara pode ter um carro pro dia a dia e uma motona para lazer.
- Medo. Grandissima maioria das pessoas tem medo de andar de moto, no mundo inteiro. Só que em paises latinos, por ex, ter uma moto vira simbolo de "ostentação" entre fudidos...e também uma forma da pessoa fugir do transporte público deficiente e porque ter um carro não é tão facil como para um americano.
Etc etc etc, foi uma analise bem simplista a tua Helder
- Preço de carros e a manutenção do mesmo são muito mais baratos. Com o preço de uma Ninjinha usada, vc compra algum carrinho usado decente. E o preço de manutenção é mais em conta. Vc gasta menos em pneus no carro do que na moto. Um kit de relação tem que trocar com mais frequência, etc. Seguro é mais barato também, a longo prazo ter o carro é mais barato do que uma moto.
- Lugares com invernos frios e neve, se for para ter somente um veículo, é melhor um carro. Não é nada prático ter que perder minutos para se equipar para andar no frio se teu commute vai ser de 15 min.
- Infraestrutura americana é bem diferente de outros lados. Distâncias grandes, suburbia, etc.
- Transporte público é deficiente, mas comprar e manter um carro não é algo proibitivo como em outros paises. Tanto da parte de preço de compra, manutenção assim como impostos e taxas que não são abusivos (não é uma putaria aqui tipo IPVA, licenciamento, etc...são valores bem mais simbólicos)
- Combustível é relativamente barato no âmbito mundial, então não é uma preocupação
- Culturalmente nunca houve necessidade de motos pequenas e econômicas, então lá uma 250 é uma "motinho" enquanto que aqui já é uma moto mediana
- Poder aquisitivo maior. O cara pode ter um carro pro dia a dia e uma motona para lazer.
- Medo. Grandissima maioria das pessoas tem medo de andar de moto, no mundo inteiro. Só que em paises latinos, por ex, ter uma moto vira simbolo de "ostentação" entre fudidos...e também uma forma da pessoa fugir do transporte público deficiente e porque ter um carro não é tão facil como para um americano.
Etc etc etc, foi uma analise bem simplista a tua Helder
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
-
Robson
É cultura.
Americano gosta de carro.
Americano gosta de carro.
Vi esse ano uma reportagem ligando o aumento na venda das motos com os valores ridiculos dos carros. Entao de uma certa forma a resposta é sim. Aqui MUITOS andam de moto pq nao tem condições de comprar um carro porem é melhor, mais rapido e barato do q andar de onibus. Mas assim q podem vendem a motoe compram um carro.
Tornado 300
moto tem, só não tem muito dessas merdinhas de plástico com motor de zumbido de mosquito que mulambo feito vc curte.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
-
Helder.soares
- Dinossauro
Eu joguei a situação de maneira simples intencionalmente mesmo...
Sei que tem moto aqui. De grande cilindrada e tem scooter chinesas (e europeias). Porém não é comum ver com a frequência que vemos no Brasil. Aliás, bem menos. Bemmmmmmmm menos.
Pais pobre o povo tem moto pra economizar.
No Brasil além disso, tem o fator trânsito. Eu não conseguiria fazer o que fazia todos os dias se eu rodasse de carro...
Ah, pra quem acha que americano comida carro e moto, tá achando errado.
Sei que tem moto aqui. De grande cilindrada e tem scooter chinesas (e europeias). Porém não é comum ver com a frequência que vemos no Brasil. Aliás, bem menos. Bemmmmmmmm menos.
No Brasil além disso, tem o fator trânsito. Eu não conseguiria fazer o que fazia todos os dias se eu rodasse de carro...
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Outra coisa que influencia muito na sua visão é que você vivia em SP.Helder.soares escreveu:Eu joguei a situação de maneira simples intencionalmente mesmo...
Acredite, no resto do BR poucos lugares, ou talvez nenhum, se assemelham a realidade de SP. Estou também me adaptando, há cerca de 2 meses morando próximo a SP, e nunca vi tanta moto e carro na minha vida.
Aliás, vi sim, nas outras vezes em que estive em SP.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
-
Helder.soares
- Dinossauro
Minholi.. cidades do interior de SP são lotadas de motos, porque são baratas. Aí que fica mais estranho ainda o cenário.. Se olhar o interior do NE então.. vixe.. motos sem placas, com procedência duvidosa, etc.
Em tempo: não falo de excessão, e sim do "gross"..
Ainnnnm no meu condomínio tem dois caras com bmw gs1259 e três HOG.
Falou em cinco.. mas num raio de 5km do mesmo condomínio, nesse exato momento tem mais de 200 motos bostas .
Tô dizendo que aqui na florida e no Texas o percentual de motos em relação aos carros é ridiculo.
Segundo o "Google", 2% dos veículos em todo o EUA são motos.
Chuto que nesses estados que citei não passa dos 1%
E tem caído ainda mais esse número.(segundo o Google)
Segundo o Google, 50% das casas no Brasil tem carro.. e 25% tem moto..
Tô falando, pô..
Falou em cinco.. mas num raio de 5km do mesmo condomínio, nesse exato momento tem mais de 200 motos bostas .
Tô dizendo que aqui na florida e no Texas o percentual de motos em relação aos carros é ridiculo.
Tô falando, pô..
texanos fudidos, que dó.Helder.soares escreveu: 13 Ago 2023, 10:10 Minholi.. cidades do interior de SP são lotadas de motos, porque são baratas. Aí que fica mais estranho ainda o cenário.. Se olhar o interior do NE então.. vixe.. motos sem placas, com procedência duvidosa, etc.
