Motos já "beberam" álcool"

Grupo de discussão geral sobre motos.
Samuel Santos

Motos já "beberam" álcool"

Mensagem por Samuel Santos »

Fala moçada, tudo bom?

então nao sei se voces estao sabendo mais as motos "flex" serão lançadas em 2009, achei uma matéria super legal no zap sobre as marcas que já utilizavam álcool há quase três décadas.. confiram:

o Salão da Motocicleta, que começa hoje e vai até o próximo domingo, dia 26 (saiba mais na página 6), é possível ver a Amazonas AME 300, moto bicombustível com vendas previstas para março de 2009. O modelo recebeu injeção e gerenciamento de combustível da Delphi.

A Magneti Marelli também trabalha nesse sentido. Seus estudos já foram aplicados em pelo menos duas motos, uma Yamaha Fazer 250 e uma Kasinski Seta 125.

Imagem

O sistema flexível implica uso de injeção eletrônica no lugar do carburador, que por si só melhora o desempenho. Contudo, o álcool tem baixo poder calorífico e o consumo sobe entre 25% e 30%. Nas Motos isso é um problema, pois os tanques são pequenos (em regra, de 9 a 14 litros).

Outro ponto a definir é o sistema de partida a frio. É possível abolir o tanquinho de gasolina, mas ele deverá ser utilizado por questão de custos.

Motos a álcool: 27 anos

Na era do Proálcool, a Honda produziu sua primeira CG 125 movida pelo combustível vegetal em 20 de fevereiro de 1981. Tinha motor quatro-tempos e foi vendida até o ano seguinte. Sua concorrente foi a Yamaha RX 125A, com motor dois-tempos, feita de junho a novembro de 1981. As duas utilizavam sistema de partida a frio com tanquinho de gasolina.
Editado pela última vez por Samuel Santos em 29 Out 2008, 10:20, em um total de 1 vez.
Parra
Motociclista

Re: Motos já "beberam" álcool"

Mensagem por Parra »

Nossa meu tio tinha uma dessas .... ele vendeu em 2 meses de uso (CG) ...
Era só pipoco e estalos pra andar com isso ! huahuha !
Coisa que só foi resolvido nos tempos atuais com as injeções Multiponto e tals ...

[]'s !
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Parra escreveu:Nossa meu tio tinha uma dessas .... ele vendeu em 2 meses de uso (CG) ...
Coisa que só foi resolvido nos tempos atuais com as injeções Multiponto e tals ...

[]'s !
Nooooossa, cara....eu era guri, mas me lembro do fiasco q foi....
Nunca mais pintou moto a álcool na área........
As motos eram ruins demais!
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

A RX era bem melhor do que a CG, mas ambas eram ruins...
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

tive uma CB 450 DX "apimentada" e rodava no álcool ;-)
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

O Demo anda no alcool quando vai viajar desde que tinha a Fazer e nunca deu nada.

Além de ser economico. Mas aqui em Brasilia como a diferenca é pouca, nem compensa.

Fiuuuuum
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Flex.... PURO LIXO...

Ou façam motor a gasolina, ou façam a alcool... Dois combustiveis não dá certo...

É super interessante como uma coisa que é a taxa de compressão do motor, que depende do curso do pistão e do vira, coisa que é aumentada ou diminuida de forma mecanica, pode ser feita por uma porcaria de modulo de injeção...

Ai o motor trabalha de forma meia boca para os dois combustiveis...

Motores ou trabalham com UM combustivel ou com OUTRO....

Mas vamos ae... É novidade, deixa rolar...

Quero ver uma bosta dessas durar a mesma coisa que um opala, seja ele a alcool ou a gasolina...

É igual os carrinho flex de hoje... Daqui 5 ou 10 anos já virou tudo sucata, bem diferente dos carros antigos que vc ainda ve muitos rodando por ai com um combustivel apenas...
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Bira

Mensagem por Bira »

mau/santos escreveu:
Parra escreveu:Nossa meu tio tinha uma dessas .... ele vendeu em 2 meses de uso (CG) ...