Tô falando, pô..
o vizinho 2 casas pra cima da minha tem a garagem inteira cheia de moto inclusive uma r18... mais um monte dessas motocross profissa.
deve ter se inspirado na minha
aqui na auxtrália eh meio raro de ver moto... hoje vi uma sofitail twincam na rua e só.
-
-
Helder.soares
- Dinossauro
Cara.. o atendente do MC Donald's do fudido Texas tem uma qualidade de vida e capacidade de compra maior que 50% da população brasileira, Man.. pare de pensar com a visão de dentro do seu condomínio...
trânsito indiano de onde na Europa???!!!Helder.soares escreveu: 12 Ago 2023, 09:34 Sei que na Europa tem muito, etc. Mas porque o trânsito "indiano" das cidades europeias obriga a isso.
Eu vi um trânsito sinistro em Madrid, em París e em algumas partes de Londres. Na Alemanha tem trânsito de passagem nas rodovias, tipo ao redor de Munique tá sempre fudido.
O que acontece aqui, uma coisa que me faz pensar na moto (e que já comentei em outro tópico), ninguém anda no corredor, o povo espera que você ande feito carro. São poucos os que não fazem isso, ja vi moto parada na merda da autobahn, junto com os carros por 3 horas. Eu tenho receio de pegar a moto, me empolgar e me acertarem sem querer, pois não me esperavam passar no corredor.
Pra ficar preso na fila de carros, ando que carro que está pago!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
se não é proibido, pq não?
quem fica parado é poste.
quem fica parado é poste.
-
Helder, além das hipóteses já sugeridas, dá uma olhada no perfil do motociclista norte-americano:
https://ultimatemotorcycling.com/2019/0 ... -for-2018/
Se você desconsiderar a nossa grande massa de motofretistas e "commuters" de baixa renda e baixa cilindrada, os demais motociclistas brasileiros (uns 10% ou menos do total) provavelmente terão um perfil semelhante ao que você está vendo aí nos EUA: alta cilindrada, uso somente para lazer.
Outra hipótese é que como a idade média vinha aumentando, a pandemia deve ter dizimado relativamente mais motociclistas do que motoristas de carro e outros grupos demográficos...
https://ultimatemotorcycling.com/2019/0 ... -for-2018/
Veja que a idade e renda média são muito maiores que no Brasil e outros "emergentes".Gender:
Male Owners – 81 percent
Female Owners – 19 percent
Median Age:
2018 – 50
2014 – 47
2012 – 45
Married:
2018 – 68 percent
2014 – 61 percent
2012 – 63 percent
College Graduate:
2018 – 24 percent
2014 – 20 percent
2012 – 17 percent
Median Household Income:
2018 – $62,500
2014 – $62,200
2012 – $64,100
Work Status:
Employed – 71 percent
Retired – 24 percent
Motorcycle Ownership:
2018 – 13,158,100 (up 2.5. million over 2014, the last year of the ownership survery)
2009 – 11,704,500 (previous record)
Motorcycles in Use:
2018 – 12,231,000 (up more than 2 million over 2014, the last year of the ownership survey)
2009 – 11,015,105 (previous record)
Se você desconsiderar a nossa grande massa de motofretistas e "commuters" de baixa renda e baixa cilindrada, os demais motociclistas brasileiros (uns 10% ou menos do total) provavelmente terão um perfil semelhante ao que você está vendo aí nos EUA: alta cilindrada, uso somente para lazer.
Outra hipótese é que como a idade média vinha aumentando, a pandemia deve ter dizimado relativamente mais motociclistas do que motoristas de carro e outros grupos demográficos...
é proibido, mas não é proibido ultrapassar.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
-
Helder.soares
- Dinossauro
boa, Ricardo!!! excelente!! nao estou "errado" na minha percepção então..Szk escreveu: 14 Ago 2023, 15:04 Helder, além das hipóteses já sugeridas, dá uma olhada no perfil do motociclista norte-americano:
https://ultimatemotorcycling.com/2019/0 ... -for-2018/Veja que a idade e renda média são muito maiores que no Brasil e outros "emergentes".Gender:
Male Owners – 81 percent
Female Owners – 19 percent
Median Age:
2018 – 50
2014 – 47
2012 – 45
Married:
2018 – 68 percent
2014 – 61 percent
2012 – 63 percent
College Graduate:
2018 – 24 percent
2014 – 20 percent
2012 – 17 percent
Median Household Income:
2018 – $62,500
2014 – $62,200
2012 – $64,100
Work Status:
Employed – 71 percent
Retired – 24 percent
Motorcycle Ownership:
2018 – 13,158,100 (up 2.5. million over 2014, the last year of the ownership survery)
2009 – 11,704,500 (previous record)
Motorcycles in Use:
2018 – 12,231,000 (up more than 2 million over 2014, the last year of the ownership survey)
2009 – 11,015,105 (previous record)
- rafaexpress
- Motoqueiro
O trânsito ai é BEM diferente, não sei qual cidade está, mas nada comparado a São Paulo ou Rio de Janeiro.Helder.soares escreveu: 12 Ago 2023, 09:34 Estou há mais de dois meses nos EUA,
Aqui em SP eu andava de moto todos os dias por conta do transito, era corredor na ida e corredor na volta 100% dos dias, ai nos EUA não tem trânsito e não pode corredor, logo qual a vantagem de se deslocar de moto? Só se for por prazer mesmo
Eu sinceramente se morasse em uma cidade ai sem trânsito e de clima agradável, não usaria moto no dia a dia não, apenas pra viajar mesmo, dar uns rolês de jaspion.
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017