[]'s !
na verdade, na época, até os carros a álcool eram ruins... :-D
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Bira escreveu:
mau/santos escreveu:

[]'s !
na verdade, na época, até os carros a álcool eram ruins... :-D
É verdade.....de manhã, durante os invernos, era aquela orquestra de motores de partida detonando baterias, tentando fazer pegar motores a álcool!
Mas não lembro pq, parece que em motos o problema era pior.....tanto q os carros continuam até hoje.
Provavelmente foi o eterno problema q no Brasil as fábricas de motos pouco investem em tecnologia, e motor a álcool depende, pra ter bom desempenho, de implementação tecnológica em materiais anti-corrosivos, melhorias no funcionamento do motor frio, e por aí vai......
Até hoje somos muito mais atrasados em termos de motos q de carros, em relação ao resto do mundo!
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Richard_CBBrasil escreveu:Flex.... PURO LIXO...

Quero ver uma bosta dessas durar a mesma coisa que um opala, seja ele a alcool ou a gasolina...

É igual os carrinho flex de hoje... Daqui 5 ou 10 anos já virou tudo sucata, bem diferente dos carros antigos que vc ainda ve muitos rodando por ai com um combustivel apenas...
vc está TOTALMENTE ENGANADO :no: :no: :no:

LIXO é motor de Opala :-(

a Durabilidade hj é muito maior do q antes

hj temos controle total de ignição e correção de combustível p vários fatores...........os motores trabalham 100% do tempo c queima ideal

os modernos q usam a BORBOLETA ELETRÔNICA vão durar + ainda............nem q vc tente estragar acelerando tudo, a borboleta fecha sozinha p garantir a integridade do motor ;-)
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Um dos maiores segredos de uma partida de motor a álcool é a chamada partida a frio... injetor de gasolina... agora pergunta qtas pessoas naquela época se preocupavam com isso? de verificar essa partida a frio? de ver se a bateria estava OK? de por gasolina no tanquinho da partida a frio? aí era mais fácil meter o pau e dizer que não prestava...

Tomara que venha logo mesmo, pq aqui em SP com o álcool girando na casa dos R$ 1,20 o litro e a gasolina na casa dos R$ 2,29, tá compensando muito o álcool...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Jorge
Novato

Mensagem por Jorge »

Posso falar com conhecimento de causa.

Eu fui um dos primeiros a ter uma CG alcool em Curitiba.

Usei a moto por uns 6 anos... depois vendi para um fulano de São Paulo que rodou por muito tempo com ela.

Nada a reclamar, graças ao injetor de gasolina nunca deixou de pegar mesmo no frio.

Na época perdia para as Turunas (eram muito boas) e para as RDZ 125 (Show aparte essas motos).

Ela era 5 marchas enquanto as CGs a gasolina eram 4.

O tanque e o carburador eram revestidos para não ter problemas de corrosão.

A cor era preta. Igual a essa:

Imagem

Talvez alguem fale mal dela, mas no meu caso posso dizer que viajava numa boa desfrutando de potencia e economia.

Qualquer moto sem manutenção ou com uso inadequado é ruim...
Abraços.

Jorge

XLX 350-R
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Comparar motor de moto com motor de carro... sem noção.
Imagem
Rogerio Ctba-Pr
Novato

Mensagem por Rogerio Ctba-Pr »

Que venha as flex...estou curioso p saber sobre a economia do alcool nas motos. ;-)
Imagem
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

É complicado. nUM PAIS QUE A GASOLINA TEM MAIS ALCOOL QUE GASOLINA MESMO. a FLEX É UMA BOA!!!
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

Pior viu Carlos! Tem posto que até o cheiro da gasolina muda! hehehehe

Na Fazer eu já andei com 75% de alcool de boa, só 100% que ela apresentava falhas!

Abraços
-------------------------------------------------
MSM - NF250 VENDIDA com bolha, capacete e alarme! kkkkkkkkkkk
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Boa Jorge... ótima colocação!
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Responder